Como montar uma academia

abertura de academia

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Com a preocupação do brasileiro em manter o corpo cada vez mais em forma, preparamos este especial explicando como montar uma academia e lucrar com o negócio

Como montar uma academia? Não é de hoje que a saúde é uma das principais preocupações da população não só do Brasil, como do mundo, afinal o bem-estar e qualidade de vida são itens que estão em primeiro lugar para qualquer pessoa. E, para aqueles que desejam ter o seu tão sonhado negócio e empreender, o mercado fitness  de academias está indo de vento em polpa. Porém, devemos nos atentar a diversos aspectos quando se trata de abrir uma unidade de treinamento esportivo de ginástica.

Por onde começar e como montar uma academia de sucesso?

Procurar entender as necessidades dos clientes ao pensar em como montar uma academia é um dos principais focos, já que elas são as responsáveis – através de profissionais e aparelhos que permitem as pessoas fazerem exercícios físicos -, por trazer diversos benefícios como redução de peso e gordura, fortalecimento de ossos e articulações, melhora em diabetes, colesterol, entre outras questões, prevenindo diversas doenças.Além desse quesito é importante frisar em como se diferenciar dos demais ao montar uma academia e pesquisar como anda o mercado e seus principais concorrentes.

Trazer produtos inovadores, profissionais de ponta, ter uma estrutura completa, local de fácil acesso, organizado, limpo, entre outras, são algumas das preocupações que o empreendedor deve ter, frisando em tudo aquilo que há de melhor no segmento.É importante também ter o capital necessário, boa vontade, analisar os requisitos, tirar uma série de documentos e, principalmente, ter um plano de negócio de como montar uma academia, com todos os custos envolvidos. Para analisar o local, fazer suas mudanças ou reformas necessárias, comprar equipamentos, verificar as condições e exigências legais são as suas primeiras medidas mais burocráticas. E para dar início, é essencial contratar um contador que legalize sua empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura Municipal (Alvará), Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição), Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros Militar e registro do estabelecimento no CONFEF.

Está com dúvidas ainda sobre empreender? Então veja o que temos a dizer:

Fazendo uma academia acontecer…

Portanto a contratação de bons profissionais é eficaz ao montar uma academia. O mercado consumidor está sempre em busca dos melhores que existem no momento, pois eles garantem os bons resultados para quem busca melhoria na performance de treinamento.Vale lembrar que o estabelecimento deverá manter sempre visível e em local público, o nome do Responsável Técnico e a relação dos Profissionais de Educação Física que atuam em suas dependências, juntamente com seu respectivo número de registro profissional, sejam autônomos (PJ) ou contratados (CLT).

Os profissionais poderão ser:

– 1 (um ou uma) recepcionista, onde suas tarefas são: recepcionar e prestar serviços de apoio a clientes, atendimento telefônico, agendamento de procedimentos, organização de informações, planejamento da agenda de trabalho do cotidiano e demais atividades pertinentes à função;

– 3 (três) educadores físicos, que desenvolvem as atividades físicas em si, ensinando as técnicas corretas desportivas, além de realizar os treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes, avaliam e supervisionam o preparo físico dos clientes, acompanham e supervisionam as práticas desportivas e cuidam de toda parte esportiva e de atividades físicas;

– Auxiliar de limpeza: dependendo do tamanho de sua academia, você pode ter um ou dois colaboradores para cuidar de toda parte de limpeza dos ambientes, banheiros e demais dependências da academia;

– Auxiliar de manutenção: uma pessoa responsável por todo cuidado, manutenção e reparação do maquinário, equipamentos e parte técnica do estabelecimento.

Em um de nossos vídeos, falamos sobre os sete passos para o seu negócio crescer neste ano e, um deles é essencial para quem opta em montar uma academia promissora: a capacitação e treinamento dos colaboradores, mantendo-os sempre motivados e atualizados sobre o que há de mais novo no mercado.

Já na parte estrutural de sua academia, de acordo com o Sebrae, estima-se que o imóvel deverá ter cerca de 250m² com probabilidade de extensão no decorrer do tempo para flexibilização do negócio, como aumento de salas de aula, compra de novos equipamentos, entre outros.

Esses ambientes devem ser divididos em recepção, sala administrativa/de reuniões/treinamentos, sala de avaliações físicas, banheiros e vestiários (feminino e masculino, com armários, chuveiros e toda estrutura completa), espaço para as aulas livres, espaço de treinamento com aparelhos e estacionamento.

Facilidades na hora de abrir sua academia

É importante ter foco para não desperdiçar o tempo – e também seu dinheiro – em algo que seja desnecessário, afinal, nosso objetivo é facilitar a abertura de seu negócio. Como um diferencial, você pode sublocar alguma área e fazer um centro de reabilitação e fisioterapia. Veja como abrir uma clínica de fisioterapia para capitalizar ainda mais o seu negócio. Também há outras formas de rentabilizar e agregar produtos dentro de sua academia, como por exemplo, uma loja de suplementos alimentares, roupas de ginástica e acessórios (garrafas, luvas de musculação, barras de cereal, etc) são alguns dos produtos que você pode disponibilizar ou oferecer espaços para que outras pessoas comercializem e você ganhar com o aluguel. Quanto maior valor agregado e maximização de ganho, maior será sua receita. Philip Kloter, mestre e “pai” da Publicidade e Marketing já dizia: “Lucro é subproduto das coisas benfeitas”.

Depois da definição estrutural e de pessoal, está na hora então de investir em bons aparelhos e equipamentos, que deverão ser divididos em administrativos e esportivos.Para isso, analisar seu mercado, ter equipamentos para todas as faixas etárias, afinal, não somente de público jovem, mas também de mais meia e terceira idade, também se preocupam em exercitar-se.

Qualidade, sofisticação e tecnologia são os diferenciais para você sair na frente na hora de comprar seus equipamentos e vencer a concorrência. É importante analisar a robustez do que você vai comprar já que esses aparelhos estão sujeitos a uso contínuo, diário, repetitivo e prolongado. Listamos abaixo uma estimativa de gastos com equipamentos e sistemas para controle de alunos:

Administrativos

  • 2 Computadores – R$ 3000,00;
  • 1 Impressora – R$ 300,00;
  • 2 Telefones – R$ 100,00;
  • 2 Conjuntos de Mesa e Cadeira – R$ 800,00;
  • 1 Armário de escritório – R$ 500,00.

Total R$ 4.700,00

Esportivos

  • 1 Cross trainers – R$ 4.000,00;
  • 10 Esteiras – R$ 40.000,00;
  • 10 Bicicletas ergométricas – R$; 20.000,00;
  •  Banco supino – R$ 3.000,00;
  •  Pull Over – R$ 3.000,00;
  •  Peitoral Dorsal – R$ 3.000,00;
  •  Pec-Deck – R$ 5.000,00;
  • Máquina flexora – R$ 5.000,00;
  •  Adutor/abdutor – R$ 5.800,00;
  •  Abdominal com carga – R$ 5.000,00;
  •  Remada com carga – R$ 4.500,00;
  •  Leg press – R$ 2.500,00;
  •  Cadeira Romana – R$ 300,00;
  •  Halteres – R$ 700,00;
  •  Barras – R$ 1.500,00;
  •  Kit anilhas – R$ 3.000,00;
  •  Porta barras – R$ 300,00;
  •  Step – R$ 1.000,00;
  • Colchonetes – R$ 1.000,00;
  •  Cordas – R$ 400,00;
  •  Bebedouros – R$ 800,00;
  •  Aparelhagem de som – R$ 2.000,00;

Total: R$ 112.700,00

Diferenciando uma academia das demais

Portanto a parte estratégica deve ser pensada e colocada em prática a partir de agora. Identificar o seu diferencial em relação ao mercado faz parte dessa estratégia e você deve pensar em oferecer algo inédito ou que nenhum de seus concorrentes faça.

Também é preciso oferecer uma vantagem que seja competitiva no mercado para que o cliente o reconheça e assim, aumente o nível de confiança e satisfação com seus serviços prestados, ou seja, um programa diferenciado de emagrecimento ou “coach” renomado marcando presença na academia são alguns exemplos dos diferenciais que você pode ter. Palestras, novas aulas, técnicas e afins também podem entrar na lista queridinhas de seus alunos e clientes.

Apresentar planos com valores diferenciados, mais baixos e exclusivos podem fazer os olhos dos frequentadores brilharem, mas, para isso, há necessidade de ter um número elevado de alunos para obtenção de lucro.Vale sempre fazer o meio de campo com seus clientes, juntamente com pesquisas de avaliação e satisfação e entender o que melhor irá funcionar para o andamento de sua academia.

Saber identificar as expectativas, analisar tendências, técnicas e métodos inovadores cativa não somente os já alunos – fidelizando-os – como também faz aquela boa e velha publicidade do “boca a boca”, que ainda é muito válida para novos integrantes.

Invista nas redes sociais de sua academia

Com as redes sociais cada vez mais em alta, investir nelas é extremamente importante e necessário. Criar contas em Facebook, Instagram e Twitter para divulgação da academia em si, dos profissionais e das aulas ofertadas é item obrigatório. Portanto verificar a possiblidade de contratação de influenciadores digitais do ramo para propagar a imagem da academia e, assim, ganhar mais seguidores é uma das estratégias mais usadas com ótimos resultados hoje em dia.O marketing digital também conversa com seu público-alvo, fazendo parte da estratégia de publicidade, que gera apenas resultados positivos à empresa o que aumenta o índice de interesse.

O custo, para este tipo de propaganda é relativamente baixo e traz bastante resultado, além de novos clientes. Só vale ressaltar que o empreendimento deve entregar ao cliente tudo aquilo que é prometido em suas redes sociais.

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