Como comprar uma franquia: saiba escolher a certa para você

Como abrir uma franquia

O sistema de franquias vem apresentando um crescimento sustentável no Brasil nos últimos 20 anos consecutivos, e a segurança que ele oferece ao franqueado explica tal fato. Apostar em um negócio que já tem o seu espaço no mercado é uma excelente opção para quem quer investir, mas não sabe como. Como comprar uma franquia: saiba escolher a certa para você é um tema fundamental para quem está decidindo apostar em um negócio pronto e formatado.

Os números do setor de franquias mostram para onde boa parte dos empreendedores brasileiros está direcionando seus esforços e investimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), independente dos períodos de crise, o setor apresentou números positivos e crescentes. O segundo trimestre de 2019 contabilizou um crescimento nominal de 5,9% diante o mesmo período do ano anterior. Nos seis primeiros meses de 2019, sua receita foi de R$ 84,586 bilhões.

Seja pelo sonho de comandar o seu próprio negócio ou mesmo pela necessidade de ganhar a vida após a perda do emprego, a verdade é que o empreendedorismo está na veia do brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Ibope Inteligência, revelou que nada menos do que 61% dos jovens brasileiros têm o empreendedorismo como um propósito de vida, enquanto 55% o definem como um sonho. Cada vez mais, o setor de franchising é, para esses jovens, uma porta de entrada para o mundo dos negócios.

O que é uma franquia

Do inglês franchising e do francês franchise, a franquia nada mais é do que um consolidado modelo de negócio onde o proprietário de uma marca, nomeado de franqueador, concede o seu direito de uso para um investidor, o franqueado. Assim, o empreendedor passa a ser dono de uma ou mais unidades daquele negócio, podendo explorá-lo, beneficiando-se comercialmente dele.

A principal característica desse modelo de negócio é a padronização dos processos e do produto comercializado. O franqueado precisa seguir religiosamente uma cartilha de atuação, reproduzindo fielmente o negócio. Não pode, por exemplo, comercializar um produto diferenciado, fazer propaganda própria e até mesmo modificar algum item da programação visual utilizada. O conceito de franquia é o tema da Lei 8.955/94, que, entre outros pontos, estabelece que não há vínculo empregatício entre franqueado e franqueador.

franquias para todos os gostos e nos mais diferentes segmentos do mercado, mas podemos dizer que são três os tipos disponíveis:

  • Franquia de distribuição: comercialização de produtos (como hambúrgueres).
  • Franquia de serviços: comercialização de um serviço (como aulas de inglês).
  • Franquia de indústria: fabricação de um produto (como uma peça automotiva).

A franquia mais conhecida do mundo é o McDonald’s, presente em 119 países, com mais de 36 mil restaurantes (mais de dois mil no Brasil). Acompanham ele nesta lista top a 7-Eleven, o KFC, o Subway e o Burger King. No Brasil, as maiores franquias são: Boticário, AmPm Mini Market, Cacau Show e McDonald’s.

Historiadores lembram que esse modelo de negócio começou já na Idade Média, quando a igreja católica e os reis concediam aos senhores feudais licenças para coleta de impostos. Mas o franchising nasceu nos Estados Unidos, por volta de 1850, por meio da fabricante de máquinas de costura Singer, que passou, então, a oferecer licenças de uso. No Brasil, a pioneira foi a Yázigi (escola de inglês), em 1950.

1ª, 2ª e 3ª gerações

Modelo de negócio de sucesso, adotado em todo o mundo, o franchising está em constante evolução, buscando fortalecer os benefícios e os ganhos para ambas as partes – o franqueado e o franqueador. Afinal, todos devem ganhar com isso.

As franquias de 1ª geração tinham como modelo licenciar de forma restrita o uso da marca e distribuição do produto ou execução do serviço, com ou sem exclusividade. O suporte operacional e de mercado (uma das principais características desse modelo de negócios) é mínimo. São chamadas de franquia de marca.

Por sua vez, as franquias de 2ª geração inovaram esse modelo, incluindo o suporte para o negócio. Esse apoio se dá no projeto de comunicação visual, arquitetônico e comercialização do produto. Mas o apoio à gestão propriamente dita era mínimo. Esse suporte era oferecido com o objetivo único de alavancar o negócio, proporcionando melhores resultados e mais lucros.

Finalmente, a franquia de 3ª geração oferece a licença com todo suporte de gestão e operação do negócio. Mais do que isso, a operação é toda monitorada pelo franqueador, para que tudo seja feito conforme estabelece a marca.

Os benefícios do sistema de franquia

Você sabia que a cada cem franquias abertas no Brasil, somente cinco fecham as portas antes de dois anos? Todos ganham com esse modelo de negócios. A principal vantagem para quem concede a franquia é a expansão de seu negócio, sem a necessidade de grandes investimentos. É o franqueado quem colocará mais dinheiro no empreendimento, possibilitando a abertura de novos pontos-de-venda.

Para o franqueado, as vantagens também são grandes, e não à toa atraem tantos empreendedores para esse modelo de negócio:

  • negócio conhecido e estabelecido no mercado: o empreendedor será dono de um negócio que já ocupa seu espaço no mercado. Em geral, as franquias são empresas de sucesso, de credibilidade, que dão lucro e que são conhecidas pelo consumidor. O empresário adquire um negócio pronto e formatado.
  • Apoio total na operação: o franqueador oferece apoio total em toda a operação. Assim, o empreendedor não precisa aprender sobre o novo negócio, ou seja, todo o know-how lhe é transferido. O franqueador também fornece treinamentos.
  • Acompanhamento: boas franquias fazem todo o acompanhamento da gestão do franqueado. Assim, as chances de erros são reduzidas. Muitas vezes, basta um telefonema para eliminar dúvidas.
  • Publicidade e propaganda: sua loja não faz anúncios sozinha. Toda a rede participa das ações de marketing, fortalecendo a marca e, consequentemente, o seu negócio.
  • Segurança jurídica: a relação entre franqueador e fraqueado é toda registrada em contrato, o que é um benefício para ambos.
  • Fornecedores: o empreendedor não precisa correr atrás de fornecedores, o que sempre é muito trabalhoso e difícil. O franqueado quem é o responsável por isso, e como faz compras grandes acaba conseguindo preços melhores.

Como comprar uma franquia

Há farto material na internet sobre o tema. Em geral, as franquias investem em divulgação, e oferecem muitas informações em seus sites. Há, também, feiras regulares nas principais cidades do país, que reúnem diversos franqueadores em busca de expansão.

Mas como se faz para escolher uma franquia? Antes de tudo, o empreendedor precisa colher o máximo de informações possíveis sobre o negócio sobre o qual tem interesse. Não hesite em pesquisar tudo sobre a marca, inclusive com visita a pontos-de-venda. Uma boa dica é conversar com mais de um franqueado. Eles poderão falar com propriedade sobre o negócio e a relação com o franqueador, que deve ser a melhor possível.

Toda franquia emite a Circular de Oferta de Franquia (COF). Ali estão elencadas todas as informações vitais sobre o negócio. Leia-o atentamente, e se preciso for peça a ajuda a de um contador ou um advogado que entenda algo sobre o assunto. É preciso que você entenda tudo o que está escrito ali. Dúvidas? Sem problemas, contate o franqueador quantas vezes forem necessárias.

Fique tranquilo, porque um contrato será assinado entre as partes, e isso é obrigatório pela Lei 8.955/94.  Mas antes disso, você irá participar de um processo de seleção, porque da mesma forma que terá todo cuidado na escolha da sua franquia, a empresa também será rigorosa na seleção de seus franqueados.

Faz parte desse processo de seleção: cadastro e análise do cadastro do interessado, solicitação de referências, apresentação formal da empresa, análise de perfil, entrevista presencial (mais de uma), aprovação, entrega do COF e da minuta do contrato e, finalmente, assinatura fechando o negócio.

Microfranquias

Obviamente que a escolha da sua franquia deve passar pela questão da identificação (você gosta daquele ramo), mas nunca se pode esquecer do valor disponível para ser investido. Esse montante vai ser responsável pela definição do franchising escolhido.

Há negócios para todos os preços, entre as quais as microfranquias. A microfranquia tem investimentos de até R$ 90 mil, e isso é definido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). É cada vez maior o número de franquias desse tipo no país: em 2017 havia 545 marcas nessa modalidade, passando para 589 no ano seguinte. O maior número de microfranquias está em nichos da beleza, saúde, bem-estar, informática, educação e comunicação.

Franquias online

Há, também, franquias com investimento bem baixo, inferior a R$ 10 mil. São as franquias online, que observam um grande crescimento nos últimos anos. Ao empreendedor basta um computador, banda larga e uma linha telefônica em casa para investir nesse modelo de negócio.

As franquias online oferecem a oportunidade de um negócio já estabelecido, sem necessidades de gastos com aluguel de ponto-de-venda, estoques e funcionários. Essa é uma de suas principais vantagens. Outra é que é possível conciliar a atividade até mesmo com um emprego formal, já que é o empreendedor quem faz seu horário.

Os principais segmentos são publicidade digital, mobile marketing, serviços administrativos, vendas de cosméticos e suplementos alimentares e turismo.

Faça sua escolha e bons negócios!

Como comprar uma franquia e como escolher a certa para você, isso já ficou claro neste artigo. Nunca é demais lembrar que é preciso calma e determinação para fazer a melhor escolha. Não ultrapasse etapas. O sucesso do seu futuro negócio depende da escolha certa!

Sem dúvida, escolher um bom contador é muito importante. No Gerando Empreendedores temos contadores e financistas especializados em todo o Brasil.

Você sabe o que a contabilidade gerencial pode fazer para sua franquia?  Também entenda como a terceirização da gestão financeira da sua franquia, pode ajudar você a focar em seu negócio de forma extraordinária.

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