Como abrir um consultório de nutrição

clínica de nutrição

Qual desses objetivos te motivam a abrir o seu próprio consultório de nutrição? A liberdade de escolher seu horário de trabalho? A possibilidade de ganhar mais que a média do piso de sua categoria? Ou trabalhar com base em seus valores e sentido de propósito?

Entender os seus motivos te dará ainda mais forças para seguir no caminho do empreendedorismo. “Só as grandes paixões, são capazes de grandes ações”, disse Machado de Assis. Qual é a sua grande paixão?

Empreender na área da nutrição, é o sonho de muitos profissionais experientes e também recém formados.

Nós do Gerando Empreendedores, preparamos dicas valiosas, de como abrir um consultório de nutrição. A nossa paixão é ajudar você empreender e ser bem sucedido.

Se você já acompanha o nosso blog, já sabe que sempre frisamos a importância de um bom planejamento para abrir um negócio. Respeitar essa etapa é essencial para o sucesso do empreendedor.

No Brasil 50% dos negócios fecham as portas com menos de 5 anos de existência. Os principais motivos são a falta de gestão e de planejamento. Leia este artigo e veja alguns passos para se livrar dessa triste estatística. Mas antes já pode falar com um especialista e não perder tempo.

Falar com um Contador Especialista

Como Abrir um consultório de nutrição?

O Mercado

Segundo o Ministério da Saúde, o número de obesos no país entre 2006 e 2018 aumentou 68%. Em contrapartida cresceu 26% o número de praticantes de atividades físicas entre 2008 e 2018.

Neste cenário, a nutrição tem ganhado cada vez mais espaço. As pessoas estão se conscientizando que hábitos alimentares ruins, afetam a saúde e também a qualidade de vida. O profissional de nutrição auxilia tanto na perda de peso quanto na melhoria em geral da saúde.

Só pode atuar como nutricionista o profissional que além de bacharel em Nutrição, obtém o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Estão entre as principais atividades do nutricionista, a prescrição de dieta e suplementação nutricional e elaboração de diagnósticos, que visam a manutenção de um bom estado de saúde e a melhora quando necessário.

O planejamento ideal do consultório de nutrição

Todo o negócio para ser bem sucedido, além de depender da dedicação e trabalho do empreendedor, exige planejamento. Não fuja dessa etapa fundamental para o seu negócio.

O plano de negócio é a ferramenta que te ajudará a definir os rumos do seu consultório, e os caminhos que precisará percorrer para atingir seus objetivos. Ele deve conter, análise de mercado, plano financeiro, definição de produtos e serviços e estratégia de marketing.

Documentação

Você deve conhecer as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e do Conselho Regionais de Nutricionistas (CRN), para o funcionamento de um consultório de nutrição, que precisa ter um profissional de nutrição como responsável técnico.

Procurar um contador especializado é o primeiro passo para a abertura do seu consultório. Ele te ajudará a definir o melhor sistema tributário e também te auxiliará no planejamento contábil e na gestão financeira. Escolha uma consultoria contábil especializada em saúde.

Você precisará basicamente dos seguintes documentos para a abertura do seu consultório de nutrição.

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Uma assessoria contábil lhe auxiliará na abertura do CNPJ da empresa, e na pesquisa de outras documentações necessárias.

Importante: Existem documentos específicos do município em que será aberto seu consultório. Fique atento!

Estrutura do consultório de nutrição 

Depois de escolher a assessoria contábil, defina o local do seu consultório. Leve em consideração a acessibilidade, que beneficie o seu cliente e também os seus colaboradores. Verifique se há transporte público e estacionamento no local pretendido.

Veja se há serviços de água, luz, telefone e internet. Analise a segurança da região, o comercio local e se há um fluxo diversificado de pessoas. Quanto mais acessível o local para diferentes públicos, melhor para o seu negócio, se este não for focado em um nicho muito especifico.

O tamanho da sala, deve ser pensado a partir da especialização do seu consultório. Verifique qual espaço é o ideal para o atendimento do seu cliente. Considerar a possibilidade de atender em consultórios compartilhados, e atendimentos feitos através de parcerias em clínicas de estética, spas e academias podem ser uma boa opção no início do negócio, pois diminuem consideravelmente o gasto com uma estrutura própria.

O seu consultório

Crie um espaço aconchegante, com uma bela decoração e que seja funcional. Pense qual será a estrutura necessária. Se consultório próprio, pense em todos os espaços, sala de atendimento, recepção, copa e o que mais for necessário. Lembrando que a estrutura irá variar de acordo com os serviços oferecidos.

Lembre-se que além de bem estruturado, o consultório deverá atender a legislação municipal e estadual vigente, como também a legislação sanitária.

Alguns equipamentos serão necessários para o seu consultório de nutrição.

  • Balança
  • Fita métrica
  • Estadiômetro
  • Adipômetro
  • Mesa de trabalho e cadeira para recepção
  • Poltronas e cadeiras para a sala de espera
  • Computador e impressora
  • Material de escritório
  • Softwares de gestão e avaliação nutricional
  • Software de gestão, com recurso para agendamento de consulta e CRM.
  • TV
  • Equipamento de som para o ambiente
  • Refrigerador
  • Armários e arquivos
  • Mesa e cadeira para sala de atendimento e cadeiras para pacientes e acompanhantes

Dica: Tenha itens de cozinha como prato, xícara, pires, copo e colher de servir com diferentes tamanhos, para exemplificar para o seu cliente, a quantidade ideal das porções. Se possível tenha itens como grãos e até comidas de mentira, para ajudar na ilustração das suas orientações.

Pessoal

Em todo o negócio é importante a escolha dos colaboradores. Na área da saúde, a exigência ainda é maior. Tenha uma equipe qualificada e que tenham uma boa comunicação com seus clientes e também com a equipe em geral.

Decidir o número de colaboradores da clínica, dependerá do tamanho de seu consultório e do número de clientes. Uma equipe ideal seria composta por diferentes profissionais.

  • Recepcionista ou auxiliar administrativo
  • Técnico em nutrição
  • Nutricionista
  • Administrador

Serviços

Alguns serviços que poderão ser oferecidos em seu consultório de nutrição.

  • Consultoria nutricional
  • Nutrição funcional
  • Programas de emagrecimento
  • Nutrição esportiva
  • Consultoria e assessoria para nutricionistas
  • Nutrição geriátrica
  • Suporte nutricional para a cirurgia bariátrica e de redução de estomago
  • Orientação para o vegetarianismo
  • Atendimento nutricional para autistas
  • Certificação de manipuladores de alimentos
  • Nutricional coaching
  • Atendimento nutricional (home care nutricional)
  • Acompanhamento de gestantes
  •  Diabéticos
  •  Hipertenso
  • Consultoria nutricional para bares, restaurantes, padarias, confeitarias, eventos e ONGs.

Divulgue o seu consultório de nutrição 

A divulgação é parte importante da vida do empreendedor. É preciso criar possibilidades de novos negócios e chegar até o seu cliente. O Gerando Empreendedores preparou 4 dicas de divulgação.

Vale lembrar que a divulgação é feita, com base no planejamento feito anteriormente. É importante conhecer bem o seu cliente. Vamos as dicas.

Dica 1.  Facebook, Instagram e Youtube.

Utilize as redes sociais para divulgar o seu consultório. Crie uma página no Facebook e divulgue os seus serviços. Nela você conseguirá analisar os resultados de suas postagens e até criar posts patrocinados e segmentados.

O Instagram é hoje uma das mais populares redes sociais. A plataforma foi criada originalmente, para privilegiar conteúdo fotográfico. Atualmente, textos estão se tornando populares, assim como os stories. Crie fotos, boas imagens e bons textos com conteúdo relevante para o seu público. Mostre o dia a dia de trabalho da clínica, tire duvidas e divulgue os seus serviços.

Faça vídeos no Youtube. Torne-se uma autoridade em seu segmento, isso irá facilitar que as pessoas te encontrem. Solucione os problemas de seus clientes e possíveis clientes. Invista em conteúdo de qualidade.

Dica 2. Propaganda boca a boca

Um cliente satisfeito é a sua melhor divulgação. Invista em um atendimento de qualidade. Seja atencioso, ouça o cliente e procure fazer um atendimento memorável. Solucione os problemas do cliente.

Tenha um pós-atendimento diferenciado. Mantenha contato com seu cliente, através de e-mail, mensagem ou até telefonema. Acompanhe a sua evolução. Surpreenda-o. Pode ter certeza que ele será a sua melhor propaganda. Fidelize o cliente.

Dica 3. Esteja disponível

Esteja disponível para falar sobre a sua área de especialidade. Jornalistas podem precisar de uma fonte especializada em sua área para determinadas matérias. Considere a possibilidade de entrar em contato com alguns profissionais que cobrem a área da saúde, colocando-se à disposição para falar do tema que domina. Pois assim, se tornará uma autoridade do setor. Esteja disponível para falar também com estudantes de jornalismo. Seu esforço e dedicação, valerá a pena.

Falar com um Contador Especialista

Conclusão

E ai animado para empreender e abrir o seu consultório de nutrição?

Invista tempo em planejar o seu negócio, pois este é um dos pilares do sucesso. Você poderá ter ganhos bem acima da média salarial, mas terá que ter uma boa gestão financeira e um bom plano de marketing.

Procure uma assessoria contábil que conheça a área da saúde, isso fará toda a diferença na hora de abrir a sua empresa.

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Envie para um amigo que está pensando em abrir o próprio consultório.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda