Como contratar um bom contador para sua empresa

Primeiro de tudo, entenda como contratar um bom contador para a sua empresa, pois além de ser importante é extremamente necessário. Um profissional qualificado faz total diferença.

Um bom contador é a porta de entrada do empreendedorismo nacional, tendo a oportunidade de tornar-se o braço direito de empresários, claro, à medida que os mesmos entendem e valorizaram o contador como peça fundamental para o sucesso empresarial.

Mas para isso é necessário que você esteja com a mente aberta, e entenda que o contador já não é mais aquele profissional que apenas calculava impostos. Se você conhece profissionais assim, que ainda não possuem uma visão gerencial, então é necessário procurar um profissional mais atualizado, que esteja alinhado com os interesses de sua empresa, ajudando a gerar bons resultados.

Falar com um Contador Especialista

Qual assessoria contábil contratar?

Bem no momento de contratar uma consultoria contábil ou um contador você precisa seguir alguns critérios como:

  • Entender se o profissional em questão conhece bem sobre o segmento de atuação de sua empresa
  • Pagar um preço justo

Você precisa entender que para contratar os serviços de um bom profissional, será necessário pagar um valor justo. Pois um erro muito comum de alguns empreendedores na contratação de um bom contador, é almejar encontrar um profissional qualificado, porém visando pagar um valor bem abaixo do mercado. Essa comparação de preços não é um parâmetro legal, quando se está escolhendo um especialista. Vale ressaltar que o conhecimento tributário que cada contador possui pode fazer a diferença em uma economia tributária para a sua empresa, minimizando assim riscos futuros com a Receita Federal. Ou seja, nem isso você pode comparar, o conhecimento empresarial de cada contador pode ser muito valioso em diferentes situações.

Profissional experiente e com ótima bagagem

Então pense da seguinte forma:

Se minha empresa precisa ter um profissional competente e que desempenhe um trabalho de qualidade, tenho de pagar os honorários justos para o serviço que desejo. Como sua empresa deseja contratar um bom contador se não paga o preço correto?

Um profissional que tenha um vasto conhecimento empresarial que não fique restrito apenas aos serviços contábeis e fiscais. É necessário ter ao seu lado e de sua empresa, um contador competente e empenhado, pois com toda a certeza ele irá ajuda-lo a obter bastante sucesso com sua empresa.

Quais são os serviços prestados

Os serviços prestados por escritórios de contabilidade, normalmente são voltados a parte fiscal, contábil e de folha de pagamento. Um conjunto de serviços essenciais para sua empresa funcionar.

Com a tecnologia avançando e processando grande parte dos serviços repetitivos realizados pelos contadores, as empresas contábeis estão disponibilizando alguns outros serviços para ajudar o empreendedor.

Serviços de gestão financeira: Tem o objetivo de controlar as finanças da empresa.

Serviços de Gestão Empresarial: Tem como objetivo ajudar o cliente no processo de gestão de pessoas e estratégicas

Coaching Empresarial: Procura desenvolver gestores eficientes para liderar a empresa de forma que gere os melhores resultados.

Até serviços de recrutamento e marketing algumas empresas já estão disponibilizando através de parcerias.

Parceiro de sua empresa

Um bom contador irá vestir a camisa da empresa tornando-se um parceiro confiável e dedicado a entregar os melhores resultados. Indicando como a definição de preço é capaz de alterar sua margem de lucros, orientando na escolha de seus fornecedores, uma vez que isso pode influenciar diretamente em possíveis créditos tributários.

Além de tudo isso faz um planejamento tributário totalmente adequado para a realidade de sua empresa visando sempre a diminuição de gastos.

Um bom contador está sempre atualizado.

Independente da área de atuação, o contador tem o dever de estar sempre atualizado. E na contabilidade essa busca por atualizar-se é extremamente importante, pois além de desempenhar sua profissão dentro dos princípios básicos da contabilidade, o contador precisa estar atento às Resoluções e Normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade a aos pronunciamentos Contábeis, além é claro de acompanhar as constantes mudanças nos setores tributários e previdenciários.

Como é feita a supervisão das atividades do contador da minha empresa?

Mesmo tendo contratado os serviços de um escritório de contabilidade ou de um contador, você pode e deve continuar acompanhando os procedimentos padrões de sua empresa. O empresário, dono de empresa, precisa conhecer ou pelo menos ter noções básicas referente a cada tributo e encargos que afetam as atividades de sua empresa, acompanhando sempre que possível e necessário o recolhimento dos valores.

Muitas empresas de assessoria contábil já possuem o procedimento de encaminhar a certidão negativada dos principais órgãos como (Prefeitura, Receita Federal e Secretaria da Fazenda), para seus clientes visto que é um dos indicativos que comprovam que a empresa não possui nenhuma pendência. Sendo assim, acompanhar esses processos com frequência, evitam que sua empresa passe por alguma situação complicada em algum momento.

Sendo assim o profissional da contabilidade precisa estar sempre em busca de aprimorar suas habilidades, para prestar o melhor serviço possível, e tais atualizações podem ser feitas através de;

  • Eventos relacionados a área
  • Cursos
  • Palestras
  • Troca de informações com colegas da profissão
  • Leitura sobre variados temas

Assim sendo, todas essas práticas acabam agregando valor e bagagem para o contador. Vale lembrar, também que os profissionais precisam estar atualizados tecnologicamente,  pois a tecnologia vem ditando padrões, fazendo-se cada vez mais presente em praticamente todas as profissões e com a contabilidade não seria nenhum pouco diferente.

Falar com um Contador Especialista

Como ter em minha empresa um contador experiente e qualificado?

Bem como já falamos, o contador será uma peça fundamental para que você consiga alcançar bons resultados sem preocupações ao longo do caminho. Então, ao escolher o escritório de contabilidade e o contador, busque por boas referências, pois esse profissional será a sua pessoa de confiança. Você precisa ter total segurança no profissional que irá atuar em sua empresa.

Essas dicas te ajudam a identificar e diferenciar as características necessárias, que um bom contador precisa ter. Assim é possível contratar um bom contador para a sua empresa.

Segurança e otimização

Quando você decide confiar as questões financeiras de sua empresa a um escritório de contabilidade, a segurança é garantida. Pois as informações de seu negócio estarão guardadas em um local seguro, uma vez que esse é um dos compromissos que o contador tem com seu cliente, e que normalmente está descrito em alguma cláusula contratual. Isso é necessário pois protege ambas as partes de quaisquer problemas.

Contratar um bom contador economiza tempo e dinheiro

Ter um departamento contábil em sua empresa não é um investimento muito rentável, pois os custos acabam sendo elevados, até mesmo prejudiciais para a saúde financeira de seu negócio. No entanto, suas obrigações fiscais e trabalhistas não deixam de ser exigidas. Sendo assim, terceirizar os serviços contábeis de sua empresa, acabam sendo uma excelente opção, pois sua empresa evita um alto custo com contratação de funcionários, gastos com rotinas contábeis, e departamento pessoal.

Contratar um bom contador para atuar em sua empresa, deve ser uma de suas prioridades. Pois sem sombra de dúvidas, esse profissional capacitado irá ajudar seu negócio a obter os melhores resultados.

Nosso post te ajudou a entender um pouco mais sobre assunto? Então compartilhe nossos conteúdo em suas redes sociais, e fique sempre por dentro das novidades!

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda