4 Passos para Quitar as Dívidas da Empresa

 

Veja a seguir 4 passos para que você possa quitar as dívidas da sua empresa e sair do vermelho.

1 . Identifique as causas do endividamento

É imprescindível você saber quais foram as causas que geraram o endividamento na sua empresa: queda nas vendas, inadimplência, financiamento para investimentos que não deram o retorno esperado, enfim, são várias as possibilidades de causas para o endividamento empresarial e, descobrir onde “tudo começou” na sua empresa é essencial para que você não cometa novamente os mesmos erros e também lhe ajudará na estratégia ideal para a quitação das dívidas.

2 Descubra Quanto a Sua Empresa Consegue Pagar de Dívidas por Mês

Como assim “quanto minha empresa consegue pagar das dívidas por mês”? É isso mesmo, pois para sobreviver sua empresa tem um custo mínimo necessário, não adianta pegar 100% das receitas da sua empresa para pagar dívidas, pois isso apenas fará com que novas dívidas surjam e a bola de neve aumente. Então você precisa saber exatamente o valor dos seus custos e despesas, veja, estamos falando de custos e despesas do mês e não de contas a pagar, ok? Esqueça por um momento o quanto você tem de contas, empréstimos e financiamentos a pagar, suas receitas são o suficiente para arcar com os custos e despesas fixos e variáveis do mês? Sim, então ótimo,  quando sobraria se você não tivesse empréstimos e financiamentos? É com esse valor que nós vamos trabalhar, segura esse valor aí que ele será necessário nos próximos passos.

3 Descubra Quanto Dinheiro Extra e Urgente sua Empresa Consegue Fazer

Bom, como você está no vermelho, precisa descobrir algo para fazer um dinheiro extra, vamos citar alguns exemplos de ações que você poderia tomar hoje e você analisa o que pode ser viável para a sua empresa:

  • Venda um ou mais itens do imobilizado que não é essencial ou troque por um mais barato momentaneamente, apenas para gerar uma folga no caixa da empresa, considere por exemplo trocar o carro da empresa ou vender algumas máquinas que você não está mais utilizando.
  • Faça promoções e diminua ao máximo o estoque, se possível trabalhe sem estoque;
  • Ligue para todos os seus clientes inadimplentes, explique sua situação e renegocie suas contas a receber, mesmo que seja necessário dar alguns “descontos”;
  • Negocie o aluguel, às vezes os empresários acham que não é possível negociar o aluguel da empresa por estar no meio de um contrato em andamento, mas é possível sim, explique sua situação ao dono do imóvel e faça uma proposta para que ele diminua o aluguel por um ano pelo menos e depois você volta a pagar o mesmo valor que vinha sendo pago antes;
  • Negocie as demais contas: telefone, internet, assinaturas diversas, às vezes as empresas vão acumulando assinaturas e gastos que podem ser reduzidos sim e pense que cada real economizado é um real a menos nas dívidas, então não subestime os pequenos gastos;

4 Relacione Seus Credores e os Juros Cobrados por Cada Um, Pois Chegou a Hora de Negociar

Bom, agora que você já sabe exatamente quanto de dinheiro você pode utilizar mensalmente para o pagamento das dívidas e já tem um valor em mãos pois você fez o passo número 3, é hora de negociar.

Primeiro relacione todos os seus credores e coloque em ordem de percentual de juros, isso mesmo, em primeiro lugar as dívidas com juros mais altos e assim por diante.

Agora calcule quanto você pode oferecer de “entrada” para cada um deles no pagamento da dívida, considerando o dinheiro extra que você conseguiu no passo 3 e considerando quanto você poderá pagar mensalmente das dívidas, conforme calculou no passo número 2.

Após calcular, entre em contato com cada um deles e faça a negociação, explique sua situação, tente todo tipo de desconto possível, você vai se impressionar em como é possível conseguir sim, bons descontos para a quitação das dívidas da sua empresa.

Gostou das dicas? Então acompanhe o Gerando Empreendedores, esse projeto é feito para empreendedores como você que deseja mudar o futuro através do empreendedorismo!

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda