Você já ouviu falar em KPI ? Para prosperar, todo negócio precisa de novos clientes. E para conquistá-los constantemente é preciso investir em marketing, ou seja, em ações comerciais para divulgar seus produtos.
Mas será que suas ações comerciais e de marketing estão de fato funcionando? É preciso fazer um verdadeiro raio-x de cada ação, e por isso falaremos de KPI: como medir e os mais importantes para o seu negócio.
Não tenha dúvidas, as empresas de maior sucesso do mercado não se cansam de analisar sistematicamente suas ações e os resultados, para saber o que funciona, o que pode funcionar ainda mais e o que não serve para o negócio.
Analisar e buscar métricas são a forma de garantir o bom funcionamento de suas estratégias e alcançar os objetivos propostos. O KPI oferece a chance de você medir o desempenho de seu empreendimento, apresentando números de extrema importância.
Afinal, crescer é o objetivo, e é urgente saber como, quando e quanto.
As ferramentas estão à disposição, e o KPI é uma delas. Não se engane: seu concorrente possivelmente já o utiliza e se beneficia de seus resultados para a tomada de decisões. Analisar é o caminho mais pragmático em direção ao sucesso.
KPI é a sigla de Key Performance Indicator, que na nossa língua quer dizer Indicador Chave de Desempenho. É uma forma de mensurar o desempenho de uma ou mais ações, uma estratégia ou mesmo um ou mais processos corporativos, para responder a uma pergunta básica e absolutamente fundamental: o que foi medido está funcionando?
O KPI é uma forma clara e objetiva de estabelecer métricas. Assim, toda a equipe saberá exatamente que resultado tem aquela ação ou processo, e se isso está de acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa.
Vamos pensar em um canal no YouTube de uma empresa de seguros, por exemplo. Quantas pessoas estão visitando-o? Quais vídeos são os mais assistidos? Efetivamente, o canal está gerando visitas ao site da seguradora e, mais do que isso, se convertendo em vendas de seguros?
Perceba uma sutileza nesse exemplo, fundamental para entender o que é o Indicador Chave de Desempenho. O KPI vai apontar quantas pessoas estão assistindo aos vídeos, mas irá além do número frio, analisando sua performance. Isso faz toda a diferença, não é mesmo?
O Key Performance Indicator não é nada mais do que uma forma inteligente, rápida e precisa de medir resultados e, a partir daí, fazer avaliações e, o que é o mais importante, tomar decisões e utilizar melhor seus investimentos, com muito mais foco em resultados. Em um mundo digital, com respostas imediatas, o KPI se torna fundamental e urgente.
Sua empresa tem metas, e para alcançá-las gasta tempo, dinheiro e muito esforço, certo? Será que as ações propostas estão funcionando? Como estão os resultados? Haveria alguma outra estratégia melhor a seguir? Uma ferramenta de gestão de KPIs ajuda a responder a essas e outras perguntas pertinentes ao sucesso do negócio.
São muitas as vantagens de utilizar o KPI:
Vamos entender a diferença entre o KPI e a métrica. Embora não é a mesma coisa, uma métrica pode se transformar em um Indicador Chave de Desempenho. Confuso? Um desembargador será sempre um advogado, mas, ao contrário, nem todo advogado será um desembargador, certo?
É fácil entender. A métrica é apenas o que é medido, um número frio. Um blog de uma clínica veterinária recebe a visita de dois mil internautas todos os dias. Você fez essa medição e chegou a esse número absoluto. Mas se essa métrica é relevante para o seu negócio e para uma estratégia estabelecida (a criação de um blog par atrair novos clientes para a clínica), torna-se um indicador-chave. Se o número ajuda a entender seus resultados, se ele explica como se dá uma determinação ação, é um KPI. Ou seja, é a importância daquela métrica que a transforma em um indicador-chave.
Os KPIs podem ser primários e secundários:
Vale destacar que o KPIs secundários deve justificar o primário, ao apresentar como os resultados estão sendo atingidos.
São os indicadores operacionais, que são acompanhados por especialistas de cada setor área. Trazem um melhor entendimento dos resultados dos KPIs primários e secundários. Como se fossem um reforço, trazendo um aprofundamento ainda maior ao que é analisado.
Como utilizamos um blog como exemplo, no caso seriam KPIs práticos pageviews, a relação de página e visita, boucne rate, melhores landing pages, tráfego, número de novos visitantes, interações e etc.
Um bom analista de marketing fará o acompanhamento de todos – KPIs primários, secundários e práticos. Um executivo já preferirá acompanhar os KPIs primários.
É preciso definir os melhores KPIs para sua empresa, e isso não é difícil de resolver. Antes de tudo, é sempre bom pontuar que você não está mensurando os resultados por vaidade. Há objetivos! Um post no Facebook pode ter mais de cinco mil curtidas e isso não significar nada em termos de relevância e resultado, não é verdade? Pode inchar o ego, mas não se converte e vendas.
A primeira pergunta a ser responde é: quais são seus objetivos? Eles definirão os KPIs escolhidos. KPIs escolhidos significam desempenho mal avaliado que, por sua vez, não permite uma real visão do resultado e a tomada correta de decisões.
O Indicador Chave de Desempenho deve ser relevante, cumprir objetivos, facilitar a tomada de decisões, medir suas estratégias, deve ser facilmente mensurável e ser periodicamente utilizado.
O desejo de crescer todos têm, mas a iniciativa não. Medir resultados e entendê-los dentro do contexto da sua empresa será fundamental para estabelecer ações e crescer. O primeiro passo – se informar sobre esse assunto tão importante – você já deu aqui no Gerando Empreendedores. Agora é hora de estudar isso mais a fundo e procurar uma assessoria especializada. Bons ventos lhe aguardam!