O que faz e qual é a função social da contabilidade moderna

escritório de contabilidade - contabilidade moderna

Ficou no passado o tempo em que a contabilidade se resumia a arrumar os números da empresa, emitir guias de pagamentos de impostos e gerenciar contracheques, entre outras tarefas cotidianas de um escritório de contabilidade. A contabilidade de hoje tem uma função social muito maior, apoiando todo tipo de negócio e, dessa forma, colaborando decisivamente com o desenvolvimento da economia e do país.

Uma contabilidade moderna vai muito além da gestão de números. Sua expertise está à disposição dos empresários na condução de seus negócios, com função de assessoria gerencial. Isso significa que o contador deve ser visto como uma espécie de conselheiro. Por meio de suas análises e conhecimento, o empreendedor pode ter uma visão muito mais real e profunda de seu negócio e, assim, está apto a lhe ajudar a tomar decisões mais assertivas, em busca dos melhores resultados.

Mas qual é a função social da contabilidade moderna? Como ela se aplica no dia a dia das empresas? É o que respondemos agora para você.

A função social de um escritório de contabilidade

Os números do empreendedorismo no Brasil falam por si: de todas as empresas estabelecidas em território nacional, nada menos do que 99% delas são micro ou pequenas empresas. Elas respondem por 27% da economia brasileira e geram mais da metade dos empregos formais.

Segundo o Governo Federal, a cada ano surgem 600 mil novos empreendimentos no país. Uma pesquisa promovida pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que em março de 2019 o país contabilizava em torno de 52 milhões de brasileiros donos de seu próprio negócio. A taxa de empreendedorismo brasileira é maior do que a dos demais países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e Estados Unidos também. Isso significa que a gente empreende mais!

Por outro lado, o desemprego é crescente, e já atinge 14 milhões de brasileiros. É um contingente gigantesco de profissionais, que muitas vezes acabam desistindo de um emprego com carteira de trabalho assinada e partem para o sonho do negócio próprio, turbinando ainda mais os números do empreendedorismo no Brasil.

A contabilidade moderna apoia decisivamente esse inestimável mercado produtivo. Um escritório de contabilidade atual é responsável pela abertura legal de um negócio e apoia sua gestão no dia a dia, oferecendo meios para uma gestão sustentável, duradoura e lucrativa. Diante de um cenário tão grandioso, fica fácil entender perfeitamente a função social da contabilidade moderna. Não é exagero pontuar que a contabilidade é um apoio fundamental e imprescindível para esse universo de empresas e, consequentemente, para a economia do país.

A contabilidade aplicada na gestão da sua empresa

A contabilidade moderna tem como principal característica o caráter de assessoria em sua atuação. Um escritório de contabilidade atual é capaz de oferecer aos seus clientes as melhores soluções de gestão do mercado, com apoio de ferramentas, processos e softwares de ponta.

O objetivo é mapear a empresa por completo, apontar erros e inconsistências e oferecer os melhores caminhos rumo ao sucesso. A contabilidade moderna oferece ao empresário um verdadeiro raio-X do seu negócio, possibilitando uma visão muito mais apurada e, assim, elementos convincentes para a tomada de decisões gerenciais.

A contabilidade e a gestão financeira

A gestão financeira talvez seja a área mais conhecida da contabilidade moderna, mas nem todos sabem do seu verdadeiro alcance. A errada ideia de que o contador apenas administra números ainda é muito forte no meio empresarial, mas a atuação deste profissional frente à gestão financeira de seu cliente acaba por se mostrar um cartão de visitas para o tanto que é possível fazer pela empresa.

A gestão financeira contábil vai muito além da arrumação e controle dos números. A partir dela, é possível oferecer ao empresário uma visão financeira assertiva, sempre em busca de melhorias para o negócio. Gerir corretamente o dinheiro é importante, claro, mas gerir com inteligência fará toda a diferença.

O contador trabalha com os melhores e mais modernos softwares que ajudam na gestão financeira. Sua função é traduzir os números para p empresário, ir além do “de onde vem e para onde vai”.  O papel da contabilidade na gestão financeira é controlar todas as finanças e descobrir se a empresa está mesmo tendo lucratividade e onde há espaço para melhorias.

O fluxo de caixa é um excelente exemplo sobre a atuação de uma eficiente gestão financeira. Um contador experiente e comprometido com o negócio de seu cliente irá além das informações do que entra e do que sai da empresa, analisando esses números e oferecendo um amplo panorama para a tomada de decisões gerenciais. O mesmo vale para o controle das contas a pagar e a receber e demonstrativo de resultados, por exemplo.

A contabilidade gerencial

Oferecer ao empresário informações reais e consolidadas sobre o negócio, ajudá-lo na tomada de decisões na hora certa, definir planos de ações, buscar a eficiência da gestão, eliminar desperdícios, reduzir erros, aprimorar o controle financeiro e promover menos custos no pagamento (correto) de impostos. Esses são os objetivos da contabilidade gerencial, e estão em consonância com os preceitos da contabilidade moderna.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), antes mesmo de completar dois anos de existência duas em cada cinco novas empresas encerram suas atividades, e o motivo principal é a falta de planejamento e gestão financeira. A contabilidade gerencial ocupa exatamente essa lacuna.

Por meio de planilhas, gráficos e relatórios, o contador oferece ao empresário o melhor entendimento possível da posição da empresa, de forma detalhada, acessível e simples, possibilitando acertos e a tomada de decisões embasada na realidade. A contabilidade gerencial também é utilizada para definir metas e como apoio para lançamento de produtos ou serviços.

Para exercer essa atividade de forma plena, o contador deve ter expertise em contabilidade financeira e de custos, dominar questões relativas à tributação e deve dispor dos principais softwares disponíveis no mercado.

A contabilidade e a controladoria

Uma das importantes atuações de um moderno escritório contábil é promover a função da controladoria na empresa de seu cliente. Um departamento de controladoria – terceirizado ou não – é responsável pelo controle de toda a gestão da empresa, indo muito além da contabilidade e do financeiro. Trata-se de um árduo trabalho de controle (daí o nome controladoria) financeiro, administrativo e pessoal, monitorando todos os setores e operações, em busca de soluções para o cumprimento de metas e crescimento da empresa.

A controladoria dá um norte ao negócio por meio de planejamentos estratégicos, apoia as decisões empresariais, otimiza os processos internos, identifica erros e trabalha suas soluções e promove um rigoroso controle de custos, buscando a eliminação de desperdícios.

Por meio de planejamentos estratégicos e operacionais, controles organizacionais, de contabilidade e de custos, e utilizando ferramentas como análise SWOT, auditorias, simulações de cenários, Balanced Scorecard (BSC) e Business Intelligence (BI), entre tantos outros, a controladoria oferece uma gestão muito mais rigorosa e atenta, sempre em busca da qualidade e do crescimento.

A contabilidade e o BPO Financeiro

Também conhecido como Business Process Outsourcing, o chamado BPO é a terceirização da gestão de qualquer processo dentro de uma empresa.

O BPO Financeiro cuidará da integração de todos os processos financeiros da empresa. Um escritório de contabilidade será contratado com essa missão específica, permitindo ao empresário a total dedicação aos processos de sua atividade fim.

Imagine, por exemplo, uma pequena agência de marketing digital, composta por seu sócio gerente e mais três ou quatro funcionários dedicados à criação e produção. Esse empresário não tem tempo – e possivelmente conhecimento – para fazer toda a gestão financeira de sua agência, não é verdade? Entregar isso a especialistas pode fazer toda a diferença, permitindo mais dedicação à atividade fim e, ainda assim, uma gestão financeira especializada.

As principais áreas atendidas pelo BPO Financeiro são:

  • Conciliação bancária (análise de saldos bancários e registros de entradas e saídas);
  • Fluxo de caixa;
  • Indicadores (indicadores de desempenho financeiro);
  • Contas a receber (controle e análise dos recebíveis);
  • Contas a pagar (administração de pagamentos da folha de colaboradores, fornecedores e consumo);
  • Crédito (análise e avaliações para futuras operações do negócio);
  • Documentação fiscal.

Ao optar pelo BPO Financeiro, a empresa garante uma gestão financeira mais barata (sem necessidade de contratação de um emprego regime CLT), tem acesso às boas práticas do mercado e aos mais modernos processos e ferramentas gerenciais, elimina erros usuais, aprofunda o seu controle financeiro e tem aumento de produtividade. Modernos escritórios de contabilidade oferecem esse serviço.

Vale a pena escolher um escritório de contabilidade especializado em seu segmento?

Obviamente que sim! Um escritório de contabilidade especializado no seu negócio dispõe de informações específicas da sua área, que serão de extrema relevância nas análises e nas tomadas de decisões.

Vamos dar um exemplo sensível a todo empresário: o pagamento de impostos. Quando o contador é um especialista naquele determinado ramo, ele sabe exatamente o que deve ser feito para que o empresário pague seus impostos corretamente, dentro da lei, mas de forma menos custosa. Às vezes, uma função da empresa estabelecida em seu contrato social impede a mudança para um regime tributário mais vantajoso, por exemplo.

Buscar um escritório de contabilidade especializado garante uma visão muito mais profunda do seu negócio. E isso certamente reverterá positivamente em resultados.

Como os contadores do Gerando Empreendedores podem te ajudar?

O Gerando Empreendedores é a primeira escola de empreendedorismo do país, formada por experientes contadores e financistas. Sua razão de existir é apoiar o empreendedorismo, ensinando o caminho do sucesso e cuidando de toda a parte contábil, financeira e administrativa das MPEs, em busca do melhor resultado.

Para isso, o Gerando Empreendedores conta com os Guardiões dos Empreendedores, um time de experientes contadores, espalhados por todo o Brasil, que estão disponíveis para cuidar pessoalmente da gestão ampla das MPEs. É importante observar que os Guardiões funcionam além da mentoria: eles apoiam verdadeiramente a gestão das empresas, colocando a mão na massa.

Entre outros serviços, os Guardiões fazem:

  • Consultoria para empreendedores sobre organização empresarial;
  • Gestão financeira;
  • Coach Empresarial;
  • Treinamentos online;
  • Contabilidade especializada; e
  • Legalização de empresas de todos os ramos. Clique aqui e saiba mais sobre como os contadores do Gerando Empreendedores podem te apoiar.

Dicas de como escolher um escritório de contabilidade     

Agora você já sabe muito bem o que um moderno escritório contábil pode fazer pelo seu negócio, certo? Mas como escolher o contador ideal para o seu negócio? Leia as dicas que preparamos para você, mãos à obra e boa sorte!

  • Busque indicações com amigos empresários. Prefira indicações de empresários que tenham a mesma área de atuação que você;
  • Faça uma visita pessoal ao contador. Certifique-se de sua competência técnica e de sua infraestrutura;
  • Pergunte quais serviços ele está apto a oferecer e quais ferramentas dispõe para isso;
  • Peça para olhar que tipo de relatório o escritório envia para seus clientes;
  • O contador deve estar disponível para questões urgentes. Certifique-se como será sua comunicação com ele e equipe.
Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat