Como montar um supermercado, mercearia ou similares

aprenda como montar um supermercado

Como montar um supermercado, mercearia ou similares? Muitos empreendedores preferem apostar no ramo da alimentação por acreditarem que este é o último segmento afetado pela crise econômica. É verdade. As pessoas gastam menos com vestuário e lazer, por exemplo, mas não podem abdicar de consumir alimentos. Principalmente das compras para abastecer a geladeira e a despensa de casa.

Se bem localizados e estruturados, os supermercados, as mercearias e similares sempre são bons empreendimentos, que rendem polpudos lucros. Trata-se de um negócio de primeira necessidade, e sempre haverá clientes na sua loja atrás de produtos, como verduras, frutas, proteínas, biscoitos, grãos, material de limpeza e tantos outros.

Uma pequena mercearia pode, por exemplo, ser montada até mesmo na garagem de sua casa. Não é um negócio que depende de rios de dinheiro para ser viabilizado. O Gerando Empreendedores traz para você todas as informações sobre como montar um supermercado, mercearia ou similares. A partir deste passo a passo, abrir um empreendimento deste segmento se tornará menos complicado do que pode parecer ser.

Diferenças de nomenclatura

O tamanho de seu empreendimento e o que ele oferecerá ao público consumidor vai definir o tipo de negócio que você abrirá. Obviamente que os investimentos a serem feitos acompanham essa diferença.

  • Até 300 m²: são os minimercados, as mercearias e os pequenos armazéns, que, no entanto, mantém diferenças entre si. A mercearia e o pequeno armazém oferecem poucos tipos de produtos, em geral aqueles que a gente consome no dia a dia, como grãos, bebidas, alguns laticínios, alguns biscoitos e material básico de limpeza, entre outros. Servem para que a gente possa fazer compras de emergência, e quase sempre estão localizados do lado da nossa casa. Já um minimercado vende de tudo um pouco, incluindo proteínas como carne fresca. Você não vai encontrar variedade, é verdade, mas certamente sairá de lá com o que precisa para o dia a dia.
  • De 300 m² a cinco mil m²: são os supermercados propriamente ditos. Quanto maiores, maior variedade de ofertas. Atua como as mercearias, minimercados e armazéns, mas oferecendo de tudo, com um bom mix de produtos.
  • Acima de cinco mil metros m²: são os hipermercados. O gigantismo é a principal característica, e vão além, oferecendo produtos de vestuário, brinquedos, ferragens, produtos automotivos, papelaria, jardinagem e muito mais. Contam com praças de alimentação, ampla oferta de vagas para automóveis e muitas vezes agregam outros negócios, como pequenas lojas e atrações de lazer, como boliches, pistas de kart e patinação no gelo.

Ou seja, o tamanho de sua loja e o que ela oferece vai determinar o tipo de empreendimento que você terá. Como montar um supermercado, mercearia ou similares depende destas características.

Como legalizar seu supermercado

Após realizar o seu plano de negócios, onde você fará um amplo raio-x do empreendimento, é preciso legalizá-lo. Um experiente escritório de contabilidade deve ser contratado para fazer todo processo de legalização. Lembre-se, você está abrindo um comércio no segmento da alimentação, então há uma série de exigências relacionadas principalmente à manipulação e armazenamento de produtos alimentares que terão que ser cumpridas. Um contador fará essa tarefa de forma rápida e sem erros.

Além de toda burocracia tradicional, como registro de contrato na Junta Comercial, abertura de CNPJ na Receita Federal e alvará de funcionamento municipal, entre outras, é preciso atender a legislação sanitária, como por exemplo a Lei nº 5.991/73 e o Decreto-Lei nº 986. O Código de Defesa do Consumidor também deve ser respeitado. Você conseguirá sua licença de funcionamento depois de respeitar todas as exigências da Vigilância Sanitária. Fique tranquilo, um bom contador saberá resolver tudo isso, sem problema algum.

Vale lembrar que durante todo o funcionamento do empreendimento, um contador terá um papel fundamental no seu negócio. Há uma série de encargos, taxas e tributações que precisam ser respeitadas. ICMS, ISS e Imposto de Renda são apenas alguns entre tantos outros. Um bom contador fará toda a gestão tributária, inclusive buscando cumprir a legislação com a menor tributação possível.

As seções do seu comércio

Já vimos que o tamanho e o mix de produtos oferecidos definirão o tipo de comércio que você vai abrir. Quanto maior a variedade deste mix, mais possibilidades de vendas e lucros você terá. A variedade de marcas de um mesmo produto também é importante, mas não adianta você ter quatro ou cinco marcas de iogurte tradicionais e nenhuma de iogurte sem lactose, não é verdade?

Os grupos de produtos são:

  • Alimentos (grãos, proteínas, biscoitos, cereais, frutas, verduras, hortaliças, enlatados, frios laticínios e outros);
  • Limpeza (detergentes, ceras, sabão, desinfetantes, amaciantes, inseticidas, álcool e outros);
  • Higiene pessoal (shampoos, sabonetes, desodorantes, papel higiênico, pasta de dente, absorventes, aparelhos de barbear e outros);
  • Bebidas e sucos (incluindo bebida alcoólica);
  • Bazar (velas, fósforos, produtos descartáveis e outros);
  • Utilidades domésticas (pratos, talheres, vassouras, recipientes plásticos e outros).

Localização para montar uma supermercado 

A exceção dos negócios online, o sucesso de todo empreendimento depende muito de sua localização. Se você é a única mercearia do seu entorno, as chances de sucesso são enormes. Mas se o seu pequeno armazém está localizado ao lado de um hipermercado, as chances de sobrevivência são mínimas.

Ou seja, o sucesso dependerá da demanda. Uma pequena loja, ao lado de uma grande estação de metrô ou trem tem tudo para dar certo, já que as pessoas não têm tempo e precisam de compras urgentes. Mesmo que os preços daquele estabelecimento forem maiores do que os do supermercado, a venda será boa pois se trata de uma conveniência comprar ali.

Quando definir onde abrir sua empresa, você precisa focar principalmente em um bom contrato de locação. Nós realizamos um conteúdo exclusivo para isso que vamos deixar aqui para você ler ao fim dessa leitura.

Atenção do locador e locatário no contrato de locação comercial. 

Aposte suas fichas na localização. Veja se há concorrência no local, se há grande circulação e faça do seu empreendimento uma necessidade para o seu consumidor.

Preço e promoções para seu supermercado 

O preço de um produto é composto pelo seu custo de aquisição, os custos de funcionamento do comércio (luz, impostos, funcionários, etc.) e o lucro pretendido (margem de lucro). Mas você não deve se esquecer da concorrência, que pode estar praticando preços melhores e roubando seus clientes.

Além disso, é preciso apostar em promoções em todos os setores, para que o consumidor tenha a crença de que este é um mercado com bons preços. Uma estratégia muito comum, e que sempre dá certo se bem feita, é ter produtos chamativos com o preço lá embaixo. Isso atrai o consumidor, que dificilmente sairá da sua loja sem alguma coisa a mais na sacola.

A sua estratégia comercial deve ser acompanhada, naturalmente, de um bom plano de divulgação. As redes sociais estão cheias de exemplos, pesquise e comprove.

Faça contato com os cartões de crédito para se informar sobre taxas e condições. A falta desta opção de pagamento pode atrapalhar os seus lucros, mas vender a crédito sem estudar as condições é um erro que deve ser evitado. Mais uma vez, a figura do contador é muito importante na gestão financeira do seu negócio!

A equipe do seu empreendimento

Quanto maior o tamanho do seu mercado, maior o número de funcionários necessários para o seu bom funcionamento. Você precisará contratar:

  • Atendentes;
  • Auxiliares de serviços gerais;
  • Caixas e empacotadoras;
  • Fiscais;
  • Etiquetadores;
  • Padeiros;
  • Açougueiros;
  • Repositores;
  • Conferentes;
  • Auxiliares de escritório:
  • Gerente;
  • Cartazista.

A gestão de recursos humanos poderá ser terceirizada, ficando a cargo de um experiente escritório de Contabilidade.

O espaço e equipamentos para montar um supermercado

Nem só de gôndolas vive um mercado. A lista de equipamentos necessários é bem grande, bem como a estrutura do espaço – mas, mais uma vez, isso vai depender do tamanho do seu empreendimento.

Em relação às áreas internas, você precisará:

  • Armazém para o estoque (parte refrigerada);
  • Área de escritório;
  • Área para recebimento dos produtos;
  • Vestiário para os funcionários;
  • Banheiros e copa.

Na loja, propriamente dita, precisará:

  • Gôndolas,
  • Caixas;
  • Expositores;
  • Balcões refrigerados.

Quanto a equipamentos, entre outros precisará:

  • Aparelho para etiquetagem;
  • Balança eletrônica;
  • Carinho de compras;
  • Cesta de compras;
  • Geladeiras e freezers;
  • Uniformes para a equipe (uniforme especial para o açougueiro e pessoal de laticínio).

Dicas para abrir uma supermercado de sucesso

São várias as dicas para que você alcance sucesso em seu empreendimento:

  • Cuide muito bem do ambiente de loja: o salão deve ser muito bem iluminado e absolutamente limpo. Comida e sujeira não combinam em hipótese alguma, e a falta de higiene vai afastar a clientela do seu mercado.
  • Horário de funcionamento: abrir as portas até a noite e aos domingos pode render um ótimo faturamento ao seu estabelecimento. Estude o volume de vendas nos horários alternativos e monte o melhor horário de funcionamento.
  • Organização da loja: produtos bem organizados e devidamente etiquetados, cartazes promocionais, produtos com prazo de validade em dia, tudo isso conta ponto para o seu consumidor. Ele precisa se sentir bem no seu mercado. Um bom atendimento, cortes e objetivo, também fará toda a diferença.
  • Delivery: entregue em domicílio. Caso não queria monta ruma equipe própria, informe-se sobre o assunto com os vários aplicativos que se dedicam a essa atividade e se transformam em um excelente canal de vendas alternativo.
  • Exposição de produtos: este é um assunto amplamente estudado, e que traz resultados. Prefira colocar na parte superior das gôndolas os produtos mais caros e de melhor retorno financeiro (maior margem de lucro). A tendência é o consumidor optar por eles. A arrumação da loja também é fundamental. Na beira do caixa, ofereça chocolates, pilhas e pequenos objetos que façam com que o consumidor tenha o impulso da compra.

É trabalhoso, mas o retorno é excelente

Esse setor é muito trabalhoso, disso você não precisa ter dúvidas. Montar um supermercado, mercearia ou similares é um empreendimento que requer esforço, dedicação e paixão pelo comércio. Mas as compensações também são muitas, como bons lucros e a satisfação de ter um negócio bem montado e cheio de clientes fidelizados. Mãos à obra e boa sorte!

Não esquece de contratar um contabilidade especializada para seu supermercado ou mercearia para reduzir seus impostos e melhorar seu resultado.

Você deve pensar também no controle financeiro, desenvolva as competências financeiras essenciais para que seu supermercado tenha bastante sucesso.

Agora pode falar no topo do site com um especialista.

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