Home office : Coisas que você precisa saber

home office

Evitar o desgaste de longos percursos e engarrafamentos para chegar ao trabalho e, depois, para voltar para casa é, com certeza, uma das grandes vantagens do sistema home office. Assim como eliminar custos com o aluguel e taxas diversas de uma sala comercial e com passagens ou combustível. Entretanto, há mais coisas que todo mundo precisa saber sobre home office, para que a decisão de trabalhar em casa seja certeira e bem realizada.

O Gerando Empreendedores preparou uma série de informações que certamente lhe ajudarão a trabalhar em casa, no sistema home office, da melhor forma possível, com produtividade, de forma assertiva e sem sobressaltos. A partir de alguns pequenos cuidados, trabalhar em sistema home office pode ser a opção ideal para você, empreendedor.

O que é e como se iniciou o sistema home office?

Também conhecido como teletrabalho, ou numa tradução literal escritório de casa, o home office não é uma novidade dos tempos modernos. Já na Idade Média, oficinas e lojas eram montadas no andar térreo das casas, evitando novas construções e facilitando a vida dos empreendedores de então. Tal esquema permaneceu até a chegada da revolução industrial, quando os trabalhadores migraram para as fábricas.

Em seu best-seller “A terceira onda”, o escritor Alvin Toffler profetizou, em 1980, que a tecnologia traria as pessoas de volta para trabalhar em suas próprias casas, o que foi confirmado com a proliferação da internet e a popularização dos computadores desktop, inicialmente nos Estados Unidos. De acordo com o International Data Corporation (IDC), em 2011 havia 58 milhões de pessoas trabalhando em suas próprias residências, em sistema home office. No Brasil, mais de 4,5 milhões de pessoas adotam a casa como escritório.

Hoje, o sistema home office é popular, bem aceito e desejado. Acredita-se que ao menos 30% dos trabalhadores de todo o mundo executam suas funções profissionais ao menos uma vez por semana em casa. O sistema home office pode ser adotado por profissionais autônomos, empregados de empresas e empreendedores que têm uma empresa home based (com sede na própria residência).

É bom esclarecer que home office pode não ser exatamente trabalhar em casa. O conceito também é utilizado para o trabalho realizado em cafés, parques, hotéis e aeroportos, entre outros. Trabalho à distância e trabalho remoto são definições muito bem aceitas pelos especialistas.

Há, no entanto, mais coisas que todo mundo precisa saber sobre home office. Acompanhe!

Falar com um Contador Especialista

Será que Trabalhar em casa é para você?

Evitar longos trajetos de ida e vinda de casa para o trabalho, economizar nas passagens ou combustível e ainda eliminar pesados custos com aluguel de uma sala comercial e taxas como condomínio, conta de luz e gás, IPTU e outros, isso todo mundo deseja. Mas será que trabalhar em home office combina com você?

Essa é uma pergunta absolutamente necessária, que pode evitar dissabores e problemas futuros. Definitivamente, o home office não é para todos. Como dissemos, há coisas que todo mundo precisa saber sobre o home office. Pessoas extremamente desorganizadas, dispersivas, que não dispõem de um mínimo de espaço em casa para acomodar o seu trabalho, por exemplo, podem ter muita dificuldade de assumir esse sistema para si. Se você é do time daqueles que amam o silêncio, e sua casa tem uma movimentação, digamos, acima do tom, isso pode se transformar em um grande problema e fonte de estresse. Ao contrário, se você detesta ficar só e se beneficia da presença de outras pessoas ao seu redor, o home office poderá ser uma excelente opção.

É verdade que a economia gerada pelo home office pode ser grande, e isso é muito bom, mas é fundamental que você esteja bem e feliz em seu local de trabalho.

Como montar o seu home office

Se você decidiu pelo home office, agora é hora de montar sua estrutura de trabalho dentro de casa. Esqueça a ideia de repousar o seu notebook sobre a mesa da sala ou no seu próprio colo, sentado no sofá. Você precisa montar uma estação de trabalho, onde você organizará seu material, documentos, livros, material de escritório e tudo que tem a ver com suas funções profissionais.

É claro que o ideal é que você tenha, em sua residência, um cômodo para transformar em escritório. Mas nem sempre isso é possível. E se não for, tudo bem, você poderá montar sua estação da melhor forma possível, investindo o quanto puder no seu canto de trabalho.

Uma dica preciosa é definir o seu local de trabalho e mostrar para sua família que aquele espaço é seu e deve ser respeitado como tal. Claro que um familiar pode se sentar diante da sua escrivaninha, para fazer anotações, por exemplo, mas todos precisam saber que aquele espaço precisa ser preservado.

O local precisa:

  • Ser bem iluminado:
  • Ter ventilação boa;
  • Proporcionar alguma privacidade;
  • Contar com um armário ou gavetas para o armazenamento de todo o seu material e documentos;
  • Estar limpo e sempre bem arrumado e organizado;
  • Ter uma boa banda larga, computador e impressora;
  • Ter uma cadeira confortável e, se possível, ergonômica.

As vantagens de trabalhar em casa

Há vantagens que vão além da economia de tempo e dinheiro. As principais delas, sem dúvidas, são o aumento da qualidade de vida e a possibilidade de organizar melhor seus horários de trabalho. Outras vantagens:

  • Estar mais próximo da família;
  • Maior controle da alimentação e menos gastos com comida;
  • Liberdade de se organizar profissionalmente;
  • Privacidade.

As desvantagens do home office

Há, claro, desvantagens. As principais são:

  • Isolamento social;
  • Menos networking;
  • Possível distração com questões familiares;
  • Desorganização dos horários de trabalho.

E se você tem filhos, como fica seu home office?

De fato, muitas vezes home office e filhos, principalmente os menores, não combinam muito. É preciso seguir algumas regras para que as crianças não atrapalhem sua atividade profissional – e que você também não atrapalhe as crianças, afinal elas também são donas e moram na sua casa.

  • Esse é seu escritório, e isso deve ficar bem claro para as crianças. Há limites, que devem ser respeitados. Vale a pena explicar para eles que trabalhar em casa é exatamente igual a trabalhar em um escritório;
  • Se você receber algum cliente, a parte social da casa precisa estar arrumada e as crianças devem evitar a sala durante a vista. Elas podem cumprimentar seu cliente, mas devem brincar em seus quartos;
  • Você deve criar algumas regras de convivência. A tendência é que as crianças solicitem a sua atenção várias vezes ao dia. Você definir alguns pequenos horários de descanso, quando poderá estar com elas:
  • Deve haver silêncio quando você precisar falar ao telefone com clientes ou fornecedores – isso é uma regra que não pode ser quebrada;
  • Uma boa ideia é produzir uma sinalização indicando que você não pode ser incomodado. As próprias crianças podem criar tal sinalização, o que pode ser divertido e educativo;
  • Acredite, você será constantemente testado. Saiba dizer não;
  • Fica difícil para uma criança entender a indisponibilidade do pai por tanto tempo, mesmo ele estando ali de corpo presente. Você não deve “morar” no home office, mas sim trabalhar. Defina sua jornada e separe um tempo para brincar com as crianças;
  • Não exponha os problemas e insucessos do trabalho para as crianças. Elas não são maduras para entender questões corporativas;
  • Lembre-se: a casa também é deles. Cuidado para não transformar o seu home office em um problema doméstico.

Como ser mais produtivo no home office

Entre coisas que todo mundo precisa saber sobre home office estão as dicas para que sua jornada de trabalho seja mais produtiva. E menos estressante também.

  • Home office e pijama não combinam: você sai para trabalhar de pijama? Claro que não! Na hora de “ir para o trabalho”, coloque uma roupa adequada, depois de um bom banho, barba feita e cabelos penteados. Claro que você pode calçar um chinelo, mas fique atento à sua postura diante do horário de labuta. Cuidado com o desleixo, ele é um inimigo a ser combatido. Imagine se um cliente solicitar uma videoconferência? Já imaginou?
  • Estabeleça uma rotina de trabalho: é verdade que o seu local de trabalho está a passos de tentações como sua cama, a televisão, a geladeira…Mas isso não significa que você deva ter acesso livre pela casa. E, ao contrário, também não pode se isolar no seu home office o dia inteiro, madrugada adentro. Crie rotinas de trabalho, incluindo horários.
  • Faça checklists: crie o hábito de fazer listas do que precisa ser feito naquele dia. Muitas vezes, outros profissionais nos cobram tarefas quando estamos em um escritório, o que poderá não acontecer dentro de casa. A produção diária de listas de tarefas ajudará muito na sua organização e produtividade.
  • Saiba ser flexível: a flexibilidade é uma das vantagens do sistema home office. Como é você quem organiza seu fluxo de trabalho, poderá se ausentar para resolver um pequeno problema doméstico, por exemplo, sem atrapalhar seus afazeres profissionais. Mas entenda que essa flexibilidade é uma conquista e deve obedecer a critérios. As tentações em casa são muitas, e a dispersão é sua maior inimiga.

Home office, o melhor lugar para se trabalhar

Optar pelo trabalho dentro de casa pode ser uma opção extraordinária ou um grande problema. Fique atento aos seus movimentos, perceba como está sua produtividade, faça os ajustes necessários e transforme seu home office no melhor lugar do mundo para se trabalhar.

Para aproveitar mais o seu tempo, você pode terceirizar algumas atividades como gestão financeira e a contabilidade da sua empresa. Para isso, você precisa de um escritório de contabilidade especializado em seu segmento, para manter sua empresa atualizada.

Nós temos contadores e especialistas em finanças em todo o Brasil para te ajudar., além de cursos e treinamentos para você aumentar sua lucratividade e pagar menos impostos, tudo com base legal.

Agora fale com um especialista que vai te ajudar e ter bastante sucesso com seu trabalho Home Office.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda