Como abrir uma consultoria de Psicologia?

Clínica de psicologia

Uma consultoria em psicologia tem como foco aplicar os conhecimentos desta ciência ao ambiente de trabalho, visando melhorar as relações e também a produtividade.

Assim como no esporte, o estado emocional tem grande influência no sucesso de uma empresa. Porque uma consultoria que realiza análises psicológicas no ambiente empresarial, tem tudo para crescer e se destacar.

Deseja saber como abrir uma consultoria de Psicologia? Leia este artigo que preparamos para você.

O Mercado

O mercado de consultoria apresentou um considerável crescimento nos últimos anos no Brasil. A partir dos anos 90, consultores com experiências nas mais diversas áreas foram ganhando destaque no mercado.

As novidades que a globalização da economia trouxeram para o país, foram as principais causas do crescimento das consultorias. Empresários frente as novas exigências do mercado, precisaram adequar seus negócios para que fossem competitivos, inovadores e sustentáveis.

Um consultor é um profissional com qualificação em uma determinada área do conhecimento. Ele é capaz de analisar e detectar necessidades de seus clientes e feito isso, propor soluções adequadas.

Uma consultoria em psicologia tem um grande mercado a explorar. Com as novas e significativas mudanças no ambiente corporativo, às demandas são imensas.

Além das empresas que necessitam melhorar seu clima organizacional, visando o bem-estar de seus funcionários e a sua produtividade, existem grupos específicos de profissionais que podem ser possíveis clientes. Empreendedores e grandes executivos são alguns deles.

Uma consultoria focada em solucionar problemas e dilemas de clientes que acontecem no corporativo, pode ser um grande diferencial para a sua consultoria em psicologia.

Quem deseja empreender nessa área, precisa ter capacidade de análise, de ouvir e propor soluções baseadas em um conhecimento sólido na área de atuação do cliente.

Há etapas importantes para a abertura de um negócio. Continue a leitura, iremos tirar dúvidas sobre como abrir uma consultoria em psicologia.

Falar com um Contador Especialista

Quais os serviços oferecidos por uma consultoria em psicologia?

São diversos os serviços oferecidos por essa consultoria. Os mais comuns são:

  • Recrutamento e seleção

Além de ser o psicólogo o profissional que tem conhecimentos e ferramentas científicas, que inclusive são credenciadas pelo Conselho Federal de Psicologia, para auxiliar na escolha do candidato ideal para que atenda as exigências do cargo. Testes psicológicos, dinâmicas e entrevistas são utilizadas para realizar essas escolhas.

  • Gestão de clima organizacional

Criar um clima amigável e receptivo em um ambiente tão competitivo como o corporativo, é um dos desafios para a consultoria que trabalha com gestão de clima organizacional.

Atuar na mediação de conflitos, ajudar a equipe lidar com momentos negativos do negócio e até da vida pessoal e criar um ambiente saudável, são os objetivos da consultoria de psicologia.

  • Plano de cargos e salários e plano de carreira

Gestão de benefícios, está entre as maiores demandas para esse tipo de consultoria. Ainda mais com o surgimento de novas empresas e Startups, que procuram diferenciar-se para atrair talentos, com planos de cargos, salários e plano de carreira, diferenciados.

Para realizar um bom trabalho nessa área, o consultor terá que conhecer bem a empresa, o seu ramo de atuação e também os colaboradores, para traçar planos de benefícios que atendam satisfatoriamente esses profissionais.

  • Diagnostico de saúde mental e qualidade de vida

Entender quais os problemas ligados ao trabalho, que os profissionais enfrentam em seu dia a dia, para propor soluções é um dos trabalhos da consultoria que atende essa área especifica.

Atuar na mediação de conflitos e na prevenção de doenças ligadas ao ambiente de trabalho como depressão, estresse, hipertensão, diabetes e LER (lesão por esforço repetitivo), são algumas das atividades atribuídas a uma consultoria em psicologia.

  • Orientação profissional

Essa é uma importante área de estudo da psicologia, que busca criar melhores condições para que o indivíduo trabalhe com aquilo que lhe traz realização pessoal e também profissional.

A insatisfação no trabalho, diminui o rendimento profissional e pode até causar doenças como depressão e crise de ansiedade. O trabalho da consultoria nessa área é desenvolver processos que auxiliem os profissionais no redirecionamento da carreira, as vezes até na mudança de área, na busca de promoção na empresa e até no preparo para a aposentadoria.

  • Avaliação de desempenho

Dar feedback aos colaboradores e ajudar no aperfeiçoamento das qualidades, são uma das atividades desenvolvidas pela consultoria. É criado também pelo consultor, baseado nas necessidades da empresa, processos para avaliar a performance e motivação dos colaboradores no trabalho.

  • Plano de benefícios

O consultor auxiliará a empresa a fazer uma gestão de benefícios eficiente e que atenda as expectativas e motive seus funcionários e ajude na atração e retenção de talentos.

Para isso a consultoria em psicologia, aplica diversos conhecimentos, ligados a psicologia organizacional.

  • Treinamento e desenvolvimento

Identificar habilidades e fraquezas, são algumas das qualificações de um consultor em psicologia, capaz de criar planos eficientes e estratégicos para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

Treinar e capacitar com ações de curto prazo e, incentivar e criar meios para o desenvolvimento de longo prazo na carreira, são algumas das atividades desenvolvidas nesse tipo de consultoria.

Como vemos, o campo de atuação desse tipo de negócio, é bem amplo.

Como abrir uma consultoria em psicologia?

Veja os passos fundamentais para a abertura de uma consultoria de psicologia de sucesso.

A Equipe

Para a abertura de sua consultoria, você deve analisar bem quais profissionais serão necessários para o negócio. O número de colaboradores vai depender de quais serviços a sua consultoria pretende oferecer e o número de projetos em andamento e de clientes.

Caso você deseje, é possível trabalhar com consultores associados, ou pensar em sócios que dividam a função de consultor com você. Portanto outra opção comum no mercado, é a contratação de consultores de acordo com suas qualificações, experiência de mercado e responsabilidade, classificados em júnior, Pleno e Sênior.

O consultor será o cartão de visita da sua empresa. Ele estará em contato com o cliente. É importante que ele tenha algumas habilidades como: criatividade, disciplina, autocontrole, raciocínio lógico, habilidades para negociar, facilidade em trabalho de equipe, saber lidar com imprevistos e ser proativo.

Estrutura ideal

Qual a estrutura ideal para a sua consultoria? Pense nos serviços que serão oferecidos, nos clientes, em seus colaboradores e tente entender qual será a melhor estrutura, tanto em termo de localização, espaço, equipamentos e materiais.

O espaço ideal para uma consultoria é aquele que seja de fácil acesso para os seus clientes e colaboradores. Deve ter um espaço para reuniões agradável e confortável. Importante também ter estacionamento e transporte público no local escolhido.

Alguns empreendedores, optam no início do negócio por espaços de coworking, que são escritórios compartilhados. Esses espaços contam em sua maioria, com escritórios e também salas de reuniões. Os custos são menores que o de manter um escritório próprio.

Pensando na estrutura do seu negócio, um dado importante: a maioria dos atendimentos de consultoria, são feitos na empresa do cliente. Entender o ambiente, conhecer o local e os funcionários, é fundamental para uma consultoria bem sucedida. Portanto, pense nisso na hora de definir o local.

Se optar por ter o seu próprio escritório, vale a pena considerar os seguintes pontos:

– Segurança do local;

– Valor do aluguel na região escolhida;

– Veja como são os serviços de água, luz, telefone, internet e de recolhimento de lixo;

– A infraestrutura de serviços como restaurantes, farmácias e bancos;

– A infraestrutura de serviços públicos como Correio, Hospital, Bombeiros e Polícia;

– Qualidade dos imóveis disponíveis;

– A qualidade da rede elétrica;

Equipamentos e mobiliários necessários para começar sua consultoria

– Computador;

– Telefone;

– Televisor

– Impressora

– Mesas/Cadeiras

– Armários

Vale lembrar que é preciso investir em uma decoração agradável e em um espaço funcional. Itens de higiene e de escritório, não podem faltar. Uma cafeteira e bebedores de água, também não.

Abrindo sua consultoria

É necessário estar atento as exigências legais, para a abertura de sua consultoria. Escolha o regime tributário mais adequado ao seu negócio.

A empresa de consultoria pode optar pelos seguintes regimes tributários

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • Pessoa física, como autônomo

Contrate uma consultoria contábil, para te ajudar a definir qual o regime mais adequado para o seu negócio. O contador vai te ajudar na escolha tributária ideal para a sua consultoria.

Falar com um Contador Especialista

Conclusão

Você que deseja empreender nessa área, tem agora um pouco mais de informação para pensar que tipo de negócios a sua consultoria desejará ajudar e quais serviços serão oferecidos.

Lembre-se das qualificações que um consultor nessa área deve ter, e que é fundamental manter-se atualizado. Uma vez que o ambiente corporativo está sempre em mudança, é preciso estar atento, afinal é nesse cenário que você pretende atuar.

Pesquisa e leia tudo o que você puder sobre o mercado em que deseja empreender. Livros, jornais, revistais, portais e blogs especializados, são excelentes fontes de informação e podem fornecer também insights preciosos, para inovar em seu negócio. Portanto é importante manter-se atualizado, por dentro de todas as novidades relacionadas ao segmento.

Esse conteúdo te ajudou? Então continue acompanhando o Gerando Empreendedores, para ficar sempre por dentro das principais novidades relacionadas a esse segmento. Compartilhe também em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda