Como abrir uma empresa de consultoria

consultoria

Deseja abrir uma empresa de consultoria? Este mercado continua crescendo. O consultor é um profissional capacitado em uma determinada área do conhecimento, que auxilia empresas e pessoas na solução de seus problemas.

Um consultor irá detectar problemas e propor soluções aos seus clientes. E as possibilidades de atuação são as mais diversas possíveis.

Você tem uma experiência profissional em determinada área, e deseja abrir uma empresa de consultoria? Leia este artigo até o final e saiba como empreender nessa área.

Burocracia

Para abertura da sua consultoria, tenha a orientação profissional de um contador. Ele te auxiliará na definição do melhor sistema tributário para o seu negócio. Ter uma boa gestão contábil é essencial para o sucesso da sua empresa. Escolha uma empresa que entenda sobre a área em que pretende empreender.

Você poderá optar pelos seguintes regimes tributários, para a abertura da sua empresa de consultoria.

Existe também nesse caso, a possibilidade de trabalhar como pessoa física ou jurídica.

A documentação básica para a abertura de uma empresa de consultoria são:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia de Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Cópia dos endereços dos sócios;

Importante: Existem documentações necessárias que podem variar, de acordo com a cidade em que pretende abrir o seu negócio. Esteja atento. Solicite a orientação de um contador especializado eu seu estado.

O Consultor

O consultor além de sólido conhecimento em uma determinada área, precisa ter algumas habilidades: ouvir e ter capacidade analítica, são algumas delas.

O mercado de consultor no Brasil, começou a ganhar maior força, no início dos anos 1990. O principal motivo para esse crescimento, foram as mudanças no mercado que as empresas precisaram enfrentar. Com a globalização e a concorrência global, as empresas tiveram que se reinventar e criar mecanismos para manter a competitividade.

Hoje, passamos novamente por uma transformação no mercado. Novas demandas, novas tecnologias e consumidores consumindo e interagindo de novas formas com as empresas e seus produtos e serviços. É nesse mercado que a figura do consultor, torna-se cada vez mais necessária. Auxiliar as pessoas e empresas a lidar de forma positiva com essas mudanças, é o trabalho do consultor.

Falar com um Contador Especialista

Serviços

Existem diversas possibilidades de atuação para o consultor. Qual a área que sua empresa de consultoria irá atuar? O Gerando Empreendedores, separou algumas possibilidades para você.

Consultoria empresarial

O foco de uma consultoria empresarial é auxiliar os empresários e gestores a lidar com problemas enfrentados, ou ajudar em processo de transição.

O consultor precisará conhecer bem a empresa do seu cliente. Entender todo o seu funcionamento, para identificar possíveis problemas e propor diagnostico. Será necessário identificar quais áreas da empresa devem ser as primeiras a passarem pela consultoria.

O papel do consultor depois de fazer uma avaliação do negócio, é escolher o foco e propor um projeto de melhoria. E feito isso, o consultor deve auxiliar o cliente a realizar as mudanças necessárias.

A estratégia é a outra especialidade do consultor. Definir ações necessárias, criar estratégias para melhorar os resultados e aumentar a produtividade, vendas, comunicação ou gestão, são alguns dos serviços oferecidos por uma consultoria empresarial.

Consultoria de RH

O mercado de consultoria em Recursos Humanos reserva boas oportunidades, para quem deseja abrir uma consultoria. Com o aumento do número de empresas que terceirizam a sua área de RH, as consultorias têm ganhado cada vez mais espaço nesse segmento.

Uma consultoria em RH, pode trabalhar na área de desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de equipes, problemas de comunicação e com todos os problemas ligados a gestão de pessoas de uma empresa.

É preciso para sucesso do negócio, que o consultor seja especializado e entenda o funcionamento organizacional e também do mercado em que o cliente atua.

Uma consultoria de RH, procura antes de mais nada, entender os colaboradores, a empresa e qual é a relação entre eles. O foco é desenvolver relacionamento saudável que gere ganhos para ambos. O foco de uma consultoria como essa é tornar a empresa melhor, e seus funcionários mais motivados.

Consultoria de negócios

Uma consultoria em negócios, tem o foco em desenvolver um negócio, que pode estar em início ou ter algum tempo no mercado. O consultor após avaliar o negócio como um todo e entender muito bem o funcionamento da empresa, vai auxiliar no aprimoramento da gestão.

O papel de uma consultoria de negócios é auxiliar o cliente a ser mais eficiente e ter mais lucro. Em outras palavras, o consultor auxiliará a empresa em seus processos de melhoria e a ter mais recursos.

Em caso de negócios menores, o papel de um consultor além de mais necessário, imbui o profissional de mais responsabilidade. Como os recursos de um pequeno negócio são menores, a necessidade de acertar no diagnóstico e nas ações é ainda mais necessário, afinal um erro nesse percurso, pode decretar o fim de um negócio.

O consultor deve ser o suporte na tomada de decisão do cliente. Através de experiência acumulada, por estudos e também por conhecer diversos negócios, o consultor tem a capacidade de orientar melhor o seu cliente.

A sua empresa de consultoria em negócios, poderá definir uma área de atuação como: estratégia de negócios, inteligência de mercado, gestão de pessoas, vendas, comunicação ou análise de investimento em tecnologia.

Com o aumento de novos negócio e o crescimento do empreendedorismo e de Startups no país, é grande a possibilidade de sucesso de uma empresa de consultoria com esse foco.

Consultoria em tecnologia da informação

A consultoria em tecnologia da informação (TI), está entre uma das mais rentáveis deste mercado. Com o avanço das novas tecnologias e com os negócios cada vez mais globais, ter uma tecnologia de ponta, que mantenha as empresas competitivas e também seguras, fazem com que esse tipo de consultoria ganhe cada vez mais notoriedade.

Os consultores de TI, utilizam o seu conhecimento para ajudarem seus clientes com a tecnologia. Auxiliar na segurança de dados, na implementação de sistemas de gestão e vendas e na digitalização de sistemas, são algumas das atribuições de um consultor que atua na área de tecnologia.

A tecnologia que está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, passou a ser um grande diferencial competitivo. Não estamos falando aqui do funcionário de TI que arruma o computador que parou de funcionar, cuida da impressora e do sistema da empresa apenas. Este profissional atualmente, tem papel estratégico, sendo importante para os resultados de um negócio.

Uma consultoria em tecnologia da informação, além de auxiliar o cliente se beneficiar das novas tecnologias de computação, nuvem e mobile. Torna o negócio do seu cliente mais ágil, e assim mais preparado para competir em um mercado cada vez mais acirrado, em que a tecnologia de ponta assim como em uma guerra, é um ativo valiosíssimo.

A Estrutura

Uma empresa de consultoria não necessita de um grande espaço. Se o empreendedor desejar, o escritório pode ser na sua própria casa. A escolha do local, dependerá do tamanho do negócio, do número de clientes e se haverá outros funcionários.

Se optar por um escritório, antes da escolha do local, analise se a região é segura, a infraestrutura do comércio e de serviços públicos como Correio por exemplo.

Há transporte público na região? Existe estacionamento próximo? É importante verificar a presença de agências bancárias próximo ao local pretendido, itens esses que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa.

Os equipamentos para o seu escritório serão basicamente computador, telefone, mesas, cadeiras e armários. É importante verificar a qualidade de serviços como de telefonia e de internet, pois esses serão muito utilizados em sua empresa.

Equipe

O tamanho da sua equipe dependerá dos seus objetivos e do número de clientes. E possível atender com qualidade todos os clientes da empresa? Você deverá ser objetivo ao responder essa pergunta, e rápido e assertivo na escolha de consultores para serem seus parceiros de negócio. Lembre-se o consultor é o cartão de visita da empresa, afinal ele quem estará em contato com o cliente.

Conclusão

Quais das áreas apresentadas tem mais a sua cara? Em qual dessas você pretende empreender? O mercado de consultoria é um mercado amplo e em constante transformação.

O consultor está sempre aprendendo, afinal os problemas dos seus clientes não serão os mesmos.

Se deseja um mercado dinâmico e cheio de desafios, seja bem-vindo!

Abrir uma empresa de consultoria empresarial, RH, negócios ou de tecnologia da informação, foram algumas opções que apresentamos para você nesse artigo.

O mercado para o consultor está em franco crescimento. As possibilidades de negócios são grande. Se deseja criar uma empresa nessa área, estude o mercado, planeja e defina os seus objetivos.

Este artigo foi útil? Continue acompanhando o Gerando Empreendedores. Nosso objetivo é trazer informações relevantes para você empreendedor.

Compartilhe esse artigo com seus amigos pelas redes sociais. Ajude outras pessoas que assim como você, desejam abrir o próprio negócio.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda