Como abrir uma empresa no Simples Nacional: passo a passo para abrir CNPJ no regime do Simples

Como abrir uma empresa no Simples Nacional foto de empreendedor querendo saber como abrir um CNPJ

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Como abrir uma empresa no Simples Nacional? Se você também possui esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, o Gerando Empreendedores vai explicar tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa no Simples.

Aqui você vai conferir quem pode abrir CNPJ no Simples Nacional, como fazer a opção pelo regime e o que é preciso para abrir o seu negócio.

Para saber mais, confira o conteúdo ou clique em um dos botões abaixo e entre em contato com um contador especialista, agora mesmo!

   

O que é Simples Nacional: vale a pena abrir um CNPJ no Simples?

O Simples Nacional é um regime tributário criado pela Lei Complementar 123/2006, cujo objetivo é simplificar a carga de impostos sobre pequenos negócios.

De acordo com a legislação em vigor, ao todo, temos 5 Anexos do Simples Nacional, cada um deles com um grupo de alíquotas que podem variar de 4% a 33%.

Anexo I – Comércios – Alíquota de 4 a 19%;
Anexo II – Indústrias – Alíquota de 4,5 a 30%;
Anexo III – Prestadores de serviços – Alíquota de 6 a 33%;
Anexo IV – Prestadores de serviços – 4,5 a 33%;
Anexo V – Prestadores de serviços – 15,5 a 30,5%.

Para cálculo e apuração de impostos neste regime, a contabilidade observa os seguintes fatores:

  • Tipo de atividade da empresa (CNAE);
  • Tabela do Simples Nacional (Anexos);
  • Fator R (para empresas nos anexos III e V);
  • Faturamento no mês de apuração;
  • Faturamento nos últimos 12 meses.

Respondendo a pergunta, sim, vale a pena abrir uma empresa no Simples Nacional, porém é necessário um planejamento tributário realizado por um contador especializado e que o seu negócio se encaixe nas regras desse regime tributário.

Abertura de empresa homem foguete verde

Quem pode abrir CNPJ no Simples Nacional?

Quando o assunto é como abrir uma empresa no Simples Nacional, muitos perguntam sobre quem pode abrir CNPJ neste regime de tributação.

Respondendo esse tipo de pergunta, com base no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, podemos dizer que podem abrir CNPJ no Simples Nacional:

  • Microempresas: empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil;
  • Empresas de Pequeno Porte: empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Além de observar o limite de faturamento, o tipo de atividade a ser desenvolvida pela empresa, precisa figurar no grupo de atividades permitidas no âmbito do Simples Nacional.

Como fazer a opção pelo Simples Nacional?

Para fazer opção pelo Simples Nacional, o primeiro passo é abrir uma empresa ou ter uma empresa constituída em condições de optar pelo regime.

Além disso, é válido ressaltar que as Sociedades Anônimas (S.A) não podem ser optantes pelo Simples, ou seja, para aproveitar os benefícios deste regime, a empresa precisar ser constituída através de outro tipo de natureza jurídica, incluindo:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples.

Por isso, quando o assunto é como abrir uma empresa no Simples Nacional, não deixe de consultar o nosso time de contadores.

Como abrir uma empresa no Simples Nacional e economizar imposto?

“Como abrir uma empresa no Simples Nacional?”

O questionamento acima é muito comum entre aqueles que buscam uma alternativa para reduzir a carga tributária sobre seus negócios e com isso, pagar menos impostos.

Este tipo de pergunta é comum, pois a maior parte dos empreendedores saber que os impostos do Simples Nacional, são recolhidos em guia única, incluindo:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
  • CPP – Contribuição Previdenciária Patronal;
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços.

Enquanto isso, em outros regimes, como por exemplo, o Lucro Presumido e o Lucro Real os impostos são pagos em guias individualizadas.

No entanto, é importante ter cuidado e abrir empresa optante pelo Simples Nacional somente após consultar uma contabilidade digital especializada, pois em determinados casos, este pode não ser o regime mais econômico para suas atividades

Um escritório de contabilidade especializado no seu segmento vai fazer um planejamento tributário e definir o melhor tipo de tributação para a sua empresa.

   

Como abrir uma empresa no Simples Nacional: passo a passo para abrir CNPJ

Esclarecidas as principais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo completo, como abrir uma empresa no Simples Nacional.

Se você pensa em abrir uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte, este passo a passo tem todas as informações que você precisa.

Aqui, você vai entender como funciona a abertura de empresa e descobrir que abrir CNPJ não é difícil como se imagina. Confira!

1.Contrate uma contabilidade especializada

Quando o assunto é como abrir uma empresa no Simples Nacional, o primeiro passo é a contratação de um contador especializado.

O contador auxiliará você em todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa e realizará uma consulta prévia de viabilidade junto aos órgãos competentes.

2.Separe os documentos necessários

Na sequência, será necessário separar a documentação normalmente necessária para abrir uma empresa e CNPJ, incluindo:

Também será necessário adquirir um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ.

3.Defina o endereço da sua empresa

Dando sequência ao passo a passo para abertura de empresa, também será necessário definir um endereço para instalação do estabelecimento.

A depender do caso, o endereço comercial pode ser um:

  • Ponto Comercial próprio ou alugado
  • Sala Comercial;
  • Espaço de Coworking;
  • Endereço Virtual.

4.Defina o tipo de atividade (CNAE)

Dando sequência ao passo a passo sobre como abrir uma empresa no Simples Nacional, outro item importante é a escolha do tipo de atividade (CNAE).

Ao todo, existem mais de 1.300 atividades, dentre as quais, é preciso escolher ao menos uma que seja correspondente a atividade que será desenvolvida.

Vale lembrar que a escolha do CNAE pode interferir nas licenças que serão exigidas da empresa e até mesmo nos seus impostos, por isso, não faça a sua escolha sem a orientação de um contador.

5.Aguarde a liberação da documentação

Por fim, basta aguardar o prazo necessário para liberação da documentação, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão de CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão da Inscrição Estadual na Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Liberação da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento na Prefeitura;
  • Liberação de licenças especiais, como a da Vigilância Sanitária (quando necessário).

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul

Contabilidade especializada para empresas do Simples Nacional

Agora que você já sabe como abrir uma empresa no Simples Nacional, será necessário cuidar da gestão empresarial do seu negócio.

Isso inclui a gestão financeira e gestão contábil, para que tenha uma organização contábil e reduza ou até elimine os riscos de problemas futuros com o fisco, além de ter números para futuramente fazer um planejamento de expansão da empresa.

É mais do que importante que esse escritório contábil seja especializado no seu segmento, para que você tenha certeza que os contadores dominam todos as regras tributárias, fiscais e trabalhistas do seu segmento.

Sendo assim, conte com o Gerando Empreendedores, pois nossa empresa é séria, comprometida com o sucesso do cliente e somos uma contabilidade especializada na área da saúde, mercado digital, engenharia, consultoria, pet shops e alguns outros segmentos.

Dica importante: procurar uma contabilidade por preço baixo não é um bom negócio, visto que pequenos erros podem ocasionar grandes prejuízos no futuro. Você não vai querer correr esse risco.

O investimento para ser nosso cliente é justo e acessível. Consulte!!

Pensando em abrir uma empresa ou trocar de contador? 

Clique em um dos botões abaixo, entre em contato conosco e conte com uma contabilidade digital que oferece serviços e soluções completas para gestão contábil, fiscal, tributária, trabalhista e financeira do seu negócio!

   

Abrir Empresa

VANTAGENS DE ABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com

Leia mais »

Contabilidade Especializada

VANTAGENS DACONTABILIDADE Clareza em todo o processo Organização do Negócio Contabilidade especializada em seu segmento Pagar menos impostos de acordo a atividade Entregas de guias

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!