Como abrir uma empresa em Guarulhos

passo a passo de como abrir uma empresa em guarulhos - abertura de empresa

Abertura de empresa em Guarulhos? Se liga nas dicas !!! Localizada na região metropolitana de São Paulo, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado e o município brasileiro mais populoso se não considerarmos as capitais. Em 2016, era a 12ª cidade mais rica do Brasil. Trata-se, portanto, de um município repleto de oportunidades de empreendedorismo, que atrai empresários de todo o país. Mas como abrir uma empresa em Guarulhos?

Quais são as áreas que oferecem as melhores oportunidades de negócios? Quais os procedimentos que o empreendedor precisa realizar para abrir sua empresa na segunda maior cidade paulista no quesito populacional? O Gerando Empreendedores traz todas as informações necessárias sobre como abrir uma empresa em Guarulhos.

As oportunidades são muitas, assim como as chances de sucesso. Guarulhos tem uma atividade econômica dinâmica e abastada e está pronta para receber novos negócios!

Informações sobre Guarulhos

Fundada em 8 de dezembro de 1560 por um padre jesuíta para ajudar na defesa do povoado de São Paulo de Piratininga do ataque de índios Tamoios, Guarulhos tinha originalmente o nome de Nossa Senhora da Conceição. Em 1880 se emancipou de São Paulo e, em 1906, ganhou o nome de Guarulhos, por conta dos Guaramonis, índios que habitaram a região.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 Guarulhos contabiliza uma população de 1.365.899 habitantes, o que lhe conferia o título de segunda mais populosa cidade de São Paulo, a 13ª cidade mais populosa do país, a 53ª das Américas e a cidade mais populosa do Brasil desconsiderando as capitais.

Em 2016, seu Produto Interno Bruto (PIB) era de R$ 53,9 bilhões, o que significava um pouco mais de 1% do PIB nacional, o 4º maior PIB do estado e o 12º maior PIB do país. Ou seja, era a 12ª cidade mais rica do Brasil naquela época. A inauguração do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos Governador André Franco Montoro em 20 de janeiro de 1985 certamente contribuiu – e muito – para o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

Guarulhos viveu por quase 200 anos à custa do ouro, no período colonial, o que explica em parte seu alto índice populacional. No início do século XX, a cidade começou a viver um boom industrial e, hoje, abriga grandes indústrias, como Bauducco, Aché, Yamaha, Gerdau, Pepsico e Usiminas, além de vários centros de distribuição dos gigantes do comércio varejista, como Riachuelo, C&C e Ponto Frio. A cidade também apresenta muita força na atividade comercial, que é bem diversificada e espalhada por toda a cidade.

A excelente localização geográfica de Guarulhos 

O município de Guarulhos é muito bem servido de rodovias, o que contribui decisivamente para sua economia. A cidade é cortada por nada menos do que cinco rodovias estaduais e federais importantíssimas para o escoamento de produtos para todo o país:

  • Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro e em cujas margens estão instaladas inúmeras grandes indústrias;
  • Fernão Dias;
  • Ayrton Senna;
  • Helio Smidt (liga a Ayrton Senna ao Aeroporto);
  • Juvenal Ponciano de Camargo.

Quais oportunidades Guarulhos oferece para o empreendedor?

Guarulhos oferece inúmeras oportunidades de negócio para os empreendedores. Há, inclusive, uma associação chamada Guarulhos Empreendedor, formada por empresários que participaram de um seminário chamado Empretec, do Sebrae, cujo objetivo é promover um maior networking e desenvolver as melhores práticas de mercado. A ideia é viabilizar ações para fomentar novos negócios e fortalecer as iniciativas já existentes.

A atividade industrial na cidade é muito forte. Todas as iniciativas empresariais voltadas para suprir as necessidades destas indústrias são válidas e encontram espaço para crescimento. As indústrias precisam de serviços, dos mais variados, desde o fornecimento de alimentação até uniformes de trabalho, passando pela compra de matéria prima, material de limpeza e outros.

Por conta do grande número de pessoas que vivem no município, a atividade comercial também é muito forte. Lojas de todos os tipos estão espalhadas pelo município, e o que não faltam são clientes para consumir seus produtos. Como se trata de uma cidade grande e com alto PIB, o consumo é grande.

As atividades que oferecem mais oportunidades, hoje, em Guarulhos, são:

  • Alimentação: fornecimento de quentinhas, lanchonetes, mercados, hamburguerias, pizzarias e comida congelada, entre outros.
  • Construção civil: obras, reformas e venda de material de construção civil.
  • Serviços: consultoria, principalmente na área de finanças e marketing digital.
  • Comércio em geral.
  • Atividades da área de saúde.
  • Empresas de delivery.

Abrindo uma empresa em Guarulhos

O empresário já sabe o ramo de atividade que atuará, fez um belo plano de negócios, tem um nome formidável para a sua empresa, achou um ponto-de-venda perfeito… E agora? Está tudo pronto para legalizar o negócio?

É preciso contratar um contador especializado para definir uma série de questões fundamentais sobre o tipo de empresa a ser adotado. Isso é de extrema relevância, porque vai influenciar na taxação dos impostos e em várias questões de gestão, como a quantidade de funcionários que a empresa pode contratar, a responsabilidade dos sócios e muito mais.

Portanto, é preciso conversar com toda calma com o seu contador para definir o tipo jurídico da empresa.

Planejando sua empresa para abertura de empresa

O planejamento é absolutamente necessário. Conhecido como plano de negócios, esse planejamento vai funcionar como um verdadeiro GPS para o negócio. É nesse planejamento que o empresário definirá o ramo, como atuará, quais serão seus produtos, os preços, as margens de lucro, as ações de marketing, os investimentos a serem feitos, o estudo sobre a concorrência, enfim, tudo que tem a ver com o negócio.

O objetivo é evitar erros e se preparar para a atividade profissional da melhor forma possível. De acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não completam cinco anos de atividades no Brasil, e um dos motivos dessa alta taxa de insucesso é justamente a falta de planejamento.

Segmentos para atuação 

O município paulista oferece muitas oportunidades de negócio, em diversos campos de atuação. Os segmentos para atuação são:

  • Prestação de serviços (advogados, médicos, contadores, jornalistas, publicitários, arquitetos e outros profissionais intelectuais, além de cabelereiros, pet shops, mecânicos de carros, técnicos de informática, costureiras e tantos outros);
  • Comércio varejista e atacadista (todos aqueles que vendem produtos para o consumidor final ou para empresas e distribuidores. São inúmeras as oportunidades, de restaurantes a padarias, passando por lojas de roupas, material de construção, material de limpeza, mercados, bares, autopeças, farmácias e tantos outros).
  • Indústrias (grandes ou pequenas, em geral não vendem para o consumidor final, mas sim par ao comércio atacadista e varejista também).
  • Agronegócios (voltados para a produção agrícola).

Tipos de empresa 

Quando falamos em tipo de empresa estamos nos referindo a sua natureza jurídica. É fundamental definir essa questão ao legalizar o seu negócio. Um contador especializado poderá lhe dar todas as dicas e indicar a melhor natureza jurídica par ao seu negócio. Cada uma tem suas características próprias, daí a necessidade de conversar com o seu assessor contábil.

As principais são:

  • Sociedade Empresária limitada (dois ou mais sócios de uma empresa de comércio, indústria ou prestação de serviço);
  • Sociedade Limitada Pessoal (como a Sociedade Simples Limitada, mas com um só dono, sem sócios);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli (empresário individual, mas que responde pela empresa com seus bens pessoais);
  • Empresa Individual – EI (o empresário responde com bens pessoais e serve para atividades comerciais, indústrias e uma lista limitada de prestações de serviços);
  • Microempreendedor individual – MEI (o faturamento é limitado, mas é a modalidade mais barata para abrir e manter uma empresa).

Os impostos que sua empresa terá que pagar 

O regime de tributação brasileiro é dividido em três possibilidades, e a escolha depende de algumas regras:

  • Simples Nacional (é um regime, com emissão de uma única guia de imposto para pagamento);
  • Lucro Presumido (o imposto é calculado sobre uma lucratividade presumida);
  • Lucro Real (a tributação é calculada sobre o lucro real da empresa. Algumas empresas são obrigadas a optar por esse regime).

Os documentos necessários e como para abrir uma empresa em Guarulhos

Um contador especialista deverá ser contratado para que o processo de legalização seja rápido, correto, sem erros e sem retrabalho. Ele saberá lhe pedir todos os documentos necessários, que hoje são simplificados.

Os sócios precisarão apresentar comprovante de residência, certidão de casamento (se for o caso), RG com CPF ou carteira de habilitação e recibo de entrega da declaração do imposto de renda. No caso da empresa, é preciso ter em mãos o IPTU de onde o imóvel será instalado, assim como o contrato de locação ou de compra e venda deste imóvel.

Como abrir a empresa 

A prefeitura local disponibiliza um portal com informações completas sobre seus serviços públicos. Trata-se da rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão. Os empreendedores encontram muitas informações úteis no link “Meu negócio”.

O primeiro passo para legalizar seu negócio em Guarulhos é acessar o site da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e por meio do Via Rápido iniciar a consulta prévia de viabilidade de localização do negócio, exigido pela prefeitura de Guarulhos. Lá também é possível imprimir os boletos das taxas a serem pagas.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos presta assessoria para analisar a documentação apresentada, mas isso nem será necessário caso você contrate um contador experiente. Com o contrato social devidamente registrado na Junta Comercial e o CNPJ em mãos, é hora de emitir o alvará de funcionamento e os licenciamentos, como Cetesb, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, entre outros, dependendo do ramo de atividade fim da empresa em legalização.

Quanto custa abrir uma empresa em Guarulhos?

O preço vai variar de acordo com a atividade, mas pode se dizer que um empreendedor gastará, com taxas, algo em torno de R$ 500,00 e R$ 1 mil para abrir uma empresa em Guarulhos. Os valores cobrados por um contador para fazer todo o processo de legalização do negócio também varia de acordo com a atividade e tamanho da empresa, mas deve ficar entre R$ 800 e R$ 2 mil.

Precisa de ajuda para Abertura de Empresa ? Vamos te ajudar

O Gerando Empreendedores conta com uma equipe de contadores e financistas especialistas em todo território nacional. São os chamados Guardiões dos Empreendedores, que estão prontos para oferecer qualquer tipo de apoio ao empreendedorismo. Eles existem exatamente para isso.

Abertura de empresas, gestão contábil e financeira, cursos, treinamentos, coaching… é extensa a lista de atividades desenvolvidas pelos Guardiões dos Empreendedores. Também estamos em Guarulhos, com profissionais estabelecidos na cidade e com amplo conhecimento sobre questões específicas deste mercado.

Se você precisa de ajuda, de alguma assessoria, de alguma solução empresarial, nos procure. Queremos ouvi-lo e, juntos, encontrar os melhores caminho para o sucesso do seu negócio.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda