Contabilidade para dentistas: a importância da gestão contábil para empresas odontológicas

Contabilidade para dentistas - foto de odontologista na sua clínica odontológica

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Procurando serviços de contabilidade para dentistas, consultório odontológico e clínica odontológica? Se a sua resposta for “Sim”, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, você conhecerá mais sobre os nossos serviços e poderá esclarecer as principais dúvidas relacionadas à contabilidade, incluindo:

  • Importância da contabilidade;
  • Tributação do dentista pessoa física e jurídica;
  • Como abrir um CNPJ e pagar menos impostos.

Para saber mais, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final ou clique em um dos botões abaixo para falar diretamente com um contador especializado.

   

Contabilidade para dentistas: por que contratar uma contabilidade especializada na área da saúde?

A contabilidade para área da saúde bucal é fundamental para dentistas e clínicas de odontologia que pretendem permanecer em dia com o fisco e com o conselho regional de odontologia e além disso, economizar no pagamento de impostos.

Como regra geral, todo dentista, precisa de uma contabilidade para dentistas que o auxilie com as seguintes responsabilidades:

  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Preenchimento do carnê-leão e livro caixa;
  • Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
  • Planejamento tributário para economia de impostos;
  • Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
  • Dentre outras tarefas e responsabilidades importantes.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul

Qual a tributação do dentista pessoa jurídica e pessoa física?

Quando o assunto é a contabilidade para dentistas o Imposto de Renda e a tributação do dentista pessoa jurídica são assuntos que geram muitas dúvidas e merecem nossa atenção.

Embora muitos não saibam, existe uma grande diferença entre a tributação do dentista PF e do dentista PJ.

De acordo com a legislação em vigor, o dentista que presta serviços odontológicos como pessoa física precisa entender sobre como fazer livro caixa ou contar com uma contabilidade especializada que o oriente nesta parte e auxilie no preenchimento mensal do carnê-leão web.

Uma vez preenchido o livro caixa e o carnê leão web, é preciso gerar a guia de contribuição para o Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre o faturamento mensal.

Por sua vez, odontólogos e o odontologista que decidem abrir um CNPJ podem optar por regimes tributários como o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e com isso, em muitos casos, obter uma significativa economia de impostos.

Podemos citar como exemplo, os dentistas que possuem CNPJ vinculado ao CNAE 8630-5 atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e dentistas, e que com isso, são enquadrados no regime de tributação Simples Nacional.

Neste formato, a carga tributária pode iniciar em apenas 6% ao mês, a depender do resultado do Fator R, que por sua vez, diz basicamente, o seguinte:

Dentistas que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento são tributados pelo anexo III, enquanto os demais, no Anexo V.

Anexo III

Anexo III Simples Nacional - faixas, alíquotas e deduções

Anexo V

Anexo V Simples Nacional - faixas, alíquotas e deduções

Como podemos observar, com alíquotas a partir de 6% e 15,50%, o Simples Nacional reforça a importância da contabilidade para dentistas e do CNPJ como estratégia para economia de impostos.

Vale a pena abrir um CNPJ para dentista?

Quando o assunto é contabilidade para dentistas e a abertura de empresa, muitos questionam se realmente vale a pena abrir CNPJ e atuar como dentista PJ.

Em meio a esse tipo de questionamento, podemos responder que “Sim”. A abertura de empresa para dentistas é um excelente negócio.

Além de encontrar mais oportunidades de colocação profissional, o dentista PJ não precisa preencher mensalmente o carnê leão e ainda pode economizar no Imposto de Renda e na Contribuição Previdenciária (INSS).

Sendo assim, o dentista até pode atuar como pessoa física, mas em termos de economia e planejamento tributário, a pessoa jurídica é a melhor opção.

Abertura de empresa homem foguete verde

Como abrir um CNPJ e economizar impostos com a contabilidade para dentistas?

Como abrir um CNPJ para dentistas? Será que dentista pode ser MEI?

De acordo com a legislação em vigor, odontologista não pode ser MEI, mas isso não significa que este tipo de profissional não possa investir na abertura de empresa.

Se você está pensando em montar um consultório odontológico ou uma clínica, confira no passo a passo para abrir um CNPJ de forma rápida e com segurança.

Com um CNPJ e o apoio de um contador especializado, você contará com os serviços em gestão contábil necessários para reduzir sua tributação e pagar menos impostos.

  1. Contrate uma contabilidade digital especializada;
  2. Forneça os documentos solicitados pelo contador;
  3. Adquira um certificado e-CPF e um e-CNPJ;
  4. Elabore um Contrato Social para registro na Junta Comercial;
  5. Aguarde enquanto a contabilidade regulariza sua clínica ou consultório.

Dentre os documentos que a contabilidade se encarregará de providenciar, podemos destacar:

  • CNPJ;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Licença da Vigilância Sanitária.

Contabilidade para dentistas na prática

Se você possui ou pretende abrir um consultório odontológico ou uma clínica odontológica, a contabilidade especializada é a sua melhor opção.

Com os serviços em assessoria contábil digital do Gerando Empreendedores, você mantém sua gestão contábil, trabalhista e financeira em dia, diminui sua tributação e paga menos impostos.

Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

   

Abrir Empresa

VANTAGENS DE ABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com

Leia mais »

Contabilidade Especializada

VANTAGENS DACONTABILIDADE Clareza em todo o processo Organização do Negócio Contabilidade especializada em seu segmento Pagar menos impostos de acordo a atividade Entregas de guias

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!