Como Abrir uma clínica de bronzeamento artificial

clínica de bronzeamento

O bronzeamento artificial, é uma alternativa para aquelas pessoas que moram longe de praias, mas gostam de sol e ter aquela pele bronzeada. Este é um dos negócios do ramo da beleza que pode ser uma ótima opção de investimento.

A cada dia que passa, homens e mulheres investem cada vez mais dinheiro para cuidar da sua aparência e bem estar. O Brasil é um dos maiores mercado consumidor de produtos e serviços de beleza.

Que tal abrir uma clínica de bronzeamento artificial? O Gerando Empreendedores, preparou 5 dicas para você que deseja empreender nessa área.

Como Abrir uma clínica de bronzeamento artificial?

Percorrer o caminho do empreendedorismo não é fácil. Exige dedicação, planejamento e conhecimento. Separamos 5 dicas para a abertura de uma clínica de bronzeamento.

Dica 1. Licenças necessárias

Para o funcionamento de uma clínica de bronzeamento, serão necessárias algumas licenças como:

  • Vigilância sanitária
  • Licença ambiental
  • Alvará de funcionamento (Prefeitura e Bombeiros)
  • Licença do conselho regional de Medicina (CRM)

Atualmente uma das grandes preocupações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são as clínicas de bronzeamento. Algumas utilizam técnicas de bronzeamento que são perigosas para a saúde. Outras, utilizam substâncias não autorizadas pela Anvisa. É preciso estar atento.

A documentação básica para a abertura da clínica de bronzeamento, são:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IFPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda.

Por mais conhecimento que se tenha das documentações necessárias e das licenças que a sua clínica precisa para funcionar, o melhor é ter o auxílio de um contador qualificado, que entenda do mercado que você pretende atuar. Ele te ajudará a evitar problemas com as documentações necessárias e também financeiros, que podem prejudicar e muito o bom funcionamento da sua clínica.

Falar com um Contador Especialista

Dica 2. Planejando o seu negócio

Tenha um plano de negócio. Este é a base para um planejamento eficiente e que te levará a ter uma dimensão real sobre o seu negócio, e também sobre o mercado que atuará.

A maior parte dos negócios que fecham as portas antes dos 5 anos de existência, fecham as portas por falta de planejamento. Por negligenciarem a importância de um plano de negócio, empreendedores não conseguem manter seus negócios saudáveis por muito tempo. Os principais motivos são: falta de recursos e dificuldade em conseguir crédito. Problemas esses que poderiam ser previstos e solucionados em um planejamento adequado.

Deve estar presente em seu plano de negócio, os seguintes itens:

  • Planejamento financeiro

Você precisa saber quais recursos precisará para a abertura da sua clínica. Nesse item do plano de negócio, será necessário fazer uma estimativa de quanto de capital de giro, será necessário para manter o negócio em funcionamento, até começar a ter lucro. Tenha atenção nessa parte do planejamento, pois aqui é onde muitos empreendedores se perdem

  • Marketing

Quais produtos serão oferecidos? Qual o valor de cada um deles? Como será a estratégia de vendas da clínica? São itens que devem ser pensados com cuidado durante o planejamento. Lembre-se que o número de vendas e a quantidade de clientes satisfeitos, determinará o sucesso ou fracasso do seu negócio.

  • Análise de mercado

Você precisa conhecer o seu público e o mercado que irá atuar. É desse conhecimento que surgem o diferencial do seu negócio. Quais são as necessidades do mercado em que você pretende atuar? Como é o comportamento do cliente desse segmento? Como inovar nessa área? Essas e outras questões devem ser respondidas nessa parte fundamental do planejamento, que ajudará inclusive a criar um plano de marketing eficiente.

  • Quais são as suas metas e objetivos?

É importante estabelecer as metas e objetivos para o seu negócio. Onde pretende chegar, o tempo necessário e o como fará, devem fazer parte do seu plano de negócio. Liste seus objetivos e metas.

Dica 3. A equipe ideal para a clínica

Para atuar na área de bronzeamento artificial. Tenha cursos na área e preze também por uma equipe altamente qualificada.

O número de pessoas para o seu negócio dependerá do tipo de clínica que vai abrir. Pense aonde quer chegar com o seu negócio e veja qual será a equipe necessária.

O atendimento, será uma das funções mais importantes para a sua clínica. Ter profissionais que tenham boa comunicação e que atendam de forma atenciosa os clientes, é essencial.

Ter um profissional responsável pela parte de vendas da clínica, pode contribuir e muito com o crescimento dos negócios. Alguém que saiba divulgar os serviços oferecidos pode ser um grande diferencial.

Você precisará de alguém que faça os atendimentos dos clientes para nas salas de bronzeamento e que execute a limpeza ao termino.

Dica 4. Estrutura

A estrutura dependerá do tipo de clínica que pretende abrir e com quais tipos de bronzeamento vai trabalhar.

É preciso estar atento as especificações da Anvisa há respeito de bronzeamento, para não utilizar técnicas proibidas ou não autorizadas.

Atualmente as técnicas mais utilizadas, são as de bronzeamento a jato. É uma técnica que leva cerca de 15 minutos para ser feita e pede-se alguns cuidados antes do procedimento, como esfoliar a pele e depilação.

Feito o procedimento, deve se esperar um pouco mais de 8 horas para tomar banho. É preciso evitar atividades físicas para não suar.

Este tipo de bronzeamento, pode inclusive ser feito na casa do cliente, o que aumentam as possibilidades de atendimento da clínica.

Em relação a estrutura da sua clínica, é preciso definir:

  • O local para a clínica de bronzeamento

Analise qual o melhor local para clínica de bronzeamento. Entenda o comportamento do seu público. Seu possível cliente prefere ir a uma clínica de bronzeamento próximo a sua residência ou próxima ao seu local de trabalho? Definir o local ideal é muito importante.

Veja se a localização pretendida tem transporte público e estacionamento. Pense na acessibilidade do local, pois isso facilitará a vida do seu cliente e também de seus colaboradores.

Analise também se a região em que pretende abrir a sua clínica, como são:

–  Serviços essenciais, água, luz, telefone, internet e recolhimento de lixo

– Os serviços públicos como Correio, Hospital, Bombeiros e Polícia

– Infraestrutura de serviços como restaurantes, farmácias e bancos

– A segurança na região

Tenha um espaço acolhedor e aconchegante, com uma decoração agradável e de preferência com cores claras.

Alguns equipamentos que serão necessários para a sua clínica de bronzeamento.

– Telefone

– TV

– Impressora

– Maca

– Armários

– Cadeiras

– Mesa

Dica 5. Divulgando a sua clínica de bronzeamento artificial

A divulgação é parte importantíssima de qualquer negócio, com uma clínica de bronzeamento, não é diferente. Planeje a sua divulgação.

As ferramentas online são parte central, de qualquer plano de divulgação atualmente. Invista em um site de qualidade e também em um blog. Compartilhe conteúdos úteis para os seus clientes. Ter uma presença online, faz com que novos clientes, possam te encontrar com mais facilidade.

As redes sociais também deve estar em seu plano de divulgação. Para começar, escolha duas no máximo e comece a divulgar o seu negócio. Plataformas como Facebook e Instagram, possibilitam ainda criar postagens patrocinadas, que podem ser direcionadas para o público que você desejar.

Outra forma de divulgação são os e-mails marketing. Essa é uma excelente opção quando falamos de marketing digital. Tem um banco de dados atualizado de seus clientes com o e-mail para contato, é um excelente ativo para um negócio. Você deve aproveitar bem esse contato, que pode render bons resultados para a sua clínica.

Fidelize os seus clientes. Por mais que avancem as novas tecnologias para a divulgação de um negócio, um cliente satisfeito, ainda é a melhor forma de divulgação. Busque oferecer ao cliente um atendimento de qualidade, e também um pós atendimento diferenciado. Pense em oferecer desconto aos clientes mais fiéis da sua clínica. Portanto, pense em novas possibilidades de oferecer ao seu cliente um bom motivo para que ele volte.

Outra estratégia de divulgação viável, é oferecer determinados pacotes para compra em site de compras coletiva. Planeje bem essa ação, que poderá render novos clientes interessados na promoção, mas que podem tornar-se clientes fiéis da sua clínica. Para isso, como foi dito, tenha um atendimento de qualidade que encante seu cliente.

Conclusão

Clínica de bronzeamento artificial, é uma das possibilidades de negócio mais atrativas, para quem deseja empreender, na área da beleza. Explodiu o número de adeptos desse tipo de tratamento estético.

É um mercado promissor, mas que deve ser levado bem a sério afinal lida com a aparência e a saúde dos seus clientes. Esteja atento as novidades do mercado, que apresenta novos produtos e técnicas com frequência.

Invista em um bom relacionamento com o seu cliente. Estabeleça uma relação de confiança e respeito. Saiba realmente quais são as suas expectativas e deixe claro o que você poderá oferecer para ele.

Na hora de abrir o seu negócio, conte com uma assessoria contábil que entenda do mercado que você pretende atuar.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda