Como abrir uma clínica de fisioterapia? É um ponto interessante a analisar. A fisioterapia é uma ciência que trabalha e estuda a reabilitação de pacientes com distúrbios causados por doenças genéticas, traumas ou enfermidades que podem surgir ao longo da vida.
O mercado para o fisioterapeuta é promissor. Empreender nessa área, pode ser uma grande oportunidade, para profissionais experientes e até em início de carreira. Saiba ao longo desse artigo, como abrir uma clínica de fisioterapia.
Reabilitar, curar e prevenir doenças, são os objetivos desse profissional cada vez mais requisitado. A profissão faz parte da área da saúde e trabalha em conjunto com outras áreas como a medicina e a enfermagem, por exemplo.
Fisioterapia do trabalho, neurológica, cardiorrespiratória e ortopédica, são apenas algumas das áreas que o profissional pode atuar.
Processos para abertura de uma clínica de fisioterapia
Está pensando em abrir uma clínica de fisioterapia? A demanda cresce com o envelhecimento da população brasileira e com o aumento do mercado ligado a produtos e serviços de bem estar.
Para que o negócio de certo, em um país que muitos empreendedores fecham os seus negócios antes do segundo ano de vida, é preciso planejamento, planejamento e ação.
-
Planejamento
O empreendedor deve fazer um plano de negócio que deve conter informações fundamentais como: público alvo, estudo de viabilidade econômica e planejamento tributário.
Entender quais são os objetivos, missão e valores do seu negócio é outra ajuda que o plano de negócio trará para que você posicione o seu negócio de acordo com seus valores pessoais, orientado por princípios éticos da profissão e também, com as necessidades do mercado.
Pesquise a concorrência, entenda os pontos fontes e fracos de projetos já existente. Não negligencie essa parte. O tempo gasto no planejamento e preparação, não é desperdício de tempo, pelo contrário, poupará problemas futuros.
Gaste tempo para afiar o machado. Siga este conselho de Abraham Lincoln que certa vez disse que caso tivesse um determinado tempo para contar uma árvore, gastaria mais da metade do tempo afiando o machado.
Outra ferramenta que o empreendedor poderá utilizar neste período de planejamento, é o Canvas, que é um esquema visual, que auxilia o empreendedor a desenhar o seu modelo de negócio.
Esta metodologia, possibilita através de um esquema visual simples, analisar elementos que o empreendedor precisa pensar como: parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, proposta de valor, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custo e fluxo de receitas.
-
Pessoal qualificado
Qual será o tamanho do seu empreendimento? Terá uma área de atendimento especifica no ramo de fisioterapia? Atenderá diversas especialidades? Atenderá com equipe multifuncional? São questões que irão determinar qual serão os profissionais e também o número deles.
Basicamente será necessário para o negócio fisioterapeuta, recepcionista, profissionais para área de limpeza e administrativa.
É importante trabalhar com uma equipe de qualificada em todas as áreas.
O empreendedor que desejar oferecer ao seu cliente atendimento multidisciplinar, poderá contar com profissionais nas seguintes áreas:
– Fonoaudiologia
– Psicologia
– Neurologia
– Ortopedia
– Pilates
– Terapia Ocupacional
– Terapias Alternativas
Essas áreas em conjunto com a fisioterapia, podem fornecer ao paciente uma recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida.
Humanizar a relação paciente x fisioterapeuta é de grande importância. Uma escuta atenciosa, um acolhimento sincero e uma genuína preocupação com o seu paciente, é um grande diferencial. Esteja atento aos detalhes, escute os seus pacientes, se interesse de verdade por eles.
-
O Custo
Analise os custos necessário para o seu negócio. Você irá investir em estrutura, equipamentos e também em documentações para a abertura da sua clínica.
Busque o auxílio de uma consultoria contábil, que lhe auxiliara em todas as etapas de abertura do negócio.
Você precisa prever capital de giro. E analisar os custos fixos e variáveis do negócio, bem como: salários e benefícios dos colaboradores, retirada mensal dos sócios, impostos e taxas administrativas, aluguel ou compra de imóvel, manutenção de equipamentos e estrutura física e também custos da divulgação do negócio.
De acordo com o SEBRAE os custos mensais de uma pequena clínica de fisioterapia são de R$ 15 mil. Esses valores, podem variar de acordo com o público alvo da clínica como também pelo tamanho do estabelecimento e a localização.
A gestão da clínica de fisioterapia
A administração de um negócio é de fundamental importância, é importante que o empreendedor se capacite nessa área, ou que tenha um profissional que cuidará dessa parte vital do negócio.
Não centralize funções. Se você é fisioterapeuta, o ideal é que gaste mais tempo com seus pacientes.
Um contador ou administrador, auxiliaria e muito o empreendedor na organização do fluxo de caixa, contas a pagar, imposto, salários, e até para saber se determinado investimento é viável e como aplicar melhor os lucros do negócio.
-
Vendas a base de todo negócio
Tenha um site profissional. Quem não é visto não é lembrado e para que sua clínica esteja sempre cheia, tenha um endereço eletrônico.
Caso tenha contatos através do site, responda rapidamente, de forma amigável e mais atenciosa possível. Isso demostrará profissionalismo e respeito ao seu futuro cliente.
Invista em seus clientes, o boca a boca ainda é a melhor divulgação. As pessoas ainda tendem a pedir indicações para pessoas de sua confiança para decidirem por algo como iniciar um novo tratamento.
Se puder, tenha um profissional que irá se dedicar a vender em sua clínica, isso trará grandes benefícios para o crescimento do negócio. O profissional de vendas, poderá desenvolver parcerias estratégicas, com outros profissionais como ortopedistas, fisiatras e geriatras e poderá também desenvolver relacionamento com academias, clubes esportivos e outros que podem indicar clientes para a clínica.
Identifique locais onde o seu possível cliente, possa frequentar e deixe nesses locais cartão de visita e panfletos, essa técnica ainda funciona.
-
Contabilidade
Tenha uma consultoria contábil para te auxiliar no negócio. Além de te auxiliar a lidar com a burocracia que as vezes desanima o empreendedor, essa assessoria te auxiliará no planejamento e também na organização dos recursos, possibilitando assim, melhores tomadas de decisão.
-
O Marketing ideal para uma clínica de fisioterapia
É possível com trabalho, dedicação e um bom planejamento, tornar a sua clínica, um case de sucesso do mercado.
Invista em marketing de conteúdo, essa é uma forma de posicionar você e sua clínica como especialistas que entregam conteúdo útil e de qualidade para o público. Ter conteúdo de qualidade em um blog, que esteja conectado ao seu site, é mais uma grande possibilidade de ser encontrado na internet, que procuram por conteúdos que são sua especialidade e possivelmente podem precisar de seus serviços.
Ajude também jornalistas. Esteja disposto a dar entrevistas e a auxiliar inclusive estudantes universitários em suas matérias e trabalhos de conclusão de curso. Isso ajudará a disseminar conhecimento e também te posicionar como especialista no mercado. Isso facilitará pessoas interessadas a encontrarem a sua clínica. Envie e-mail para jornalistas, se colocando à disposição.
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para a sua clínica. Esteja nas redes sociais. Escolha algumas como: Facebook, Instagram e Youtube. Crie e compartilhe conteúdo de qualidade, respeitando as características de cada plataforma. Faças post patrocinados regularmente.
A Estrutura da clínica de fisioterapia
-
Local
Para o sucesso de seu negócio escolha bem o local. Como em alguns casos, seus pacientes terão problemas de mobilidade, escolha o espaço da futura clinica pensando na acessibilidade.
Veja também se há estacionamento no local e também transporte público.
-
Serviços oferecidos na clínica
Defina quais serviços a clínica irá oferecer.
Essas são algumas das áreas que a clínica poderá atuar:
– Fisioterapia Pediátrica (auxilia crianças com desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões);
– Desportiva (atua na recuperação e na prevenção de lesões de atletas profissionais e amadores);
– Cardiorrespiratória (atua no tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares agudos e crônicos);
– Neurológica (atua na reabilitação de pacientes com problemas neurológicos);
– Do Trabalho (atua na orientação e auxilio de funcionários para correção postural e na análise ergonômica do local de trabalho);
-
Documentação necessária para abrir uma clínica de fisioterapia
Você precisará dos seguintes documentos para abrir a sua clínica de fisioterapia:
- Cópia autenticada do RG e CPF
- CNPJ
- IPTU do imóvel
- Documentação na Junta Comercial
- Alvará de funcionamento
- Secretária Estadual da Fazenda
Dependendo da cidade que irá abrir sua clínica, poderão ser necessários documentos específicos.
-
Equipamentos Necessários
Os equipamentos necessários, dependerão do tipo de serviços disponíveis na clínica. A clínica deverá ter recepção, sanitário, consultório e salas de atendimento que levem em consideração as necessidades de cada especialidade, como também uma área administrativa e comercial.
Equipamentos necessários para a clínica:
- Computador
- Mobiliário
- Cama Elástica
- Hidroterapia
- Termo terapia
- Ultrassom
- Ondas curtas
- Macas
- Dentre outros
Planeje começar o seu tão sonhado negócio hoje. Dê o primeiro passo, fazendo um plano de negócio ou comece pelo Canvas. Empreender em uma área tão promissora e em crescimento como a da saúde, pode ser a sua grande chance de ajudar um maior número de pessoas e de se realizar empreendendo.
Como abrir CNPJ para fisioterapeutas
Se você chegou até aqui, possivelmente entendeu como montar uma clínica de fisioterapia, incluindo a contablidade, custo, local de instalação e muito mais.
No entanto, é importante farmos sobre a abertura do CNPJ, que é um dos pontos principais para ter uma empresa legalizada e pagar menos impostos.
Sendo assim, vamos entender como abrir CNPJ para fisioterapeutas e todo o passo a passo necessário para fazer a abertura de empresa nos órgãos responsáveis. Confira:
- Defina o endereço comercial para a consulta de viabilidade na prefeitura;
- Crie um nome empresarial para registro da empresa;
- Contrate uma contabilidade especializada em fisioterapeutas;
- Adquira os certificados digitais, pessoa Física e Pessoa Jurídica (e-CPF e e-CNPJ);
- Aguarde a elaboração do contrato social;
- Separe a documentação necessária (RG, CPF, IPTU, CREFITO);
- Entrada do processo na junta Comercial;
- Abertura do CNPJ na Receita Federal;
- Cadastro da Inscrição Municpal na Prefeitura;
- Solicitação das licenças e alvarás na prefeitura e órgãos competente.
Consulte especialistas quando necessário. Nós podemos ajudar você a abrir o seu negócio. Conte com a equipe do Gerando Empreendedores. Consulte-nos!
Caso acredite que este artigo pode ajudar alguém que deseja empreender, compartilhe.