Como Montar Uma Creche?

como abrir uma creche

Como montar uma creche? Você quer investir como empreendedor nesse ramo e não sabe como? Fica tranquilo, aqui no Gerando Empreendedores, te ajudamos com isso! Serviços como os oferecidos por creches são importantes e necessários, isso porque é cada vez maior o número de casais que precisam deixar os seus filhos aos cuidados de outras pessoas para conseguirem trabalhar.

Além de tudo, esses espaços são importantes também para as crianças, já que a maioria das creches preparam uma rotina pedagógica de acordo com idade. Então, temos dicas valiosas se você pensa em montar a sua creche.

Vamos começar! Lápis e papel na mão porque lá vai a primeira dica:

 Pra realizar é preciso planejar!

Na maioria dos textos que trouxemos sobre dicas de como abrir o seu próprio negócio, a lei do planejamento impera. Isso porque não há possibilidade de começar um empreendimento sem planejamento, muito menos abrir uma creche sem planejar.

Primeiro, tire todos os seus projetos da mente e faça-os existir no papel, assim você consegue visualizar melhor suas ideias. Para montar uma creche você vai precisar planejar cada passo detalhadamente, isso é uma parte muito importante.

Também é necessário você entender sobre controle financeiro empresarial pra não começar um negócio no negativo. Aqui no Gerando Empreendedores temos um artigo completinho te mostrando 4 passos do que não fazer no seu controle financeiro empresarial.  Depois de terminar aqui, corre lá, toda informação é preciosa para te ajudar a abrir sua creche.

Falar com um Contador Especialista

 Estudo de mercado

É muito importante que você entenda as demandas dos seus clientes e conheça os seus concorrentes. Quem são as pessoas que vão utilizar o serviço da sua creche? São pais que buscam um lugar de confiança, aconchegante e seguro para deixarem seus filhos pequenos.

E o que você vai oferecer de diferente das outras creches?  Onde sua creche vai se localizar? O que é necessário para regulamentar o seu serviço? Qual segmento você vai trabalhar? Porque uma creche por de trabalhar somente com berçário, hotelzinho e a faixa etária de crianças que podem começar frequentar sua creche. Todas essas informações precisam ser anotadas até pra você conseguir definir bem o perfil da sua creche e saber como cobrar serviços, por exemplo.

 Localização

Para abrir sua creche você precisa encontrar o lugar perfeito. Isso porque quando se trata de um lugar que vai acolher crianças, os cuidados e atenções a respeito, dobram. Pense em todos detalhes nessa parte do processo de montagem da sua creche: se está de acordo com as normas de vigilância sanitária, se é espaçoso, se a estrutura física está em boas condições, como é que fica o prédio em períodos de chuva, quantos banheiros tem.

Perceba a vizinhança, a respeito de segurança, veja se o imóvel responde a todas as suas demandas.

 Questões burocráticas

Não adianta! Para abrir qualquer negócio, inclusive uma creche você irá precisar de um contador que te ajude a tratar todas as causas burocráticas que irão surgir. Antes de falarmos sobre isso, queremos te passar duas dicas importantes. Aqui no Gerando Empreendedores temos um post falando sobre como contratar um bom contador para sua empresa e um espaço reservado somente para empreendedores onde disponibilizamos consultoria contábil completa.

Isso pode te ajudar muito a como entender o necessário para abrir sua creche. Mas, vamos voltar ao outro ponto, para abrir sua creche é necessário que a Secretária de Educação do seu estado te autorize , todas as instituições de ensino precisam dessa autorização de funcionamento.

Para conseguir essa autorização e enfim conseguir montar sua creche é preciso que você encaminhe até a Secretaria do Estado uma espécie de relatório contendo as propostas pedagógicas da sua creche, comprovação do grau de instrução do gestor da creche que deve ser pedagogo, as condições estruturais e físicas do prédio que sua creche pretende funcionar e duas coisas essenciais: o alvará do corpo de bombeiros comprovando que o espaço está de acordo com as normas exigidas e o alvará de funcionamento da prefeitura.

Por isso enfatizamos novamente a escolha de um bom contador para te ajudar a montar sua creche, porque questões como essa podem ser muito menos estressantes e melhores resolvidas quando se tem um profissional gabaritado e que entenda do assunto ao seu lado.

Existem normas de regulamentação e funcionamento de uma creche estabelecidas e apoiadas na legislação, é importante conferir sobre isso e atender o que é exigido. Se você ainda está com dúvida, a gente também tem aqui no blog profissionais que te ajudam na Legalização de empresas.

Quem vai trabalhar na sua creche?

Essa fase de escolha e recrutamento da equipe profissional é extremamente importante no processo de criação da sua creche. Você pode escolher por um serviço terceirizado que permite maior otimização do seu tempo, já que esses profissionais tendem a já virem treinados ou pode recrutar e selecionar seus colaboradores.

É importante demais ficar atento ao currículo e experiências profissionais anteriores, além de buscar referência dessas pessoas. Afinal, ficará sobre responsabilidade da sua creche o bem estar e a segurança de várias crianças, menores de idade e que claro, não se pode colocar de forma alguma a segurança de qualquer uma em risco.

Além de tudo, pense na possibilidade e se organize para ter a disposição profissionais da saúde, como nutricionistas que montem uma alimentação balanceada de acordo com a idade dos pequenos, pediatra, enfermeira, tenha kit de primeiros socorros sempre a disposição e caso não tenha capital para dispor desses profissionais, invista no treinamento do seu pessoal.

Faça da sua creche um ambiente divertido e de crescimento para as crianças e de segurança e tranquilidade para os pais.

Crie um espaço lúdico e atrativo

Muitos pais buscam espaços em que sintam que as suas crianças estarão bem assistidas.  Invista nos espaços da sua creche de forma que crie um ambiente propício para o desenvolvimento e processo de aprendizagem das crianças.

Estude sobre as necessidades de estimulação cognitiva para cada faixa etária e a partir disso crie os espaços da sua creche de forma que atenda as necessidades das crianças.

Organize o capital de entrada e saída

Outra vez o contador entra na história para facilitar sua vida. Ele quem vai te ajudar com toda parte financeira envolvendo sua creche. Os gastos de saída com funcionários, com as contas fixas do mês, com a estrutura do prédio, com a material de limpeza, papelaria e outras necessidades, com a limpeza.

A saída do capital de investimento para a compra de mobília, por exemplo, de computadores, ventiladores, isso tudo precisa ser tabelado. Tudo vai ser gerido pelo contador e isso demonstra cada vez mais a importância desse profissional na hora de você abrir sua creche.

Aqui no Gerando Empreendedores em contabilidade especializada em seu segmento você encontra um profissional perfeito que se encaixe com a proposta da sua creche e pode te ajudar com todos os trâmites legais para regularizar conforme determina a legislação o funcionamento da sua creche.

Invista no marketing digital

Marketing digital atualmente é alma dos negócios e sua creche precisa estar inserida onde os pais das suas crianças estão. Isso pra gerar feedback ou até mesmo para conquistar novos clientes. Um perfil bem criado, organizado, interativo e que mostre as rotinas de trabalho e os desempenhos das crianças, traz a sensação de confiança e credibilidade.

Além do mais, deve-se contar que boa parte dos pais são jovens e usuários mais assíduos de redes sociais. Então, não perca tempo e monte seu portfólio nas redes sociais, pensando em conteúdos bacanas e que chame a atenção de seguidores, gere interação e impulsione publicações para alcançar mais pessoas.

Também existem profissionais de marketing e agências de publicidade que podem te ajudar com a divulgação da sua creche nas redes sociais.

Com essas dicas simples porém eficazes, nós do Gerando Empreendedores esperamos ter te ajudado com as ideias de como montar uma creche. Lembrando sempre da paciência e da determinação de continuar tentando mesmo com todas as dificuldades que possam surgir no caminho para montar sua creche.

Engana-se quem pensa que empreendedor trabalha menos ou tem mais tempo, isso só pode ser gerado com o tempo, no início vai ter que ser muito trabalho duro e força de vontade pra continuar trilhando os caminhos até chegar onde você deseja, sonha, almeja.

Pense sempre em realizar seus objetivos!

Tenha sempre em mente: sonhar é muito bom, mas realizar é ainda melhor e entre essas duas pontas existe o batalhar, contudo, você não precisa fazer a caminhada sozinho, é por isso que estamos aqui. Sempre pensando em te ajudar com os seus projetos e esperamos que as dicas de como montar sua creche gere positividade e ânimo para levantar e buscar suas realizações.

E antes de ir, por favor, não deixa de compartilhar esse conteúdo entre os seus amigos nas suas redes sociais. Se o Gerando Empreendedores cresce, você cresce também, porque vamos trazendo mais dicas e serviços especializados para te ajudar. Então, não vai embora sem compartilhar esse texto hein?! Até a próxima!

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda