Como abrir uma empresa para Social Media? Você sabia que com essa decisão é possível garantir uma importante economia no pagamento de impostos?
Talvez você não saiba, mas se por um lado, crescem as oportunidades de trabalho no marketing digital, por outro, cresce o número de profissionais que por falta de assessoria contábil especializada, pagam mais impostos que o necessário.
Sabendo disso, o Gerando Empreendedores, sua contabilidade especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo que pode ser muito útil para você que trabalha com gestão de redes sociais.
Aqui vamos falar sobre a tributação, economia de impostos, importância do CNPJ e o passo a passo para regularização do seu negócio.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
O que é um Social Media?
Social media é o profissional responsável por administrar e gerar conteúdo para as redes sociais dos seus clientes, contribuindo para gerar engajamento com o público-alvo e potencializar o crescimento dos perfis.
Para aqueles que estão em busca de informações sobre como ser social media, a profissão é vista como um verdadeiro sonho.
Afinal, quem não quer ganhar dinheiro para gerenciar uma rede social como o Instagram e Facebook e ainda ganhar dinheiro por isso, não é mesmo?
No entanto, para ser reconhecido, o profissional precisa se atualizar de forma constante e trabalhar muito para entregar os resultados que os clientes esperam.
Social Media pode abrir CNPJ MEI?
De acordo com a legislação em vigor, social media não pode ser Microempreendedor Individual, ou seja, não pode abrir CNPJ como MEI.
Isso acontece, pois, as atividades desenvolvidas por este tipo de profissional estão relacionadas ao CNAE 7311-4/00 – agências de publicidade, que por sua vez, não está presente no rol de atividades permitidas ao MEI.
No entanto, a boa notícia é que existem outros tipos de empresas à sua disposição, e, portanto, você pode conquistar o seu CNPJ e pagar menos impostos do que como social media pessoa física.
Para saber mais, continue conosco e não deixe de conferir o passo a passo onde explicaremos como abrir uma empresa para social media.
Vale a pena abrir uma empresa para Social Media?
Não tenha dúvidas, vale muito a pena abrir uma empresa, principalmente em função da economia de impostos que essa decisão pode proporcionar.
Para que você tenha uma ideia, o profissional que atua como PF (pessoa física) é tributado com base na tabela do IRPF, cuja tributação pode chegar a 27,50% ao mês.
Por sua vez, o profissional que atua como PJ (pessoa jurídica) conta com alíquota inicial de 6% ao mês no Simples Nacional para social media.
Além da economia de impostos, com um CNPJ você poderá emitir notas fiscais e com isso, prestar serviços para clientes de maior porte, incluindo empresas.
Como abrir uma empresa para Social Media: tipos de empresas
Quando o assunto é como abrir uma empresa para social media ou então, como abrir um CNPJ para social media, é preciso destacar quais são os tipos de empresas ou naturezas jurídicas que este profissional pode abrir.
Quanto à natureza jurídica, as opções mais indicadas são:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada.
Por sua vez, quanto ao regime tributário, são três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Com tantas opções à disposição, antes de abrir uma microempresa para prestar serviços de marketing digital, consulte uma contabilidade especializada para fazer um planejamento tributário e definir qual a melhor forma de abrir um CNPJ e pagar menos impostos.
O regime tributário do Simples Nacional é o mais usado pela maioria dos empresários, dado pela economia de impostos que ele proporciona.
Porém em alguns casos pode não ser bem assim e o Lucro Presumido valer mais a pena. Por isso, a importância de uma contador especializado.
Passo a passo de como abrir uma empresa para Social Media?
Esclarecidas as principais dúvidas, vamos fechar este conteúdo com um passo a passo completo sobre como abrir uma empresa para social media.
Diga-se de passagem, o roteiro abaixo, é válido para qualquer pessoa que não sabe por onde começar quando o assunto é como abrir empresa de marketing digital.
1.Contrate uma contabilidade especializada
A contratação de uma contabilidade especializada é o primeiro passo para abertura de empresas de sucesso.
O contador é o profissional mais indicado para esclarecer todas as suas dúvidas e cuidar dos trâmites legais para abertura da sua empresa, da consulta de viabilidade à emissão do alvará de funcionamento.
2.Escolha do endereço comercial
Normalmente, um social media trabalha no conforto da sua própria casa, e conta com a vantagem de não precisar necessariamente de alugar um endereço comercial.
No entanto, também pode não ser interessante colocar o seu endereço residencial nas suas notas fiscais, não é mesmo?
Por isso, avaliar a contratação de um endereço fiscal, que é o mesmo que endereço virtual, pode ser interessante.
3.Separe os documentos e o certificado digital
Após contratar uma contabilidade e definir qual endereço utilizar para registro da sua empresa, será preciso separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Inscrição Imobiliária do endereço da empresa;
- Contrato Social;
- Certificado digital.
Os itens da lista acima serão necessários para o registro da empresa na Junta Comercial e demais órgãos competentes, incluindo a Receita Federal e a Prefeitura Municipal.
Dentre todos, o contrato social é o documento que deve ter uma atenção especial, pois é ele que vai garantir a segurança necessária para que o empresário tenha segurança jurídica no seu negócio.
No entanto, não se preocupe com a documentação, pois vamos fornecer toda orientação que você precisa.
4.Legalização da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura e legalização da sua empresa, incluindo:
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Funcionamento.
Quando o assunto é como abrir uma empresa para social media, conte com o apoio do nosso time de contadores.
A importância da contabilidade para Social Media
Agora que você já sabe como abrir uma empresa para social media, veja como uma contabilidade especializada pode ser útil para o seu negócio.
Com o apoio de um contador especializado, você terá toda a assessoria contábil que precisa para ficar em dia com o fisco, emitir suas notas fiscais e expandir os seus negócios.
Aqui no Gerando Empreendedores, por exemplo, você encontra soluções completas em:
- Gestão Contábil;
- Gestão Fiscal e Tributária,
- Gestão Trabalhista e;
- Gestão Financeira.
Por isso, quando o assunto é abrir CNPJ, pagar menos impostos econtratar uma contabilidade digital especializada em social media, somos a sua melhor opção!
Para saber mais e conhecer os nossos serviços, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!