VANTAGENS DE
ABRIR EMPRESA

✔️Vai economizar impostos

✔️ Proteção do seu patrimônio

✔️ Ter um CNPJ e nome empresarial (marca)

✔️ Conseguir novos contratos e crescimento

✔️ Crescer com controle e segurança

Orçamento
em 3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

Abrir empresa: passo a passo de
como abrir CNPJ para pagar menos impostos

Você quer abrir empresa e tem dúvidas sobre o passo a passo da abertura de empresa para montar um negócio de sucesso?

Vamos abordar a importância de abrir um CNPJ e contratar uma contabilidade especializada, para te dar um apoio empresarial e te ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio.

Se você está aqui porque tem dúvidas de como abrir uma empresa, vamos te ajudar no passo a passo da abertura de empresa.

Porém, caso você já esteja decidido e quer os nossos serviços de abertura de CNPJ e contabilidade, entre em CONTATO conosco através de um dos botões abaixo:

Quais as vantagens de abrir empresa?

Abrir empresa é o sonho de muita gente, porém por falta de conhecimento, muitos acabam desistindo de empreender, ou preferem montar um negócio na informalidade.

Porém, na informalidade, o problema é que a carga tributária é muita alta e a maioria das pessoas não sabem disso, isso quando não sabem que são obrigadas a pagar impostos se faturar acima de um certo limite.

É muito importante saber, que para reduzir a tributação sobre suas vendas ou serviços, o empreendedor precisa abrir um CNPJ e assim, na pessoa jurídica, pagar uma alíquota bem menor de imposto.

Ao abrir empresa, o empresário vai precisar de um contador para manter a organização da contabilidade e com isso, vai contar com o apoio empresarial de um contador especializado em seu segmento.

Abertura de empresa homem foguete verde

Natureza jurídica para abrir empresa

Para abrir um CNPJ são necessárias algumas decisões, entre elas o tipo de empresa ou natureza jurídica, onde estas definirão responsabilidades dos sócios sobre o negócio.

Sendo assim, fica uma pergunta: qual o melhor tipo de empresa para abrir no Brasil?

Para responder essa pergunta, citaremos abaixo as principais naturezas jurídicas, sendo elas:

  • MEI – O Microempreendedor Individual não é uma natureza jurídica, tendo sido criada pela Lei Complementar 128/2008, para ajudar os empreendedores informais a se formalizarem, tendo algumas regras como limite de faturamento e de contratação de funcionários, além da limitação de funções;
  • SLU – A Sociedade Limitada Unipessoal foi criada para ajudar o empreendedor a abrir uma empresa limitada sem a necessidade de um ou mais sócios. Ela é perfeita para quem faz o desenquadramento do MEI e é a natureza jurídica mais utilizada hoje. O benefício principal dela, é proteger o seu patrimônio pessoal em caso de dívidas no CNPJ;
  • Sociedade Empresária Limitada – Essa natureza jurídica tem as mesmas características da SLU, porém deve ser aberta com um ou mais sócios. Ela também protege os bens pessoais dos sócios;
  • Empresário Individual – O EI é um tipo de empresa individual semelhante a SLU, porém a desvantagem é que não separa a responsabilidade financeira empresarial, dos bens patrimoniais do empresário, ficando esta, uma natureza jurídica pouco utilizada;
  • Sociedade Simples – Esse tipo de sociedade, é para profissões regulamentadas, onde o empresário, com ou sem sócios, deve registrar o contrato social no cartório;
  • SPE – Sociedade de Propósito Específico, essa natureza jurídica deve ser aberta quando um ou mais empreendedores têm um projeto de curto prazo. Pode ser aberta entre pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas e é bastante utilizada no mercado digital, em coprodução de lançamentos digitais.

Essas são as principais naturezas jurídicas usadas na abertura de empresas, porém há muitas outras e cada uma com uma aplicação específica.

Qual o melhor tipo de tributação?

Um ponto importantíssimo na abertura de empresa é o regime tributário, esse deve ser definido pelos CNAEs relativos às atividades que constarem no contrato social.

Hoje no Brasil temos alguns tipos de tributação sendo estes:

  • Lucro Real – Para empresas que faturam acima de R$ 78 milhões no ano e com o cálculo do imposto sobre o lucro do negócio;
  • Lucro Presumido – Onde o governo presume o imposto e tem uma alíquota pré-fixada em 13,33 a 16,33%, tendo essa variação de alíquota baseada no ISS, imposto municipal, que varia em cada município, de 2 a 5%;
  • Simples NacionalSimples Nacional é o regime de tributação preferido dos empresários, pela baixa carga tributária dependendo do anexo. Nele há 5 anexos com alíquotas a partir de 4%, sendo os mais comuns, o anexo I de comércio, anexo III Prestação de serviços e anexo IV de prestação de serviços de profissões regulamentadas.

É muito importante que um contador especializado faça um planejamento tributário antes de abrir empresa, pois assim será possível definir o melhor tipo de tributação, a melhor natureza jurídica e o porte ideal para o negócio.

Como abrir empresa: passo a passo

Agora que você já compreendeu os detalhes da abertura de CNPJ, é hora de conhecer o passo a passo para abrir empresa no Brasil.

O processo é simples, porém é de extrema importância que seja executado por uma contabilidade especializada, por causa do conhecimento técnico que o contador tem, e a vivência em abertura de empresas.

Vamos ao passo a passo da constituição da empresa:

  1. Definição de um endereço comercial com a viabilidade;
  2. Elaboração do contrato social e acordo de sócios;
  3. Aquisição de certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
  4. Registro do contrato social na Junta Comercial ou cartório;
  5. Registro na Receita Federal para obter o CNPJ;
  6. Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda (para comércio);
  7. Inscrição Municipal na prefeitura do município;
  8. Licenças e alvarás, se necessário;
  9. Aquisição de certificado digital de pessoa jurídica, o e-CNPJ.

Após executar esse passo a passo, o seu negócio estará apto para emitir notas fiscais e você terá a sua pessoa jurídica para vender ou prestar serviços para clientes pessoa física e pequenas, médias e grandes empresas.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul

A importância da contabilidade após abrir empresa

Pronto, agora você já conhece todo o passo a passo da abertura de empresa e que é necessário um contador especializado para fazer um planejamento tributário e consultoria para abrir empresa.

É importante também saber que a sua empresa é obrigada a manter os serviços de um contador, preferencialmente de uma contabilidade especializada.

Isso é necessário para fazer a escrituração contábil e manter a organização da contabilidade da sua empresa.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa, entre em CONTATO através de um dos botões abaixo, fale com o nosso time de consultores e solicite uma proposta.

abrir empresa - foto de empresária de sucesso

Abertura de empresa?
Contrate já!

Solicite sua proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!