Como evitar que sua empresa tenha problemas com sonegação de impostos

Como evitar que sua empresa tenha problemas com sonegação de impostos

Como evitar que sua empresa tenha problemas com sonegação de impostos, é nossa grande preocupação. Sabemos que muitos empreendedores tentam evitar que suas empresas tenham problemas relacionados a omissão de impostos.

Pensando nisso criamos esse conteúdo importantíssimo, para que você saiba o que fazer e como evitar transtornos relacionados a esse tema. Esclarecidas as dúvidas e procedimentos burocráticos, você impede que sua empresa tenha dificuldades por sonegação de impostos.

Nosso objetivo é ajudá-lo para que sua empresa possa cumprir com todas as responsabilidades fiscais. E já vamos adiantando que ter um bom contador ou uma assessoria contábil é indispensável! Evitar que sua empresa tenha problemas com sonegação de impostos é nosso foco principal.

 Mas afinal o que é sonegação de impostos?

Bem vamos lá, sonegar impostos é a prática exercida por algumas empresas, na intenção de ocultar informações e lucros. Essa omissão de dados tem como principal finalidade esconder os rendimentos ou atividades realizadas pela empresa para pagar menos tributos. Ou seja, algumas empresas acabam burlando a prestação de contas aos órgãos governamentais. Resguardar a sua empresa de problemas relacionados a sonegação de impostos, tem de ser uma de suas prioridades.

 Quais são os tipos de sonegação?

Listamos algumas das principais práticas de sonegação cometidas pelas empresas, são elas:

  • fornecer ou emitir documentos (valores gastos com liberalidade) e modificar despesas;
  • prestar declarações falsas ou omitir informações;
  • alterar documentos e faturas relativos às atividades comerciais;
  • inserir elementos inconsistentes, omitir informações ou rendimentos;

Quais são as consequências por sonegar impostos?

A sonegação de impostos é um crime previsto na Lei 4.729/65, portanto suas punições acabam sendo severas. Tais penalidades além de prejudicar significativamente as empresas, também podem criminalizar os gestores. As implicações previstas para aqueles que cometem o crime de sonegação de impostos são:

  • detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo;
  • penhora de bens: tanto da empresa ou até mesmo os responsáveis poderão ter seus bens penhorados;

É importante salientar que os impostos sonegados tanto as multas, recebem um acréscimo de juros e correções monetárias. Dessa forma, o fluxo de caixa da sua empresa corre um sério risco de ficar comprometido deixando a saúde financeira do seu negócio abalada.

Imagem da empresa desmoralizada

Comprometendo totalmente a imagem de sua empresa no mercado, perdendo a credibilidade e confiança de investidores, colaboradores, fornecedores e parceiros, complicando ainda mais a situação de sua empresa.

Sistema tributário brasileiro

É interessante destacar que muitos empreendedores possuem dificuldades para entender o sistema tributário brasileiro, e por essa razão acabam cometendo alguns equívocos, pois não sabem como evitar que suas empresas tenham problemas com sonegação de impostos. Para entender melhor como esse processo acontece, listamos as principais estratégias utilizadas pelas empresas para que esses dados cheguem aos

Falar com um Contador Especialista

 Declarações falsas

Algumas empresas emitem declarações para instituições como a Receita Federal por exemplo, omitindo informações como: recibos de transações financeiras, a fim de esconder suas movimentações. Sinalizando a prestação de serviços sem a utilização de nota fiscal;

Simulação e informações dos dados

Neste caso ao invés de ocultar as informações financeiras de sua empresa, você declara os dados incorretos, tanto de entrada quanto de saída de valores, também é comum que ocorram situações em que a empresa declara valores menores das vendas efetuadas.

Com esses exemplos podemos notar que o intuito de algumas empresas ao exercerem tais práticas, é a redução de impostos. Embora essas técnicas pareçam vantajosas, a empresa que for pega sonegando impostos, além de assumir todas as responsabilidades legais, também perde sua credibilidade. Os meios de fiscalização estão cada vez mais atentos a esses tipos de procedimentos incorretos das Essas práticas afetam não somente o desenvolvimento do país, mas também os próprios empreendedores.

Qual a maneira de não cometer sonegação de impostos?

As leis tributárias no Brasil, são um tanto quanto complexas e mesmo as empresas sem qualquer objetivo de sonegar impostos, acabam cometendo erros por não estarem tão munidas por informações e os processos necessários para evitar esses problemas. Sendo que erros, podem levar anos para serem descobertos. Existe também a questão de sua empresa ser assessorada por um profissional que não possui os conhecimentos necessários, e que também de alguma forma age mal-intencionado, deixando com que sua empresa fique exposta a esses riscos.

Para isso o planejamento tributário é essencial pois evita que imprevistos desagradáveis aconteçam com você e sua empresa. Nesse caso a assessoria de um contador ou escritório de contabilidade torna-se fundamental, garantindo que sua empresa esteja dentro de todas as conformidades sem deixar de declarar qualquer informação necessária.

Compreender com clareza o que é e como funciona a sonegação de impostos é a peça fundamental para que você evite transtornos e dores de cabeça. Pois as chances de sua empresa cometer qualquer equívoco em relação a sonegação de impostos tornam-se mínimas, além é claro de evitar que seu patrimônio seja colocado em risco.

Como manter o controle fiscal da minha empresa?

A primeira preocupação que você precisa demonstrar para evitar possíveis dores de cabeça com sonegação de impostos, é como contratar um bom contador, pois esses profissionais se dedicam e estudam intensamente a legislação fiscal, tributária, contábil e empresarial do Brasil, para oferecer uma prestação de serviços o mais qualificada possível.

Pois o papel do contador vai muito além de elaborar declarações de tributo, o contador é um dos profissionais mais qualificados para ajudar a sua empresa a obter bons resultados. Então escolha um serviço de contabilidade especializada para ajuda-lo a manter as finanças de sua empresa sempre em ordem resguardando sua empresa de problemas fiscais.

Além de contar com o trabalho de um excelente profissional, esteja sempre atento para evitar que sua empresa tenha problemas com a sonegação de impostos.

Gostou de nosso conteúdo? Entendeu um pouco mais sobre sonegação de impostos? Deixe então seu comentário e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat