Como Abrir Uma Empresa em São Paulo

imagem da cidade de são paulo. Como abrir uma empresa em São Paulo

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Antes de você entender profundamente como abrir uma empresa em São Paulo e grande SP, quero trazer uma reflexão importante, que pode levar sua empresa ao sucesso.

Quando você pensa em abrir uma empresa, a primeira pergunta que você deve fazer a você mesmo, é por qual motivo eu estou abrindo uma empresa. Infelizmente, muitos empreendedores, erram no momento de definir esse motivo.

Como contador especializado e planos de negócios para empresas da capital paulistana, percebo que muitos são motivados apenas pelo faturamento e resultados de outros empreendedores.  Isso é totalmente errado? Não. Mas não pode ser o único motivo que te leva a abrir seu negócio próprio m São Paulo.

Deixa eu te contar uma história sobre como eu salvei um empreendedor de jogar R$ 400.000,00 no lixo. Melhor do que eu escrever todos os detalhes aqui, veja o vídeo sobre o assunto.

Mas antes, veja passo a passo de como abrir uma empresa em São Paulo – SP

    

Agora, se você não tem planejamento para montar um negócio, você tem grandes chances de quebrar em pouco tempo. Teve um empreendedor, que me procurou para abrir uma empresa aqui na zona sul de São Paulo, com um investimento de R$ 400.000,00. Chegou com muita motivação pois já era empreendedor em um outro segmento. Ele falou que ia comprar o ponto comercial do meu cliente e precisar te continuar com nosso serviço de contabilidade mensal. Até aí tudo bem! Quando falei o preço de quanto custava a contabilidade mensal do negócio dele, qual foi a primeira resposta ??? Está caro !

Eu falei, entendo sua percepção sobre o preço da assessoria, mas me fala um pouco sobre esse negócio que pretende abrir aqui na zona sul de São Paulo. Foi aí que ele percebeu onde ele estava entrando… Mas vamos ao vídeo sobre o tema para você entender melhor o que faltou no planejamento do novo negócio, que ia levá-lo ao fechamento do negócio em poucos meses.

 

Segmento para atuação

Vamos citar alguns exemplos de segmentos onde tem muita gente empreendendo na cidade de São Paulo.

Prestação de serviços: Pode ser a nível intelectual como Médicos, Dentistas, Advogados, Arquitetos, Engenheiros, Nutricionistas entre outros.

Como pode ser prestação de serviços no geral tais como:  Cabeleireiro, salão de beleza, serviços de pet shop, serviços de mecânica, serviços de pequenos reparos, reparação de computadores, serviços de TI, desenvolvimento de sites, Designer gráfico, serviços de cuidadores de idosos, serviços de agência de viagem, empresa de marketing digital entre outros…

Comércio varejista e atacadista: São as atividades que buscam vender produtos para distribuidores e consumidor final. O atacadista vende para varejista em grande volume e preço baixo, possibilidade que o varejista por sua vez, venda ao consumidor final com uma margem de lucro.

Para os atacadistas, a lucratividade vem pelo volume de venda e o baixo custo operacional para realizar a venda. Já o varejista, tem um preço um pouco maior, mas precisa investir no atendimento ao cliente.  Para começar, o investimento do comércio varejista é bem menor.

Alguns tipos de atividades comerciais que você pode abrir sua empresa: loja de roupas, loja de calçados, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio de autopeças, venda de imóveis, padaria entre outras.

Indústrias: Empresas que transforma matérias primas e produtos que são vendidos para o comércio atacadista e em alguns casos o comércio varejista. Mas não vende para consumidor final.

Exemplos de indústrias que você pode montar: Produção de alimentos, Fabricação de bebidas, Fabricação de tecidos / vestuários, Fabricação móveis, fabricação de produtos do fumo, confecção de vestuários e acessórios, fabricação de produtos de papel, fabricação de produtos farmacêuticos, fabricação de máquinas e equipamentos, fabricação de produtos eletrônicos, entre outros.

Abertura de empresa homem foguete verde

Que tipo de empresa abrir (Natureza Jurídica)

No momento que você abre a sua empresa você precisa definir que tipo de natureza jurídica você vai optar, o tipo de empresa, o que você vai abrir pode influenciar na tributação que a sua empresa estará sujeita a pagar. Também precisa avaliar a necessidade de um sócio e até mesmo capital social disponível.

Vamos aos tipos de empresas:

    • Sociedade Empresária Limitada: Sociedade constituída por dois sócios os mais, com o objetivo de empreender no ramo de comércio, industrial ou na prestação de serviço. Registrada na Junta Comercial do seu Estado. A responsabilidade dos sócios, estão relacionadas ao valor do capital social estabelecido. É a natureza jurídica mais utilizada no Brasil.
    • Sociedade Simples Limitada: Sociedade constituídas por 2 ou mais sócios, registradas em cartórios de pessoas jurídicas. Utilizada para abertura de empresa para Médicos, Dentistas, Advogados, Engenheiros e outras profissões intelectuais. Também tem a Sociedade Simples Pura, que o sócio responde com seus bens pessoais.
    • Sociedade Limitada Unipessoal: Tem as mesmas características da sociedade empresária e simples limitada, com a diferença que não precisa de sócio.
    • Empresa Individual: Empresa abertura apenas na Junta comercial do seu estado para atividades comerciais, industriais e algumas prestações de serviços. O Empresário Individual responde ilimitadamente com seus bens pessoais em relação a empresa. Não é a melhor opção para abrir uma empresa.
    • MEI Microempreendedor Individual – Essa modalidade de abertura de empresa, é a opção com menor custo possível para abrir uma empresa. Também aberta como empresário individual, pode ser abertura de forma rápida. Indicado apenas para quem vai faturar muito pouco.

    

Regime de Tributação

Temos no Brasil, três regimes tributários. Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro real. Pode ficar tranquilo, que após você abrir sua empresa, você tem 60 dias para optar por um dos três regimes. É importante você buscar um contador para te ajudar nas questões tributárias.

  • Simples Nacional – Regime simplificado para microempresa e empresa de pequeno porte. Todos os impostos municipais, estaduais e federal, calculados em uma única guia. Pode variar de acordo o tipo de atividade.
  • Lucro Presumido – Regime onde o Governo presume uma lucratividade e tributa a empresa. Utilizada por empresas de serviços e comercias que por algum motivo não podem optar pelo simples nacional ou simplesmente para algumas atividades, o lucro presumido para menos impostos.
  • Lucro Real – Tipo de tributação que tributa sobre o lucro liquido da empresa. Algumas atividades são obrigadas a esse regime e as empresas que faturam acima do regime do lucro presumido.

Quando falamos de tributação, o melhor caminho é buscar um contador especializado para abrir sua empresa e definir o regime tributário.

Documentos para abrir Empresa em São Paulo

Para você abrir empresa em São Paulo, você precisa ter um certificado digital em nome de um dos sócios.

Precisamos do comprovante simples de endereço dos sócios;

Última declaração de imposto de renda com recibo;

2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada sócio.

Para o endereço comercial, precisamos de cópia do IPTU e contrato de locação se o imóvel não for próprio.

A prefeitura de São Paulo, também exige a viabilidade para abertura da empresa. Antes de fazer a locação do imóvel, verifica se sua atividade é permitida naquele local.

Já pensou realizar o contrato de locação e descobrir que sua atividade não pode ser realizada naquele local? Também as documentações podem variar de acordo as atividades escolhidas e exigência de licenciamento de outros órgãos.

Como abrir um CNPJ em São Paulo

Você consegue um CNPJ na cidade de São Paulo, é apenas 2 horas em alguns casos. Como o projeto Balcão Único, a ideia é facilitar o processo de abertura de empresa e torná-lo, cada vez mais rápido.

O processo é muito rápido mesmo. Apenas precisa de atenção no contrato social que é um modelo padrão. Eu acredito que na questão da elaboração do contrato social, precisamos de mais cuidado mesmo.

Não podemos abrir um CNPJ, sem pensar em seus impactos no futuro.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul

Últimas dicas sobre abertura de empresa

Veja as principais definições a serem organizadas:

O que faz sua empresa?

Missão, visão, valores;

O que você vende?

Produto ou serviço;

Ideia de faturamento mensal

Detalhamento de quanto você precisa ganhar para saldar o mês;

Levantamento de fornecedores 

Listagem de possíveis fornecedores e contato especificando as vantagens de cada um;

Vamos algumas dicas:

Capacite-se sempre. Acompanhar tendências gera sucesso;

Aprenda a validar custos do seu serviço ou produto;

Esteja sempre atento a sua rede de contatos. O famoso Network e perfis nas principais redes sociais, favorecerá manter o seu produto em evidência;

Invista em consultorias. Esses serviços contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e principalmente profissional.

Abrir Empresa no Gerando Empreendedores

Nós do Gerando Empreendedores, somos um grupo de contadores especializados, disponibilizamos alguns serviços de apoio ao empreendedor, serviços de abertura de empresa em grande São Paulo e todo o Brasil, gestão financeira, assessoria contábil, entre outros.

Em São Paulo, você pode contar com a ajuda de um especialista para abrir sua empresa, clicando aqui.

    

Abrir Empresa

VANTAGENS DEABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com controle

Leia mais »

Contabilidade

Contabilidade Conteúdo sobre assessoria contábil para a sua empresa. Você é um empresário e está com problemas na organização da contabilidade da sua empresa? Nesse

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!