Como montar um estúdio de tattoo?

estúdio de tatuagem

Como montar um estúdio de tattoo? A tatuagem é muito mais do que um modismo! É um costume praticado há milênios pelos mais diversos povos e diferentes motivos, transformando-se, ao longo de todo esse tempo, em arte, sinônimo de status e afirmação pessoal e social. Hoje, a tatuagem é um verdadeiro objeto de desejo.

Cada vez mais difundida e aceita, a tatuagem é um segmento que se desenvolve exponencialmente no Brasil, com uma média de crescimento em torno de 20% ao ano. Os estúdios de tattoo estão cada vez mais profissionais, oferecendo aos seus clientes qualidade e segurança. E isso é fundamental, afinal estamos falando de uma atividade relacionada à saúde!

Trata-se de um segmento muito lucrativo, em voga, que não requer altas somas de investimento e que apresenta um retorno relativamente rápido do capital investido. Montar um estúdio de tattoo bem equipado, que segue todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, pode ser um excelente negócio!

Plano de negócios

O primeiro passo para quem deseja montar um estúdio de tattoo é elaborar um plano de negócios. Toda empresa, seja do tamanho que for, precisa de um plano de negócios, que irá nortear seus primeiros passos e acompanhar o seu desenvolvimento. Este plano determinará, por exemplo, o capital a ser investido, seu retorno e faturamento, além da descrição do negócio. Ao elaborar esse plano, o empreendedor terá uma visão mais ampla do empreendimento que pretende abrir.

São os seguintes os principais pontos de um plano de negócios:

– A descrição do seu negócio;

– Investimentos a serem feitos com materiais, maquinários e produtos;

– Os principais serviços prestados e produtos oferecidos;

– Quem serão seus clientes;

– Localização do estúdio;

– O capital a ser investido;

– O faturamento mensal desejado/o tempo de retorno do capital investido.

Falar com um Contador Especialista

Aspectos legais de um estúdio de tattoo

Em primeiro lugar é preciso cadastrar o estúdio de tattoo na Receita Federal, obtendo, assim, um CNPJ. Uma empresa de contabilidade especializada poderá prestar esse serviço, obtendo toda a documentação necessária para a abertura legal do negócio, incluindo o alvará de funcionamento.

Assim como salões de beleza e clínicas de estética, um estúdio de tattoo é reconhecido como uma prestação de serviço que se relaciona com a área da saúde, o que significa que a atividade precisa respeitar as regulamentações dos órgãos competentes de saúde.

Um estúdio de tattoo devidamente regulamentado, com condições sanitárias em ordem, traz segurança para o cliente e protege o empreendedor de pesadas multas e até mesmo do fechamento de seu negócio. Além disso, a legalização funciona como um diferencial do estúdio, uma chancela de qualidade e higiene, trazendo confiança ao consumidor.

Procedimentos a serem seguidos na abertura de um estúdio de Tatuagem

As normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos órgãos de saúde estaduais e municipais garantem as condições de higiene do estúdio e suas boas práticas.

Há legislações específicas para cada município, por isso o empreendedor deve procurar a Secretaria de Saúde local para mais informações. Mas em linhas gerais a Anvisa estabelece o seguinte para o funcionamento adequado de um estúdio de tattoo:

– As agulhas utilizadas devem ser descartáveis e todo material esterilizado antes do seu uso:

– O material pérfuro-cortante descartado deve ser recolhido em recipiente rígido, com tampa, identificado e coletado como resíduo de saúde:

–  As tintas utilizadas devem ser atóxicas e com rotulagem completa, de acordo com a resolução da Anvisa RDC 55, de 6 de agosto de 2008;

–  Os gabinetes de tatuagem e piercing devem ter dimensão mínima de 6 metros quadrados, segundo a mesma resolução da Anvisa;

– Uso obrigatório de luvas, gorro, máscara e avental;

– O local utilizado pelo estúdio para a realização do procedimento deve ter paredes e pisos que permitam limpeza úmida. O filtro do ar deve ser limpo periodicamente;

– Macas, cadeiras, suportes, cabos e bancadas devem ser desinfetados por fricção com álcool a 70º;

– O tatuador deve prestar todo tipo de esclarecimento ao cliente quanto aos riscos e cuidados pós-aplicação, inclusive por escrito.

– Os clientes devem ser devidamente cadastrados, com nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento de identificação;

– Menores de idade só podem ser tatuados com autorização por escrito dos seus responsáveis, com anexação da cópia da identidade e cópia da certidão de nascimento do menor.

Falar com um Contador Especialista

Materiais necessários para o funcionamento de um estúdio de tattoo

São os seguintes os materiais básicos necessários para o funcionamento de um estúdio de tattoo:

– máquina de tatuagem;

– agulhas de tatuagem;

– tinta;

– luvas estéreis

– recipientes de risco biológico;

– equipamentos de esterilização;

– cadeira reclinável (tipo cadeira de dentista) ou maca;

– carrinhos de abastecimento;

– espelhos;

– balcão ou mesa;

– cadeiras e sofá.

Estrutura básica

Há uma estrutura básica necessária para o funcionamento do estúdio. Essa estrutura é composta por:

– móveis em geral:

– sistema telefônico e de ar condicionado;

– computador e impressora;

– softwares gerenciais;

– itens de entretenimento (TV, som, revistas)

– bancadas impermeáveis com torneiras;

– um grande espelho onde o cliente poderá se ver por inteiro, para apreciar sua tatuagem:

– uniformes;

– armários fechados para a guarda de equipamentos, maquinários e produtos. O material de limpeza deve ser depositado em local próprio e independente.

Localização e decoração do estúdio de tattoo

A localização e a decoração do estúdio farão toda a diferença para o sucesso do novo negócio. Um espaço de 40 a 50 metros quadrados pode ser suficiente para o início das atividades, mas o local precisa ser muito bem localizado, organizado, higienizado e decorado.

O local onde a tatuagem será realizada deve oferecer privacidade ao cliente e ao tatuador. É muito comum que o cliente procure o estúdio de tattoo acompanhado, o que significa que uma sala de espera bem estruturada é necessária. Os acompanhantes não devem assistir ao procedimento, mas podem aguardar em uma antessala, que pode contar, por exemplo, com uma televisão ou sistema de som. O ideal é que o banheiro não esteja localizado após o local privativo da tatuagem para que o acompanhante não interrompa o procedimento em momento algum.

A tatuagem é associada, na maior parte das vezes, a um comportamento moderno. O principal público consumidor de tattoos está na faixa etária que vai dos 18 aos 30 anos. Oferecer aos seus clientes um ambiente acolhedor, moderno, bem decorado, sugerindo ser um local “descolado” pode fazer a diferença.

A localização também é muito importante. Não basta ter visibilidade; se possível, monte o estúdio de tattoo em áreas onde haja maior tráfego de pessoas jovens, em locais considerados “points” em sua cidade.

Marketing digital

Uma sala muito bem localizada, com devida programação visual, certamente trará mais clientes para o estúdio. Mas investir em marketing digital é fundamental para o sucesso de seu negócio e prospecção de novos clientes.

Divulgar o estúdio de tattoo no Youtube, no Instagram, no Facebook e Twitter, entre outras redes sociais, é muito importante porque são nestas redes que estão os clientes de tatuagem, em geral pessoas antenadas e conectadas.

O empreendedor poderá contratar uma agência que presta este tipo de serviço, um profissional freelance ou ele mesmo realizar esse trabalho, postando fotos e desenhos produzidos pelo estúdio. Muita atenção: ao postar a foto de um cliente recém-tatuado, jamais se esqueça de pedir sua autorização por escrito, evitando, assim, dor de cabeça e até mesmo um processo judicial.

O que oferecer no estúdio de tattoo

Um estúdio de tattoo produz tatuagens, certo? Sim e não. Muitos vão além, e oferecem o procedimento para body piercing. Portanto o estúdio pode ir ainda mais além, em busca de um maior faturamento, oferecendo, por exemplo, filtros solares e hidratantes para as tatuagens e joias para body piercing. Reconhecido como um local de moda, o estúdio de tattoo pode vender, também, camisetas e acessórios. Um bom negócio pode ser oferecer camiseta com o próprio desenho da tatuagem feita para o cliente. Quanto mais vendas, maior é o faturamento no final do mês.

Contabilidade e controle financeiro

Definitivamente, empreender não é uma atividade simples e fácil. Na maior parte das vezes, o empreendedor assume as mais diversas atividades inerentes ao seu negócio, da venda à gestão da empresa, incluindo o controle financeiro, de estoque e contábil.

Todo negócio gera impostos, que devem ser pontualmente pagos. Porque dessa forma, evita-se a multa e a fiscalização da empresa. Sonegação de impostos pode trazer problemas sérios e muito prejuízo. Uma empresa de contabilidade precisa ser contratada, para que o empreendedor dedique-se somente ao negócio propriamente dito.

O controle financeiro também é fundamental. Controlar as finanças de um negócio vai muito além de subtrair os valores que entram pelos valores que saem do caixa. Há no mercado vários softwares que facilitam essa gestão, que também pode ser realizada por uma boa empresa de contabilidade.

Falar com um Contador Especialista

 

Esse conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Acompanhe o Gerando Empreendedores e fique por dentro das principais novidades relacionadas a esse e a outros tantos segmentos. Ajude outras pessoas, compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda