Como montar um restaurante especializado

Como abrir um restaurante

Sabemos que muitas pessoas possuem dúvidas sobre como montar um restaurante especializado. E para ajudá-los com essas questões, o Gerando Empreendedores criou um conteúdo especial!

Vamos lá, muitos empreendedores demonstram o desejo em montar o próprio restaurante, porém não fazem a mínima ideia de como montar esse negócio. O setor alimentício atrai cada vez mais empreendedores, em decorrência de seu forte crescimento nos últimos anos, mostrando também um excelente faturamento. Pensando nisso criamos esse guia, que irá ajudá-lo a empreender nesse segmento, de maneira inteligente!

Como montar meu restaurante especializado?

Para abrir seu restaurante  será necessário primeiramente escolher um local oportuno, pois esse vai ser um elemento fundamental para o sucesso de seu estabelecimento.

Não é aconselhável montar um restaurante em um lugar onde o fluxo de pessoas seja escasso, pense sempre na praticidade gerada para seu cliente, pois na maioria das vezes, eles preferem escolher lugares de fácil acesso, além é claro da qualidade dos produtos.

Boas localizações para abrir um restaurante

Sem dúvidas a localização de seu estabelecimento precisa ser muito bem planejada! Pois se o seu restaurante estiver locado em uma região de pouca movimentação, sera mais complicado conquistar clientes. Preze sempre por locais como:

  • Centros comerciais;
  • Shoppings centers;
  • Bairros Movimentados;
  • Avenidas;

Pois são nesses pontos que normalmente o fluxo de pessoas é contínuo, aumentando sua chance de conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o serviço oferecido em seu restaurante.

Falar com um Contador Especialista

Determine o público que seu restaurante irá atender

Assim como é importante escolher bem  a localização do seu estabelecimento, decidir o público alvo também é. Ressaltamos que essas duas etapas estão ligadas e podem determinar o sucesso ou fracasso de seu estabelecimento.

Imagine que seu restaurante está situado em uma boa região, próximo a um local onde o fluxo de pessoas é grande, porém você não organizou uma estrutura adequada para atender esses clientes, você está correndo o sério risco de perder esses clientes!

Ou seja, você precisa ter clareza de qual é o público alvo de seu estabelecimento, seja ele classe A, B, C ou D. Pense sempre em minimizar qualquer tipo de contratempo, tanto para o cliente quanto para o seu estabelecimento.

Planeje bem o horário do funcionamento

É fundamental que você fique atento e escolha bem o horário de funcionamento que seu restaurante irá operar, pois dessa forma, você consegue evitar despesas desnecessárias. Antes de pensar em investir em um restaurante que atenda nos períodos do almoço e jantar, analise os possíveis prejuízos financeiros, porque dependendo do segmento de atuação do seu estabelecimento, talvez não valha a pena deixá-lo aberto em ambos os períodos.

Faça um estudo detalhado dos horários de funcionamento onde existe o maior fluxo de clientes, essa pode ser uma boa alternativa quando for estabelecido o funcionamento.

Valorize os seus clientes

Conquistar a confiança de seus clientes é indispensável para o seu restaurante, mantê-los  fiéis ao serviço que seu estabelecimento oferece  é mais sensato do que ter que correr atrás de conquistar novos clientes. Fidelize aqueles que já conhecem e reconhecem o seu trabalho, principalmente se você estiver iniciando seu negócio e seu orçamento estiver baixo, conquiste essa confiança gradativamente não vá com tanta cede ao pote.

Equipamentos apropriados

Sem dúvidas, um dos maiores custos relacionados a abertura de um restaurante são os equipamentos necessários, pois afinal de contas, manusear os alimentos de forma responsável e profissional requer toda uma estrutura apropriada.

Então não adianta pensar em abrir um restaurante manuseando utensílios domésticos. Lembre-se, fornecer um serviço profissional no ramo alimentício não é a mesma coisa que preparar algo na cozinha de sua casa!

Pense na possibilidade de ter um sócio

Ter um sócio talvez seja uma boa alternativa na abertura de seu restaurante, levando em consideração que ocasionalmente você esteja sem o dinheiro necessário para abrir o estabelecimento. Ter alguém para dividir as despesas é uma boa alternativa para começar.

A questão financeira não é o único benefício a ser ganho, ter um sócio que já tenha experiência no segmento, ou simplesmente contar com a opinião de alguém, diferente da sua, já fará total diferença permitindo uma troca de experiências entre ambos.

Vale ressaltar que é importante  procurar um parceiro de sociedade em que você possa confiar, que preze pelos mesmos valores e objetivos que os seus, ambos com a mesma participação e autoridade sobre o negócio.

Como são feitos esses processos de sociedade?

Bem, existe uma coisa chamada natureza jurídica que se refere ao tipo de empresa que você pode abrir,  essa natureza jurídica orienta nos tipos de empresa que você pode optar por abrir, são:

  • Empresa Individual:Empresa abertura apenas na Junta comercial do seu estado para atividades comerciais, industriais e algumas prestações de serviços. O Empresário Individual responde ilimitadamente com seus bens pessoais em relação a empresa. Não é a melhor opção para abrir uma empresa.
  • Sociedade Empresária Limitada:Sociedade constituída por dois sócios os mais, com o objetivo de empreender no ramo de comércio, industrial ou na prestação de serviço. Registrada na Junta Comercial do seu Estado. A responsabilidade dos sócios, estão relacionadas ao valor do capital social estabelecido. É a natureza jurídica mais utilizada no Brasil.
  • Sociedade Limitada Unipessoal: Tem as mesmas características da sociedade empresária e simples limitada, com a diferença que não precisa de sócio.
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um formato empresarial que pode ser constituído por apenas um sócio.

Como visto, você tem algumas opções de naturezas jurídicas para optar. Sempre faça um alinhamento com o seu contador.

Mas afinal o que é capital social?

O Capital Social é o dinheiro que você irá aplicar no teu negócio, aquele que será responsável por pagar as primeiras despesas e investimentos que serão feitos no seu negócio, até que você tenha receita suficiente e comece a faturar. Então esse é o Capital Social e dentro dessa figura do Capital Social, você será o responsável. Logo, se a sua empresa passar por alguns momentos difíceis, correndo o risco de quebrar, você vai ser o responsável por esse valor de Capital Integralizado, e os credores tem condições de cobrar esse valor.

Então, se você abrir uma empresa  EIRELI, será preciso integralizar esses 100 salários mínimos. Se for a empresa individual ou sociedade limitada, você irá integralizar o capital necessário para o início da atividade, dependendo da estrutura do seu negócio. Essa primeira fase de abertura de sua empresa é muito importante fazer algumas validações.

Normalmente, os empreendedores não se atentam há alguns aspectos extremamente relevantes, sendo que isso faz total diferença no final. Em casos de sociedade, ambas as partes precisam procurar por um advogado ou um contador, para estarem resguardas de todos os direitos e deveres dos sócios.

Procedimentos para a abertura de um restaurante

O processo natural de abertura de empresa é muito simples: Procure por um contador profissional ou assessoria contábil de confiança, esse  profissional irá redigir um contrato, registrá-lo na junta comercial do estado, registrando também seu estabelecimento na receita federal ( CNPJ) , no estado ( inscrição estadual) e na prefeitura (CCM)

Hoje em dia, praticamente a maioria dos estados brasileiros estão conectados a Receita Federal para que essas inscrições sejam disponibilizadas com rapidez.

Licenças necessárias para abertura de um restaurante

Existem algumas licenças que você terá de conseguir para que o seu restaurante especializado esteja apto para funcionamento. Listamos algumas dessas regulamentações:

  • Alvará de funcionamento;
  • Vigilância sanitária (você precisa fazer uma adequação em seu estabelecimento, dependendo do nível de serviço prestado;)
  • Corpo de Bombeiros;
  • Entre outros possíveis.

Organização financeira

A organização financeira é fundamental para qualquer negócio. Quando você abre uma empresa, é necessário entender que até obter o faturamento, conquistar a atenção do cliente, você precisa ter um fluxo de caixa apto para manter toda a estrutura e despesas do seu negócio, até que você realmente fidelizar seus clientes.

Se você estiver chegando hoje em um lugar que você nunca vendeu, onde as pessoas não te conhecem, você vai precisar fazer investimentos em marketing e propagandas de seu negócio, além de ter dinheiro em caixa para pagar todas as despesas, pois tanto restaurantes, bares ou lanchonetes; são tipos de serviços que contam com duas coisas:

  • Mão de obra (você precisa ter mão de obra qualificada e pagá-la para que seu estabelecimento comece a dar resultados.);
  • Fluxo de caixa necessário;

Existem muitos estabelecimentos que passam por momentos difíceis nos primeiros meses de negócio, por não terem projetado de forma adequada seu fluxo de caixa. Então é muito importante que você elabore um controle financeiro para a sua empresa, antes de qualquer outra iniciativa. Busque ajuda de um contador especializado ou de um escritório de contabilidade para que esse planejamento financeiro, possa ser feito de acordo com as necessidades e objetivos do seu restaurante.

O contador vai ser um grande parceiro do seu negócio, pois possui o conhecimento necessário para instruí-lo da melhor forma possível, pensando sempre no excito de seu empreendimento.

O conteúdo do Gerando Empreendedores  esclareceu suas dúvidas sobre o tema? Então continue acompanhando nossas publicações para ficar sempre por dentro das principais novidades. Compartilhe também em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda