Dicas para encontrar fornecedores

como encontrar fornecedores

Não importa se a sua empresa produz algum produto ou se revende algo já fabricado. Em ambos os casos, a importância dos fornecedores é fundamental para o seu negócio e influi diretamente nos seus resultados. Mas como encontrar os melhores fornecedores? Aqui você vai descobrir dicas para encontrar fornecedores.

Onde achá-los? Como pesquisar fornecedores para uma loja virtual? Como se relacionar melhor com eles? Essas e outras perguntas são respondidas neste conteúdo preparado especialmente pelo Gerando Empreendedores, que sabe da importância de um negócio contar com um time de fornecedores campeão para alcançar o sucesso no mercado.

A importância de encontrar fornecedores

Não tenha dúvida alguma que os fornecedores são extremamente importantes para o seu negócio. Vamos imaginar um empresário que abriu um restaurante japonês. A utilização de um peixe fresco, de extrema qualidade, vai fazer toda a diferença, atraindo e fidelizando a clientela. É um fornecedor quem vai vender o peixe para ele, certo? É um determinado fornecedor quem garante a qualidade e a fama daquele restaurante.

Vamos imaginar outra situação: uma pequena fábrica de bolos. Imagine que o maior sucesso dessa fábrica é um bolo de chocolate, que atrai uma legião de clientes que não abrem mão de consumir aquele produto. A receita secreta do bolo pode ser uma das explicações de seu sucesso, mas possivelmente o chocolate utilizado na preparação do produto é um dos segredos da fábrica. Ponto para o fornecedor.

Agora, imagine se ambos fornecedores (do peixe e do chocolate) deixem de vender para estes empresários. Ou não possam mais atender a demanda, seja lá pelo motivo que for. O que acontecerá com os clientes da fábrica de bolos e do restaurante japonês? Se os empresários não conseguirem substituir o peixe e o chocolate por produtos de qualidade semelhante, o que acontecerá com as vendas?

É muito fácil entender a importância de encontrar fornecedores que lhe atendam bem. Eles podem fazer a diferença. Simplesmente não há negócio sem fornecedores. Assim como não há bons negócios sem bons fornecedores.

Como encontrar fornecedores

Mas onde eles estão? Como encontrar fornecedores para o seu negócio? Eles também estão á sua procura, pois querem aumentar a clientela, mas ficar parado, esperando por uma visita ou um e-mail não é a melhor postura para contar com bons fornecedores para o seu negócio.

É preciso procurá-los. E as melhores formas de encontrá-los são:

  • Uma ampla pesquisa na internet: Lá você encontrará fornecedores e até produtos novos que poderão lhe interessar e abrir novas frentes de negócios. O mundo cabe na tela de seu computador ou mesmo smartphone.
  • Em feiras e eventos especializados do seu setor: Essa é uma das formas preferidas por muitos empreendedores, porque você fazer contato com inúmeros fornecedores em um mesmo local, a partir de uma única visita.
  • O boca a boca é a melhor divulgação: Converse com outros empresários, peça dicas, troque informações. É verdade que nem todos empreendedores têm uma postura mais aberta diante de concorrentes, mas uma postura mais colaborativa é boa para todo mundo! Peça dicas, tire dúvidas, peça sugestões.
  • Leitura de revistas especializadas (impressas ou não): Em geral, as revistas especializadas são as preferidas dos fornecedores para publicação de anúncios, de olho em um público segmentado. Você certamente encontrará vários anúncios que serão úteis para você.
  • Visitar polos de vendas: Há verdadeiros polos de vendas, que se dedicam a determinados nichos de mercado. Uma viagem de poucos dias poderá ser muito proveitosa para encontrar fornecedores e fechar negócios. Exemplos: a cidade de Nova Friburgo, na serra do Rio de janeiro, é um dos maiores polos de lingerie do país.
  • Ande de olhos abertos pela cidade: Sim, é possível encontrar bons fornecedores na esquina da sua loja ou ao lado do seu dentista, por exemplo. Não é exatamente a melhor forma de encontrar um fornecedor, mas não descarte essa possibilidade.

Sites para achar fornecedores

Não há dúvidas de que a internet é onde você achará o maior número de fornecedores, e da forma mais cômoda: na ponta do seu dedo, a alguns cliques do mouse. Há os mais variados sites que oferecem fornecedores em profusão, facilitando a sua busca e servindo, inclusive, de ponte entre as empresas que querem compra e as que querem vender.

O Mercado Livre é um excelente exemplo disso. Ele oferece milhares de fornecedores das mais diversas categorias comerciais e garantem a segurança da compra, com opção de pagamento pelo Mercado Pago (meio próprio) e proteção caso não receba e encomenda. Basta utilizar o campo de pesquisa do site, achar o que procura, ver as qualificações do vendedor, trocar mensagens com ele e efetivar o negócio.

Além desse gigante mundial, há sites e aplicativos especializados em divulgar fornecedores dos mais variados produtos e serviços.  A gaúcha xbw.com.br oferece cadastro grátis para fornecedores, faz a ponte entre quem quer comprar e vender e promove rodadas de negócios, turbinando os resultados do site. O site se intitula a “primeira rede de negócios online” e conta com mais de cinco mil indústrias, de doze diferentes setores produtivos.

Fornecedores para lojas virtuais

Mas e se você preferir procurar fornecedores de forma avulsa na internet, sem intermediários (que certamente cobram pelos seus serviços)? Sem problema algum! Só é preciso foco para não se perder, porque a internet é um poço sem fim, que pode te levar para os mais diversos caminhos possíveis, inclusive para sites falsos, criados por estelionatários que querem o seu dinheiro.

Antes de tudo, você precisa saber exatamente o que quer e, assim, o que precisa procurar. A palavra é foco! O maior erro que se pode cometer ao fazer uma pesquisa é perder o foco. A preguiça é outro pecado mortal, que impede uma pesquisa com bons resultados. Não se contente em visitar apenas as primeiras indicações apresentadas pelo Google. Saiba que essas empresas estão no topo da lista porque prepararam seu conteúdo de uma forma mais adequada, seguindo os padrões do buscador. Não significa que são os melhores fornecedores, de jeito algum!

A dica é variar as palavras-chave da sua busca. Quer encontrar o melhor chocolate? Pesquise por “fornecedor de chocolate”, “distribuidor de chocolate”, “importador de chocolate”, “fabricante de chocolate” e por aí vai.

Notou que escrevemos “fabricante de chocolate”? Isso significa que você pode encontrar um fornecedor, que faz a ponte entre sua empresa e uma fábrica, ou pode ir direto na fonte, achando quem fabrica o que você procura. Tudo vai depender da qualidade de sua pesquisa. Às vezes, a quantidade mínima que o fabricante disponibiliza é muito para o seu negócio. Nesse caso, peça a indicações de intermediários. É um bom caminho para encontrar empresas idôneas.

Vale pontuar que a busca por fornecedores na internet será a mesma, independente de você tem uma loja virtual, física ou ambas. A diferença é que provavelmente o seu estoque para uma loja física deverá ser menor do que para uma loja online, e a quantidade comprada vai influenciar na negociação.

Fornecedores Dropshipping

Não há como abordar o e-commerce e não falar em dropshipping. Nessa modalidade, o empreendedor atua como um intermediário na venda de produtos. Ele é como um representante, que fecha a venda apenas. É o fornecedor quem fará a entrega do produto ao cliente. Ou seja, você vende mas não precisa se preocupar com estoque e nem logística. Apenas contabiliza a sua comissão.

Inúmeros negócios e-commerce trabalham dessa forma, vendendo produtos de fornecedores e sequer têm estoque. Mas como escolher fornecedores Dropshipping? Como encontrar fornecedores confiáveis, que irão honrar suas vendas e lhe trazer lucros, não problemas?

Evite sites que só aceitam transferências bancárias. Possivelmente é golpe, porque praticamente todos os sites sérios trabalham com cartão de crédito. Veja há quanto tempo a loja escolhida atua, pesquise sobre ela no Google, envie e-mails para tirar dúvidas, busque informações antes de fechar um negócio. Veja, também, se há um endereço físico e um telefone.

Um dos maiores distribuidores do mundo, especialista no mercado B2B (entre empresas) é a chinesa alibaba.com. Outras famosas são SaleHoo, Doba, Dropshippers nacionais, Big Buy e as nacionais Xtreme Atacado, Macro Distribuidora, Ponto Mix Import, Atacado das Sacoleiras e Vivo na 25.

Fornecedores de maquiagem e cosméticos

Já sabemos que as empresas dependem muito de seus fornecedores. Mas há uma diferença entre quem compra matéria-prima para a fabricação de seus produtos e quem compra o próprio produto para revendê-lo. A relação entre a empresa fornecedora e seu negócio se torna ainda mais visceral neste caso.

É o caso de quem vende produtos de maquiagem e cosméticos, por exemplo, como um salão de beleza ou uma loja especializada nesse nicho. Contar com os melhores fornecedores de cosméticos e de maquiagem é fundamental.

Há quem venda esses produtos de porta em porta, há quem o faça como complementação de faturamento (como os salões) e tem aqueles que vendem cosméticos e maquiagens em sua própria loja. Há, ainda, os que revendem, em quantidades maiores. É preciso definir o seu nicho para que a pesquisa seja mais efetiva.

Alguns bons site de revenda de cosméticos e maquiagens:

Fornecedores atacadistas e fornecedores varejistas

É importante você definir se você irá procurar um fornecedor atacadista ou um fornecedor varejista. Os fornecedores de atacado distribuem para lojistas. Vendem em maiores quantidades, com condições diferenciadas, e normalmente não vendem para pessoas físicas. Já os fornecedores de varejo vendem para os chamados clientes finais. Vendem em menores quantidades, para pessoas físicas.

Se você tem uma loja ou quer distribuir produtos, optará por um fornecedor atacadista. Caso venda de porta em porta, em menor escala, sua busca é por fornecedores varejistas.

Dicas para encontrar os melhores fornecedores

  • As condições financeiras, prazos de entrega, preço, tudo isso é muito importante, mas jamais se esqueça de buscar produtos de qualidade. Isso sempre faz a diferença.
  • Mudar de fornecedor periodicamente pode ser fatal para o seu negócio. Procure fechar parcerias sólidas, ainda que ocasionalmente você precise negociar condições diferenciadas.
  • Quanto mais longe o fornecedor, mais caro o frete. Caso possível, opte por fornecedores geograficamente mais pertos de você.
  • Verifique se há avaliações negativas sobre o fornecedor na internet. Você pode consultar sites como Reclame Aqui.
  • Peça referências e informe-se sobre a capacidade de fornecimento da empresa.
  • Tenha sempre um plano B, C e D para caso haja algum imprevisto.
Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda