Como fazer controle financeiro de uma pequena empresa?

Controle financeiro empresarial, contas da empresa

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Toda empresa precisa de um controle financeiro adequado, independente se é grande ou pequena. Através desse controle é possível gerir todas as finanças e realmente saber se a empresa está tendo lucratividade e os pontos a serem corrigidos.

Hoje nós vamos falar sobre controle financeiro de uma pequena empresa, apontando os itens mais importantes que devem ser considerados na sua gestão, vamos falar de:

  • Fluxo de caixa;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Demonstrativos de resultado;
  • E por aí vai.

Como fazer um controle financeiro eficiente?

O controle financeiro de uma empresa não se resume somente a números, vai muito além disso, quando você tem os dados em mãos da atividade financeira da sua empresa, consegue comparar com os dados e metas do ano inteiro, inclusive fazer um comparativo com o ano anterior, e assim tomar decisões assertivas para o seu negócio.

Vamos falar sobre o básico para seu financeiro.

O que é o fluxo de caixa é para que serve?

De uma forma simplificada o fluxo de caixa é a junção das informações de entrada e saída e todas as transações financeiras feitas num determinado período, esse período pode ser mensal, quinzenal ou semanal.

Numa conta rápida, se você tiver entradas maiores do que saídas você fechou o seu fluxo de caixa com saldo positivo, agora se for ao contrário quer dizer que você tem mais saída do que entrada, logo está tendo um fluxo de caixa negativo o que pode ser preocupante, em alguns casos levar até empresa à falência, porque se gasta mais do que recebe.

Para pequenas empresas, as planilhas conseguem auxiliar para que se consiga ter esse controle e essa visibilidade de forma objetiva, pontuando os problemas maiores para que se consiga reverter em caso saldo seja negativo.

Como fazer um controle de contas a pagar e receber?

Faz parte do fluxo de caixa e é basicamente o demonstrativo de todas as contas que você tem para pagar no mês, da sua pequena empresa versus todas as contas que você irá receber, ou seja:

  • Pagamento de clientes;
  • Entrada de qualquer outro tipo de projeto ou afins;
  • Saldos positivos versus o saldo negativo que é tudo que vai saindo financeiramente do caixa;
  • Inclui também contas básicas como, por exemplo: luz, alimentação, insumos de escritório etc.

É útil também para você verificar inadimplência, clientes que deveriam fazer os pagamentos de certas entradas e ao mesmo tempo, contas que deveriam ser pagas em x data e não foram, isso permite que se tenha um demonstrativo detalhado das suas contas.

Demonstrativo de resultados

Isso é uma coisa que é pouco discutida nas pequenas empresas, pela ideia de que somente grandes empresas ou corporações trabalham com DRE, que é na realidade o demonstrativo de resultados.

Mas ele serve, nada mais nada menos, que uma forma de demonstrar o desempenho da empresa em um determinado período como falamos acima no artigo, podendo ser utilizado para fazer comparativos financeiros de um ano para outro ou em um determinado período, para fazer a previsibilidade financeira da sua pequena empresa anualmente.

Ele vai conseguir te dizer os períodos que você teve maior entrada financeira ou maior saída, principalmente para pagamentos sazonais, ou seja, vai conseguir também te dar uma ideia de divulgar ações ou campanhas para aumentar os seus recebimentos em determinadas épocas do ano, conforme for o seu negócio você vai conseguir ter uma ideia geral da saúde financeira da sua empresa.

Espero que com esse artigo de forma mais resumida, você tenha entendido os princípios básicos de um controle financeiro de uma pequena empresa de forma eficiente. Confira nosso blog, e leia os demais conteúdos onde vai conseguir descobrir de forma detalhada mais coisas para poder inserir no cotidiano financeiro da sua empresa.

Abrir Empresa

VANTAGENS DE ABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com

Leia mais »

Contabilidade Especializada

VANTAGENS DACONTABILIDADE Clareza em todo o processo Organização do Negócio Contabilidade especializada em seu segmento Pagar menos impostos de acordo a atividade Entregas de guias

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!