Como montar uma clínica médica

Abertura de clínica médica

Como abrir uma clínica médica? Essa é uma pergunta que muitos profissionais da área da saúde ou não, costumam fazer. E pensando nisso, o Gerando Empreendedores criou um conteúdo bacana com o passo a passo, para a abertura de sua clínica médica.

Nosso objetivo é ajudá-lo a entender os procedimentos necessários de como montar uma clínica médica. Já destacamos que uma contabilidade especializada, será fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Sabemos que o Brasil oferece muitas oportunidades para as pessoas que desejam empreender, e mesmo passando por momentos de crises, o país tem oportunidades de crescimento. E são nesses momentos de crises que identificamos, quem são as pessoas que possuem a capacidade ou não para gerenciar um negócio.

Uma vez que tudo caminha bem com a economia do país, provavelmente os reflexos serão positivos nos negócios, mesmo que esses não estejam sendo administrados com as estratégias de crescimento adequadas. Assim sendo, a sua clínica medica precisa estar preparada em todos os sentidos, tanto na prestação do serviço, quanto nos demais processos.

Como abrir uma clínica médica de forma adequada?

Certamente se você quer empreender e sonha em  abrir sua própria clínica médica, e deve estar se perguntando o que fazer? Ou tem noções dos procedimentos necessários, porém ainda não os executou, certamente  esse conteúdo é perfeito para você!

Então vamos lá, separamos todas as etapas necessárias para a abertura de sua clínica médica e a primeira delas é:

  • Defina sua localização;

Definir o local em que sua clínica médica estará localizada é muito importante! Pois quando falamos da área da saúde, devemos enxergá-la como uma área onde oportunidades de negócios são geradas. Você tem que pensar da seguinte maneira: “Qual é o meu público-alvo?”; pois existem diversos locais, perfis pacientes e segmentos de especialização de clínicas.

Então ter essas informações organizadas e definidas fará com que você abra sua clínica médica, atendendo o seu nicho certo de pacientes e minimizando possíveis dificuldades nesse sentido.

Falar com um Contador Especialista

O que preciso para abrir minha clínica?

Você precisa definir se abrirá sua clínica em sociedade com outra pessoa ou não.Ter um sócio é uma boa alternativa, pois ambos terão as mesmas responsabilidades e direitos sobre a clínica. Talvez dividir as responsabilidades financeiras e legais da empresa, ajudam a minimizar riscos iniciais.

Estratégia adequada para abrir clínica médica

Você percebeu que existe uma demanda na região em que fez um estudo de viabilidade, e tem a intenção de abrir sua clínica médica lá.

Para que as oportunidades que existem na região, possam ser exploradas da melhor forma possível pela sua clínica médica, você tem de organizar os seguintes procedimentos:

  • Encontrar um imóvel: Que possa ser apropriado para atender as necessidades da vigilância sanitária, a lei do zoneamento, acessibilidade; ou seja, precisa de um local que atenda à todas essas exigências;
  • Plano de negócios: Após realizar todo o estudo do local e comprovar juntamente a prefeitura que o mesmo está realmente habilitado para atender todas as necessidades, você fará um plano de negócios, levando em conta todas as questões financeiras envolvidas no processo de abertura da clínica. A partir disso, você irá preparar o contrato social de sua clínica médica, para que de fato, abra a empresa.

Responsável técnico de uma clínica médica

Quando você faz a abertura de uma clínica médica, que é uma atividade obviamente exercida por um médico devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), você irá precisar que sua clínica nomeei um responsável técnico.

Nesse primeiro momento, dependendo do que você vai fazer e das especialidades que sua clínica irá atender, será necessário contratar esse profissional especializado, e você faz todo esse procedimento de regulamentações necessárias em contrato.

Após o registro em cartório, de pessoa jurídica ou na junta comercial de seu estado, será necessário validar essas informações juntamente ao (CRM). Para conseguir a permissão necessária para atuar, você terá de cumprir esses procedimentos.

