Contabilidade para agências de publicidade: contador especializado

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Você sabia que pode pagar menos impostos com o apoio de uma contabilidade para agência de publicidade?

Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito da contabilidade para agências de publicidade, incluindo:

  • O que é e o que faz uma agência de publicidade;
  • Tributação para agência de publicidade;
  • Passo a passo para abrir uma agência de publicidade e propaganda.

Continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e entenda como um contador especialista pode contribuir para o crescimento da sua empresa.

No entanto, caso prefira, você também pode clicar em um dos botões abaixo para entrar em contato direto com o nosso escritório contábil:

O que faz uma agência de publicidade?

De acordo com o CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade, esse tipo de empresa exerce as seguintes atividades:

  • A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
  • A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

Ao observar a classificação acima, podemos concluir que uma agência de publicidade presta serviços de gestão de tráfego, marketing e propaganda com o objetivo de impulsionar a visibilidade de pessoas, marcas e empresas.

Por sua vez, dentre os profissionais que trabalham neste tipo de empresa, podemos destacar:

  • Analistas de planejamento;
  • Redatores;
  • Designs;
  • Produtores de vídeo;
  • Gestores de Tráfego;
  • Dentre outros. 

Contabilidade para agência de publicidade: Vale a pena atuar como pessoa jurídica ou pessoa jurídica?

Você já sabe o que faz uma empresa de publicidade e propaganda, sendo assim, é hora de entender como funciona a tributação para negócios neste segmento.

Diante disso, é importante que você saiba que temos basicamente duas opções para os profissionais que trabalham com publicidade, são elas: atuar como autônomo (pessoa física) ou atuar como pessoa jurídica (PJ).

Mas afinal, qual é a melhor opção, quando o assunto é o pagamento e a economia de impostos?

A resposta, podemos encontrar na Tabela do Imposto de Renda Pessoa Física apresentada abaixo:

Base de cálculo

Alíquota

Parcela a deduzir

Até 1.903,98

Isento

Isento

De 1.903,99 até 2.826,65

7,50%

R$ 142,80

De 2.826,66 até 3.751,05

15%

R$ 354,80

De 3.751,06 até 4.664,68

22,50%

R$ 636,13

Acima de 4.664,68

27,50%

R$ 869,36

Vale destacar que a alíquota em questão é significativamente maior que a cobrada das pessoas jurídicas em regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido. De acordo com a legislação em vigor, prestadores de serviço que atuam como pessoa física são tributados em até 27,50% sobre a sua renda.

Tributação para agências de publicidade: como reduzir os impostos?

Você já sabe que atuar como pessoa física não é a melhor opção para agências de publicidade, sendo assim, é hora de conferir como funciona a tributação para quem decide montar negócio como pessoa jurídica.

Apresentaremos detalhes sobre dois regimes, o Simples Nacional e o Lucro Presumido, confira:

Simples Nacional

Agências de publicidade no Simples Nacional podem ser tributadas com base no Anexo III ou no Anexo V, a depender do volume das suas despesas com folha de pagamento, confira as hipóteses:

Anexo III

Faixa

Receita em 12 meses

Alíquota

Valor a deduzir

Até 180.000,00

6,00%

De 180.000,01 a 360.000,00

11,20%

R$ 9.360,00

De 360.000,01 a 720.000,00

13,20%

R$ 17.640,00

De 720.000,01 a 1.800.000,00

16,00%

R$ 35.640,00

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

21,00%

R$ 125.640,00

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

33,00%

R$ 648.000,00

Opção para agências de publicidade, cuja despesa com folha de pagamento é igual ou superior a 28% do seu faturamento.

Neste caso, a alíquota inicial é de 6% e a final pode chegar a 19,50% (considerando a parcela a deduzir) prevista no Simples Nacional.

Anexo V

Faixa

Receita em 12 meses

Alíquota

Valor a deduzir

Até 180.000,00

15,50%

De 180.000,01 a 360.000,00

18,00%

R$ 4.500,00

De 360.000,01 a 720.000,00

19,50%

R$ 9.900,00

De 720.000,01 a 1.800.000,00

20,50%

R$ 17.100,00

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

23,00%

R$ 62.100,00

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

30,50%

R$ 540.000,00

Opção para agências, cuja despesa com folha de pagamento é inferior a 28% do seu faturamento.

Neste caso, a alíquota inicial é de 15,50% e a final pode chegar a 19,25% (considerando a parcela a deduzir) prevista no Simples Nacional.

Lucro Presumido

Por sua vez, as agências de publicidade que optam pelo Lucro Presumido, são tributadas com base na soma das seguintes alíquotas

  • Impostos Federais: 11,33%.
  • Impostos Municipais: 2% a 5%.

Com isso, podemos concluir que tanto no Simples Nacional, como no Lucro Presumido, é possível economizar na tributação para agências de publicidade.

Passo a passo para abrir CNPJ e como contratar uma contabilidade para agência de publicidade

Agora que você já sabe que com a assessoria contábil de uma contabilidade para empresas de publicidade é possível garantir economia no pagamento de impostos, é hora de conferir o passo a passo para abertura da sua empresa:

  1. Contrate serviços de contabilidade especializados;
  2. Forneça a documentação solicitada pelo contador especialista;
  3. Adquira um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ;
  4. Aguarde o prazo solicitado para a regularização da empresa, incluindo a emissão do CNPJ e Alvará de Funcionamento.

Procurando por empresas de contabilidade especializadas em agências de publicidade? Conheça os nossos serviços em contabilidade digital, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

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