Como abrir uma clínica de depilação

clínica de estética

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Como abrir uma clínica de depilação? Está pensando em abrir uma clínica de depilação, mas não sabe como começar? O Gerando Empreendedores te ajuda com uma matéria especial para investir em um dos ramos que mais cresce no país.

O mercado da beleza permanece em ascensão no Brasil atraindo olhares de diferentes investidores que querem sucesso comercial. De acordo com um relatório da Grand Research View a expectativa é de que o mercado de depilação a laser cresça 15,5% ao ano até 2024.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) registrou um crescimento de 72 mil para 480 mil profissionais do ramo da estética. De acordo com a Euromonitor Internacional, o mercado de beleza movimentou um aumentou de US$ 1,3 bilhão entre 2015 e 2016.

Pensando em todos os índices de expansão, empreender em uma clínica de depilação significa permitir a construção de um público que potencialmente retornará. O mundo da beleza oferece serviços que exigirão manutenção ou reparos constantes. Algumas técnicas de depilação funcionam exatamente seguindo essa lógica.

Com os diferentes tipos de tratamentos de cuidado com o corpo, a pele e as novas tecnologias que tornam o processo cada vez mais efetivo e higiênico abrir uma clínica de depilação pode ser um bom investimento para você que está pensando em entrar no mundo da estética e empreender em um negócio próprio.

Como começar?

Para abrir uma clínica de depilação é necessário estar atento ao mercado e conhecer os diferentes públicos que consomem os tratamentos estéticos. Por isso promova pesquisas para entender as demandas do público, concorrentes em potencial e a região que será investida.

É necessário analisar muito bem o mercado antes de abrir um negócio para não pular etapas e reduzir os resultados. Escolha com sabedoria as formas de investimento.

Elabore um plano de negócios para detalhar todos os investimentos e recursos humanos que serão utilizados no desenvolvimento do negócio. O plano de negócios funcionará como um guia de instruções para clínica de depilação. O objetivo é promover um detalhamento cada vez maior do foco do empreendimento e estabelecer uma organização durante o processo.

Colete todos os materiais, equipamentos, detalhes financeiros e de peças e responda algumas perguntas:

  • O que é a clínica?
  • Quais os serviços e técnicas que serão ofertados?
  • Qual o público alvo?
  • Qual o capital e a expectativa de faturamento?
  • Como será a organização da empresa?

É preciso pensar de forma estratégica para que a clínica de depilação alcance bons resultados e esteja seguindo as tendências de um mercado que não possui sazonalidade.

Entendendo o negócio

Compreender as possibilidades de atendimento em uma clínica de depilação é um passo importante para obter sucesso no negócio. As diferentes técnicas estéticas e os diferentes públicos que podem ser atingidos abrem um leque de oportunidades.

As diferentes atualizações que o mercado recebe permitem técnicas para todos os bolsos. É necessário estar atento para oferecer serviços completos.

Atualmente no mercado as técnicas mais procuradas são:

  • Depilação a laser;

A mais eficiente é a depilação a laser por utilizar energia luminosa para remover o bulbo, por meio de feixe de luz que atua diretamente no folículo piloso. Apesar de a técnica ser dolorosa, algumas clínicas de depilação já trabalham com o laser Crystal 3D que une diferentes comprimentos de onda em um processo igualmente eficaz e com menos dor.

  • Depilação com linha;

É uma técnica temporária que utiliza apenas um fio de algodão. A linha remove pequenos conjuntos de folículos a cada passada, o que gera resultados precisos.

  • Depilação com cera fria ou quente;

Uma das técnicas mais clássicas e temidas. A cera quente gruda nos pelos e é removida quando esfria levando todos os folículos desde a raiz. Essa técnica é mais indicada para quem tem uma pele mais clara sem tendência a manchas. Já a cera fria é indicada para peles mais sensíveis.

  • Fotodepilação;

Ao contrário da depilação a laser, a fotodepilação é ligada a uma luz intensa, mas que não apresenta resultados definitivos. Essa técnica elimina o pelo corporal por meio de raios de luz.

Estruturando sua clínica de depilação

A estrutura mais indicada para uma clínica de depilação é organizada em: recepção, sala de espera, salas separadas de depilação, sala de estoque, sala administrativa e dois banheiros. O espaço mínimo recomendado é de 60m² com espaço e possibilidade de expansão.

Atenção: É sempre importante pensar na possibilidade de desenvolvimento do espaço físico do negócio. Seja otimista!

A localização é outro ponto muito importante para ser considerado. É recomendado que a clínica de depilação seja instalada em regiões com forte apelo estético. Você pode inaugurar a clínica em regiões próximas a salões de beleza, academias ou clínicas de massagens.

O quadro de funcionários pode variar de acordo com as necessidades do negócio, o tamanho da clínica e a quantidade de clientes no dia a dia. É recomendado pelo menos uma recepcionista, dois depiladores qualificados e um auxiliar de serviços gerais.

Fique atenção aos profissionais que serão relacionados à empresa. É válido promover uma intensa pesquisa de colaboradores para construir um time responsável e comprometido em entregar um trabalho de qualidade pensando sempre na satisfação do cliente.

Preocupe-se em promover um treinamento que incentive um atendimento atencioso ao cliente e identifique as necessidades e agilidades nesse processo. Também não deixe de observar o equilíbrio emocional do contratado.

Clínicas de depilação são ambientes extremamente íntimos, então você deve se preocupar em construir um ambiente confortável e tranquilo para que o cliente não se sinta coagido ou vulnerável. Ele precisa estabelecer uma confiança com os profissionais e a organização espacial do local influencia muito no posicionamento de pessoas dentro desse espaço.

Decore bem sua clínica de depilação

Na decoração não utilize cores muito fortes ou vibrantes. Procure sempre manter um ar de higiene, com uma decoração mais suave e delicada. Não utilize de elementos muito espaçosos ou hostis.

Além disso, também são necessários alguns equipamentos como:

  • Macas;
  • Cera quente e fria;
  • Termocera;
  • Folhas plásticas para termocera;
  • Esterilizador;
  • Cadeiras e poltronas;
  • Armários;
  • Mesas e cadeiras;
  • Estantes;
  • Computadores;
  • Telefones;

Também é necessário estar atento ao descarte dos materiais. Providencie lixeiras para diferentes tipos de descartes. Materiais que entram em contato com a pele devem ser descartados como lixo infectante e atender as recomendações necessárias de descarte.

Chamando atenção para o seu empreendimento 

Seja criativo na divulgação da clínica de depilação. Como o mercado cresce todos os dias, também é importante investir em formas de divulgação para atrair não apenas clientes, mas também investidores.

Invista em materiais gráficos impressos, assim como no marketing digital com a promoção em redes sociais e sites de pesquisa. Esteja nos mais variados ambientes virtuais possíveis como Instagram e Facebook. Busque sempre agir com uma resposta rápida e efetiva aos seguidores, assim como a promoção de publicações que envolvam conteúdos que ampliem os assuntos abordados nas páginas.

Também é importante construir um site eficiente com informações claras e precisas para o cliente em potencial. Procure desenvolvedores para elaborar uma página com diferentes formas de contato e imagens da clínica.

Concorrência de uma clínica de depilação 

As formas de empreendimento no mundo da beleza se renovam constantemente. É importante destacar, entretanto, que a melhor estratégia não é eliminar a concorrência, mas estudar as formas de trabalho para aplicar sem erros dentro da própria empresa.

Além do estudo de mercado, fique atento as estratégias de promoção, divulgação e fidelização do cliente promovidas por outras clínicas de depilação. Procure entender a apresentação do negócio rival com o objetivo de construir estratégias de marketing que atuem de forma precisa no público.

Quanto custa uma clínica de depilação?

Os custos de uma clínica de depilação irão depender do tamanho do negócio. O investimento inicial pode ser um pouco alto devido à estrutura física e aos equipamentos utilizados no espaço.

Entretanto, o investimento é importante uma vez que a estrutura e o serviço de qualidade certamente resultarão em um retorno rápido de lucro e expansão exponencial do nome da clínica.

Documentação  necessária para abrir uma clínica de depilação

Os documentos para abrir uma clínica de depilação são simples:

  • Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) dos sócios;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de endereço dos sócios;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do contrato de locação em caso de aluguel.

Você precisa contratar um contador especializado em clínicas de depilação para que te auxilie no processo de abertura de empresa e registro em todos os órgãos.

Você vai precisar de registro:

  • Junta comercial do seu Estado;
  • Receita Federal (CNPJ)
  • Prefeitura (Cadastro Municipal)
  • Alvará de funcionamento
  • Vigilância Sanitária
  • Inscrição Estadual se for vender produtos

Como abrir uma clínica de depilação de sucesso

Entre de cabeça no mercado estudando a fundo o público e apresentando o negócio de forma efetiva. Invista em equipamentos de qualidade e em um espaço confortável para os clientes, também é extremamente importante contar com o auxílio de um profissional especializado, pois para colher os bons resultados que seu negócio produzirá, é fundamental contar com uma consultória contábil especializada em seu ramo de atuação. Esteja atento as novas técnicas estéticas e as tendências do mercado para atender diferentes públicos e investidores. E não esqueça de divulgar!

O mercado está em expansão, mas o sucesso está relacionado à como você aplica as dicas e coloca em prática na rotina da clínica de depilação. Por isso, não adianta apenas ficar na teoria, é importante construir ações práticas que irão trazer resultados rápidos, positivos e duradouros. Não fique com medo de investir. O boca a boca de um serviço de qualidade e justo é a melhor propaganda que um negócio pode receber.

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais promissores. O mercado apesar de estar recebendo diferentes profissionais e espaços de emprego, não está saturado uma vez que o ramo estético não enfrenta crise. Essa pode ser a oportunidade perfeita para abraçar o sucesso comercial e se realizar empreendendo.

Nós podemos te ajudar nesse processo de construção da empresa. Conte com a orientação do Gerando Empreendedores para a contabilidade especializada. Além disso, fique atento aos outros conteúdos produzidos e não deixe de compartilhar este artigo com outros empreenderes que desejam investir no ramo estético.

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