2020 não será como o ano que passou, pelo menos quando o assunto é feriado. Este ano teremos 251 dias úteis (contra 253 dias de 2019) e 11 feriados em meio de semana (contra oito do ano anterior). Feriados 2020: aprenda a faturar mais com as datas comemorativas é um tema pertinente, que interessa a todos os empreendedores.
Dos 11 feriados nacionais (dois são facultativos, mas acontecem na maior parte das cidades brasileiras), nada menos do que seis cairão em uma sexta ou segunda-feira, emendando com o final de semana. Em 2019, tivemos apenas dois feridos prolongados. Esse número pula para nove se considerarmos feriados que cairão nas segundas, terças, quintas ou sextas-feiras (quando muita gente emenda as datas). Vale pontuar que estamos falando de feriados nacionais, apenas. Os números crescem com os feridos estaduais e municipais!
O setor de turismo, por exemplo, está feliz da vida com o calendário de feriados de 2020, mas e os demais empresários?
É verdade que a maior parte do comércio fecha nestes dias de paralisação. Se as portas estão cerradas não há vendas e, consequentemente, os lucros não acontecem. Mas também é verdade que os feriados podem, sim, se transformar em uma excelente oportunidade de fazer bons negócios. Feriados 2020: aprenda a faturar mais com as datas comemorativas – e isso só depende de você!
Os feriados nacionais em 2020
Data | Feriado nacional | Dia da semana |
01 de janeiro | Ano-Novo / Dia da Confraternização Universal | Quarta-feira |
24 e 25 de fevereiro | Carnaval | Segunda e terça-feira |
10 de abril
12 de abril |
Sexta-Feira Santa
Páscoa |
Sexta-feira
Domingo |
21 de abril | Tiradentes | Terça-feira |
01 de maio | Dia do Trabalho | Sexta-feira |
11 de junho | Corpus Christi | Quinta-feira |
07 de setembro | Independência do Brasil | Segunda-feira |
12 de outubro | Dia de Nossa Senhora Aparecida — Padroeira do Brasil | Segunda-feira |
02 de novembro | Finados | Segunda-feira |
15 de novembro | Proclamação da República | Domingo |
25 de dezembro | Natal | Sexta-feira |
Veja, ao final deste conteúdo, os feriados municipais das principais cidades brasileiras.
Feriados atrapalham os negócios?
Em 2020 tão somente um feriado nacional não cairá no meio da semana: o dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, um domingo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) não está satisfeita com o calendário de feriados deste ano. A entidade garante que o comércio irá encarar um prejuízo de R$ 19,6 bilhões por manter as portas fechadas nos feriados, e esse montante é 12% maior do que o registrado no ano passado (R$ 17,4 bilhões).
Para cada dia parado, contabiliza a CNC, a rentabilidade do comércio em geral cairá 8,4%. No caso de hipermercados, supermercados, grandes redes varejistas de utilidades domésticas e vestuário, essas perdas diárias variam de 11,5% a 16,7%. As perdas nos principais estados do país serão de R$ 5,62 bilhões em São Paulo, R$ 2,09 bilhões em Minas Gerais, R$ 2,06 bilhões no Rio de Janeiro e, finalmente, R$ 1,42 bilhão no Paraná.
A CNC calcula esses números sobre o tanto que o comércio deixa de vender no dia que não abre suas portas por conta de um feriado. São números reais e pertinentes, mas com criatividade e trabalho é possível reverter os prejuízos, transformando o dia comemorativo parado em um bom motivo para faturar mais. Pergunte-se o seguinte: o setor produtivo descansa em 25 de dezembro, no Natal, mas as perdas desse único dia significam quanto diante do enorme consumo que as pessoas fazem nesse período?
Feriados podem significar perdas no dia em que acontecem, mas também podem servir de estímulo para se faturar mais antes e depois, justamente em função deles. Vamos aprender como faturar mais com os feriados?
Quer faturar nos feriados? Planejamento é a palavra-chave
É possível, sim, faturar com os feriados de 2020, mas para isso é preciso se preparar. Planejamento é a palavra-chave para alcançar bons lucros nestas datas festivas e de descanso. E a primeira atitude deste planejamento é conhecer o calendário de feriados de 2020 – em que dia do mês e da semana eles caem – e traçar suas estratégias com antecedência. Nada de se planejar com um ou dois dias de antecedência, okey?
Para faturar sobre essas datas, é preciso pensar em promoções que tenham algum link com elas. E imaginar como você poderá se aproximar ainda mais do consumidor, oferecendo justamente o que ele precisa. É preciso transformar o seu produto em uma necessidade para o cliente diante de um feriado.
Vale, por exemplo, caprichar na vitrine. Lojas devem explorar os temas comemorativos, chamando a atenção do consumidor para as ofertas. Mostre para ele que essa é a hora de aproveitar uma oferta e fazer um bom negócio.
É fácil exemplificar: um comércio de bazar, por exemplo, pode reforçar seus estoques de produtos que remetem ao Brasil, como camisetas, bandeirolas e adereços verde e amarelo, para o feriado da República e da Independência. Se sua empresa é do ramo de alimentação, deve lembrar ao consumidor que feriado é para descansar e se divertir, não para passar horas na cozinha. E mesmo quem vai pegar a estrada precisa se programar e fazer compras: que tal estrear um novo biquíni para aproveitar a praia paradisíaca, comprado em uma promoção imperdível? Sua oficina mecânica também pode oferecer pacotes de revisão, faturando muito mais.
Feriados 2020 continua
O primeiro cuidado é saber a hora certa de oferecer suas promoções. Se o fizer poucos dias antes do feriado, vai faturar menos, não tenha dúvida disso. Muito longe da data comemorativa também não é bom, afinal você não pode baixar muito suas margens de lucro. O ideal é trabalhar com pelo menos 20 dias de antecedência, badalando bem as promoções. Nunca é demais lembrar que você precisa estudar qual produto promover, o que ele pode agregar ao feriado de seu cliente e que promoção você pode adotar sem canibalizar os seus próprios lucros. E, claro, é preciso ter o produto em estoque.
Lembre-se de vincular o seu negócio ao feriado, inserindo o negócio nada data comemorativa. Se essa data é o aniversário de sua cidade, por exemplo, você pode explorar a ideia de ter orgulho de pertencer àquela comunidade, oferecendo descontos para os clientes.
De olho nas suas contas
Muitos empreendimentos abrem mesmo durante feriados, como padarias, restaurantes, borracharias e lanchonetes, entre tantas outros. Ainda assim, precisam se planejar para essas datas. A primeira atitude é comunicar, com antecedência, que as portas estarão abertas (e seus serviços e produtos à disposição do consumidor). Esse procedimento vale para os empreendimentos que não funcionam, afinal o cliente precisa saber que não poderá contar com seus serviços ou produtos.
Outra questão importante, que jamais deve ser esquecida, é o pagamento dos funcionários. Eles terão direito a receber o dobro, e isso deve ser levado em consideração caso você esteja pensando em abrir ou não em feriados. Você também poderá utilizar o recurso do banco de horas. Isso deve ser discutido com o seu contador, que poderá lhe auxiliar nesta conta e ajudar a tomar a decisão. Já foi o tempo em que o contador apenas cuidava da folha salarial e das guias de recolhimento dos impostos. Hoje, ele atua como um consultor para toda a gestão contábil e financeira e é fundamental na tomada de decisões da empresa.
Datas comemorativas sem feriado
Não são apenas os feriados que podem proporcionar bons lucros para o seu negócio. Há uma série de datas comemorativas que são adotadas pelos consumidores e um tanto de outras, que podem justificar promoções direcionadas e mais vendas.
As datas comemorativas que mais turbinam as vendas no comércio são o Dia dos pais (9 de agosto – domingo), o Dia das Mães (10 de maio – domingo), Dia dos namorados (12 de junho – sexta-feira) e o mês das Noivas (maio). Mas você poderá aproveitar um extenso calendário de dias comemorativos para vender mais.
Algumas datas comemorativas que podem ser exploradas:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
08 de março | Dia Internacional da Mulher | Domingo |
28 de abril | Dia da Sogra | Terça-feira |
10 de maio | Dia das Mães | Domingo |
12 de junho | Dia dos Namorados | Sexta-feira |
24 de junho | Dia de São João | Quarta-feira |
20 de julho | Dia do Amigo | Segunda-feira |
09 de agosto | Dia dos Pais | Domingo |
30 de setembro | Dia da Secretária | Quarta-feira |
12 de outubro | Dia das Crianças | Segunda-feira |
15 de outubro | Dia do Professor | Quinta-feira |
18 de outubro | Dia do Médico | Domingo |
31 de outubro | Dia das Bruxas | Sábado |
Black Friday
A Black Friday (27 de novembro) tem se transformado ano a ano em uma data campeã de vendas, chegando a faturar mais do que o Dia das Mães e, em muitos casos, até mesmo o natal. Em 2019 foram arrecadados R$ 3,2 bilhões, um montante 23,6% maior do que o que foi faturado no ano anterior. Na sexta-feira e na véspera, foram registrados nada menos do que 5,33 milhões de pedidos, um crescimento de 24% sobre 2018, com um ticket médio de R$ 602,00.
Esses números estão restritos ao comércio online. Mas já há alguns anos, o comércio físico adotou a data e tem lucrado muito com ela também. Foi difícil encontrar algum empreendimento, em 2019, que não tenha feito promoções nesta data. Seu negócio certamente cabe na Black Friday e pode se beneficiar muito dela, basta se planejar.
A data comemorativa é tão forte que as empresas já começam a oferecer promoções ao longo de toda a semana anterior à data. E na semana seguinte também. O consumidor brasileiro definitivamente a adotou, e seu negócio precisa aproveitar esse momento de explosão de consumo.
Lembre-se: planeje suas ações comerciais com pelo menos 20 dias de antecedência e invista muito em comunicação, divulgando promoções e sua adesão à data. Aproveite antes, durante e depois!
Feriados estaduais e municipais
Além dos feriados nacionais, temos feriados exclusivos nos estados e nos municípios de todo o Brasil. São aniversários de cidades e feriados criados por assembleias legislativas e câmaras municipais, que se restringem àquela localidade.
Os feriados municipais das principais cidades do país são:
São Paulo:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
25 de janeiro | Aniversário da cidade | Sábado |
9 de julho | Revolução Constitucionalista | Quinta-feira |
20 de novembro | Dia da Consciência Negra | Sexta-feira |
Rio de Janeiro:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
20 de janeiro | Dia de São Sebastião | Segunda-feira |
23 de abril | Dia de São Jorge | Quinta-feira |
20 de novembro | Dia da Consciência Negra | Sexta-feira |
Belo Horizonte:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
11 de junho | Corpus Christi | Quinta-feira |
15 de agosto | Assunção de Nossa Senhora | Sábado |
8 de dezembro | Imaculada Conceição | Terça-feira |
Curitiba:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
11 de junho | Corpus Christi | Quinta-feira |
8 de setembro | Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Terça-feira |
Porto Alegre:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
02 de fevereiro | Nossa Senhora dos Navegantes | Domingo |
11 de junho | Corpus Christi | Quinta-feira |
Salvador:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
24 de junho | São João | Quarta-feira |
2 de julho | Independência da Bahia | Quinta-feira |
8 de dezembro | Nossa Senhora da Conceição | Terça-feira |
Recife:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
06 de março | Revolução Pernambucana | Sexta-feira |
24 de junho | São João | Quarta-feira |
16 de julho | Padroeira | Quinta-feira |
08 de dezembro | Nossa Senhora da Conceição | Terça-feira |
Manaus:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
05 de setembro | Aniversário do Amazonas | Sábado |
24 de outubro | Aniversário de Manaus | Sábado |
20 de novembro | Dia da Consciência Negra | Sexta-feira |
08 de dezembro | Nossa Senhora da Conceição | Terça-feira |
Vitória:
Data | Data comemorativa | Dia da semana |
20 de abril | Aniversário do Estado | Segunda-feira |
08 de setembro | Nossa Senhora da Vitória | Terça-feira |
Bom descanso? Que nada: bons lucros
O feriado também pode ser uma excelente oportunidade para o seu cliente ir às compras, com tempo e calma. Então, enquanto uns descansam e se divertem, outros trabalham e faturam. Aproveite os Feriados 2020: aprenda a faturar mais com as datas comemorativas e boas vendas!
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