Como montar uma empresa de personalizados de festa?

Festa especializada

Como montar uma empresa de personalizados de festa? Decidiu investir em um negócio próprio e o ramo escolhido foi o de festas, mas não sabe por onde começar? O Gerando Empreendedores pode te ajudar na orientação para você montar uma empresa de personalizados de festa.

O mercado de papelaria personalizada tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Aliado ao ramo de festas, você pode encontrar uma boa oportunidade para iniciar sua carreira no mundo dos negócios. Um fato que atrai atenção é o aumento de demandas e a possibilidade de expandir os lucros do negócio, com o aumento de clientes. Um trabalho bem feito sempre promove um boca a boca positivo que é a melhor publicidade para um empreendimento.

Então se você desejar saber como montar empresa de personalizados de festa deve ficar atento a alguns detalhes do ramo e pesquisar as diferentes características do mercado a fim de produzir ótimos resultados. Separamos em etapas os processos necessários, para que você consiga abrir a sua empresa de festas.

Por onde começo a montar uma empresa de personalizados de festa?

Antes de abrir qualquer negócio, o primeiro passo é entender tudo em relação ao empreendimento. O segmento de personalizados de festa é um mercado vasto e em constante expansão, por isso o primeiro passo é promover uma pesquisa de mercado para compreender as estruturas de organização.

O objetivo dessa pesquisa é entender os desejos dos consumidores, as tendências que estão ditando o mercado, a concorrência em potencial, o público-alvo e as características de estabelecimento de uma persona. Busque compreender o máximo de características do ramo de personalizados de festa para que a empresa esteja sintonizada com os diferentes tipos de demanda e preparada para atuar de forma eficaz.

A partir disso elabore um plano de negócios, uma gestão financeira eficiente permite que os resultados sejam os melhores possíveis. Ou seja, procure a ajuda de um contador profissional, com experiência nesse tipo de segmento para que a assistência prestada venha a ser a melhor possível. Tenha o entendimento que contratar um escritório de contabilidade, vai ser uma das decisões mais sensatas que você fara ao iniciar sua jornada empreendedora. Pois esses profissionais, são altamente capacitados e preparados para auxiliar na busca dos melhores resultados para a sua empresa.

Não se esqueça de sempre detalhes todos os investimentos e recursos que serão adotados na construção do negócio para consolidar a visão empresarial e manter a organização nesse processo.

Por isso se pergunte:

  • Qual o meu produto?
  • Qual o objetivo da minha empresa?
  • O que irei oferecer de novo ao mercado?
  • Quais os pontos fortes do meu negócio? E os pontos fracos?
  • Como irei atuar no mercado?

Essa é a etapa mais importante do processo, porque todo o investimento inicial precisa ser certeiro. Você pode acabar se precipitando comprando maquinários, equipamentos ou outros itens que não servirão para a confecção dos personalizados de festa da empresa e desperdiçar um dinheiro que poderia ter sido aplicado de forma mais eficiente.

Falar com um Contador Especialista

Vale a pena montar uma empresa especializada em festas?

A primeira pergunta que quase todo investidor se faz antes de começar um novo negócio é: vale a pena? Tudo vai depender da forma como você atua e promove o empreendimento. Mas é claro que algumas áreas acabando sendo mais atrativas do que as outras.

Os personalizados de festas não exigem muitos investimentos. É um mercado de baixo custo que permite uma grande margem de lucro. A cultura brasileira e o número de festividades do país também possibilitam o interesse nesse ramo por quase o ano todo.

Festa de aniversário, feriados, eventos em escolas e empresas. A alegria e a vontade de comemorar são características culturais do brasileiro, por isso, o número de consumidores é um dos fatores que mais chamam atenção dos investidores no ramo.

A concorrência vai existir em todo empreendimento que você colocar o dinheiro, por isso atua sempre de forma estratégica.

Estrutura adequada 

Esse é o tipo de negócio que não se precisa investir em um ambiente físico para começar. Com o aumento dos lucros e investimentos você pode elaborar uma estrutura para receber os clientes e assim construir uma loja física, mas caso o dinheiro esteja curto e não existe essa possibilidade no momento, não se preocupe! Você pode começar com uma loja virtual e investir na divulgação pelas redes sociais que será explicada no próximo tópico.

Pense primeiro no que você gostaria de produzir e nos itens que irá atender com o negócio.

  • Copos
  • Canecas
  • Camisetas
  • Chaveiros
  • Chinelos
  • Canetas
  • Caixinhas
  • Guardanapos de papel personalizados
  • Lembrancinhas
  • Kits
  • Materiais impressos
  • Materiais diversos de decoração

A partir disso você poderá investir no maquinário da empresa para a produção dos personalizados de festa. Invista inicialmente no que será necessário para o negócio e na qualidade dos produtos.

Você pode começar investindo em uma boa impressora, em uma máquina de corte, como por exemplo, uma Sillhouette, papeis máquinas de estamparia e etc. Para esse tipo de negócio todo o maquinário deverá ser montado de acordo com as necessidades da empresa. Então pode variar.

Você também irá precisar de softwares de edição de imagens e programas de ilustração. Programas como Photoshop, CorelDraw e Illustrator são os mais utilizados nos processos de criação gráfica.

O Illustrator possibilita a criação de vetores, sendo o mais recomendado para a elaboração de desenhos para estampas. O Photoshop e CorelDraw são mais utilizados para manipulação e edição de imagens, então se você decidir utilizar uma estampa com uma foto ou um pôster de filme, por exemplo, talvez esses sejam os programas mais recomendados para você.

Promoções são uma boa estratégia

A divulgação é o que dá vida ao negócio e é nisso que você precisa investir. Aproveite o grande número de festividades na cultura brasileira para produzir itens novos e deixe a criatividade agir durante esse processo.

O marketing digital é sempre uma aposta interessante de investimento. O público das redes sociais é enorme e por isso abre um grande leque de possibilidades. Mas se você decidir investir em contas para a empresa, também tente aliar o trabalho de divulgação dos posts com uma análise métrica do público que segue e interage com a página da empresa.

Preste atenção em características como gênero e idade para direcionar o conteúdo ao público-alvo e assim aumentar o engajamento da página e repercussão da empresa.

Nas contas oficiais da empresa procure interagir sempre de forma respeitosa e amigável com os consumidores em potencial. Compartilhe os materiais produzidos, peça dicas de possíveis outros itens e tente relacionar os conteúdos com a produção da empresa. Busque também sempre manter uma resposta rápida e efetiva com o público. Queixas e reclamações devem ser sempre ouvidas e atendidas com a mesma postura de elogios. Tente criar um ambiente profissional até mesmo nos espaços virtuais para que a credibilidade do negócio esteja evidenciada em todos os contatos com o consumidor.

Além das redes sociais como Instagram e Facebook que permitem a criação de páginas comerciais, você também pode investir em negociações via WhatsApp com listas de transmissão dos conteúdos elaborados e possíveis promoções relacionadas a datas festivas.

Você também pode promover uma divulgação física com panfletos da empresa. Detalhe os principais serviços, insira informações de contato e tente deixá-lo o mais agradável possível visualmente. Você pode distribuir e divulgar os serviços em empresas, escolas e papelarias. Tente pensar em locais que público alvo poderá estar.

Custo

O custo de uma empresa de personalizados de festa irá variar de acordo com o plano de negócios. Os maiores investimentos, provavelmente, serão em maquinários para a criação dos produtos. Caso você opte por um espaço físico você pode selecionar um local para aluguel próximo a salões de festa ou papelarias.

Mantenha sempre a atenção no que diz respeito aos gastos efetuados para que o controle do lucro seja o mais claro possível. Anote tudo o que comprar desde máquinas de corte até fitas adesivas. Seja o mais organizado com os custos possível para que até mesmo os valores dos produtos não sejam alterados com a alteração na noção financeira e você consiga ampliar os resultados.

Comece a empreender

Para iniciar uma rede de contatos você pode começar oferecendo os serviços para as festinhas de amigos e familiares. Você pode inicialmente cobrar um preço mais baixo pelas peças para divulgar o trabalho do negócio.

Dependendo do resultado, você pode acabar chamando atenção de outras pessoas presentes nas comemorações e assim uma rede de contatos pode ser criada.

Caso você tenha um segundo emprego, também ofereça os serviços para as comemorações da empresa em que trabalha sempre na intenção de aumentar o número de clientes.

Procedimentos burocráticos necessários para abertura de empresa

Para manter a legalidade da empresa, você pode criar um CNPJ. Um processo simples e fácil é a criação de uma empresa MEI com apenas um cadastro rápido que pode ser feito virtualmente.

Deixe a criatividade tomar contar e invista em um mercado que está sempre se aquecendo. Se você deseja investir em uma empresa de personalizados de festa, você não precisa de muito investimento. Comece com o necessário e estude o mercado e as tendências. Não deixe de divulgar os produtos e construir resultados de qualidade.

Nós podemos te ajudar nesse processo de construção da empresa. Conte com a orientação do Gerando Empreendedores para a contabilidade especializada. Além disso, fique atento aos outros conteúdos produzidos e não deixe de compartilhar este artigo com outros empreenderes que desejam investir no ramo estético.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda