Como abrir uma clínica de repouso

clínica para idosos

Como abrir uma clínica de repouso? Você sabia que o seguimento de produtos e serviços voltados para pessoas com mais de 49 anos é o que mais cresce no Brasil?

Atualmente a população de idosos no país é de cerca de 25 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, em 4 décadas, o número de homens e mulheres na terceira idade, poderá chegar a 66 milhões de pessoas.

Uma clínica de repouso é um dos seguimentos mais promissores e necessário, para atender esse grupo crescente que precisa de produtos e serviços voltados as suas necessidades.

Se deseja empreender nessa área, confira o nosso artigo e veja quais são os passos necessário para abrir uma clínica de repouso.

Quem são os clientes de uma clínica de repouso?

Há diferentes motivos para uma pessoa procurar uma clínica de repouso. Alguns idosos vão para fazer novas amizades e manter contato com outros idosos, outros vão por um problema de saúde, por não terem família ou pelos filhos não terem condições de cuidar adequadamente, devido uma enfermidade ou falta de tempo mesmo.

Os clientes de uma clínica de repouso na maioria, são familiares de idosos e o próprio idoso. Entender as necessidades desse público, levando em consideração as suas histórias e os seus motivos em buscar esse tipo de serviço é extremamente importante, para que a clínica consiga atender adequadamente esse público, cuidando das suas necessidades e até superando as suas expectativas.

Os serviços

Uma clínica de repouso oferece diversos serviços na área de saúde como: serviço de enfermagem 24 horas, fisioterapia, dermatologistas, geriatra, acompanhamento nutricional, ortopedista e em alguns casos, cardiologistas.

Alguns idosos ficam hospedados por um longo período, de acordo com as suas necessidades e as da família. Existem outras formas de atendimento de uma clínica, os tipos de hospedagens e serviços disponíveis vão depender de como o empreendedor desejará posicionar a sua clínica no mercado.

Um das grandes contribuições que uma clínica de repouso pode oferecer a sociedade, é auxiliar as famílias no cuidado com o idoso que ela não pode oferecer, por falta de tempo ou mesmo de habilidades e conhecimentos. Algumas famílias se sentem sem condições de cuidar dos idosos, que dependem em alguns casos de cuidados constantes de um profissional de saúde.

Falar com um Contador Especialista

  • Tipos de serviços

O Objetivo de um espaço de uma clínica para esse público, é além de cuidar da saúde e segurança, proporcionar um espaço de lazer, agradável de convívio e também de entretenimento.

É comum as clínicas de repouso, oferecerem atividades como:

– Musicoterapia

– Danças

– Atividades físicas

– Jogos de memória

– Passeios monitorados

– Atividades em grupo

– Terapias ocupacionais

– Jogos

– Caminhadas

– Atividades de relaxamento

Jogos ocupacionais, terapias em grupo e atividades em grupo, são estimuladas frequentemente para diminuir a solidão e em alguns casos, sentimento de rejeição que alguns idosos podem apresentar, por terem sido colocados em uma clínica por seus familiares.

Teatro, bingo e visitas a parques, são alguns dos diferenciais que a sua clínica de repouso pode oferecer ao seu cliente. Outro serviço, poderá ser levar seus clientes as suas consultas médicas.

A alimentação é outro ponto importante dos serviços oferecidos. Definir qual o cardápio e o número de refeições que serão oferecidas e extremamente importante.

  • A Clínica Dia, o Asilo “moderno”

A clínica dia, é uma nova modalidade de clínica de repouso. Seu funcionamento geralmente é das 8 ás 17 horas, e os idosos ficam durante o dia nesses locais.

Nesses espaços, os idosos participam de atividades terapêuticas, educativas e também de lazer. É um espaço de convivência e interação, onde ele poderá fazer novas amizades e ocupar seu dia de forma saudável.

Aulas de culinária, artesanato, danças, meditação e até yoga, são algumas das atividades que podem ser oferecidas em uma clínica dia.

Neste tipo de negócio, os clientes pagam valores da diária. Serviços a parte como manicure e corte de cabelo, são cobrados a parte.

Atendimento psicológico, motoristas para o transporte e terapias alternativas, são também oferecidos em espaços como esse, como forma de trazer um maior conforto e bem-estar aos idosos.

Equipe multidisciplinar e qualificada para a clínica

Qual o tipo de clínica de repouso irá criar? Quais as necessidades do seu público deseja atender com seu negócio?

Questões como essas, ajudaram a definir quais será o número de funcionários e também quais profissionais farão parte da equipe da clínica.

Para uma clínica de repouso básica, é necessário para o bom funcionamento, profissional de enfermagem, cozinheira, técnicos de enfermagem, médico e pessoal de limpeza.

É interessante você pensar para a sua clínica em profissionais como: fisioterapeuta, geriatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Busque sempre um diferencial para o seu negócio. Tenha em mente que o atendimento multidisciplinar eleva e muito a qualidade do seu atendimento e também a satisfação de seu cliente. Porém um atendimento focado, orientado para uma necessidade específica desse mercado, pode vir a ser um grande diferencial para o seu empreendimento.

Dica: Pesquise negócios similares ao que deseja montar. Leia sobre o seu público. Existem disponíveis na internet, pesquisas sobre idosos, artigos científicos, vídeos, livros, congressos e seminários que tratam do tema. Estude o assunto, você deve ler também o Estatuto do Idoso, para ter um conhecimento mais detalhado de como abrir uma clínica de repouso.

Estrutura da clínica de repouso

É importante escolher o local ideal para a sua clínica. Estude a região, o imóvel, o público que está direcionada a sua clínica. É importante também pesquisar qual é o mercado local e o fluxo de pessoas da região.

Outro ponto importante é a escolha do seu pessoal. Após definir quais serão os profissionais da clínica e os tipos de serviços prestado por ela, treine o seu pessoal.

Seus colaboradores, são a base do seu negócio. Tenha uma equipe motivada, treinada e atenciosa que leve em conta as necessidades dos seus clientes e que tenha como filosofia um atendimento humanizado.

Será necessário definir qual os materiais e equipamentos e móveis necessários para a clínica.

Será preciso, quartos individuais e coletivos, que levem em conta as necessidades dos clientes. As acomodações, devem ser bem ventiladas, ter espaços adequados para banho de sol, ter cores neutras e harmoniosas e uma decoração aconchegante.

É preciso ter cuidado na escolha do piso, dos utensílios e moveis dos quartos. O banheiro deve ser adaptado, com barras e maçanetas adaptadas e fáceis de abrir.

Abriu uma clínica de repouso tem que ser feito de maneira diferenciada, contará com itens que deixem a estadia dos seus clientes mais confortáveis.

Alguns itens necessários para a sua clínica de repouso:

– Cadeiras de roda

– Cadeiras de banho

– maca

– Equipamentos médicos

– Equipamentos de recreação

– Andadores

– Colchão d´água

– Camas especiais e hospitalares

– Equipamentos para atendimento de emergência

– Frigobar

– Ar condicionado

– Ventilador de teto

– Sistema de chamada de emergência

– Telefone

– TV

– Dentre outros

Falar com um Contador Especialista

Planeje bem o seu negócio. Quais serão os passos?

Planejar bem é pré-requisito básico para um negócio bem-sucedido. Para a sua clínica, não é diferente. Busque conhecer o mercado, não só aquele diretamente ligado ao seu. Existem bons exemplos de negócios focado na população idosa, como escola de informática e academia de ginástica, que podem servir de inspiração para você inovar a sua clínica.

É importante que você tenha uma gestão eficiente do negócio. Quanto maior a atenção na administração de seu negócio melhor. Lembre-se também que um setor comercial forte é de fundamental importância, afinal você só poderá prosseguir com a clínica, caso ela tenha clientes. Venda o seu negócio. Divulgue seus serviços e torne-se conhecido no mercado.

Caso o empreendedor não tenhas as habilidades administrativas necessárias para gerir o negócio e não seja um bom vendedor, ele deve considerar a possibilidade de contratar. Outra possibilidade é ter um sócio com essas características, com quem possa dividir as funções do negócio.

Tenha um planejamento financeiro e tributário de sua clínica de repouso. Para saber quais os custos em cada etapa do desenvolvimento do projeto e também quanto tempo seu negócio levará em média para dar lucro.

Seu negócio começa de verdade com a contratação de uma assessoria contábil, que lhe auxiliará nas questões burocráticas para a abertura e manutenção da clínica de repouso.

Documentação necessária

A documentação necessária varia de acordo com o foco do seu negócio. Definindo o público alvo e área de atuação, veja quais documentações serão necessárias.

Uma consultoria contábil de confiança, lhe auxiliará na abertura da empresa e também na busca das licenças necessária para abertura de um negócio como este.

Resumidamente

Como vimos ao longo deste artigo, abrir uma clínica de repouso, é um negócio que visa atender a nossa população que está envelhecendo, está entre aqueles mais rentáveis e necessários. Sendo assim, uma clínica de repouso, é um ramo que crescerá nos próximos anos.

Estude o mercado. Entenda seu público. É possível inovar em seu negócio e se destacar no mercado.

O envelhecimento da população do nosso país, nos traz uma questão urgente. Como cuidar dessa população? Quais são as necessidades e anseios desse grupo?

Esse conteúdo te ajudou? Então continue acompanhando o Gerando Empreendedores, para ficar sempre por dentro das principais novidades relacionadas a esse segmento. Compartilhe também em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda