Contabilidade para e-commerce: entenda sua necessidade

contabilidade para e-commerce

Há muito que o e-commerce brasileiro deixou de ser uma tendência, passando a condição de uma realidade muito lucrativa e que pode trazer excelentes resultados para qualquer negócio de venda pela internet.  Muitas empresas já migraram da loja física para a loja virtual, e o contador tem um papel fundamental na gestão dessas empresas, fortalecendo ainda mais o negócio em si. Sabe como? Contabilidade para o e-commerce: entenda sua necessidade.

A importância da contabilidade no e-commerce

É possível abrir uma loja virtual ou migrar seu negócio para venda na internet com poucos investimentos. Essa é apenas uma das muitas vantagens que o e-commerce oferece. Todo mundo sabe que um negócio legalizado tem muito mais chances de prosperar do que na informalidade. Isso não é diferente no comércio virtual. Regularizar a atividade é fundamental, e é nesse momento que o contador entra em cena, criando todas as condições para o exercício da atividade comercial online de forma legal e respeitando todo o conjunto de leis que a rege.

Muita gente acha que vender pela internet não requer uma assessoria contábil, e isso é um grande erro. O papel da contabilidade moderna vai muito além da legalização do negócio. Um contador atualizado vai funcionar como um conselheiro e será fundamental para municiar o empresário com informações profundas sobre o negócio, que auxiliarão na tomada de decisões gerenciais.

E se não bastasse os ganhos que a contabilidade oferece ao negócio, vale pontuar que empresas registradas, seja uma Eireli, uma sociedade limitada, uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte, não importa, são obrigadas a contratar um contador.

Até mesmo as empresas que já existem no mundo físico e ampliam suas atividades fins para o comércio eletrônico precisam estar atentos a uma série de questões que envolvem gestão, rentabilidade, aspectos tributários e, claro, o cumprimento da legislação.

Como abrir uma loja virtual

Legalizar a loja vritual – e consequentemente o negócio de e-commerce – é necessário e é papel do contador. Ele quem sabe exatamente quais documentos são necessários para promover a legalização, quais órgãos governamentais procurar, quais procedimentos burocráticos cumprir, e o fará em muito menos tempo e, o que é imprescindível, sem erros.

O primeiro passo será o registro do contrato social. Essa exigência é fundamental para todo o processo, é verdade, mas também tem extrema relevância para o próprio negócio. Porque é no contrato social onde estarão registradas todas as regras de funcionamento do negócio, inclusive a descrição de sua atividade fim. Então, esqueça a ideia de buscar modelos na internet e adaptá-los à sua realidade. O contador será fundamental na elaboração deste documento para que depois não seja preciso gastar tempo e dinheiro modificando-o.

Gestão tributária do e-commerce 

A assessoria contábil também terá muita relevância na hora de definir a natureza jurídica da empresa de e-commerce. Dependendo das escolhas a serem feitas, dentro do que estabelece a lei, claro, e respeitando suas limitações, será possível pagar menos impostos.

Ou seja, a gestão tributária também é papel da contabilidade para e-commerce. Não se trata apenas de emitir as guias de recolhimento de impostos, evitando multas e cobrança de juros por atraso no pagamento. O contador vai estudar a melhor forma de respeitar a lei, conseguindo com que a empresa pague menos tributos. Simples assim.

O que faz a contabilidade no e-commerce

A contabilidade tem uma lista bem grande de tarefas obrigatórias a cumprir também no e-commerce, como elaboração de  balanço patrimonial e balancetes de verificação, definir e zelar pelo capital de giro, orientação para registrar a marca, gerenciar o pró-labore dos sócios, calcular impostos como o ISS, o Cofins e o CSLL, enfim, são obrigações que precisam ser cumpridas para que a empresa esteja em dia com a lei e, assim, apta a operar.

Outras tarefas da contabilidade são:

  • Serviços fiscais (organização dos livros fiscais, por exemplo);
  • Controle tributário (planejamento e gestão dos impostos);
  • Serviços contábeis (registro das movimentações financeiras, emissão de livros e controle de documentos contábeis, por exemplo);
  • Controle da folha de pagamento (emissão de contracheques, gestão de contratação e demissão de funcionários, etc…);
  • Consultoria empresarial (alterações contratuais, emissão de certidões negativas, obrigações acessórias, entre outras);
  • Consultoria financeira (gestão financeira).

Na contabilidade gerencial moderna, o contador ocupa o papel da assessoria especializada, oferecendo ao empresário informações profundas e relevantes sobre seu negócio, que auxiliam e facilitam a tomada de decisões gerenciais.

Como fica o lucro no e-commerce?

Vamos imaginar uma pequena confecção, que durante anos manteve uma pequena loja física e, a partir de um determinado momento, passa a oferecer seus produtos pela internet também. Uma postagem nas redes sociais viraliza, a confecção se torna conhecida e, por conta disso, chovem pedidos pelo e-commerce. Resultado: as vendas aumentam exponencialmente, transformando o negócio.

E aí? A pequena confecção precisa se adaptar ao novo patamar alcançado e a assessoria contábil será fundamental nessa hora. Faturar mais pode transformar o negócio, necessitando muito das orientações e do trabalho do contador. Mais vendas significam uma maior produção, que requer mais custos variáveis, muitas vezes trazem mais gastos com mão de obra, é preciso estudar a questão tributária, enfim, o salto no lucro que essa confecção deu mexe com toda a empresa.

Seu e-commerce está preparado para uma maior lucratividade? 

O contador terá um papel fundamental na gestão financeira do seu comércio eletrônico, e – acredite – isso fará toda a diferença para o seu negócio. As possibilidades de ganhos com a venda pela internet são naturalmente maiores do que as vendas de uma loja física, e a empresa precisa estar preparada para administrar isso muito bem.

Você sabe calcular o índice de lucratividade de seu e-commerce? É ele quem vai indicar a eficiência operacional de seu negócio, e essa é uma informação gerencial muito importante para a tomada de várias decisões, inclusive sobre investimentos a serem feitos.

Para calcular a lucratividade, é preciso apontar o lucro bruto e o lucro líquido, mas é na análise mais profunda destes números que o empresário vai encontrar respostas sobre a saúde de seu empreendimento. O contador tem o papel de fazer toda a gestão financeira da empresa e, ainda, orientar o empreendedor, analisando a lucratividade a fundo.

O papel do contador e o aumento da lucratividade do e-commerce

Como aumentar a lucratividade do seu negócio e-commerce? Basta aumentar a margem de lucro? Mas como conseguir isso? É possível aumentar o preço de seu produto sem perder clientes? Como reduzir despesas e desperdícios?

Essas são perguntas que todo empresário se faz, e a contabilidade oferece informações gerenciais vitais para se chegar às respostas esperadas. Não se trata de fórmulas prontas: o contador utiliza dos números da empresa para enxergar o cenário com exatidão e propor soluções viáveis para o negócio.

Há uma série de atitudes que podem ajudar no aumento da lucratividade do negócio, assim como também há inúmeras ações que podem trazer resultados ruins. É preciso analisar os custos fixos e variáveis, as despesas, a gestão tributária, prazos de pagamento, estoque, fluxo de caixa, enfim, um sem número de variáveis, e isso é papel do contador, cuja função é assessorar, orientar e aconselhar o empresário sobre a gestão de seu negócio.

Contabilidade digital para ecommerce 

E já que estamos falando em loja virtual e vendas pela internet, é importante dizer que a contabilidade também já migrou para o ambiente online, por meio da chamada contabilidade digital. As empresas podem fazer toda a sua contabilidade utilizando a internet, desde que, claro, sua assessoria contábil ofereça essa opção.

A grande vantagem, sem dúvidas, é a agilidade que essa modalidade de contabilidade oferece. Tudo é feito de forma online, por meio de nuvem. A produtividade de um escritório de contabilidade digital é muito grande, e isso tem relevantes consequências para os clientes.

Esse conceito é novo no Brasil, mas já está sendo adotado por inúmeros escritórios de contabilidade. Os computadores e as ferramentas digitais são utilizados como meio para todo o processo, com redução de tempo, de erro humano, eliminando cada vez mais o uso do papel, enfim, promovendo mudanças efetivas na atividade.

Os escritórios contábeis dizem que entre outros benefícios da contabilidade digital estão o aumento da produtividade, a redução de custos, a entrega de informações em tempo real (o que pode fazer toda a diferença em um negócio, para tomada de decisões), escalabilidade e mais tempo para o contador atuar mais como consultor e não como um mero executor de tarefas.

O BPO Financeiro e o e-commerce

Terceirizar sua gestão financeira pode ser uma solução gerencial muito válida para uma empresa. Seus sócios entregam esta gestão para especialistas, comprometidos com os resultados, e se dedicam à atividade fim do negócio, que requer mesmo toda a atenção.

BPO Financeiro é a terceirização da gestão financeira de uma determinada empresa. E um contador atualizado e moderno pode prestar esse serviço, trazendo excelentes resultados para a empresa. Aliás, essa é uma tendência de mercado cada vez mais forte.

Também conhecido como Business Processo Outsourcing, o BPO Financeiro será realizado por uma assessoria contábil, que fará toda a integração dos processos financeiros do negócio, em busca de uma maior eficiência operacional.

São vários os ganhos de se adotar um BPO financeiro no e-commerce, entre os quais acesso as boas práticas de mercado, redução de custos, eliminação de erros usuais, maiores controles e maior eficiência e rapidez na gestão financeira. Vale pontuar que é por meio do BPO Financeiro que serão levantados todos os indicadores financeiros da empresa, revelando o verdadeiro desempenho financeiro da companhia, ou seja, um autêntico raio-x de sua saúde financeira.

A contabilidade moderna faz toda a diferença no e-commerce

O verdadeiro papel da contabilidade moderna fica bem claro quando se apresenta a serviço da empresa de e-commerce, pronta para colaborar com o seu crescimento. As gestões contábil, administrativa e financeira fazem toda a diferença para o negócio, como um diferencial competitivo.

Já foi o tempo em que os resultados da empresa dependiam das vendas, apenas. É preciso vender muito, é preciso vender corretamente, é preciso vender de forma sustentável. A contabilidade gerencial é uma ferramenta essencial de toda empresa que quer crescer e se solidificar.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat