Como montar uma empresa de marketing digital

Abrir uma empresa de marketing digital é uma oportunidade única para iniciar seu próprio negócio, o que pode ser satisfatório e rentável em vários aspectos.

Além de obter independência econômica, você também tem a oportunidade de trabalhar em um setor muito promissor e acima de tudo, inovador.

É importante entender completamente o funcionamento do Marketing Digital para implementar as táticas mais adequadas de acordo com seu objetivo e sua oferta de produtos e ou serviços.

As seguintes habilidades e características são úteis:

Capacidade de adaptação

Você deve entender que marketing digital funciona de forma dinâmica, evoluindo rapidamente com novidades todos os dias. Ou seja, você precisa estar aberto a mudanças e ficar confortável em assumir a postura de aprendiz, para crescer e administrar com êxito seu negócio digital.

Desejo de aprender

No marketing digital, haverá sempre muitas informações relevantes de maneira dinâmica, especialmente se você se concentrar em SEO, onde a estratégia pode mudar rapidamente, por isso aprendizagem contínua é essencial.

Excelentes habilidades de comunicação

Um boa comunicação é essencial para quem quer atuar com marketing digital. Converter o lead em cliente, exige uma excelente carta de venda. Se você quer atuar com marketing digital de sucesso, precisa desenvolver ao máximo a habilidade da comunicação, que pode ser escrita ou falada.

Conhecer sobre diversos segmentos da economia, pode trazer uma tranquilidade no momento de desenvolver um conteúdo para seu cliente.

Os principais passos para montar uma empresa de marketing digital:

1. Encontre um nicho

O marketing digital é um setor competitivo, portanto, você precisará identificar o que torna sua empresa única para se destacar no segmento escolhido para atuação.

Uma das maneiras de fazer isso, é oferecer um serviço especializado. Para isso, a sua empresa precisa ser reconhecida  como especialista em um tipo específico de estratégias ou de segmento.

Esses são alguns serviços oferecidos por uma empresa de marketing digital:

  • Publicidade paga por clique (PPC) – Anúncios comprados que ficam na parte superior dos resultados dos mecanismos de pesquisa.
  • Search Engine Optimization (SEO) – O processo de maximizar a classificação das páginas quando elas são pesquisadas online.
  • Marketing de conteúdo – Conteúdo on-line criado para públicos específicos sobre produtos ou serviços.
  • Marketing de eventos – promoção de eventos
  • Blogs convidados – Escrever artigos para blogs e criação de links para sites.
  • E-mail marketing – Material promocional enviado por e-mail.

A sua empresa de marketing digital é especializada em B2B ou B2C?

  • B2B significa ‘business-to-business’- Sua empresa desenvolve serviços de marketing para ajudar outras empresas a se posicionarem como autoridades em seu segmento.
  • B2C significa ‘empresa para consumidor’- Com essa abordagem, sua empresa seria responsável pela produção de marketing direcionado para empresas quem vendem para pessoa física.

Se você está iniciando um negócio de marketing como um negócio paralelo, avalie o tipo de serviços que você oferecerá.

Você pode querer trabalhar em projetos únicos específicos ou trabalhar de forma constante para os mesmos clientes por um longo período de tempo.

Qualquer que seja a especialidade que você escolher, é importante ter um foco claro e exclusivo para que as pessoas saibam o que sua empresa tem como solução e quais são seus diferenciais.

No início, é aconselhável desenvolver sua empresa em torno de um serviço essencial e fazê-lo muito bem. Quando você estiver pronto para expandir, considere oferecer outros serviços para diversificar sua oferta comercial.

2. Identifique seu mercado alvo

Depois de decidir que tipos de serviços sua empresa vai prestar, a próxima etapa é determinar para quem você vai entregar os serviços propostos.

Você pode querer fazer o máximo de trabalho possível, especialmente no início, mas não se esqueça de se questionar se está atendendo realmente o seu mercado-alvo e caso a resposta for negativa, não tenha medo de mudar sua estratégia.

Outro aspecto importante o posicionamento da sua empresa, é saber onde está o seu mercado-alvo. Para algumas empresas, pode ser um projeto internacional de larga escala, enquanto para outras, o foco pode ser um pequeno negócio local.

Analise o mercado e procure lacunas, seja uma indústria, um serviço ou um local que atualmente não é atendido. Pense nas lacunas do mercado como oportunidades que sua empresa poderia aproveitar.

Desde o início, é essencial pensar na marca da sua empresa, isso inclui o que sua empresa faz e por que ela faz isso. Pense na sua marca como a história do seu negócio de marketing digital.

Você precisará identificar os personagens principais (membros da sua equipe), o enredo (o que sua empresa faz) e o estilo (como sua empresa se comunica). Depois conte essa história repetidamente.

Sua marca é comunicada através de todas as ações da empresa, desde conceitos gerais como o nome do site e logotipo até os mínimos detalhes, como as fontes usadas no site.

3. Escreva um plano de negócio

Se você pensa em abrir uma empresa de marketing digital, precisa entender os custos envolvidos e o capital de giro necessário. Muitos na internet, vendem que você pode abrir empresa com pouco dinheiro, ou até mesmo, abrir uma empresa sem nenhum capital, mas na verdade, sabemos que todos negócios precisam de capital de giro para se manter. Você precisa de buscar conhecimento e saber as principais informações. Tem pessoas que não sabem nem quanto custa para abrir um empresa, e querem começar o negócio no escuro.

Então busque montar seu plano de negócio, para entender um pouco mais do seu público alvo, capital de giro e qual será sua estratégia de crescimento.

4. Encontre clientes

Toda empresa de marketing digital precisa de clientes. Embora você possa adquirir o maior número possível de novos clientes no início, é provável que, você comece atendendo um pequeno público. Mas com bom atendimento e utilizando das mesmas ferramentas que vende aos seus clientes, você pode atingir em pouco tempo um grande número de clientes.

Importante é atrair para seu negócio, um público comprador. Não adianta ter muitos seguidores que infelizmente não compram seus serviços.

Estabeleça networking e conexões através das redes sociais.

Inicialmente, considere oferecer gratuitamente pequenos serviços para mostrar às pessoas o que você pode fazer. Gradualmente, você criará seu portfólio e poderá usar esse trabalho para obter contratos pagos.

Mas nunca foque no preço baixo. Atrair cliente pelo preço, pode prejudicar muito sua empresa se esse não for seu modelo de negócio.

Ser recomendado por outra empresa pode aumentar as chances de sua empresa encontrar mais clientes e ajuda a criar confiança.

5. Escolha um local para sua empresa

O local do seu negócio diz muito sobre sua empresa. Novamente, tudo faz parte da sua marca; portanto, escolha com cuidado o local do escritório, isso pode dizer claramente que tipo de público sua empresa quer conquistar.

Se você optar por trabalhar remotamente ou estiver procurando cortar custos, considere usar um escritório virtual ou espaço de trabalho compartilhado para obter esses serviços comerciais essenciais, como um endereço ou instalações de correspondência no centro da cidade ou em uma lugar estratégico.

Inicialmente, pode ser possível abrir uma empresa de marketing digital em casa, especialmente se você fizer a maior parte do trabalho.

Encontrar as instalações certas para o seu negócio, não é apenas ter espaço suficiente para trabalhar, mas também mostrar aos clientes em potencial que você se preocupa com o conforto dele.

6. Promova sua empresa de marketing digital

Promover um negócio é essencial, mas para uma empresa de marketing, seu resultado pode representar ao seu cliente, a capacidade de realização dos serviços propostos.

Esses são os passos da promoção:

1. Site otimizado

Primeiro de tudo, você precisa ter um site profissional e bem otimizado. Os clientes e outras pessoas interessadas em sua empresa, devem observar seu site gerando resultado.

Inicialmente, você pode usar um construtor de sites para criar de maneira rápida e fácil um site básico, sem a necessidade de muitas habilidades técnicas. Isso se você não ofertar esse serviço. Mas o ideal é criar um site profissional.

2. Mídia social

Além do seu site, sua empresa precisará estar nas mídias sociais para fortalecer sua presença on-line. Embora existam várias plataformas, concentre seus esforços em conectar-se ao seu mercado-alvo.

Você pode usar as mídias sociais tanto para promover seus negócios, como para encontrar clientes.

Em geral, o Facebook e o Twitter são as principais redes a serem utilizadas. Se aplicável, considere usar o Instagram, Pinterest e outras plataformas também. É uma maneira das pessoas verem o que está acontecendo em sua empresa e mantê-las atualizadas sobre o que é mais importante para seus clientes.

7. Sua empresa de marketing deve adquirir habilidades e contratar

No início, você provavelmente executará todas as tarefas envolvidas na parte operacional da empresa. Quando as receitas da sua empresa estiverem alcançando o ponto de equilíbrio, convém pensar em aumentar sua equipe.

Você precisa focar nas questões estratégicas da sua empresa.

Depois de criar sua equipe, lembre-se de que a comunicação clara e transparente é essencial para o sucesso.

No início, você precisará contratar funcionários versáteis que possam fazer muitas atividades em conjunto. Conforme sua empresa crescer, comece a identificar oportunidades de especialização e segmentação de tarefas para seus colaboradores.

Atenção: Montar uma empresa de marketing digital, é desafiador como abrir empresa em qualquer segmento. Estude bastante e contrate uma contabilidade especializada para te ajudar  a prosperar.

Você pode contratar um bom contador para abrir sua empresa, fazer a contabilidade, gestão financeira e te ajudar na gestão do seu negócio.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda