Contabilidade para não contadores

contabilidade para não contadores - meninas da Soluzione

Já foi o tempo em que a contabilidade servia basicamente para organizar o fluxo de caixa de uma empresa, além de gerar guias de impostos e cuidar da folha de pagamento. A assessoria contábil moderna vai muito além, funcionando como uma completa ferramenta de gestão, utilizada para a tomada de decisões. Contabilidade para não contadores: todo empreendedor precisa entender um pouco para tirar mais proveito dela.

O contador atua hoje como um verdadeiro conselheiro, apoiando toda a gestão com informações precisas e profundas do negócio. Empresas de sucesso – acredite – têm sua gestão contábil como um diferencial, utilizando-a em toda a sua extensão para o alcance dos resultados esperados. Quando o empresário entende a função e as possibilidades que a contabilidade apresenta, ele tirar melhor proveito dela e ganha muito com isso.

Portanto, contabilidade para não contadores é um tema de muito interesse para todos empreendedores que querem trilhar o caminho do sucesso. Não há resultados consistentes e sustentáveis sem controle e planejamento contábil. É importante pontuar, também, que seis em dez empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividades, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), justamente por falta de controle e desinformação. Esse conteúdo foi preparado por nossos especialistas para mostrar o quão importante e vantajoso é conhecer a contabilidade um pouco mais a fundo.

O que é contabilidade

Você não está só quando acha que a contabilidade serve apenas para arrumar os números da empresa e gerar boletos. Muita gente pensa assim, e esse é um pensamento do século passado. A contabilidade moderna está presenta em absolutamente todos os detalhes de um negócio e atua sobre ele de forma muito decisiva para o negócio.

Afinal, controlar e planejar são condições básicas para que um negócio siga adiante. Todos os números da empresa são essenciais para enxergar e entender a sua saúde financeira. E é a contabilidade que fará esse trabalho, identificando cada número e sua relevância para o negócio.

Toda empresa brasileira tem que contar com um contador, ainda que por meio de uma assessoria terceirizada. Isso está na lei (apenas microempresas individuais – MEI – são isentos dessa obrigação). Contabilizar a gestão é organizar o patrimônio e todas as operações da empresa. A movimentação financeira da empresa é acompanhada cotidianamente pela contabilidade, ou seja, é por meio dela que se apura o que entrou, o que sai, o que vai entrar e o que vai sair; e esses números indicarão se os processos estão acontecendo de forma saudável para o negócio, bem como apontarão caminhos a seguir.

Entre outras funções, a contabilidade é utilizada para legalizar o negócio, emitir notas fiscais, gerar guias de pagamento de impostos, fazer o balanço patrimonial, enviar declarações acessórias, tirar certidões negativas, cuidar da folha de pagamento, controlar o fluxo de caixa e assessorar o empresário em toda gestão financeira.

A importância da contabilidade para o seu negócio

Por meio da contabilidade é possível enxergar a saúde financeira da empresa com exatidão. Avaliar o fluxo de caixa, as contas a pagar, os recebimentos, o estoque, as aplicações financeiras, os tributos a vencer, enfim, conhecer os números da empresa é fundamental para a tomada de decisões gerenciais assertivas.

A contabilidade oferece um verdadeiro raio-x da situação da empresa. É possível saber exatamente como vão os negócios e definir cenários futuros. Conhecedor dos números e diante da real situação do negócio, o empresário pode tomar decisões com muito mais segurança e, mais do que isso, pode definir políticas, ações e mesmo um norte empresarial.

A assessoria contábil é tão importante que pode funcionar até mesmo como um diferencial. Afinal, controles e planejamentos são fundamentais em um mercado cada vez mais competitivo, e a empresa precisa tirar proveito disso.

É um erro pensar que os resultados dependem das vendas. Claro que elas têm papel fundamental, porque sem venda não há faturamento e sem faturamento não há lucro. Mas de nada adianta vender muito, porém mal. A contabilidade é primordial para a avaliação dos resultados e, quando necessário, corrige erros e inconsistências que atrapalham o negócio.

Portanto, utilizar todos os benefícios da prática contábil é fundamental para uma empresa operar melhor e alcançar seus objetivos. Diante disso, fica muito fácil entender a importância, também, da contabilidade para não contadores. O empreendedor só tem a ganhar.

A interação entre o contador e o empreendedor

Está bem claro o quão benéfico é para o empreendedor conhecer a contabilidade para não contadores. Mas para que entender do assunto se o empresário tem ao seu dispor um profissional especializado e pago justamente para tratar de assuntos contábeis?

Aí está a diferença entre um empresário que tem alguns conhecimentos contábeis e aquele que nada sabe sobre o assunto (e nem quer saber): a interação com o contador será muito mais rica e, consequentemente, mais proveitosa. A interação entre o contador e o empresário possibilitará um trabalho ainda mais forte e pragmático.

Se a contabilidade é de fato uma ferramenta poderosa – e pode apostar que sim – o contador deve ser consultado sempre, em todas as questões do negócio. Um profissional experiente e comprometido sabe muito bem de suas responsabilidades, mas ele também precisa de feedbacks do empresário para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Quanto maior a interação entre ambos, mais rica é a relação e, assim, mais profundo será esse trabalho.

Nossa dica é: aposte na interação com o contador. Troque ideias, peça conselhos, discuta cenários, tire dúvidas, questione-o, porque a empresa só tem a ganhar com isso. Essa interação é fundamental para que se tire o melhor proveito das ciências contábeis.

Como organizar as demonstrações por meio da contabilidade gerencial para a tomada de decisões

A contabilidade organiza as obrigações e documentações da empresa, e isso é fundamental para qualquer gestão empresarial, por menor que seja o negócio. Mas tomar decisões gerenciais no dia a dia não é coisa simples, e a contabilidade gerencial é a melhor ferramenta para as escolhas que precisam ser feitas cotidianamente.

Esse moderno ramo da contabilidade traz um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que oferecem a possibilidade de enxergar o negócio com muita exatidão e profundeza. Planilhas, gráficos e relatórios demonstrarão de uma forma amigável e fácil de entender a real situação financeira da empresa.

Mas não é só: ela também é utilizada para se pensar no amanhã. Os números ajudam a apontar tendências e entender cenários diversos. No meio empresarial, o futuro é para já! Por meio da contabilidade gerencial, o empresário terá acesso a apuração dos custos, projeção de orçamentos, análises de desempenho, cálculos de ponto de equilíbrio, melhorará sua precificação, poderá fazer um planejamento tributário e fazer controles financeiros rigorosos e de resultados.

Quais demonstrativos contábeis você precisa conhecer

A contabilidade gerencial conta com uma série de demonstrações contábeis que revelarão sua saúde financeira nos mais variados aspectos. Essas demonstrações são fundamentais porque é ali que o empresário irá colher as informações vitais sobre o negócio e poderá tomar decisões assertivas. O desconhecimento e a desinformação são inimigos mortais de um negócio, ao passo que o conhecimento e a informação são a base do sucesso.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um demonstrativo extremamente importante porque revela a situação patrimonial da empresa: seus bens, ativos, passivos, direitos, obrigações, investimentos e fontes de recursos, entre outras informações. Ou seja, apresenta a performance, os investimentos e os resultados do empreendimento.

Por meio dele, o empresário poderá avaliar a evolução da empresa. É um verdadeiro mapa, uma espécie de GPS que aponta caminhos a seguir. O empreendedor precisa tirar o melhor proveito desse documento, discutindo cada ponto e cada número com o contador para uma melhor compreensão. É recomendado que se faça o balanço patrimonial ao menos uma vez ao ano.

Demonstração de fluxo de caixa

A demonstração de fluxo de caixa (DFC) controla todas as entradas e saídas da empresa, bem como o resultado dessa movimentação, e isso é o suficiente para entender o tamanho de sua relevância para o negócio. Diante dessa demonstração, o empreendedor pode controlar e melhorar seu fluxo de caixa, estabelecendo, por exemplo, corte de gastos e consequentemente maior lucro líquido.

Demonstração de resultado do exercício

A demonstração do resultado do exercício (DRE) detalha o resultado líquido do negócio, com base nas receitas, custos e despesas. Ou seja, é um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da companhia, em geral abrangendo o ano fiscal, de janeiro a dezembro. Por conta de sua relevância, muitas empresas o elaboram até mensalmente.

Esse documento apresenta a receita líquida (receita bruta das vendas, deduzidas os descontos e os impostos), o lucro bruto (a receita líquida deduzido o custo da mercadoria ou serviço), o resultado operacional (antes do pagamento do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro) e, finalmente, o resultado líquido do exercício

Uma DRE bem feita possibilitará ao empreender tomar uma série de decisões gerenciais fundamentais para os resultados da empresa. De que adianta vender muito, porém por um preço que não compensa a operação? O empresário precisa saber a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como eles estão se apresentando para alcançar as suas metas.

Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento (ROI) apresenta o resultado financeiro de algum investimento feito pela empresa. Ele traz o custo do investimento, a receita e se houve lucro. Ou seja, é muito importante para avaliar investimentos e decidir se vale a pena mantê-los ou não.

Índices de medição: saiba utilizá-los a favor de seu negócio

Como controlar as contas da empresa e organizá-la sem medir os números? A contabilidade utiliza uma série de índices de medição, e eles são todos fundamentais para avaliações e tomada de decisões. Mensurar os resultados é básico, disso ninguém tem dúvida, mas é preciso ir além e medir toda a operação empresarial. Quando se mede os processos, podemos avaliar seus resultados.

Alguns dos principais índices de medição são:

– ICTC = custo total do colaborador/faturamento

– HVC = total de horas vendidas/número colaboradores

– LLe = lucro líquido apurado/faturamento

– FC = faturamento/número de colaboradores

– ISE = faturamento eventual/faturamento dos serviços rotineiros

– IGFI = Gastos Fixos Indiretos/Faturamento Total

Cursos e treinamentos: entenda mais sobre contabilidade e tire mais proveito dela

Como ter acesso a contabilidade para não contadores? Existem três diferentes formas de se inteirar sobre o assunto, todas válidas e disponíveis para qualquer empresário, seja do ramo que for e independente do tamanho de seu negócio.

Conversar com o próprio contador é uma boa forma de aprender sobre o assunto. Demonstre interesse, pergunte muito, tire suas dúvidas, afinal o profissional está ali justamente para lhe apoiar. Ao receber um demonstrativo, peças explicações, pergunte para o que serve e aprenda ainda mais. Na internet também há muitas informações relevantes, principalmente em tutoriais no YouTube. Não faltam ótimas opções de aprendizado na rede.

Há, também, cursos de contabilidade para não contadores. Há uma série de empresas contábeis que oferecem esse tipo de serviço especializado. A Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, por exemplo, é uma das empresas de contabilidade que mais educam os empreendedores no país, além de prestar toda a assessoria na área. Patrocinadores do Gerando Empreendedores, a Soluzione oferece cursos diversos da área para empresários não contadores, trazendo conhecimento e descomplicando o assunto.

Perguntar sempre e tirar dúvidas com o contador, acessar conteúdos de credibilidade na internet e participar de cursos específicos vão oferecer ao empresário uma visão muito mais rica da contabilidade e suas possibilidades. Os negócios agradecerão!

Gerando Empreendedores, a maior escola de empreendedorismo do Brasil

A falta de planejamento, de controles e a desinformação explicam em boa parte o insucesso de muitas empresas que fecham as portas prematuramente. Não tenha dúvidas de que aquelas que não conseguiram se firmar não utilizaram a contabilidade a seu favor. Elas não fizeram o dever de casa.

O Gerando Empreendedores se dedica exclusivamente ao empreendedorismo. Existimos para oferecer todo o apoio ao empresário na gestão de seu negócio. Oferecemos assessoria empresarial, contábil, fiscal, financeira e tributária, além de Coach e inúmeros cursos e treinamentos – tudo para qualificar o empreendedor e turbinar os resultados de sua empresa.

Atendemos em todo o país! É preciso transformar sua assessoria contábil em um diferencial competitivo, e nós sabemos como fazê-lo.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat