Como montar uma clínica de terapias alternativas e massoterapia

abrir clinica de terapia alternativa e massoterapia

Empreendedores que querem investir na área da saúde, um mercado sempre em expansão e que pode render bons lucros, precisam saber como montar uma clínica de terapias alternativas e massoterapia. Trata-se de um nicho muito disputado, é verdade, mas cheio de boas oportunidades.

O mercado de clínicas de terapias alternativas e massoterapia vem ganhando um espaço e importância cada vez maiores no Brasil. Embora essas terapias não sejam regulamentadas, caíram no gosto do brasileiro, que as busca para tratar de sua saúde. Uma boa clínica de terapias alternativas e massoterapia pode se transformar em um excelente negócio, prazeroso e muito lucrativo.

O que são terapias alternativas

Também conhecidas como terapias complementares, as terapias alternativas são práticas voltadas para a saúde e bem-estar que não se enquadram na medicina tradicional. Muitas destas terapias são milenares, e fazem parte da tradicional medicina chinesa e de outros países orientais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) as reconhece, e no Brasil são 29 as práticas já reconhecidas pelo Ministério da Saúde, o que ajuda na sua popularização. Inúmeros estudos científicos inclusive comprovam a eficácia destas terapias, e isso também reforça esse mercado. Não há estatísticas sobre seu uso por aqui, mas nos Estados Unidos 40% dos norte-americanos adotam as terapias alternativas como forma complementar de tratar da saúde.

As terapias alternativas mais conhecidas são:

  • Acupuntura;
  • Ioga;
  • Reiki;
  • Meditação;
  • Aromaterapia;
  • Cromoterapia;
  • Quiropraxia;
  • Reflexologia;
  • Florais;
  • Fitoterapia;
  • E tantas outras.

O que é massoterapia

O massoterapeuta oferece ao seu cliente um conjunto de técnicas de massagem, principalmente para controle da dor e relaxamento. Há centenas de técnicas disponíveis, e os benefícios são os mais diversos, entre os quais aumento da imunidade, redução do estresse e melhora na qualidade do sono.

A massoterapia também é utilizada em tratamento de lesões diversas, muito presente em tratamentos fisioterapêuticos. Entre as mais conhecidas técnicas de massagem, estão:

  • Massagem sueca;
  • Shiatsu;
  • Do-in;
  • Trigger points;
  • Massagem desportiva;
  • Liberação miofascial;
  • Drenagem linfática;
  • Ayurvédica;
  • Shantala;
  • Moxabustão;
  • E tantas outras.

Quem pode atuar como terapeuta alternativo ou massoterapeuta

A prática de terapias alternativas e massoterapia não depende de diploma de nível superior, pois não há cursos regulamentados nessas áreas. Ou seja, não é preciso ter um diploma de uma determinada faculdade para atuar nesse ramo. Mas uma formação consistente é fundamental. Há, no mercado, inúmeras instituições sérias, que oferecem cursos regulares. O Senac, por exemplo, oferece uma formação técnica em massoterapia, e o curso tem 1.200 horas de aulas teóricas e práticas.

Investir em cursos e formações continuamente é fundamental neste mercado, não só por uma questão de atualização, mas também porque essa é uma forma de conferir credibilidade para a sua clínica de terapias alternativas e massoterapia, diferenciando-a daqueles que atuam de forma, digamos, “curiosa”.

Plano de negócios para montar uma clínica de massoterapia

Essa é uma realidade para todo e qualquer empreendedor que quer abrir um negócio de sucesso, com lucro e crescimento contínuo. O primeiro passo para abrir sua empresa é preparar um bom plano de negócios.

Esse é um tema tão importante que o Gerando Empreendedores dedicou um conteúdo específico sobre ele especialmente para ajudar você. Acesse-o clicando aqui.

É no plano de negócios que você irá definir todo o escopo de sua futura clínica de terapias alternativas e massoterapia: o nome, os serviços que serão oferecidos, onde ficará, como atuará, quais investimentos serão feitos, as metas, o estudo sobre a concorrência, planos de marketing e tudo o mais para lhe apontar o caminho do sucesso.

Um contador experiente vai lhe ajudar a legalizar sua clínica

Com um plano de negócios muito bem feito em mãos, é hora de contratar um escritório contábil experiente para legalizar seu negócio. É preciso juntar uma série de documentos, registrando-os na Junta Comercial, na prefeitura, na Caixa Econômica, Vigilância Sanitária, no INSS, no Corpo de Bombeiros e na Receita Federal, e nada pode dar errado, porque isso pode significar mais gastos. Um contador saberá como, onde e quando fazer cada etapa para a legalização da sua tão sonhada clínica de terapias alternativas e massoterapia.

A primeira pergunta que todo empreendedor faz, quando pensa em legalizar seu negócio, é: “posso ser um Microempreendedor Individual (MEI)”? A resposta é sim, mas é preciso conversar com seu contador sobre o assunto. O MEI só pode contatar um colaborador (com salário mínimo ou piso salarial de sua categoria) e seu faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil. Talvez esse não seja o caso de seu negócio.

A importância do contador vai além da legalização do negócio. Na contabilidade moderna, o profissional contábil vai muito além da organização das contas, atuando como um verdadeiro conselheiro do empresário, na tomada de decisões. Por meio de expertise e modernos softwares, o contador minucia o empreendedor com dados relevantes sobre o negócio, o que é fundamental na tomada de decisões. A dica é essa: procure um escritório contábil experiente. Disso a gente entende muito!

A importância da localização da clínica de terapias alternativas e massoterapia

A exceção daquelas que trabalham exclusivamente com a internet, praticamente todas as empresas precisam estar bem localizadas fisicamente, e isso pode ser um grande diferencial na busca pelo sucesso. Uma clínica de terapias alternativas e massoterapia também se beneficiará disso.

Dicas de uma boa localização para a clínica:

  • A clínica deve estar localizada onde haja bastante movimento de pessoas. Se você pretende montá-la em uma sala comercial, uma boa ideia é procurar centros médicos, onde circulam muitos possíveis novos clientes.
  • Certifique-se de que há oferta de vagas para carros e ampla oferta de transporte público no local onde você pretende montar sua clínica.
  • Nesse negócio, silêncio é fundamental. Fuja de lugares barulhentos porque isso poderá atrapalhar o trabalho e se transformar em um gargalo.
  • Seu cliente não pode se sentir confinado. Independente do tamanho de sua clínica, ofereça um espaço compatível para atendimento. Clínicas que espremem a maca e o profissional em cubículos não costumam dar certo.

Estrutura para montar a clínica

Uma clínica de terapias alternativas e massoterapia não necessita de grandes investimentos de estrutura, e isso é uma boa notícia par quem está começando. Você precisará contar com uma área de recepção, um local para a administração, salas privadas de atendimento, banheiro e uma copa.

Além dos móveis de praxe, você vai precisar comprar:

  • Macas;
  • Colchões especiais;
  • Cadeiras de massagem;
  • Aparelhos massageadores;
  • Equipamento de som (música ambiente);
  • Ar condicionado;
  • Filtro de água e cafeteira;
  • Computador, impressora e softwares gerenciais.

Decoração: atenção para os detalhes

Uma pessoa que procura uma clínica de terapias alternativas e massoterapia quer encontrar paz e sossego. É fundamental que ela se sinta muito bem ali, que deseje estar naquele lugar. Por isso, é preciso caprichar na decoração, buscando evitar os excessos.

Opte por cores que trazem a sensação de aconchego e tranquilidade, como nuances de verde, lilás e azul, além do branco e de tons beges.  Não distribua pôsteres e avisos em excesso pelas paredes, bem como não abuse de objetos decorativos. Uma suave música ambiente ajuda muito, e pense bem antes de usar incensos, pois nem todos gostam.

A iluminação também deve merecer sua atenção. Utilize um dimmer, que permite regular a intensidade da luz, principalmente nas áreas de massagem. Baseado em estudos de cromoterapia, você também pode utilizar lâmpadas de cores em alguns ambientes da clínica.

A equipe para montar uma clínica 

Você até pode começar sozinho, agregando colaboradores à medida que o movimento da sua clínica crescer. Mas é claro que a maior oferta de serviços vai depender de profissionais para executá-los. Você pode fechar parcerias, pode sublocar as salas, pode contratar profissionais registrando-os pela CLT, pode optar por microempreendedores individuais (MEIs), enfim, as possibilidades são amplas. O importante é contar com profissionais com expertise, atualizados e que também tenha sua clientela, trazendo mais pacientes para a clínica.

Vendas agregadas

Você conhece o ditado “se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé”? Sua clínica pode faturar mais atendendo o paciente em sua casa, por exemplo. Mais do que isso, pode fazer convênios com grandes empresas e montar, lá, uma sala de atendimento. Pode fazer parcerias com hotéis, atendendo turistas no próprio local.

Outra possibilidade é a venda de produtos relacionados ao nicho na própria clínica. E são inúmeras as possibilidades: aparelhos massageadores, essências, livros e muito mais.

Tudo isso pode gerar mais vendas e, claro, um lucro maior para sua clínica de terapias alternativas e massoterapia.

Dicas para sua clínica de terapias alternativas e de massoterapia

  • Ofereça pacotes de massagens ou de serviços correlatos. É vantajoso para o cliente pagar um preço unitário menor pela massagem, e sua clínica garante o movimento.
  • Invista em um blog, com informações sobre os serviços que você presta. Mostre ser uma autoridade no assunto.
  • Você pode fazer parcerias com médicos. Pense em uma forma de oferecer seus serviços em consultórios, ampliando a divulgação da sua clínica.
  • Faça parceria com outras clínicas como a sua. Às vezes, eles prestam um serviço diferente do seu e podem indicar o seu negócio, e vice-versa.
  • Mostre para seus pacientes que você se mantém atualizado.
  • Jamais publique alguma informação ou foto de seu paciente em alguma rede social sem sua permissão. Lembre-se: estamos falando de saúde. Todo cuidado é pouco.

Estamos à sua disposição

O Gerando Empreendedores mostrou como montar uma clínica de terapias alternativas e massoterapia pode ser um excelente negócio. É um mercado em expansão, que não necessita altos investimentos, mas, como todo novo empreendimento, precisa de muito trabalho e dedicação. Estamos aqui à sua disposição, para ajudá-lo a encontrar o caminho do sucesso. Conte conosco.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda