O que é e como Abrir uma Empresa EIRELI

abertura de EIRELI - O que é e como abrir uma eireli

EIRELI é uma modalidade de abertura de empresa ideal para quem quer começar um negócio, mas não quer ter um sócio ou ainda quando não se encaixa na categoria MEI.

A criação dessa categoria foi uma iniciativa do Governo para auxiliar as pessoas que queriam registrar uma empresa, mas a lei exigia a presença de um sócio.

Isso acabava gerando muitos sócios “fantasmas”, pois muitas pessoas entravam na sociedade sem de fato participar dela. O objetivo era apenas ter um nome a mais.  

Uma das grandes vantagens é que mesmo registrando sua empresa na categoria EIRELI, é possível optar pelo Simples, uma forma de pagamento de impostos simplificada e unificada.

A sigla significa “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada”, foi criada pela Lei 12.441 de 11 de Junho de 2011.

A grande vantagem de abrir uma empresa nessa modalidade é que você não precisa ter um sócio e seu patrimônio pessoal não pode ser usada na quitação de dívidas, por isso a exigência de um alto valor como capital social.

Quer aprender como abrir uma empresa EIRELI? Então não deixe de ler o texto abaixo preparado pelo Gerando Empreendedores – Somos o maior apoio da pequena empresa no Brasil.

EIRELI: COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO

Começar o seu próprio negócio é algo desafiador. Por isso é preciso ter muita determinação, organização e paciência, além é claro de estar atendo às normas e regulamentos.

Embora seja a oportunidade de trabalhar com o que de fato você gosta e poder assumir o controle da sua vida profissional e financeira, esse é caminho cheio de altos e baixos, mas totalmente compensador.

É preciso ter em mente que ser dono do seu próprio negócio e ter liberdade para fazer seus próprios horários não significa que você vai trabalhar menos do que quando era empregado.

Pelo contrário, o empreendedor precisa assumir toda a responsabilidade da empresa, sendo assim ele terá muito mais preocupações e muito mais tarefas a serem desempenhadas.

No início, será preciso horas exaustivas de trabalho até que o negócio se consolide e você tenha condições de contratar funcionários para lhe auxiliar.

Para começar um negócio registrado na categoria EIRELI você não precisa de um sócio, mas é necessário ter um capital social de no mínimo 100 salários mínimos vigentes.

Capital Social e Porte de Empresa

Esse capital é uma espécie de seguro contra dívidas, pois os bens pessoais do empresário não podem ser usados para fazer a quitação, como já foi dito.

Na categoria de micro e pequena empresa,  você movimentar anualmente uma maior quantia em dinheiro, que varia entre R$ 360 mil reais para micro empresas (ME) e até R$ 4,8 milhões ao ano para empresas de pequeno porte (EPP).

Diante das condições é preciso ter em mente que para começar o seu negócio como EIRELI, será necessário ter o capital social exigido e disponibilizar de um valor para investir comprando os equipamentos e produtos que sua empresa precisa.

Embora o investimento inicial seja alto, a possibilidade de movimentar um volume maior em dinheiro lhe dá a oportunidade de começar um negócio altamente lucrativo.

Mesmo que você tenha que trabalhar mais, o retorno financeiro bem como a realização profissional e pessoal compensa todo o esforço.

Falar com um Contador Especialista

O QUE É PRECISO PARA REGISTRAR UMA EMPRESA EIRELI

Uma empresa EIRELI pode ser registrada por pessoa física, jurídica, nacional ou estrangeira, desde que seu responsável não esteja registrado na mesma modalidade em outro negócio.

O proprietário precisa ter no mínimo 18 anos ou ter sido emancipado. Pode ser brasileiro ou estrangeiro, mas deve estar em pleno gozo dos seus direitos e deveres civis.

Veja abaixo os documentos exigidos na hora de registrar a sua empresa:

Contrato social: Esse é o documento mais importante. É por meio dele que serão definidas quais serão as atividades desempenhadas por sua empresa, qual será a forma de registro, modelo tributário, nome da empresa e demais informações.

É nesse momento em que há verificação se será possível registrar a sua empresa com o nome escolhido, caso ele não esteja disponível será preciso escolher outro.

Registro na junta comercial: Com o contrato social devidamente preenchido será preciso fazer o registro na junta comercial de sua cidade. Somente após esse registro seu negócio começa a existir de forma efetiva.

Alvará de funcionamento: Esse também é um documento essencial, principalmente se sua empresa funcionar em ponto comercial.

É preciso procurar a prefeitura de sua cidade para obter informações sobre as exigências para que o documento seja emitido para a sua empresa.

Será preciso atender todas as exigências e ainda pagar uma taxa para que o documento seja liberado.

Esse por sua vez é emitido com data de validade, até 30 dias antes do seu vencimento é preciso refazer o processo.

Em caso de fiscalização, se o documento não estiver em dia, você pode ser multado e as atividades de seu estabelecimento serem suspensas até a regularização do documento.

CNPJ: È o cadastro nacional de pessoa jurídica, ou seja, é por meio dele que a sua empresa obterá um número de registro.

Para obtê-lo é preciso busca um escritório de contabilidade para te ajudar no processo. O prazo de entrega do CNPJ pronto varia de um estado para outro, mas a média é de 10 a 20 dias.

Inscrição Municipal: Para realizar a inscrição municipal você deve procurar a prefeitura de sua cidade. Ela é obrigatória e nenhum estabelecimento pode funcionar sem ela.

Além disso, essa é a única forma de poder emitir nota fiscal de serviços e estar em dia com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN.

Inscrição estadual: A inscrição estadual é feita na Secretaria de Estado da Fazenda, sem esse registro sua empresa ficará na situação de ilegalidade se for comercial. Todas as empresas que vendem mercadorias precisam ter inscrição estadual.

O objetivo dela é regularizar o recolhimento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, popularmente conhecida pela sigla ICMS.

Ela pode ser feita pela internet, o que agiliza bastante o processo. Ao concluir você receberá um código de identificação.

Licenças: Esse é o documento obrigatório, mas que suas características variam de acordo com a atividade do seu negócio e com as normas da prefeitura de sua cidade.

As mais comuns são: licença ambiental, licença sanitária, AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Algumas atividades tais como manuseio de materiais explosivos ou produtos químicos controlados é preciso obter licença das Forças Armadas.

Registro na Previdência Social: Esse também é um registro obrigatório. Deve ser feito por todas as empresas EIRELI com o prazo máximo de até 30 dias contados a partir da data de sua abertura oficial.

Mesmo que você comece seu negócio sem funcionários registrados é preciso pagar mensalmente o INSS sobre o pró-labore, por isso a obrigatoriedade desse registro.

Contrate um contador para registrar sua empresa EIRELI

Para não correr o risco de começar seu negócio de forma errada, é preciso contratar os serviços de um contador.

Ele é o profissional responsável e devidamente capacitado para lhe orientar sobre a documentação e registros indispensáveis que devem ser feitos para que o seu negócio fique devidamente legalizado.

Além disso, as exigências da apresentação de documentos prontos em cada fase de registro, além dos vários documentos que precisam ser feitos, sempre geram dor de cabeça.

Esse incômodo pode ser evitado quando você contrata um contador.

Além das orientações relacionadas a toda a documentação exigida e os devidos registros, o contador vai lhe oferecer dicas importantes sobre a gestão do seu negócio.

Sua experiência com empresas de diferentes tamanhos,  permite que ele tenha uma olhar crítico e saiba identificar possíveis riscos.

Além disso, ele vai lhe orientar sobre como manter as finanças e os pagamentos dos tributos em dia, para evitar multas e notificações dos órgãos fiscalizadores.

Se você está começando agora seu negócio na categoria EIRELI saiba que a contratação de um contador é a forma mais segura de garantir que seu negócio cresça saudável.

QUAIS AS VANTAGENS DE ABRIR UMA EMPRESA EIRELI

  • Ser o dono do seu próprio negócio;
  • Não precisar de um sócio;
  • Seu patrimônio não pode ser usado como forma de pagamento de dívidas, por isso a exigência do capital social tão alto;
  • Não há limitações no exercício de atividades, essas podem variar entre venda de produtos ou prestação de serviços;
  • Qualquer profissional pode registrar o seu negócio nessa categoria;
  • É possível optar pelo SIMPLES, uma forma de pagamento de tributos simplificada;
  • É uma forma de reduzir a informalidade;
  • Acesso a incentivos do Governo tais como a inovação de tecnológica e o PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador;
  • Não há limite de faturamento.

QUAIS AS DESVANTAGENS DE ABRIR UMA EMPRESA EIRELI

  • É preciso ter um capital social de no mínimo 100 vezes o salário mínimo vigente, o que muitas vezes dificulta a abertura da empresa;
  • Só é possível ter uma empresa na categoria EIRELI em seu nome, caso decida abrir outro negócio, será preciso registrá-lo em outra modalidade.

DICAS PARA OBTER SUCESSO AO ABRIR UMA EMPRESA EIRELI

Veja agora 10 dicas essenciais para ter sucesso na abertura de sua empresa EIRELI.

  1. Faça uma pesquisa de mercado: veja como está a concorrência direta e indireta. Verifique quais os preços e as ações praticadas para atrair e fidelizar clientes. Crie estratégias melhores para que as pessoas se sintam atraídas.
  2. Defina o valor que você tem para investir: não estamos falando aqui do capital social exigido para quem é EIRELI, mas sim do valor que você tem para promover o seu negócio e investir em ações de comunicação para que ele se torne conhecido.
  3. Capriche na criação de sua marca: ela é a identificação do seu negócio, portanto, precisa ser feita por um profissional devidamente capacitado. Lembre-se que a sua empresa será reconhecida pela sua marca.
  4. Escolha um ponto comercial em local estratégico: não adianta montar um negócio de lanches saudáveis no meio de um aglomerado de pizzarias e bares. Portanto, pesquise sobre qual o local preferido do seu público alvo e se estabeleça ali.
  5. Escolha fornecedores responsáveis e pontuais: seja qual for o ramo do seu negócio, você sempre precisará de bons fornecedores, pois seus clientes não podem esperar e você não pode perder oportunidades de comercialização.
  6. Contrate funcionários responsáveis: caso precise contratar funcionários, escolha aqueles que de fato são comprometidos com o seu negócio. Nem sempre ter experiência é o pré-requisito principal. Se a pessoa ainda não souber trabalhar, mas for responsável e interessada, ela pode ser sua grande aliada.
  7. Capriche na decoração: seja qual for o seu negócio a decoração do ambiente é muito importante, quando o seu cliente entrar ele precisa sentir que está de fato dentro da sua loja. Sendo assim, siga as cores presentes na sua marca, essa é uma forma de reforçar a sua identidade.
  8. Seja autêntico e inovador: sua concorrência vai fazer coisas boas e não há problema nenhum em copiá-las. No entanto, se isso ocorre com frequência, você desvaloriza o seu negócio. Estude, pesquise e aprenda a criar estratégias para atrair clientes e promover o crescimento da sua empresa.
  9. Invista em comunicação: seu negócio pode ser montado no melhor ponto comercial de sua região, mas se você não investir em comunicação não terá os resultados que espera. Lembre-se de usas a mídia tradicional como TV e rádio, mas não se esqueça do poder da internet.
  10. Tenha presença na internet: a empresa que ainda não tem presença na internet, seja por meio de um site institucional, blog ou perfis nas redes sociais, está ultrapassada. Sendo assim não tenha medo de investir também no marketing digital, ele é muito mais rápido e eficaz para tornar o seu negócio conhecido.

Conclusão

A categoria EIRELI é uma das facilidades que o Governo oferece para que você consiga trabalhar de forma legalizada, sem que para isso precise ser sócio de alguém.

Na hora de montar o seu negócio, não abra mão de ter um bom contador ao seu lado.

Ele vai atuar como guia para que a sua empresa seja devidamente regularizada de acordo com que a Lei exige, sem contar que você ainda vai receber orientações sobre como gerir o seu negócio para que ele cresça cada vez mais.

Agora que você já sabe o que é e como abrir uma empresa EIRELI, não perca mais tempo, contrate agora um contador para lhe auxiliar no processo de abertura e registro do seu empreendimento.

Comece o seu empreendimento sem correr riscos, a presença de um contador em todo o processo é a segurança que você precisa para que seu negócio cresça de forma sólida.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda