A importância da Contabilidade para clínicas médicas de sucesso.

Médica mostrando a importância da contabilidade para clínicas médicas

Olá doutores e doutoras, que bom poder falar com você sobre a importância da contabilidade para clínicas médicas terem mais sucesso.

Normalmente o médico empreendedor, não tem muito conhecimento sobre contabilidade e gestão financeira, principalmente quando a sua formação não tem em sua grade curricular, uma disciplina voltada para contabilidade, finanças e empreendedorismo.

Quando o médico decidi sair do sistema e abrir a sua própria clínica médica, ele precisa desenvolver várias habilidades para que possa ter sucesso.

Acontece que o tempo é um dos principais fatores que podem destruir o sonho do médico que quer ser empreendedor. Por isso, um bom planejamento antes da abertura da clínica pode desenhar as suas necessidades financeiras e de conhecimento sobre gestão de clínicas médicas, evitando que você quebre nos primeiros meses de vida empresarial,  por motivos que poderiam ser apontados no momento do planejamento.

Um grande erro do empresário na área da saúde é não valorizar um contador especializado que  entenda não apenas da contabilidade da sua clínica médica, mas também dos números que envolve o seu segmento, possibilitando que você consiga medir suas margens brutas ou líquidas , mas principalmente a rentabilidade prevista no orçamento elaborado para sua clínica médica.

A Contabilidade na Abertura da Clínica Médica

No momento de fazer a abertura da sua clínica médica, você precisa de um contador especializado para te ajudar em todo o processo.

O primeiro passo e ver a viabilidade do local, entender se o local pretendido para você abrir sua clínica médica, tem autorização da prefeitura do seu município. Infelizmente muitos médicos acabam escolhendo um local sem avaliar as questões ligadas à vigilância sanitária. Dependendo da atividade médica que você vai exercer, você tem que ter no local, adaptações de acessibilidade e de higiene e limpeza.

Por isso antes de abrir sua clínica médica, procure conversar com o contador para avaliar todas as questões ligadas ao funcionamento da sua clínica ou consultório.

Outro ponto importante, é avaliação do tipo de empresa que você pode abrir, pois a questão tributária da sua clínica, também será afetada dependendo do modelo de empresa que você escolher utilizar para abertura.

Se você não procurar um contador especializado para discutir sobre os assuntos de contabilidade da sua clínica médica antes da abertura, pode ser que serão necessárias alterações no modelo de natureza jurídica e societárias.

Busque um contador especializado em clínicas médicas para te auxiliar no momento da abertura de empresa.

O que faz o contador da Clínica Médica

Muitos empreendedores buscam o contador porque já ouviram falar da obrigatoriedade  em ter um contador para gerir a sua empresa nas questões burocráticas e nas entregas de todas as declarações e informações relacionadas a sua empresa para o governo federal, governo estadual e municipal, mas de verdade, poucos sabem o que realmente o contador faz quando falamos de contabilidade para sua clínica médica.

A ciência contábil, é considerada a ciência da riqueza e que tem como função, medir as variações patrimoniais  e evolução das pessoas e das empresas, seguindo regras contábeis estabelecidas por organismos de regulamentação profissional, como é no caso da área médica, o Conselho Federal de Medicina . Na contabilidade, é o Conselho Federal de contabilidade que determina regras e condutas aceitáveis para uma boa transparência nas informações, para que  aos empresários e outras partes interessadas possam tomar decisões estratégicas com base nesses relatórios.

O contador especializado de uma clínica médica,  tem o papel de fomentar o desenvolvimento da sua clínica médica,  gerando muito mais sucesso.

Além de cuidar de toda a parte fiscal, trabalhista e escrituração contábil, ele pode atuar de forma estratégica na sua gestão financeira , gestão de pessoas e na preparação de relatórios gerenciais para que você  que é proprietário de uma clínica médica, possa tomar as melhores decisões com base nos balancetes,  balanços e demonstrações de resultados que são geradas pela contabilidade da sua clínica médica.

O Contador também pode atuar como consultor de gestão para a sua clínica médica, tudo isso vai depender das suas demandas e quanto “maduro” você está para gerir o seu negócio.

Falo isso, porque muitos médicos acreditam que devem investir o seu tempo para atender essas demandas burocráticas e até mesmo as financeiras do seu negócio, mas isso pode ser um grande erro, o foco do médico gestor precisa estar diretamente na relação com o cliente e nos serviços entregue,  focando na qualidade e na percepção de valor por parte do cliente .

Já teve casos, do médico me falar que dedicava parte do seu sábado e domingo para fazer o controle financeiro da sua empresa, aí fica a pergunta: Será que ele não pode terceirizar sua gestão financeira com uma empresa especializada e usar o tempo para viver com mais qualidade de vida com sua família e até mesmo trabalhar realmente ganhando mais dinheiro e aumentando sua rentabilidade?

Tudo isso precisa ser trabalhado na mente do médico que pretende ser um empreendedor de sucesso. A contabilidade que você contratar ou  um contador especializado em clínica médica,  tem a função de guiá-lo ao sucesso empresarial, seguindo regras e métodos testados e aprovados que irão realmente colocar a sua clínica médica no próximo nível .

Como contratar um escritório de contabilidade para minha clínica médica?

Manter a escrituração contábil da sua clínica médica é necessário por obrigação criada pelo código civil onde determina que todo empresário deve manter a escrituração contábil da sua empresa, para que possa demonstrar esses resultados ao governo levando em conta a cobrança dos impostos e de taxas que o empresário deve pagar .

Mas não é só isso que você precisa do escritório de contabilidade para sua clínica médica, além de entregar todas as obrigações da sua empresa, o escritório de contabilidade como falamos antes, vai poder demonstrar através na contabilidade e escrituração, os números na sua clínica médica para que você tome decisão com base em números reais da sua empresa.

O melhor critério de escolha de um escritório de contabilidade para sua clínica médica,  é saber se essa empresa contábil tem especialização no ramo da saúde.

Um outro ponto importante, é selecionar o escritório de contabilidade não apenas pelo preço, mas saber que tipos de serviços você pode contratar para que você consiga focar exclusivamente na sua atividade principal e na entrega do seu serviço .

Quanto mais você terceirizar serviços complementares como contabilidade, finanças e apoio empresarial em seu consultório ou  clínica médica, mais você terá resultados melhores e poderá focar no relacionamento com o cliente e na entrega do serviço.

Serviços de Contabilidade Especializados para Clínica médica

Aqui no Gerando Empreendedores nós temos contadores especializados em todo o Brasil onde você pode buscar no link localize o especialista para contratar uma empresa contábil e de finanças, que realmente vai fazer a diferença para você e sua clínica médica em seu estado.

Se você precisa melhorar a contabilidade da sua clínica médica ou mesmo abrir sua clínica médica, nós temos serviços especializados em todo o Brasil para abertura e apoio empresarial.

Trabalhamos organizando seu financeiro de uma forma efetiva onde você começa a melhorar seu resultado, focando naquilo que realmente importa para você.

Então não espere muito, converse com os nossos especialistas que estão disponíveis pra você em todo o Brasil,  para que eles  possam te ajudar na organização e crescimento da sua clínica médica.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda