Como abrir uma lanchonete

Como abrir uma lanchonete? Segundo pesquisa da Associação Brasileira ​das Indústrias da Alimentação, ABIA, o setor de Food Service cresceu 246,2% em 10 anos. Aqui trouxemos dicas importantes para abrir o seu negócio!

Que a indústria de alimentos e o setor de Food Service (termo em inglês que significa mercado de alimentação fora do lar), é uma área em plena ascensão, não podemos negar. E, se você deseja abrir sua lanchonete e não sabe por onde começar, aqui vamos te ajudar com dicas simples e eficazes. Primeiramente, vamos conhecer o mercado! No trimestre de 2019, esse ramo cresceu cerca de 5% e cada vez mais, o hábito em comer fora de casa vêm crescendo entre os brasileiros, seja pela comodidade ou pela rapidez.

Empreender não é fácil e quando falamos em oferecer produtos alimentícios, torna-se um pouco mais difícil, mas calma! Não é para se desesperar e querer desistir do seu sonho, porém é necessário estar ciente de algumas questões antes de meter a mão na massa do seu projeto. Nós trouxemos uma solução prática e genial para você! Para abrir sua lanchonete e fazer com que ela se destaque entre milhares de outros estabelecimentos espalhados por aí, você precisa transformar as dicas a seguir em sua melhor amiga. Caneta e papel na mão, tome nota!

Falar com um Contador Especialista

Defina o tipo de cliente da sua lanchonete?

Pra quem você vai vender? É para a galera adolescente que está saindo da escola? Para a galera que está saindo trabalho? É para quem deseja uma alimentação mais saudável, balanceada e que seja rápida? É para todas essas demandas? Defina sua clientela. Leve em consideração os hábitos e renda dos seus clientes. Perceba e entenda as necessidades das pessoas que moram ou trabalham póximo ao local onde você deseja abrir seu negócio.

Onde você vai abrir sua lanchonete?

Onde vai localizar sua lanchonete? O ponto atende as demandas da vigilância sanitária? É bem localizado? Quem trafega por essas áreas, usa mais carro ou anda a pé? Vai ser alugado ou é fixo? Quem são meus concorrentes? O dinheiro do aluguel compensa pelo espaço? São questões importantes e que precisam ser além de respondidas, bem pensadas e planejadas, principalmente porque é importante fidelizar o seu espaço. Ficar se mudando de local a cada seis meses não é indicado se você quiser montar uma lanchonete, isso pode ser indicado para quem tem trailer, que já é outro tipo de estratégia.

Qual vai ser o nome da sua lanchonete?

Um nome bom e criativo, ganha o coração dos clientes antes mesmo de conhecer o atendimento. Um bom lugar começa conquistando pelo nome.

Qual o tipo de alimento vai ser servido na sua lanchonete?

Você vai trabalhar só com hambúrguer? Só com salgados? Vai servir sobremesa? São perguntas que precisam ser respondidas e definidas para que você possa prosseguir para o próximo passo.

Seja criativo na hora de escolher o cardápio da sua lanchonete.

Depois de definido que tipo de alimento será servido, procure inovar e trazer, além de comidas saborosas, nomes divertidos e interessantes. Pense em receitas criativas que chame a atenção e desperte a curiosidade dos seus clientes. Mas, não esqueça do tradicional. As comidas da moda podem ser tendências de apenas um momento, invista sempre no tradicional da casa.

Quanto você tem pra investir nesse empreendimento?

Planeje economicamente suas finanças e se possível, tenha alguém que entenda sobre isso com você. Organize em planilhas os gastos com utensílios, eletrodomésticos, cadeiras, mesas, preço do aluguel (caso seja alugado), decoração, iluminação, água, gás, quadro de funcionários (incluindo quantos funcionários vai precisar para iniciar), despesas com os alimentos e fornecedores. Planeje também uma planilha com os gastos fixos mensais, ou seja, aqueles que se seguem por todos os meses. Seja seguro nos primeiros meses, é hora de investir no seu negócio e não gastar tudo que ganha.  E para que sua lanchonete tenha uma vida financeira saudável, nada melhor e mais apropriado que contar com os serviços de um escritório de contabilidade especializado, para ajudá-lo nesse trajeto rumo ao sucesso.

Torne sua lanchonete um espaço ecológico.

Atualmente negócios ecológicos estão em alta, não somente pela tendência e pelo incentivo da mídia, mas pela necessidade de ambientes que proporcione um bom atendimento e que apresente um objetivo sério e comprometido com causas sociais. Está cada vez maior a procura por lanchonetes que pensem no impacto ambiental na hora do descarte ou uso de materiais plásticos. Promova campanhas para a adoção de canudo, use sacolas ecológicas, tenha lixeiras de coleta seletiva, faça parcerias com empresas que reciclam os materiais descartados na sua lanchonete.

Quais os serviços disponíveis?

Vamos fazer entregas? Nossos clientes vão receber algum tipo de bonificação. Uma dica bacana é um cartão de fidelização que funciona da seguinte maneira: cada vez que seu cliente comprar um lanche na sua lanchonete, vai receber uma espécie de carimbo em um cartão, ao completar um número específico de lanches comprados, ele ganha 50% de desconto na compra do próximo ou um brinde.

Transforme as redes sociais na alma do seu negócio

Invista no Instagram, principalmente, como ferramenta para alavancar seus atendimentos. Contrate uma pessoa capacitada apenas para lidar com as redes sociais. Já é comprovado o crescimento de vendas através do Instagram e um bom perfil, organizado, com interação e que promova promoções, faz a diferença.

Promoções especiais para a sua lanchonete

Quem não gosta de promoção tá mentindo. Estabeleça um dia no mês para fazer uma promoção relâmpago ou estabeleça um dia da semana fixo para baixar o preço de algum serviço ou até mesmo, entrega grátis. Isso com certeza conquista o gosto do cliente.

Wi-fi grátis

Ambiente que disponibilizam internet de qualidade para seus clientes, ganham uns pontinhos a mais na hora da escolha.

Escolha bem os funcionários da sua lanchonete

Atendimento é a principal razão pela volta do cliente. Então, se você escolher o filho antipático da sua prima como garçom, somente pelo grau de relação, você estará sabotando o seu negócio. Escolha pessoas capacitadas e que saibam lidar com os clientes de forma gentil e simpática. Por melhor que seja a comida, raramente as pessoas voltam em um local que foi mal atendido.

Crie um espaço aconchegante

As pessoas não gostam apenas de sair para comer, geralmente, lanchonetes que proporcionam um espaço aconchegante, de conversa, ganham a confiança.

Certifique-se do que é exigido pela vigilância sanitária para montar sua lanchonete

Montar um negócio, contratar pessoas, conquistar clientes e não está em dia com as licenças e com a vigilância sanitária é um tiro no pé. Certifique-se em como armazenar os alimentos, na higienização dos produtos e do ambiente e o que é e não é aceito nesse tipo de negócio.

Fornecedores e regimes tributários

É importante conhecer os principais fornecedores que possam atender a demanda da sua lanchonete, que sejam confiáveis. Também é imprescindível está entendido dos assim tributários relacionados a abertura desse tipo de negócio: ICMS, COFINS, PIS, CSLL. Procure ajuda de um contador. Fizemos um conteúdo falando de como contratar um contador especializado em seu segmento.

Uber Eats e Ifood

Os queridinhos do momento. Vamos combinar que às vezes bate a preguiça de ter que sair para cozinhar e ao mesmo tempo, a preguiça para sair e comer alguma coisa. E aí está a saída. Seu cliente tem na mão o celular que oferece para a ele a comodidade de saborear a comida da sua lanchonete preferida no conforto do seu lar e você tem a comida preferida e o Ifood e Uber Eats como ferramentas que fazem essa ponte entre você e o seu cliente.

Franquias da lanchonete

Seu negócio alavancou? Que tal pensar em aumentar? Tá, esse é um artigo que traz estratégias para você abrir sua primeira lanchonete, mas não cobramos ao instigar você a sonhar alto e fazer tão bem o trabalho na primeira lanchonete que pensar em estender para uma segunda, é um brinde. Estude locais da cidade onde seria bacana uma segunda lanchonete, se organize financeiramente para aumentar seus negócios.

Dê atenção aos seus clientes

Cumprimente ao sair, busque saber se ocorreu tudo bem no atendimento. Seja simpático, agradeça, seja atencioso e gentil. Os clientes sentem-se “importantes” quando são notados pelo dono do estabelecimento.

Cuidado com o estoque!

Alimentos perecíveis não podem ficar por muito tempo estocado. Não compre coisas em grandes quantidades que corra o risco de ficarem velhas e lhe dar prejuízo ou comprometer o resultado dos serviços oferecidos pela lanchonete. Lembre-se que o mau armazenamento de alimentos e o cozimento desses, chegam às mesas dos clientes e pode causar danos a saúde.

Seja otimista!

Por último, seja otimista! Começar um negócio não é fácil,é preciso ter coragem e disposição, mas não é impossível e os resultados para quem é persistente são excelentes. Continue firme na busca pelos seus objetivos e procure se atualizar sempre sobre a área do seu negócio, no caso, sua lanchonete. Estude, trace metas e objetivos a serem cumpridos. Você é o seu patrão, não esqueça disso!

Essas foram as dicas do Gerando Empreendedores  para você que deseja abrir sua própria lanchonete. Esse conteúdo te ajudou? Foi útil e esclareceu suas dúvidas? Então, continua por aqui acompanhando as nossas novidades e os nosso conteúdos e claro, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. Vamos fazer essa onda de informação circular.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda