Contabilidade Gerencial: entenda para que serve e sua importância

contabilidade gerencial para tomada de decisão

A contabilidade não existe apenas para organizar as obrigações e as documentações das empresas. Longe disso! Cada vez mais, é a ferramenta ideal para a tomada de decisões gerenciais, não apenas em direção ao lucro, mas também para fortalecer o negócio. Entre outras atribuições do contador está a Contabilidade Gerencial, fundamental para empresas que querem crescer e prosperar de forma sustentável.

Contabilidade Gerencial: entenda para que serve e sua importância e tenha acesso a informações privilegiadas sobre o seu próprio empreendimento, que muitas vezes você sequer sabia que existia! O Gerando Empreendedores explica passo a passo o que é a Contabilidade Gerencial, seus benefícios, dá exemplos e mostra porque essa ferramenta da contabilidade pode mudar a forma como você enxerga a sua empresa, auxiliando-o na tomada de decisões gerenciais.

A contabilidade no dia a dia da empresa

Empresas registradas no CNPJ, a exceção de MEI (Microempreendedor Individual), precisam e são obrigadas a contratar os serviços de um escritório de contabilidade. Além de legalizar o seu negócio, o que pode ser uma exaustiva tarefa burocrática (dependendo do seu ramo, é claro), o contador fará a gestão do fluxo de caixa, o planejamento tributário (com emissão de guias para pagamento de impostos), a escrituração de documentos e livros fiscais, cuidará do processo de folha de pagamento – e todas essas atribuições sem dúvida alguma são de extrema importância para a saúde de sua empresa.

Ou seja, para atuar de forma legalizada, você precisará de um contador. Mas a contabilidade pode – e deve – ir muito além das tarefas cotidianas e do simples (mas fundamental) fato de que é necessário manter o seu negócio em dia com suas obrigações fiscais e legislativas.

Duas de cada cinco novas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar dois anos de atividades, e um dos principais motivos para isso é a falta de planejamento e gestão financeira. Acredite: são empresas que achavam que lucro é tão somente o resultado do que entra menos o que sai e que contadores servem apenas para emitir guias de impostos.

A contabilidade vai muito mais além! Ela vai da gestão do dia a dia do negócio à perícia contábil, passando pela análise, auditoria, gestão tributária, controle financeiro e muito mais. Esse “muito mais” também pode ser chamado de Contabilidade Gerencial.

Falar com um Contador Especialista

Contabilidade Gerencial: entenda para que serve e sua importância

Para que a sua empresa usufrua de seus benefícios, é importante entender o que é Contabilidade Gerencial, para que serve e qual sua importância. Você vai perceber que se trata de um verdadeiro diferencial na sua árdua luta para conquistar um espaço no mercado.

A Contabilidade Gerencial é um conjunto de técnicas e de procedimentos contábeis que são utilizados para alcançar informações sobre o negócio que ajudem na tomada de decisões gerenciais. São planilhas, gráficos e relatórios que apresentam, de forma detalhada e amigável, informações profundas sobre o negócio.

É a partir destes dados levantados frequentemente que o empreendedor pode enxergar como está a atuação de sua empresa, onde há gargalos, em que momento os erros acontecem, enfim, trata-se de um verdadeiro raio-X da empresa. E mais: por meio desse amplo e profundo material apresentado, é possível comparar a atividade de seu negócio com os concorrentes.

A Contabilidade Gerencial também é utilizada para projetar tendências e o próprio futuro do negócio. Ou seja, sua aplicação serve para corrigir erros do passado, melhorar o presente e se preparar melhor para o futuro. Pense, por exemplo, na definição de novas metas ou lançamento de novos produtos e/ou serviços. A Contabilidade Gerencial oferece todo o apoio para novas empreitadas, na busca pelo crescimento. Essa ramo da contabilidade apura custos, projeta orçamentos, analisa desempenhos, calcula pontos de equilíbrio, determina preços, faz planejamento tributário e financeiro e controla o orçamento, entre tantas outras possibilidades.

Quem cuida da Contabilidade Gerencial?

O contador, naturalmente. Mas a Contabilidade Gerencial é tão importante que grandes empresas investem em equipes cuja tarefa é exclusivamente cuidar dessa área. No caso das micro e pequenas empresas (MPEs), existe uma forma simples de contar com todos os benefícios da Contabilidade Gerencial: na hora de contratar um escritório contábil ou um contador, certifique-se de que a empresa ou o profissional atendem a esse requisito e está preparado para prestar o serviço.

O contador ou a empresa escolhida precisa ter expertise em Contabilidade Financeira e de Custos, entender muito de tributação, dominar uma série de softwares disponíveis no mercado, enfim, deve estar preparado para analisar profundamente os números da sua empresa, mergulhando em seu negócio. A comunicação entre você e o contador deve ser direta, contínua e transparente! Lembre-se: ele irá além dos números, interpretando-os e buscando soluções.

Os benefícios da Contabilidade Gerencial

Enxergar o seu negócio de uma forma muito mais profunda e verdadeira é o maior dos benefícios da Contabilidade Gerencial. Porque é a partir daí que você poderá tomar decisões e decidir os melhores rumos para o empreendimento. Mas há outros benefícios:

– Manter-se muito bem informado sobre o real resultado do negócio;

– Tomar decisões certas, na hora certa;

– Definir planos de ação reais;

– Aumento da eficiência da sua gestão;

– Tomada de decisões mais rapidamente;

– Eliminação de desperdícios;

– Redução dos erros e inconsistências;

– Melhor controle financeiro;

– Pagamento de impostos de forma correta, porém menos custosa.

Demonstrações contábeis 

As demonstrações contábeis são fundamentais nos processos da Contabilidade Gerencial. Ali estarão as informações sobre a saúde de seu negócio: balanço patrimonial, relatório de apuração de lucros/prejuízos acumulados, resultado do exercício, fluxo de caixa, notas explicativas e quadros analíticos, entre outros itens.

São números e mais números, fórmulas e mais fórmulas e todo um conteúdo difícil de entender para aqueles que não estudaram contabilidade. Na Contabilidade Gerencial, esses dados são apresentados de uma forma absolutamente compreensível, porque o objetivo é exatamente esse: dissecar os números para que o empresário possa melhor se posicionar.

O lucro na Contabilidade Gerencial

O lucro é dos grandes – senão o maior – objetivos da atividade empresarial. Mas será que você sabe exatamente o que é lucro? Mais: será que sabe qual é o real lucro do seu empreendimento? Acredite, o lucro é muito mais do que o resultado da subtração entre o que entra e o que sai da empresa.

O lucro pode ser bruto, líquido, pode haver margem de lucro, rentabilidade, lucratividade, enfim, saber exatamente qual é o lucro da sua empresa é uma das tarefas da Contabilidade Gerencial. O lucro bruto, por exemplo, é o resultado das receitas totais menos os custos variáveis. Já o lucro líquido considera os custos variáveis e fixos, como tarifas de eletricidade, o valor do aluguel do imóvel onde a empresa está localizada, impostos, etc.

Por meio de gráficos e relatórios de fácil compreensão, a Contabilidade Gerencial revela o lucro da sua empresa, explicando como se chegou a ele. Define lucro, rentabilidade, lucratividade, e dessa forma ajuda o empreendedor a tomar decisões com muito mais chances de acerto.

DRE na Contabilidade 

A demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é outro relatório contábil de suma importância e revelador, pois mostra detalhadamente se a empresa está dando lucro ou operando no vermelho dentro de um determinado espaço de tempo. Às vezes, por falta de informação e conhecimento, isso não fica tão claro assim, o que jamais acontece com o uso da Contabilidade Gerencial. Essa demonstração é obrigatória por lei para todas as empresas, a exceção do MEI, deve ser produzida anualmente, junto com o balanço patrimonial.

Esse documento, entretanto, deve ser encarado com mais importância do que o atendimento da legislação.

A Contabilidade Gerencial também irá produzir esse relatório, mas as informações serão apresentadas ao empreendedor de uma forma muito mais propositiva e fácil de entender. Afinal, são dados fundamentais para se avaliar a saúde do negócio. A realização da DRE é obrigatória, e todo contador precisa fazê-la. Mas como estes dados serão utilizados, é outra história!

ROI na Contabilidade Gerencial

Você sabe o que é ROI? É a sigla para “Return Over Investmet”, ou Retorno sobre Investimento, um indicador gerencial muito utilizado para se descobrir o resultado financeiro de um investimento feito pela empresa. Esse resultado pode ser positivo ou negativo. Esse indicador vai apresentar o custo do investimento, a receita, o lucro apurado, mas o que significam esses números? Quais suas aplicações? Qual sua importância para o negócio?

Mais uma vez, a Contabilidade Gerencial fará a diferença, porque poderá utilizar o ROI para a produção de relatórios que serão fundamentais para planos de ação, por exemplo. Mensurar resultados é fundamental, e o ROI tem a capacidade de quantificar a relação entre o esforço e o resultado do seu investimento.

Contabilidade Gerencial fará toda a diferença para a sua empresa

O Gerando Empreendedores mostrou toda a diferença que a Contabilidade Gerencial pode fazer para o seu empreendimento. De posse de relatórios, gráficos e de números apresentados de forma fácil de entender, fica muito mais fácil tomar decisões e gerenciar um negócio rumo ao sucesso!

Você pode contar com nossos contadores especializados em todo o Brasil para te ajudar a organizar e crescer seu negócio.

Somos a primeira escola de empreendedorismo no Brasil, formada por Contadores e Financistas.

Vamos juntos!!!!

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda