É verdade que a pandemia provocou um verdadeiro terremoto na economia, principalmente em empresas de serviços, turismo, alimentação fora do lar e entretenimento, mas também é certo que criou um mundo de oportunidades no mercado digital. Quem migrou para a internet encontrou a porta de saída da crise, porque nunca se vendeu tanto pela internet como hoje.
A venda de produtos digitais também disparou, atraindo um número cada vez maior de empreendedores em busca de uma fatia deste mercado crescente e cujo limite é o céu. Mas o que são infoprodutos? Como lançar um infoproduto? Nossos especialistas prepararam este conteúdo para lhe contar tudo sobre esse mercado. Infoprodutos: entenda tudo sobre vendas de produtos digitais.
O Gerando Empreendedores é uma das principais ferramentas de empreendedorismo do país, e entende como ninguém sobre como abrir e manter uma empresa no mercado digital. Se você tem dúvidas, necessidades ou algum problema, está no lugar certo!
Infoprodutos: um mercado cada vez maior
Apenas nos seis primeiros meses de 2020, nada menos do que 7 milhões de pessoas passaram a utilizar a internet para fazer compras, segundo a consultoria Ebit/Nielsen, e isso gerou um faturamento do setor 47% maior do que nos 12 meses anteriores. Já a Câmara Brasileira da Economia Digital atesta que o mercado digital mais que dobrou no ano passado, com um incremento de 122% no acumulado do ano até novembro, em comparação com igual período de 2019.
Ainda segundo a Ebit/Nielsen, para 2021 o e-commerce no Brasil deve crescer algo em torno de 26%, alcançando um faturamento de R$ 110 bilhões. Uma pesquisa de consumo realizada pela consultoria apontou que nada menos do que 95% das pessoas que fizeram compras online em 2020 pretendem continuar a fazê-las em 2021.
Esse mundo de vendas está sendo explorado por um número cada vez maior de empresas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que no início da quarentena, em março do ano passado, em torno de 10 mil novas empresas de e-commerce surgiam todos os meses na internet; hoje esse número é de 50 mil, impulsionando ainda mais o mercado digital.
O que são infoprodutos
É claro que os infoprodutos e infoprodutores surfam nesta onda. Mas o que são infoprodutos? O que é um infoprodutor? Também conhecido como infoprodutor digital, esse profissional é quem produz um infoproduto, ou seja, e-books, videoaulas, podcasts, cursos on-line e outros.
O melhor exemplo de infoprodutor é um youtuber que produz e vende cursos pela internet. Ele é uma autoridade no seu assunto e, nesta condição, produz produtos digitais para repassar o que sabe, vendendo-o no mercado digital.
Os principais infoprodutos criados pelo infoprodutor para revenda são: e-book, cursos online, podcasts ou videocasts, audiobooks, programas de assinaturas, revistas eletrônicas, whitepaper, webinars, criação de infográficos e templates, criação de aplicativos, puglins e extensões e, finalmente, kits digitais (pacotes de diferentes infoprodutos sobre um mesmo assunto).
Vale a pena abrir uma empresa de infoprodutos?
O que é melhor para o empreendedor: abrir uma empresa de infoprodutos ou trabalhar como autônomo? Essa é uma pergunta muito fácil de responder, e vamos dar a resposta na ponta do lápis.
Um profissional autônomo terá que pagar impostos de até 27,5%, se o seu faturamento for mais do que R$ 4.664,68 mensais. É praticamente um terço dos ganhos que o leão da Receita Federal devora. No entanto, justamente para não ter problemas com ele, as plataformas como Hotmart, Monetizze e Eduzz limitam os ganhos das pessoas físicas. A partir de R$ 2 mil, já exigem nota fiscal.
Por sua vez, os impostos poderão ser bem menores, por meio do Simples Nacional, se você abrir uma empresa de infoprodutos. Os impostos podem ser, dependendo de algumas variáveis, de apenas 6%. Então, nos diga: você prefere trabalhar no mercado digital como um infoprodutor autônomo ou abrir uma empresa infoprodutora?
Você poderá abrir uma produtora de e-book, uma revista eletrônica ou uma empresa de educação financeira, entre tantas outras. As oportunidades são inúmeras, e o processo de abertura é o mesmo de uma empresa qualquer. Você precisa fazer seu plano de negócios e, depois, contratar um contador para legalizar o negócio e fazer a sua gestão contábil.
Como lançar um infoproduto
É claro que você utilizará todos os recursos que a internet oferece, e eles são infinitos! Investir nas rede sociais é fundamental, e a ideia é que você, primeiro, conquiste a condição de ser uma autoridade no seu segmento. Par que isso aconteça, uma boa dica é produzir muitos conteúdos e postá-los por meio de blogs, sites e nas próprias redes sociais.
Campanhas bem feitas de email marketing também costumam trazer excelentes resultados. Mas aí vai uma dica: a internet é um horizonte sem fim, e muitas empresas se perdem, dispensando esforços inúteis, dando tiros a esmo. É muito importante direcionar o trabalho de marketing digital, e uma boa atitude é contatar uma agência de lançamento para lhe ajudar a divulgar seus produtos e/ou serviços.
Contabilidade para negócios digitais
A contabilidade tem, hoje, um papel vital para as empresas, funcionando até mesmo como um diferencial competitivo. Ela é voltada para a gestão e para os resultados, e um empresário não pode tomar decisões gerenciais sem ouvir o seu contador. Contando com números e análises contábeis profundas, as decisões poderão ser muito mais assertivas.
É claro que isso vale para o mercado digital. A contabilidade para negócios digitais ganha ainda mais destaque por conta dos altos ganhos que muitas empresas alcançam e, consequentemente, por conta da carga tributária. Definitivamente, o contador poderá ajudar, promovendo um amplo planejamento tributário, em busca de uma tributação menor.
Você sabia, por exemplo, que um e-book é imune ao ICMS? Um contador especializado e experiente saberá se valer da legislação para que sua empresa pague menos impostos, e isso tem reflexos, claro, no próprio resultado da empresa.
Conclusão
Infoprodutos para revenda podem ser uma mina de ouro. A venda de produtos digitais é uma excelente oportunidade de negócio, em um mercado crescente, cheio de horizontes. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de fevereiro do ano passado, o e-commerce ocupou apenas 6% do volume de negócios do comércio varejista, e isso significa que este mercado crescerá assustadoramente nos próximos anos. Se você precisa de apoio para a sua empresa digital, fale conosco. Somos especialistas neste mercado.