O que é holding e como constituir uma | Familiar, Mista e Patrimonial

holding familia, patrimonial, controladora

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Se você quer saber exatamente o que é e qual o significado de holding, esse conteúdo lhe será muito útil. Além de definir o tema, vamos abordar os tipos de holdings, suas vantagens e como constituir uma.

Ao final da leitura desse conteúdo produzido por nossos especialistas, você vai saber como abrir uma holding e qual o papel do contador em todo esse processo. O Gerando Empreendedores preparou esse conteúdo especialmente para você, que já tem uma ou mais empresas e pensa na possibilidade de criar uma controladora, usufruindo dos benefícios dessa operação.

Mas se você quer apenas saber o que é porque quer se manter informado sobre o mundo empresarial, também está no lugar certo. O Gerando Empreendedores oferece conteúdo de qualidade e dirigido para o pequeno, médio e grande empresário. Acompanhe-nos agora.

O que é?

O conceito de holding empresarial vem das palavras inglesas “to hold”, que significam “controlar” e “manter”. Ou seja, nada mais é do que uma empresa criada para administrar outras empresas, por meio da detenção de cotas majoritárias, formando um grupo empresarial. Trata-se, portanto, de uma controladora de empresas.

As empresas do grupo são controladas administrativa, financeira e patrimonialmente pela empresa controladora. A Lei das Sociedades Anônimas nº 6.4040/76 rege sua atividade e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) faz todo o monitoramento de suas atividades.. Seu patrimônio é, em geral, os lucros e dividendos das subordinadas, acrescidos, claro, do valor das ações das empresas do grupo.

Em geral, elas apenas controlam empresas, com função puramente administrativa, sem produção de bem algum. Resumindo a controladora é uma empresa gestora de participações sociais, que administra um determinado grupo de empresas.

Os tipos: pura e mista

São dois os tipos que uma controladora de um grupo de empresas pode ter:

  • Pura: quando a empresa controladora tem como objetivo social tão somente a participação no capital de outras sociedades. Ela apenas detém a maior parte societária dessas empresas.
  • Mista: Além de controlar as outras empresas do grupo, a controladora também explora alguma atividade empresarial e fatura com isso. Vale lembrar que a legislação do Brasil não permite que uma controladora mista realize trabalhos industriais. Isso é terminantemente proibido. Ela deve se limitar a prestar serviços ou optar pela atividade do comércio.

A holding patrimonial

Uma holding patrimonial é constituída para gerenciar bens, sejam eles imóveis, ativos ou ambos. Essa controladora vai gerar, por exemplo, economia tributária para os seus sócios. A controladora patrimonial facilita a gestão de todas as empresas do grupo, promovendo uma série de benefícios para elas.

Essa controladora é como uma empresa qualquer, que precisa ter uma natureza jurídica e seguir um regime tributário. Pode, por exemplo, ser uma sociedade limitada ou com ações na Bolsa de valores, ou seja, uma sociedade anônima.

A holding familiar

Nesse caso, o objetivo da controladora é fazer a gestão do patrimônio de pessoas físicas que formam uma família. Juntas, por meio da controladora, essas pessoas terão benefícios tributários, por exemplo.

A holding familiar pode ser pura ou mista, porque o que a define é o fato de ser constituída por pessoas de uma mesma família. O conceito é, na verdade, o de um simples grupo familiar.

Joint venture e truste

É importante pontuar as diferenças entre uma controladora, uma joint venture e um truste, porque esses conceitos muitas vezes se confundem um pouco mesmo. Sobre a controladora de empresas, você já está muito bem informado ao ler esse conteúdo.

Uma joint venture é uma parceria entre duas ou mais empresas. Cada uma delas mantém as suas características próprias e continuam independentes, mas atuam em conjunto até que o objetivo dessa parceria seja finalmente alcançado. Quando isso acontece, a joint ventura termina.

Já o truste é proibido no Brasil. Por meio dele, empresas (duas ou mais) se juntam para formar uma nova organização e simplesmente dominar o mercado, se beneficiando economicamente disso. Em 1994, o Brasil criou a lei antitruste para proteger o consumidor.

Como abrir uma controladora

Mas, enfim, como podemos abrir uma controladora? São quatro as etapas que devem ser cumpridas:

  • custos,
  • planejamento,
  • captação de bens e
  • regularização.

Não se deve deixar de dar total atenção a cada uma destas etapas, muito menos colocar a carroça à frente dos bois, pulando etapas e procedimentos.

O primeiro passo, portanto, é definir os custos de formalização. No caso de holdings familiares ou patrimoniais, é preciso se perguntar sobre a capacidade individual de cada um diante dos gastos que virão para esta constituição. Outra questão relevante é estudar a relação entre os custos e benefícios. Realmente vale montar uma? Ela será vantajosa fiscal e financeiramente?

O segundo passo é o planejamento. Afinal, todo empreendedor sabe muito bem da importância de um plano de negócios. É uma etapa imprescindível, que merece toda a atenção. Quanto mais detalhado e rico o plano de negócios, melhor!

O próximo passo é emblemático: angariar capital, o que deve ser feito caso o patrimônio disponível não seja suficiente para financiar aquisições necessárias e eventuais. Por fim, cumpridas as três primeiras etapas, é a vez da regularização. Essa parte todo empresário conhece bem, porque já passou por isso uma ou mais vezes, quando abriu uma ou mais empresas. Um contador experiente e especializado deve ser contratado para tocar esse processo de forma rápida, assertiva e sem erros. Ele fará a legalização da nova empresa.

Os benefícios

São vários os benefícios que a constituição de uma holding traz. Entre eles, destacamos:

  • Ao adquirir outras empresas de um mesmo setor ou de setores afins, haverá uma maior participação de mercado. E isso significa, claro, mais lucro e mais possibilidades de novos negócios.
  • Padronização de uma cultura organizacional nas empresas da controladora. Estratégias, ações comerciais e de marketing, logística, enfim, tudo seguirá um padrão que promove a integração das marcas envolvidas. A unidade de gestão é um grande benefício.
  • As empresas podem partilhar logística, marketing e TI por meio de um centro de serviços compartilhados (CSC). Isso elimina despesas e reduz custos.
  • Uma holding familiar oferece benefícios tributários bastante relevantes para os seus sócios. O imposto de renda pago, por exemplo, pode ser bem menor.

A função do contador no processo

A função do contador nesse processo é fundamental e de extrema relevância. Ao constituir uma controladora de outas empresas é preciso fazer todo processo de formalização, como na abertura de uma empresa nova. É claro que é mais trabalhoso e é preciso de alguns cuidados, mas um contador experiente e especializado sabe exatamente o que deve fazer.

O que é muito importante observar é que a função do contador não vai se limitar à formalização apenas. A contabilidade moderna oferece ao empresário informações privilegiadas sobre a empresa ou grupo de empresas, que serão fundamentais para a tomada de decisões gerenciais. O contador é um assessor e deve atuar como uma espécie de conselheiro. Por meio de números e processos, ele pode oferecer um verdadeiro raio-x da empresa, e isso é – acredite – um diferencial competitivo.

Gerando Empreendedores oferece apoio total

O Gerando Empreendedores é a maior escola de empreendedorismo do país porque esse é o nosso negócio e a nossa missão: apoiar o empreendedor em absolutamente tudo o que ele precisa para exercer sua atividade de forma assertiva e conquistar seus objetivos.

Oferecemos, em todo o Brasil, um apoio completo, por meio de assessoria contábil, financeira, tributária e empresarial, além de coaching e de treinamentos dos mais diversos. Pequenas empresas, empresas que estão iniciando suas atividades, que ainda nem saíram do papel ou mesmo holdings encontram no Gerando Empreendedores todo tipo de ajuda. Converse agora com um dos nossos especialistas e nos conte sobre suas necessidades.

Abrir Empresa

VANTAGENS DE ABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com

Leia mais »

Contabilidade Especializada

VANTAGENS DACONTABILIDADE Clareza em todo o processo Organização do Negócio Contabilidade especializada em seu segmento Pagar menos impostos de acordo a atividade Entregas de guias

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!