Como abrir uma loja virtual

Procedimentos necessários para abertura de loja online

O Gerando Empreendedores criou um conteúdo especial para ajudá-los em como abrir uma loja virtual. É um segmento muito atrativo para os empreendedores iniciantes, segundo a pesquisa do Sebrae, 70% dos empreendedores de e-commerce são pequenos ou médios.

Grande parte das pessoas que possuem interesse em abrir uma loja virtual, desconhecem alguns procedimentos padrões de como abrir uma empresa. Pensando nisso, criamos um passo a passo apropriado para te ajudar. Ressaltamos que antes de iniciar toda a estratégia para a abertura de sua loja virtual, portanto você terá que realizar um estudo detalhado para entender bem a operação que será desenvolvida. É importantíssimo que você saiba absolutamente tudo referente a seu futuro empreendimento.

Falar com um Contador Especialista

Planejamento e gestão para abrir uma loja virtual

Para que o projeto do seu negócio alcance bons resultados e não passe por momentos conturbados, você terá de considerar as dificuldades e às demandas do seu futuro segmento de atuação, e para isso é interessante ter algumas metas definidas:

  • mercado potencial;
  • concorrentes;
  • público alvo;
  • posicionamento do seu negócio;

Depois de levar em consideração essas pesquisas de mercado, avalie realmente os riscos que talvez você possa correr no momento em que começar a empreender com sua loja virtual.

Dentro de seu planejamento, você terá de analisar a verba disponível para o investimento em estratégias de marketing, ou seja, a importância investida para alcançar novos clientes, pois sem eles você não terá como vender seu produto ou serviço. Alguns empreendedores pensam da seguinte forma: ” Irei abrir minha loja virtual, pois já tenho o nicho de clientes que conhecem o meu produto.”, esse pensamento é arriscado, pois se não houver um investimento necessário no marketing da sua loja, ela corre um sério risco de falir.

Após realizar todo esse processo de abertura de empresa, entra a participação fundamental do contador. Portanto na questão do planejamento tributário, sua empresa precisa planejar o quanto de impostos irá pagar, porque isso impacta diretamente no preço de venda e em sua lucratividade, então você precisa entender claramente isso.

Processo de abertura de empresa

Após todos esses estudos e planejamentos de como abrir uma loja virtual, você finalmente constatou que seu negócio é realmente viável, dando sequência ao primeiro passo: onde irei abrir minha loja? Você terá que analisar se nesse endereço pode utilizar uma pessoa jurídica. É uma residência ou prédio comercial, necessário também realizar uma consulta de viabilidade na prefeitura da sua cidade para verificar se a mesma libera a sua atividade naquele local. Ressaltamos que se você for utilizar as instalações de um apartamento, tem de seguir as legislações do condomínio.

Feita a viabilidade, você irá para o processo de abertura da empresa onde será necessário escolher a Natureza jurídica. Para exemplificar, listamos algumas delas para você:

  • Empresa Individual:Empresa abertura apenas na Junta comercial do seu estado para atividades comerciais, industriais e algumas prestações de serviços. O Empresário Individual responde ilimitadamente com seus bens pessoais em relação a empresa. Não é a melhor opção para abrir uma empresa.
  • Sociedade Empresária Limitada:Sociedade constituída por dois sócios os mais, com o objetivo de empreender no ramo de comércio, industrial ou na prestação de serviço. Registrada na Junta Comercial do seu Estado. A responsabilidade dos sócios, estão relacionadas ao valor do capital social estabelecido. É a natureza jurídica mais utilizada no Brasil.
  • Sociedade Limitada Unipessoal: Tem as mesmas características da sociedade empresária e simples limitada, com a diferença que não precisa de sócio.
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um formato empresarial que pode ser constituído por apenas um sócio.

Ou seja você tem diversas opções de naturezas jurídicas que podem ser utilizadas. Se você for abrir sua empresa com um sócio, seria interessante escolher a Sociedade Empresária Limitada. No modelo de natureza jurídica sociedade empresária limitada, sua responsabilidade será apenas sobre o valor do prejuízo até o limite do capital social.

Resolução de contrato social

Definida a natureza jurídica juntamente a seu Contador,  passamos para o processo de elaboração do Contrato Social com todas as cláusulas, de comum acordo entre os sócios, se houverem sócios, pois  distribuição de lucros, retirada de pró-labore, e outras questões terão de ser acertadas no Contrato Social. Após essas definições, serão feitas as assinaturas, reconhecimento de firma ou uma simples assinatura através do certificado digital. Feito isso, sua empresa já pode ser registrada na Junta Comercial, na Receita Federal para que possa ser emitido o CNPJ, na Secretária da Fazenda para tirar a inscrição estadual que todo comerciante precisa ter,  Registro na prefeitura para obter a inscrição municipal e Alvará de funcionamento, dependendo do tamanho de sua empresa e a prestação de seu serviço, também é necessário obter as regulamentações juntamente ao corpo de bombeiros.

Certificado digital de loja online

Feito isso, sua empresa irá precisar de um certificado digital para fazer a emissão de Notas Fiscais e escolher um sistema. Existem softwares que são gratuitos, no entanto é aconselhável escolher um sistema pago, que esteja dentro de seu orçamento, pois esse sistema irá ajudar a gerenciar o estoque da sua loja virtual, além é claro, de ser necessário para a realização da emissão das Notas Fiscais. Já procure um sistema que seja adequado ao seu porte de empresa, para que você possa fazer tudo o que é necessário de forma correta.

Loja virtual requer investimentos

Não adianta ficar buscando por opções gratuitas. No momento em que sua empresa precisar resolver alguma eventualidade, vai ser mais complicado, uma vez que não tem um suporte adequado.

Então não adianta querer abrir uma loja virtual e deixar de investir em um sistema para sua gestão. Se você deseja realmente empreender e obter bons resultados em seu negócio, esqueça essa coisa de “grátis”,  você precisa entender que contar com a ajuda de um profissional da contabilidade será importante para a sua empresa.

Impostos e tributações

No Brasil existem três tipos de tributação sendo elas:

  • Simples Nacional – Regime simplificado para microempresa e empresa de pequeno porte. Todos os impostos municipais, estaduais e federal, calculados em uma única guia. Pode variar de acordo o tipo de atividade.
  • Lucro Presumido – Regime onde o Governo presume uma lucratividade e tributa a empresa. Utilizada por empresas de serviços e comercias que por algum motivo não podem optar pelo simples nacional ou simplesmente para algumas atividades, o lucro presumido para menos impostos.
  • Lucro Real – Tipo de tributação que tributa sobre o lucro liquido da empresa. Algumas atividades são obrigadas a esse regime e as empresas que faturam acima do regime do lucro presumido.

Qual seu segmento de clientes da sua loja virtual?

Criar uma loja virtual e que alcance bons resultados nas vendas, exige que você conheça o seu cliente. Saber o que ele gosta, cidade onde reside, idade, etc. Quanto mais comprometido você estiver com esses clientes, maiores serão as chances de oferecer o produto ideal. Para isso, existem alguns meios para reconhecer com exatidão o perfil dessas pessoas:

  • pesquisa demográfica (educação, etnia, sexo, idade, religião)
  • psicográfica (emoções, medos, paixões)

Como ter uma harmonia agradável no site da minha loja?

Várias pessoas desejam criar uma loja virtual de sucesso, no entanto, na maioria das vezes acabam deixam alguns detalhes passarem despercebidos, e são esses detalhes que farão total diferença em seu negócio. Para evitar que você cometa esses deslizes, listamos alguns dos principais diferenciais que sua loja virtual tem que ter:

  • Um bom layout: Fique atento para que o layout da sua loja virtual, esteja correto e alinhado com o seu objetivo. Algo discreto e que transmita segurança.
  • Recuperação de carrinho: É mais fácil converter um cliente que por alguma dificuldade ou distração abandonou a compra, ao invés de ter que atrair um novo cliente para a sua loja.
  • Versão mobile:  É fundamental para o sucesso da sua loja virtual possuir uma versão mobile, pois, a grande maioria das pessoas preferem pesquisar/fazer compras online, utilizando seus Smartfones pois é rápido e confortável.
  • Formas de pagamento: As formas de pagamento também precisam ser atrativas, pois os clientes de loja virtuais buscam por essa facilidade.
  • Frete: Uma boa parte dos pedidos realizados no Brasil são entregues pelos Correios, porém o mesmo possui uma série de normas, e isso às vezes complica a situação das lojas online, que em alguns casos precisam procurar por serviços particulares de transportadoras, para atender as demandas de entregas.

Como conduzir minha loja virtual?

Essas informações são importantes porque quando você tem a intenção de abrir uma loja online, cada detalhe faz toda a diferença. Portanto, conquistar bons resultados em seus objetivos, exigem um esforço maior de sua parte, ofereça sempre  as melhores condições para os seus clientes.

Apesar de parecer simples, abrir uma loja virtual exige comprometimento.

O conteúdo do Gerando Empreendedores te ajudou a compreender o processo de abertura de uma loja online? Portanto continue acompanhando nosso trabalho, e fique sempre por dentro de novidades como essas!

Acompanhe também nossas redes sociais, e ajude-nos a divulgar esse conteúdo que pode ajudar outras pessoas.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda