Como abrir um ecommerce? Sem dúvida alguma, estamos falando de uma excelente oportunidade de negócio para aqueles que desejam empreender em um segmento de negócio altamente lucrativo.
Sendo assim, se você chegou aqui em busca de dicas e informações sobre como criar um CNPJ, como abrir ecommerce e sobre como ter um ecommerce de sucesso, saiba que você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, o Gerando Empreendedores vai apresentar um passo a passo completo sobre como fazer CNPJ, para empreendedores que desejam abrir um ecommerce, mas não sabem exatamente por onde começar.
Aqui, se você está abrindo um e-commerce, vai descobrir como abrir CNPJ para loja virtual e como iniciar um e-commerce de forma simples, prática e objetiva, com foco em resultados.
Para saber mais sobre o tema, confira todos os detalhes deste conteúdo ou clique em um dos botões abaixo para entrar em contato com um contador especializado no assunto.
O que é ecommerce e como funciona?
Antes de mais nada, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir um ecommerce ou como abrir uma loja virtual, precisa entender como funciona este tipo de estabelecimento.
Entre os diferentes tipos de empresas e segmentos de negócio que existem, o comércio eletrônico é um dos que mais vem se destacando nos últimos anos.
Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a facilidade e o enorme número de opções que as compras online podem oferecer.
Diante deste cenário, quem pretende investir na abertura de um e-commerce, precisa estar preparado para oferecer aos clientes e ao público em geral:
- Preços competitivos;
- Ampla variedade de produtos;
- Entrega rápida para todo o Brasil.
Neste tipo de negócio, você não atenderá os clientes em horário comercial no balcão da sua loja, mas de forma automatizada através da sua loja virtual, com dinamismo e redução de custos.
Como montar um ecommerce do zero: 7 passos sobre como criar um ecommerce
Preparamos um passo a passo com 7 passos e insights importantes para você que chegou até aqui, buscando informações sobre como abrir um ecommerce ou então sobre como abrir uma loja online.
Muitos empreendedores conseguem desenvolver uma excelente ideia de negócio para vender produtos no meio digital, no entanto, muitos travam e não sabem por onde começar quando o assunto é como montar um ecommerce.
Se este é o seu caso, confira as dicas abaixo e veja como criar um ecommerce sem qualquer tipo de complicação.
1. Pesquisa: Se você pretende investir na abertura de um ecommerce, comece pesquisando tendências, produtos e fornecedores.
Quais produtos contam com um bom volume de vendas e demanda no meio digital? Quais são os principais fornecedores do segmento?
Defina que tipo de produto vender e de quem poderá comprar os produtos para abastecer o estoque do seu negócio.
2. Planejamento: Quando o assunto é como abrir um ecommerce, você também não pode deixar de elaborar um plano de negócios completo, incluindo os seguintes pontos:
- Finanças e custos;
- Logística de entrega;
- Logística de trocas;
- Automação;
- Mão de obra;
- Estratégias de marketing;
- Metas e indicadores chave (KPIs).
3. Criação do site de e-commerce: Com o planejamento montado, é hora de investir tempo e dedicação na criação do site e da identidade visual da sua marca, incluindo:
- Logotipo;
- Slogan;
- Paleta de cores.
Nesta etapa, você precisará optar entre construir um ecommerce do zero ou aproveitar os serviços de plataformas como o WooCommerce, PrestaShop, Magento e NuvemShop.
O apoio de um desenvolvedor web ou de uma agência de marketing digital será útil nesta etapa.
4. Ferramentas de gerenciamento: Quando o assunto é como abrir um ecommerce, o empreendedor também precisa pensar nas ferramentas de gerenciamento do negócio, incluindo:
- Serviço de hospedagem do site (precisa ser rápido e estável);
- Software para emissão de notas fiscais;
- Ferramentas de gestão e acompanhamento.
A tecnologia e as soluções em automação, serão fundamentais para os resultados e o sucesso do seu ecommerce.
5. Aprenda sobre marketing digital: Para que seu ecommerce cresça, você precisará conhecer e investir em uma série de estratégias e ferramentas de marketing digital, incluindo:
- SEO e busca orgânica;
- Anúncios patrocinados no Google ads, Facebook ads;
- Publicação de conteúdos nas redes sociais;
- Disparo de campanhas de e-mail marketing;
- Dentre outras estratégias em marketing digital.
Para isso, você pode montar uma equipe própria e interna ou contratar uma agência de marketing digital para e-commerce.
6. Abertura da empresa: Na sequência, será preciso contratar uma contabilidade para loja virtual e cuidar dos trâmites para regularizar o seu negócio e abrir CNPJ.
Contar com o apoio e suporte de uma contabilidade especializada como o Gerando Empreendedores, é fundamental para:
- Escolher o CNAE para ecommerce correto;
- Pagar menos impostos;
- Abrir e manter a empresa em situação regular.
7. Monitoramento: Por fim, defina e configure os meios de pagamento e recebimento, incluindo boleto, pix e cartão de crédito e inicie suas vendas.
Lembre-se de monitorar as vendas e os indicadores de perto, para garantir o sucesso do seu negócio.
Como abrir uma loja virtual: passo a passo para criar CNPJ para ecommerce
Agora é hora de falarmos sobre abertura de empresa para o seu comércio eletrônico e ser um ecommercer profissional.
Após as dicas do tópico anterior, vamos a um pequeno passo a passo sobre como abrir um ecommerce.
Veja como funciona e como tirar CNPJ para loja virtual:
1. Contrate uma contabilidade especializada;
2. Defina o melhor tipo de empresa (natureza jurídica);
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal (para abrir uma empresa sem sócios)
- Sociedade Empresária Limitada (para abrir uma empresa com sócios).
3. Separe os documentos solicitados pelo contador;
4. Aguarde a elaboração do contrato social pelo contador;
5. Adquira o certificado digital do tipo e-CPF e um e-CNPJ;
6. Aguarde enquanto a contabilidade cuida da emissão dos documentos;
- Abrir CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Funcionamento.
Por fim, quando o assunto é como abrir um ecommerce, vale lembrar que você pode abrir um comércio eletrônico no endereço residencial, mas no caso de apartamento, deve ser permitido pelo condomínio.
É possível abrir um MEI para comércio eletrônico?
Atualmente, uma loja virtual é tributada igualmente a uma loja física, sendo as suas atividades e os seus CNAEs, os mesmos para ambos.
Com isso, já que as lojas físicas podem abrir um MEI, podemos afirmar que o comércio eletrônico também pode abrir um Microempreendedor Individual e se beneficiar de vender seus produtos pagando uma menor tributação.
O que podemos dizer, é que o limite atual do MEI (R$ 6.750,00/mês) é muito baixo, tendo em vista que a margem de lucro de uma loja virtual é pequena e esse limite é contabilizado sobre o faturamento total.
O que possivelmente vai acontecer, é esse limite ser ultrapassado e microempreendedor ter que transformar o MEI em ME e ainda pagar os impostos retroativos no Simples Nacional e com juros.
O que nós como um escritório de contabilidade especializado em negócios digitais sugerimos, é que no plano de negócio já seja definido abrir uma microempresa para o seu e-commerce.
Como organizar os ganhos do comércio eletrônico: contabilidade para loja virtual
Agora que você já conferiu uma série de dicas sobre como abrir um ecommerce, não se esqueça da importância da contabilidade especializada.
Com uma assessoria contábil especializada, você conseguirá organizar os seus ganhos no comércio eletrônico e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco.
Para saber mais como abrir uma empresa e abrir CNPJ para ecommerce, converse com um contador especializado, clicando em um dos botões abaixo.