VANTAGENS DE
ABRIR EMPRESA
Vai economizar impostos
Proteção do seu patrimônio
Ter um CNPJ e nome empresarial (marca)
Conseguir novos contratos e crescimento
Crescer com controle e segurança
Orçamentoem 3 passos
Preencha o formulárioe fale com um especialista
Abrir empresa: passo a passo decomo abrir CNPJ para pagar menos impostos
Você quer abrir empresa e tem dúvidas sobre o passo a passo da abertura de empresa para montar um negócio de sucesso?
Vamos abordar a importância de abrir um CNPJ e contratar uma contabilidade especializada, para te dar um apoio empresarial e te ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio.
Se você está aqui porque tem dúvidas de como abrir uma empresa, vamos te ajudar no passo a passo da abertura de empresa.
Porém, caso você já esteja decidido e quer os nossos serviços de abertura de CNPJ e contabilidade, entre em CONTATO conosco através de um dos botões abaixo:
Quais as vantagens de abrir empresa?
Abrir empresa é o sonho de muita gente, porém por falta de conhecimento, muitos acabam desistindo de empreender, ou preferem montar um negócio na informalidade.
Porém, na informalidade, o problema é que a carga tributária é muita alta e a maioria das pessoas não sabem disso, isso quando não sabem que são obrigadas a pagar impostos se faturar acima de um certo limite.
É muito importante saber, que para reduzir a tributação sobre suas vendas ou serviços, o empreendedor precisa abrir um CNPJ e assim, na pessoa jurídica, pagar uma alíquota bem menor de imposto.
Ao abrir empresa, o empresário vai precisar de um contador para manter a organização da contabilidade e com isso, vai contar com o apoio empresarial de um contador especializado em seu segmento.
Natureza jurídica para abrir empresa
Para abrir um CNPJ são necessárias algumas decisões, entre elas o tipo de empresa ou natureza jurídica, onde estas definirão responsabilidades dos sócios sobre o negócio.
Sendo assim, fica uma pergunta: qual o melhor tipo de empresa para abrir no Brasil?
Para responder essa pergunta, citaremos abaixo as principais naturezas jurídicas, sendo elas:
- MEI – O Microempreendedor Individual não é uma natureza jurídica, tendo sido criada pela Lei Complementar 128/2008, para ajudar os empreendedores informais a se formalizarem, tendo algumas regras como limite de faturamento e de contratação de funcionários, além da limitação de funções;
- SLU – A Sociedade Limitada Unipessoal foi criada para ajudar o empreendedor a abrir uma empresa limitada sem a necessidade de um ou mais sócios. Ela é perfeita para quem faz o desenquadramento do MEI e é a natureza jurídica mais utilizada hoje. O benefício principal dela, é proteger o seu patrimônio pessoal em caso de dívidas no CNPJ;
- Sociedade Empresária Limitada – Essa natureza jurídica tem as mesmas características da SLU, porém deve ser aberta com um ou mais sócios. Ela também protege os bens pessoais dos sócios;
- Empresário Individual – O EI é um tipo de empresa individual semelhante a SLU, porém a desvantagem é que não separa a responsabilidade financeira empresarial, dos bens patrimoniais do empresário, ficando esta, uma natureza jurídica pouco utilizada;
- Sociedade Simples – Esse tipo de sociedade, é para profissões regulamentadas, onde o empresário, com ou sem sócios, deve registrar o contrato social no cartório;
- SPE – Sociedade de Propósito Específico, essa natureza jurídica deve ser aberta quando um ou mais empreendedores têm um projeto de curto prazo. Pode ser aberta entre pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas e é bastante utilizada no mercado digital, em coprodução de lançamentos digitais.
Essas são as principais naturezas jurídicas usadas na abertura de empresas, porém há muitas outras e cada uma com uma aplicação específica.
Qual o melhor tipo de tributação?
Um ponto importantíssimo na abertura de empresa é o regime tributário, esse deve ser definido pelos CNAEs relativos às atividades que constarem no contrato social.
Hoje no Brasil temos alguns tipos de tributação sendo estes:
- Lucro Real – Para empresas que faturam acima de R$ 78 milhões no ano e com o cálculo do imposto sobre o lucro do negócio;
- Lucro Presumido – Onde o governo presume o imposto e tem uma alíquota pré-fixada em 13,33 a 16,33%, tendo essa variação de alíquota baseada no ISS, imposto municipal, que varia em cada município, de 2 a 5%;
- Simples Nacional – Simples Nacional é o regime de tributação preferido dos empresários, pela baixa carga tributária dependendo do anexo. Nele há 5 anexos com alíquotas a partir de 4%, sendo os mais comuns, o anexo I de comércio, anexo III Prestação de serviços e anexo IV de prestação de serviços de profissões regulamentadas.
É muito importante que um contador especializado faça um planejamento tributário antes de abrir empresa, pois assim será possível definir o melhor tipo de tributação, a melhor natureza jurídica e o porte ideal para o negócio.
Como abrir empresa: passo a passo
Agora que você já compreendeu os detalhes da abertura de CNPJ, é hora de conhecer o passo a passo para abrir empresa no Brasil.
O processo é simples, porém é de extrema importância que seja executado por uma contabilidade especializada, por causa do conhecimento técnico que o contador tem, e a vivência em abertura de empresas.
Vamos ao passo a passo da constituição da empresa:
- Definição de um endereço comercial com a viabilidade;
- Elaboração do contrato social e acordo de sócios;
- Aquisição de certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
- Registro do contrato social na Junta Comercial ou cartório;
- Registro na Receita Federal para obter o CNPJ;
- Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda (para comércio);
- Inscrição Municipal na prefeitura do município;
- Licenças e alvarás, se necessário;
- Aquisição de certificado digital de pessoa jurídica, o e-CNPJ.
Após executar esse passo a passo, o seu negócio estará apto para emitir notas fiscais e você terá a sua pessoa jurídica para vender ou prestar serviços para clientes pessoa física e pequenas, médias e grandes empresas.
A importância da contabilidade após abrir empresa
Pronto, agora você já conhece todo o passo a passo da abertura de empresa e que é necessário um contador especializado para fazer um planejamento tributário e consultoria para abrir empresa.
É importante também saber que a sua empresa é obrigada a manter os serviços de um contador, preferencialmente de uma contabilidade especializada.
Isso é necessário para fazer a escrituração contábil e manter a organização da contabilidade da sua empresa.
Agora que você já sabe como abrir uma empresa, entre em CONTATO através de um dos botões abaixo, fale com o nosso time de consultores e solicite uma proposta.