Você tem que ter um médico responsável pois ele será o  responsável técnico de sua clínica. Logo em seguida, tem de ser feito o cadastro das especialidades que serão desempenhadas pelos médicos na clínica, ou seja,  informar todas as áreas de atendimento por exemplo: “pediatria, clínico geral, ortopedista.” É fundamental que os médicos responsáveis em atender cada especificidade, possuam as regulamentações necessárias perante ao Conselho de Medicina.

Em que momento minha clínica pode começar a funcionar?

Depois de finalizados esses procedimentos, você já pode apresentar oficialmente o diretor técnico e abrir as portas de sua clínica médica, dando início aos procedimentos mais organizacionais como a realização de todos os cadastros necessários:

  • Após registrar no cartório ou na junta, você precisará do registro do CREMESP (Se sua clínica estiver localizada no estado de São Paulo; se forem outras regiões do Brasil, o procedimento é o mesmo, apenas procure o órgão responsável para conseguir esse registro.) ;
  • Estar em ordem com todos os critérios de estabelecidos pela Vigilância Sanitária; isso é muito importante, pois evita que sua clínica seja penalizada por infringir a lei de alguma forma;
  • Lixo especial, dependendo das atividades de sua clínica;
  • Fazer o cadastro de todos os convênios que sua clínica irá atender;

Você não precisa ser um médico para ter uma clínica

A grande intenção desse conteúdo é esclarecer as dúvidas e, principalmente, explicitar que você não precisa ser um médico para conseguir realizar a abertura de uma clínica médica.

Ou seja, você pode ser um empreendedor na área da saúde e contratar médicos, ou até mesmo, tê-los como sócios de sua clínica para que seja possível exercer as atividades.

Ressaltamos novamente que mesmo sendo sócio de um médico, você terá de contratar um diretor técnico, (que pode ser seu sócio) é claro que você também pode colocar esse profissional como seu sócio e focar mais na gestão, no marketing e em tudo o que precisa ser feito para que o seu negócio cresça e possa dar certo.

Estrutura e equipamentos

Tudo irá depender daquilo que você estabeleceu em seu plano de negócios, mas falando no geral, é bom que você escolha um espaço de boa aparência, que passe credibilidade e que tenha estrutura suficiente para atender seus pacientes. O local deve ter no mínimo:

  • Uma sala de espera;
  • E uma sala para os atendimentos;
  • Além da infraestrutura necessária para receber os pacientes (como banheiros adequados)

O ambiente além de ser agradável precisa ter a estrutura e equipamentos necessários. Esses instrumentos são fundamentais, para o cumprimento das atividades do dia a dia e seriam eles:

  • Computador ( para registro de todas as atividades da clínica)
  • Mesas
  • Televisão ( normalmente em clínicas médicas, sempre tem aparelhos de televisão, pois proporcionam mais conforto ao paciente)

Pense sempre na questão do conforto e bem estar de seu paciente e das pessoas que trabalharão em sua clínica, pois além de um excelente atendimento e profissionais qualificados, a organização do ambiente influência muito quando o paciente pensa em voltar.

Colaboradores

Esse ponto depende muito do tamanho da sua clínica, mas considerando que você está no início do empreendimento, será necessário no mínimo uma recepcionista, pois ela será  responsável por atender ao telefone, receber os pacientes, remarcar consultas e receber pelos serviços prestados.

Divulgação da clínica

Para que a sua clínica alcance bons resultados conquistando novos clientes, você precisa ser encontrado online. Então se possível, crie um site ou blog com informações sobre a sua área e marque presença também nas redes sociais, pois o contato direto com os pacientes faz toda a diferença.

Além é claro, das estratégias tradicionais, como: cartões de visita, panfletos, banners, e anúncios; todos com as principais informações sobre a sua clínica.

Você precisa de ajuda para abrir sua clínica médica ? Temos especialistas em todo o Brasil para serviços de abertura de empresa, contabilidade e gestão financeira.

Falar com um Contador Especialista

Esse conteúdo te ajudou? Então continue acompanhando o Gerando Empreendedores, para ficar sempre por dentro das principais novidades relacionadas a esse segmento. Compartilhe também em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda