Novo CNAE para afiliados: como vai ficar tributação dos afiliados em 2021

Novo CNAE para afiliados: como vai ficar tributação dos afiliados em 2021

venda-de-infoprodutos-people-celebrating-online-business-success-scaled
Venda de Infoprodutos: o que são produtos digitais?
02/07/2021
Novo CNAE para afiliados vetor homens negócios

A Receita Federal anunciou um novo CNAE para afiliados, você já está por dentro da novidade, sabe o que muda na prática?

Neste conteúdo, vamos manter você atualizado, destacando os principais tópicos sobre o assunto.

Confira o que muda na prática com a novidade anunciada pela Receita Federal, afinal, como vai ficar a tributação dos afiliados de plataformas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze?

Não espere o fisco bater na sua porta, veja como fazer a alteração do CNAE do afiliado.

Acompanhe o conteúdo até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco, agora mesmo!

     Botão Whatsapp         

Novo CNAE para afiliados: o que o afiliado precisa saber?

Você que trabalha como pessoa jurídica (PJ) para plataformas de marketing de afiliados e infoprodutores, promovendo a venda de cursos online e ebooks, certamente possui o seu CNPJ vinculado aos seguintes CNAEs:

  • CNAE promoção de vendas (7319-0/02)
  • CNAE de marketing direto (7319-0/03)

Esses eram os CNAEs utilizados anteriormente para classificar a prestação de serviços como afiliado de produtos digitais.

No entanto, com a atualização mais recente da tabela Concla do IBGE, a Receita Federal incluiu um novo CNAE para afiliados que agora passa a ser o CNAE intermediação de negócios, listado abaixo:

7490-01/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Por que a Receita Federal criou esse novo CNAE para afiliados?

A Receita Federal criou um novo CNAE para afiliados, pois até então não existia uma atividade específica para esse segmento do mercado digital.

Na prática, é possível observar que o fisco está se atualizando para conseguir fiscalizar, tributar de forma adequada e regular o setor de perto.

Vale destacar que com a novidade, você que trabalha com vendas de cursos online precisa entender como fazer a alteração do CNAE e verificar o que muda em relação aos seus impostos.

Para saber mais e entender melhor a mudança, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Vale a pena o afiliado atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido?

O que muda com o novo CNAE para afiliados? Com essa mudança vale a pena o afiliado atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido? 

Basicamente, com o novo CNAE para afiliados, os profissionais do segmento deixam de ser tributados pelo Anexo III e passam para o Anexo V do Simples Nacional.

A saber, essa mudança interfere diretamente no valor das alíquotas e dos impostos que os afiliados optantes pelo Simples Nacional pagam mensalmente.

No Anexo III, a alíquota inicial é de 6% ao mês, contra 15,50% do Anexo V. A única exceção à regra é para empresas que atendem a regra do Fator R.

A regra do Fator R diz o seguinte: Empresas prestadoras de serviços, enquadradas no Simples Nacional com folha de pagamento igual ou superior a 28% do seu faturamento mensal são enquadradas no Anexo III.

Conheça os anexos III e V do Simples Nacional e suas alíquotas:

Anexo III
Anexo III Simples Nacional

Anexo V
Anexo V Simples Nacional

Por sua vez, para aqueles que não atendem a regra do Fator R, a solução mais econômica a partir de agora pode ser o Lucro Presumido, cuja alíquota varia de 13,33% a 16,33% para esse tipo de atividade.

Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa, a partir do novo CNAE para afiliados clicando em um dos botões ao final da página.

Como fazer a alteração do CNAE do afiliado?

Solicite a alteração do CNAE de afiliado, evite problemas com o fisco e na emissão de suas notas fiscais.

Conte com o apoio e assessoria do Gerando Empreendedores, sua contabilidade especializada no mercado digital.

Mantenha a sua empresa em dia com as obrigações fiscais, evite multas, sanções e garanta os seus lucros seguindo as exigências da Receita Federal e a orientação do nosso time de especialistas em contabilidade para negócios digitais.

Você ainda atua como autônomo, pessoa física? Entre em contato conosco, veja como abrir uma empresa e aumente os seus lucros.

Você precisa de um escritório de contabilidade especializado no seu segmento, que te mantenha atualizado sobre as mudanças do setor. Se essa é a sua necessidade, entre em contato conosco e veja como é fácil trocar de contador ou abrir uma empresa para afiliados.

O que faz o profissional do mercado digital?

Você já sabe da novidade, temos um novo CNAE para afiliados, mas afinal, o que faz um profissional do mercado digital e o que tem levado a Receita Federal a apertar o cerco?

São exemplos de profissionais que atuam no mercado digital, os infoprodutores, os gestores de tráfego, o social mídia, dentre outros.

Esses profissionais estão atuando em um mercado em forte crescimento e capaz de gerar excelentes lucros, é exatamente isso que tem chamado a atenção do fisco.

Mantenha-se em condição regular, conte com o Gerando Empreendedores, sua contabilidade especializada no mercado digital.

     Botão Whatsapp         
Nossos Serviços
Open chat