Como abrir uma empresa de engenharia na sua cidade

como abrir uma empresa de engenharia

Olá, tudo bem pequeno/grande empreendedor! Como abrir uma empresa de engenharia?

Primeiro, vamos nos apresentar mais adequadamente, antes de entrarmos no assunto a que nos propomos. Combinado?

Nós, somos a primeira escola de empreendedorismo do Brasil formada por contadores e financistas, e por isso, temos o grande prazer em poder te orientar nas melhores temáticas no que concerne abrir empresa, desenvolver melhor os negócios, mudar a empresa, fazer sociedade, entre outros assuntos pertinentes ao empreendedorismo e todo o seu repleto mundo de inúmeras possibilidades!

Hoje em especial, falaremos sobre como abrir uma empresa de engenharia!

Vamos falar sobre sua empresa de Engenharia?

  • Pesquisa de mercado local e plano de negócios para empresa de engenharia civil:

Sua primeira pergunta deve ser, se uma empresa de engenharia é uma opção viável na localização que você deseja se estabelecer… afinal, se o mercado de engenharia já estiver super saturado e os clientes estiverem satisfeitos com as atuais empresas locais, pode ser difícil conseguir uma posição no setor, e criar um negócio de engenharia bem-sucedido neste ambiente.

  • A primeira grande dica é: Comece com uma pesquisa de mercado para empresas de engenharia.

É muito interessante e até prudente, querer saber quantas empresas no seu segmento já estão operando em sua área, em que elas se especializaram, quanto cobram e qual é a reputação de cada uma delas.

Todas essas identificações, te ajudarão a entender melhor o mercado, e se vale a pena investir nesse local/ área!

Falar com um Contador Especialista

Juntamente a isso, você também deve ter um entendimento semelhante sobre a base de clientes em potencial – exemplos do que deve ser analisado:

  • Quantos clientes em potencial existem?
  • Qual a média da idade e status desses clientes?
  • Quais são os interesses?
  • Entre outros.

Saber essas coisas pode ajudá-lo a desenvolver um plano de negócios para empresa de engenharia, e fornecerá a você uma vantagem competitiva para quando você finalmente “entrar em campo”.

Uma das melhores maneiras de avaliar sua base de consumidores em potencial é falando diretamente com eles e ir coletando os dados.

Para obter feedback direto do cliente, tente usar pesquisas ou questionários, através de grupos focais ou tente fazer entrevistas individuais com os possíveis clientes, tudo isso pode demandar um tempo, mas no final das contas, será de grande valia.

Dependendo da sua abordagem, isso pode ser demorado, por isso, às vezes, compensa mais contratar uma empresa experiente para realizar essa tarefa por você!

Mas se desejar fazer essa pesquisa por si mesmo, considere questões gerais como:

  • Com que frequência os clientes contratam serviços de engenharia nessa localidade?
  • Quais são os maiores desafios do comércio local?
  • O que é mais importante nessa área, ou quais competências no ramo da engenharia se destacam nessa área ou nesse segmento de atuação?

Essas respostas podem fornecer uma boa quantidade de informações sobre como você deve elaborar seu plano de negócios, identificando os pontos mais estratégicos que te auxiliarão grandemente em sua performance.

Depois de perceber que tem um bom entendimento sobre o mercado local, comece a elaborar o plano de negócios. Este é um dos documentos mais importantes que você criará quando iniciar sua jornada empreendedora, pois pode ajudá-lo a manter seus negócios no caminho certo e poderá aumentar sua probabilidade de sucesso na engenharia.

Esse plano também é o que vai te ajudar a obter financiamento, o que significa que é importante ser detalhado. Muitos contadores podem fazer um plano de negócios, agende uma consulta conosco e converse sobre o assunto!

  • Mas, como montar um plano de negócios para abrir empresa de engenharia?

Os planos de negócios padrão incluirão o seguinte:

  • Como você estruturará e gerenciará os negócios dentro do mercado de engenharia?
  • Que tipo de serviços você fornecerá na empresa?
  • Quais tipos de trabalhos você oferecerá?
  • Quem é o seu mercado alvo?
  • Qual o número de funcionários que você terá?
  • Como você planeja vender os serviços e/ou produtos de sua empresa?
  • Qual o custo inicial estimado para iniciar e manter o negócio?
  • Quanto você espera ganhar no seu primeiro ano?
  • Entre outras informações importantes!
  • Registro de uma empresa de engenharia

Depois de montar seu plano de negócios, é importante registrar a empresa de engenharia para torná-la uma entidade legal, pois somente dessa forma, você poderá ter:

– Proteção de responsabilidade pessoal, benefícios legais e benefícios fiscais.

Registrar sua empresa geralmente parece simples, mas basta um errinho em uma documentação, para tornar a abertura da sua empresa, em uma “baita” dor de cabeça!

Você deve se atentar a uma série de documentos, licenças, taxas para abertura e funcionamento, bem como autorizações. A depender de cada localidade, isso varia muito, desde o tipo de permissão, até nos preços de cada serviço e taxas.

Dependendo do seu Estado, da localização da sua empresa, do tamanho da sua empresa e até do tipo de negócio que você deseje atuar, é provável que você precise de algum tipo de licença ou permissão para operar legalmente – tanto a critério do Governo Federal, quanto Municipal e Estadual.

A Lei Federal exige autorizações para certas práticas comerciais, do transporte à perfuração e/ou mineração. Que você pode colocar dentro de sua empresa de engenharia, caso deseje e seja viável.

Por exemplo, são necessárias permissões especiais para veículos de tamanho grande, com trabalho de excesso de peso. Isso significa que, se você transportar materiais de construção, paredes pré-fabricadas ou equipamentos, poderá precisar de uma permissão em particular e por isso, é tão importante ter a ajuda especializada de um contador bem preparado e experiente no seu mercado.

Para permissões e licenças federais, licenças municipais e estaduais, você pode simplesmente contar com a ajuda de um contador e especialista da área financeira, para que possa ser adequadamente conduzido nos trâmites legais de atuação e funcionamento de uma empresa de engenharia.

Compreendido até aqui?

No nível estadual, sua localização é o principal fator nos requisitos de licença e permissões. No entanto, primeiro você precisará verificar na Junta Comercial, se o nome escolhido para sua empresa, realmente poderá ser usado e se sua empresa poderá atuar na região desejada.

Portanto, verifique se o local escolhido é viável, antes de começar a verificar quais autorizações e licenças o seu município e cidade exigem.

Depois de saber se pode atuar na região escolhida, você poderá verificar quais autorizações e licenças são necessárias – falando com um de nossos contadores, localizados na sua região, você obterá todas as informações mais importantes e pertinentes sobre o assunto.

Outros registros, são:

  • Registro no CREA.
  • Emissão do CNPJ.
  • Registro do contrato social de pessoa jurídica no cartório de pessoa jurídica ou na Junta Comercial do seu Estado.
  • Obtenção do NIRE – que é o número de identificação do registro de empresa.
  • Licenças e inscrições nos órgãos reguladores e da classe.
  • Alvará de funcionamento.
  • Cadastro na previdência social.
  • Inscrição municipal.
  • Definição do regime tributário.
  • Definição do formato jurídico da empresa.

Nessa definição, existem alguns formatos, como:

  • EI – Empresário Individual – nesse tipo, a empresa é constituída por apenas uma pessoa. Nesse caso, não há separações dos bens da empresa nem da própria pessoa física, e o empresário aqui, responde de forma ilimitada por todas as dívidas que a empresa fizer.
  • Sociedade Limitada – nesse tipo, a empresa pode ser constituída por 2 ou mais sócios. A vantagem é que os bens da empresa e os pessoais podem ser divididos. A distribuição do capital demandará e determinará a responsabilidade de cada sócio.
  • EIRELI – nesse tipo de empresa a constituição é feita apenas por uma pessoa. Aqui o empresário pode ter a separação dos bens como PF e PJ. No entanto, o capital social mínimo que se exige é de 100 salários mínimos.
  • Sociedade Limitada – Seja de natureza simples ou empresária, é constituída por dois ou mais sócios e normalmente é o modelo mais usado para abrir empresas de engenharia.
  • Sociedade Limitada Unipessoal–  Empresa apenas com um sócio e com proteção do seu patrimônio. Como abrir uma empresa de engenharia com esse modelo? Muito fácil. Fale com um especialista do Gerando.

É importante destacar aqui, que sem as licenças ou autorizações corretas, sua empresa pode ter de pagar taxas pesadas, além de multas, e pior, pois há o risco e possibilidade de fechamento por parte das autoridades, caso sua empresa não esteja condizente com a realidade indicativa diante as Regras, Leis e Normas gerais da sua cidade em questão.

Fidelidade e longevidade de uma empresa de engenharia: o que é necessário e pertinente?

Um dos maiores fatores que contribuem para a longevidade do setor é a fidelidade e a reputação.

A melhor maneira de fazer isso é ser honesto e comunicativo. Tanto quanto possível, seja franco com seus clientes desde o início sobre quanto tempo levará um projeto.

Atualize-os para que eles entendam quando surgirem problemas e quando for necessário mais tempo, do que o que foi combinado, obviamente, imprevistos podem ocorrer, principalmente em sua área de atuação, onde um serviço de engenharia depende de uma série de coisas, como materiais, clima e etc.

Você também deve ter um cronograma claro sobre o projeto de engenharia – incluindo tempo de entrega e possíveis atrasos inesperados devido as condições climáticas, equipamentos etc.

Tudo o que você discutir com seu cliente deve estar por escrito, sem acordos verbais, e nesse sentido de fazer um contrato para ramo de engenharia ou fazer contrato para projeto de engenharia, nós podemos te ajudar também!

Essa é a melhor maneira de proteger não apenas você e sua empresa, mas também o seu cliente.

Quanto mais responsável e aberto você for nesses sentidos ditos aqui, maior a probabilidade de os clientes retornarem para contratar seus serviços, como todas essas ações, aumentará as chances de lhe indicarem para outras pessoas. Isso vai te ajudar a ter uma “avalanche de sucesso”.

CONCLUSÃO: Não comece seu negócio de engenharia sozinho, e sem apoio contábil!

Iniciar um negócio de engenharia não é o processo mais simples, mas quando feito e elaborado da maneira adequada, com toda certeza, se torna muito gratificante.

Existem muitas formas estratégicas e inúmeras maneiras de fazer seus negócios funcionarem bem. Ao mesmo tempo, empresas de engenharia podem sofrer bastante nos seus primeiros anos, quando não possuem uma assessoria dos Guardiões dos  Empreendedores.

Portanto, sua maior missão agora é ter a ajuda recomendada, pois no final das contas, são os especialistas que como um “mapa” te orientam no melhor caminho, em qualquer tempo!

NÓS PODEMOS TE AJUDAR COM TODA CERTEZA, pois somos a maior escola de empreendedorismo e possuímos serviços de contabilidade e financeiros que cabem no seu bolso, e que claro, te ajudarão com toda certeza a CRESCER E PROSPERAR!

Espero que tenha gostado do conteúdo falando de como abrir uma empresa de engenharia.

Vamos lá! Entre em contato agora mesmo!

Confira os nossos serviços:

Consultoria empresarial

Gestão financeira para empresas

Serviços de coach empresarial

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda