5 dicas para montar uma clínica de estética

clínica de estética

Separamos 5 dicas para montar uma clínica de estética  clínica de estética?  O segmento de estética é um dos que mais crescem no país, afinal beleza e saúde não se discutem, mas se cuidam, não é mesmo?

Empreender é o sonho de muitos brasileiros. As clínicas de estéticas podem ser um excelente negócio para aqueles que querem empreender no ramo da beleza. Para que o sonho não vire pesadelo, apresentamos  5 dicas para montar a sua clínica de estética de sucesso.

Massagens relaxantes, limpeza de pele, depilação, remoção de tatuagens, maquiagem definitiva e preenchimentos, são alguns dos serviços que podem ser oferecidos em uma clínica de estética, setor que apresenta novidades com tanta velocidade que é preciso estar atento para não ficar desatualizado.

Como montar uma clínica de estética? 

Para começo de conversa

O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo no ramo da estética.

Um mercado que antes era reduto quase que exclusivo das mulheres, hoje, tem os homens cada vez mais dispostos a gastar tempo e dinheiro para cuidar da aparência.

Quem busca serviços na área da beleza, são pessoas preocupadas com seu bem-estar e autoestima. Elas investem o que podem para ser a melhor versão de si mesmas.

Desde os anos 2000 existem cursos de nível superior para formar profissionais na área de estética.

Uma clínica estética, precisa ter um responsável técnico com CRM, ou seja, formado em medicina. Esta exigência, são para clínicas que tem procedimentos que necessitam de um médico.

Você pode escolher entre abrir um negócio com a sua própria identidade ou optar por uma franquia.

Uma clínica de estética além de cuidar da beleza, busca olhar o ser humano de forma holística, compreendendo assim tanto o seu bem-estar físico, biológico, social e também espiritual.

Para te ajudar a colocar a começar a desenhar o seu bem sucedido negócio neste promissor mercado, confira nossas 5 dicas de como montar uma clínica de estética:

Falar com um Contador Especialista

Dica 1. Um plano de negócio para chamar de seu.

Se você decidir montar sua clínica de estética do seu jeito, o plano de negócio será imprescindível, afinal ele ajudará a mapear seu negócio e funcionará como uma bússola, te orientando no percurso no início e também durante o desenvolvimento do negócio.

Um plano de negócio eficiente, precisar ter fundamentalmente esses 4 itens:

  • Análise de mercado

Analisar o mercado é fundamental. Para que sua clínica de estética seja um sucesso, você precisa conhecer o seu público, de onde eles vêm e qual o diferencial que seu negócio pode oferecer, que o diferencie da concorrência.

Quem são seus concorrentes? Quais são suas qualidades e pontos fracos? Quem são os fornecedores? Essas perguntas precisam ser respondidas. É preciso analisar o que dá certo em seu mercado e o que poderia servir de inspiração para o seu novo negócio.

  • Plano financeiro

Definir o planejamento financeiro é um dos primeiros passos na criação do plano de negócio. Nele, deve conter informações como: estimativas de custo iniciais, capital de giro, receitas e despesas e fluxo de caixa.

É preciso saber quais os recursos serão necessário para começar o negócio e o manter, até que ele comece a dar lucro.

  • Produtos e serviços

É preciso pensar em seus produtos e serviços com cuidado. Quais os diferenciais que eles terão no mercado? Como fazer o cliente perceber as qualidades e o custo benefício de seus produtos e serviços, comparados a concorrência?

  • A estratégia de marketing

No plano de marketing negócio, você precisará definir quais serão seus principais produtos e serviços.

Quanto mais detalhado melhor. A definição de preço dos seus produtos e serviços e a abordagem utilizada para a venda, são informações importantes para o sucesso de sua clínica de estética.

Um plano de negócio, bem detalhado trará grandes benefícios para o seu negócio. Um minucioso planejamento é o primeiro passo para a construção de um negócio duradouro.

Falar com um Contador Especialista

Dica 2. O local certo para a clínica

Depois de elaborar cuidadosamente seu plano de negócio e saber quem é seu público, entender seus, hábitos, gostos e também qual o seu poder aquisitivo, defina o local.

Será fácil para o seu cliente chegar ao seu endereço? Há algum obstáculo para ele? Tem estacionamento? Existe opções de transporte público? Leve em consideração essas questões para que o local não seja um problema.

Busque lugares que sejam frequentados por pessoas de diversas classes sociais. Isso facilitará o acesso dos seus futuros clientes.

Avenidas, shoppings, empreendimentos próximos a academias e salões de beleza são excelentes locais para uma clínica de estética.

Dica 3. Documentação necessária

É preciso estar atento a legislação vigente na hora de abrir sua clínica de estética. O que diz a legislação do código de defesa do consumidor? Quais são as regulamentações do exercício profissional? O empreendedor deve estar atento a essas informações para evitar problemas futuros.

É importante conhecer as seguintes leis que influenciarão diretamente o seu negócio, são elas:

  • Código Sanitário
  • Código de defesa do consumidor
  • LEI 6.360 de 23.09.1976 (Trata sobre a vigilância que são sujeitos medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos e outros produtos)

É importante consultar a prefeitura da sua cidade para verifica se o local escolhido para a clínica poderá ser usado. Também temos um guia de como montar uma empresa de sucesso. Um passo a passo para te ajudar a crescer e se desenvolver como empreendedor.

Contratar uma assessoria de um contador é o início do processo da abertura de seu empreendimento.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de locação ou Compra e Venda

Uma assessoria contábil lhe auxiliará na abertura de CNPJ da sua empresa.

 

Dica 4. O Pessoal da clínica de estética

Os profissionais são o diferencial de qualquer negócio, ainda mais no ramo da estética. Ter profissionais competentes, qualificados e humanos no atendimento, é fundamental para o crescimento de seu negócio.

O fator humano é um grande diferencial. Acredite, as pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto ou serviço, se elas perceberem atenção e dedicação do profissional que as atende.

Uma clínica de estética, deve contar com cirurgiões plásticos, dermatologistas, esteticistas, massagistas e também auxiliares para os diversos serviços estéticos.

Cirurgião dentista, enfermeiros estetas, fisioterapeutas, nutricionistas estetas farmacêuticos estetas e biomédicos estetas, são profissionais que são habilitados a atuarem na área da estética.

Para o bom andamento do negócio, são necessários profissionais para a área administrativa e de vendas da clínica, como também para a recepção e limpeza.

Dica 5. Equipamentos para a clínica de estética

Os equipamentos vão depender do tipo de clínica estética que você montará.

Materiais de escritório e também produtos de limpeza devem contar na lista de itens necessários para a clínica.

Veja a lista de equipamentos específicos para uma clínica de estética:

  • Cadeira de massagem anti-stress;
  • Cadeira reclinável para massagem facial e limpeza de pele;
  • Aparelho para peeling;
  • Maca para massagem e depilação;
  • Aparelho de micro correntes;
  • Vaporizador;
  • Fonte de oxigênio;
  • Aspirador de secreções;
  • Mobiliário dentro do padrão hospitalar;
  • Armários;
  • Mesa cirúrgica;
  • Monitor cardíaco e desfibrilador;
  • Lavadoras e secadores de roupas;

Pensar e planejar cuidadosamente o valor que irá investir em estrutura é fundamental. Os aparelhos para uma clínica de estética, podem exigir um valor considerável do orçamento geral.

É preciso pensar também na iluminação da clínica, nos móveis, na decoração, nos espelhos e nas divisórias do local.

Seu cliente precisará se sentir confortável e, um ambiente bonito e agradável é essencial em um negócio de estética.

Você deve pensar também em toalhas, aventais, luvas, shampoo, condicionador, tintura e outros itens importantes para que o seu negócio funcione bem.

Dica Extra. Serviços que podem dar bons resultados a sua clínica de estética

Em um mercado competitivo e dinâmico como o da beleza, ser criativo e inovador será o grande diferencia de seu negócio. Meios de fidelizar clientes e novos produtos e serviços precisam estar em seu foco desde o início do seu projeto.

Veja algumas ideias que podem ser o diferencial de sua clínica de estética:

  • E-commerce (vender produtos ou pacotes pela internet);
  • Programa de fidelidade (cartão fidelidade que beneficia seus clientes que mais consomem seus produtos e serviços);
  • Dia da noiva e do noivo (adaptar este serviço a sua clínica poderá ser um grande diferencial);
  • Visagismo (harmonizar e valorizar aspectos pessoais através de recursos estéticos);
  • Agendamento online (através de aplicativo, ou de outra maneira que facilite a vida de seu cliente);

Se você chegou até essa parte desse artigo, é um franco candidato a empreendedor, queremos te parabenizar. A vida de empreendedor é desafiadora, existem barreiras e dificuldades, mas com conhecimento, persistência e ajuda profissional qualificada, é possível ter um negócio de sucesso e melhor, é possível se realizar fazendo o que gosta e acredita.

Reveja as 5 dicas de como montar uma clínica de estética , faças anotações e comece agora a esboçar o plano de seu futuro negócio. Não deixe a inspiração ir embora. Não tenha medo, escreva. Colocar as ideias no papel não irão custar nada, não é mesmo?

“Toda a caminhada começa com um pequeno passo”, comece! Empreender é desafiador, mas se esse realmente é o seu desejo, valerá a pena.

Nós podemos te ajudar a abrir a sua empresa. Conte com nossa orientação para a sua contabilidade especializada. Consulte-nos!

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda