Atenção do Locador e Locatário no Contrato de Locação Comercial

contrato de locação comercial simples e modelo

Olá, tudo bem por aí? Muitas pessoas pesquisam e procuram por modelos de contrato de locação comercial. E se você é locador ou se é locatário, chegou ao lugar certo, pois nossa escola de empreendedores, te ensinará sobre contrato de locação comercial!

São muitos os imóveis existentes e que estão distribuídos em todo o País, mas e o contrato? Você está atento a ele? Você sabe onde deve ter atenção ou que cláusulas colocar em um contrato de locação comercial?

Essas e outras respostas serão dadas aqui, nessa matéria, por isso, fique bem atento a todas as informações, afinal de contas, não há nada pior do que sofrer despejo ou ter que pagar muito além do desejado em um imóvel, concorda?

Sim, em todas as cidades, é comum haver pontos comerciais para locação, seja em que estado for. Isso é natural no meio em que vivemos e para o mercado, mas será que você está realmente atento ao contrato de locação comercial?

Hoje, falaremos sobre esse assunto de tão grande importância, afinal de contas, ninguém gosta e nem deseja sair no prejuízo, concorda?

Valor dos alugueis

A depender da localização em que o imóvel comercial está, o preço do aluguel pode ser maior ou menor. Isso envolve várias questões como o bairro, empresas ao redor, nível de segurança e classe financeira da região.

E é natural que você, seja uma empresa ou locatário, tenha a necessidade de entender bem todos os aspectos de um contrato de locação comercial, para conduzir bem a negociação. Isso faz todo o sentido, certo?

Portanto, a partir de agora, veja os principais pontos de destaque sobre o tema!

Faça uma análise do imóvel que é interessante para seus negócios!

Claro que você precisa de um contador! Ter uma contabilidade especializada irá te ajudar bastante em vários sentidos do contrato de locação, muito embora, há pontos de destaque que valem ser destacados aqui.

Toda análise exige uma série de apontamentos e considerações, como:

  • Tamanho do imóvel.
  • Tipo de estrutura – quantas salas, banheiros, auditório, recepções o imóvel possui?
  • Localização do imóvel – há condições de fácil acesso? É uma localização segura? O que o local oferece: água, banheiro, estacionamento, wi-fi, luz, telefonia?
  • Pontos fortes do imóvel – o imóvel está próximo de bancos, cartórios, agências, restaurantes e etc?

Outras questões que devem ser refletidas e anotadas, são:

  • Condições operacionais do imóvel – será que este imóvel atende bem todas as suas demandas?

OBS: O conselho que damos aqui, é que antes de escolher definitivamente um imóvel, mapeie todas essas coisas e tenha ao menos 5 opções, refletindo bem qual imóvel te atende melhor e tenha a ajuda de um contador!

Outro ponto de destaque é que um de nossos especialistas em contabilidade e finanças, poderá te ajudar com os ajustes no contrato de locação, com todos esses dados, que são importantes de estarem descritos e pormenorizados.

Preste bastante atenção também com relação a taxa condominial, que muitas vezes não é verdadeira. Se certifique da mesma forma, se não existe nenhuma outra empresa associada a este imóvel, de modo a evitar confusões e problemas.

Um bom escritório de contabilidade pode te orientar em todas essas coisas com relação ao contrato de aluguel simples, contrato de locação comercial e ainda traz mais detalhes sobre o ponto comercial para alugar, e sobre o contrato de aluguel comercial, entre outros que são importantes de se estar atento.

Faça um contrato de locação comercial e corra de problemas!

Você com toda certeza precisa de um serviços de contabilidade e de terceirização financeira, pois pode nem imaginar, mas muitas “emboscadas” podem ser feitas em um contrato. Por isso, se faz importante estar atento a todos os detalhes num contrato de locação comercial.

Se você for bem amparado através de uma consultoria em contabilidade, para a construção e ou análise de um contrato deste tipo, com toda certeza estará seguro contra problemas!

E mesmo que o imóvel seja de um parente, o contrato precisa estar escrito sob várias diretrizes, deveres e direitos, de modo a evitar dores de cabeça.

  • Destaques de um contrato de locação comercial

Observe o que se deve estar bem atento!

  • Direitos e obrigações dos contratantes (locador e locatário).
  • Descrições sobre descontos, pagamentos antecipados, ou ações de algum tipo de reforma que precisará ser abatida no valor do aluguel do imóvel).
  • Penalidades sobre casos de descumprimento das cláusulas contratuais.
  • Índice de reajuste a ser aplicado.

Mas os cuidados não são somente estes, sabe por quê?

É simples de entender. Em algumas situações você pode ser obrigado a devolver o imóvel ou ser surpreendido com um aumento absurdo no valor do aluguel, por isso, é preciso tomar cuidado e ter atenção nesses pontos.

No entanto, para ficar mais tranquilo e seguro, você pode contar com um de nossos especialistas na área financeira e contábil!

Medida preventivas sobre o contrato de locação comercial

Existem algumas medidas preventivas com relação a direitos legais. Há um termo chamado de “denúncia vazia” que exige que o locador restitua dentro de 30 dias, o imóvel utilizado. Caso o locatário não saia do mesmo nesse período de tempo, pode haver solicitação de despejo. E com toda certeza mudar rapidamente para outro local não será tão fácil e nem tão simples!

É preciso deixar claro que ser despejado, além de trazer prejuízos irreparáveis, pode também fazer você perder um ponto comercial que lhe é importante ou favorável para as vendas.

Contrato de aluguel comercial prazo 5 anos

Lembre-se que o prazo mínimo que um aluguel comercial possui, é de 5 anos.  E se precisar ampliar o tempo do contrato, pode agir com a renovação compulsória.

Através desta renovação, se terá direito a 5 anos de permanência no local. No entanto, para se ter esse direito, existe uma exigência, onde o contrato anterior deve ter sido estipulado em permanência de 5 anos, ou ainda que a soma de todos os contratos feitos deste imóvel, somem 5 anos ininterruptos. Isso está em Lei do art.51 de número 8.245/91.

Para exigir a renovação compulsória em um contrato, também é preciso ter no mínimo 3 anos ininterruptos de permanência no mesmo segmento.

Outras questões que envolvem contrato é que pode haver multa em caso na devolução do imóvel antes do prazo.

Portanto, se o seu contrato não possui estipulado o prazo indicativo, nós podemos ajudar, entre em contato com um especialista na sua cidade e contrate um assessoria empresarial.

Nós podemos ajustar e te ajudar a renegociar o valor ou os termos deste seu contrato para melhor aproveitamento.

Registro do imóvel comercial em cartório

Após o contrato estar com todas as devidas cláusulas, é necessário averbar o contrato de alocação comercial em cartório.

Assim sendo, é preciso:

  • Contar o nome do locador na matrícula do imóvel.
  • Prazo da vigência do contrato.
  • Direito de preferência de compra, caso o imóvel seja alvo deste tipo de proposta ou intenção.
  • Todos os termos pertinentes e necessários sobre o uso do imóvel.
  • Entre muitos outros.
  • Contrato de locação nova lei

A nova Lei do inquilinato, diz o seguinte:

  • No processo de despejo, o inquilino tem 30 dias para sair do imóvel.
  • O fiador pode desistir de sua posição, precisando comunicar sua desistência com até 120 dias de antecedência para que outro seja colocado em seu lugar.
  • O proprietário também pode exigir outro fiador.
  • Em casos de morte do locatário ou de dissolução familiar, o fiador pode isentar-se de suas responsabilidades no prazo de trinta dias, de modo que deve haver a comunicação do novo responsável pelo aluguel. No entanto, os efeitos de fiança, permanecem nos 120 dias após notificação do locador.
  • A multa rescisória se dará quando o imóvel for devolvido antes do prazo previsto.

Por este motivo que ao assinar qualquer contrato de locação comercial ou fazer o mesmo, é preciso ter um apoio rigoroso sobre o assunto, evitando problemas e dores de cabeça.

Nunca coloque em risco sua empresa e seus investimentos. Tenha a assessoria contábil e financeira, e esteja atualizado e amparado em todos esses e nos demais sentidos! Nós podemos te ajudar com isso e com muito mais!

Venha conversar com um de nossos especialistas e receba mais informações!

Forte abraço.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda