A contabilidade conta com inúmeras siglas e relatórios que confundem todos aqueles que não são da área. Mas tem um relatório contábil específico que merece toda a atenção dos empresários, simplesmente porque revela se o negócio está dando lucro ou não. Trata-se da Demonstração de Resultado do Exercício, ou simplesmente DRE.
Mas o que é DRE e qual é o seu papel na contabilidade? Por que esse documento é tão importante na tomada de decisão e no gerenciamento da empresa? Porque é imprescindível que o empreendedor consulte esse documento e utilize o seu conteúdo na busca por melhores resultados?
São respostas que o Gerando Empreendedores responde neste conteúdo preparado por nossos especialistas para você, empreendedor, e que revela tudo sobre a DRE – Demonstração de Resultado do Exercício.
O que é DRE?
DRE é a sigla de Demonstração de Resultado do Exercício, um importante relatório contábil que permite descobrir se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Portanto, é um documento fundamental para a contabilidade, para a tomada de decisão e, ainda, no gerenciamento da empresa.
A emissão da DRE é uma exigência contábil e fiscal, no entanto está longe de servir apenas para o cumprimento das obrigações da empresa. Controlar a lucratividade do negócio, quantificar o lucro líquido e o lucro bruto de um determinado período, é fundamental para o sucesso do negócio, não tenha dúvidas disso.
Qual é a importância da DRE e para que serve?
A DRE apresenta as receitas e as despesas do negócio, confrontando-as e, assim, aponta o lucro líquido alcançado. Ou seja, funciona como um verdadeiro raio-X da lucratividade do empreendimento, portanto é uma informação absolutamente fundamental para qualquer negócio, seja ele do ramo e do tamanho que for.
A saúde financeira do negócio depende da sua lucratividade. Analisá-la ajuda e entender como vai o negócio. Por meio dos números apresentados, por exemplo, será possível repensar a sua margem de lucro.
Mas o governo também utiliza a DRE para descobrir se os impostos pagos estão corretamente calculados. Os bancos também podem solicitar esse relatório contábil para decidir pela concessão de crédito, isso sem falar que é um documento essencial para investidores tomarem a decisão de aportar dinheiro em um determinado negócio.
A DRE deve ser feita anualmente, mas a empresa pode produzir o documento sempre e quando quiser.
Como elaborar uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?
É o contador o responsável pela produção de uma Demonstração do Resultado do Exercício. A Lei 6.404/1976 define, em seu artigo 187 (com modificação pela Lei 11.638/2007), define que na DRE é preciso demonstrar:
1 – A receita bruta das vendas e serviços prestados, as deduções das vendas, os abatimentos e impostos;
2 – A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
3 – As despesas com as vendas, as despesas financeiras (deduzidas das receitas), as despesas gerais e administrativas e despesas operacionais;
4 – O lucro ou prejuízo operacional, outras receitas e outras despesas;
5 – O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;
6 – As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
7 – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Os cálculos que devem ser considerados
– Receita de vendas;
– Impostos e deduções;
– Receita líquida;
– Custos de venda;
– Lucro bruto;
– Despesas;
– Lucro operacional;
– IRPJ e CSLL;
– Receitas e despesas não operacionais;
– Receitas e despesas financeiras;
– Resultado do exercício.
A importância da DRE na contabilidade gerencial
Você já sabe o que é DRE e qual é o seu papel na contabilidade. Descobriu, também, que a Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contábil fundamental para a tomada de decisão e no gerenciamento de empresa. Mas o que é contabilidade gerencial e o que ela tem a ver com a DRE?
Esqueça do tempo em que a contabilidade se restringia às tarefas burocráticas, como emissão de guias de imposto e o holerite dos funcionários da empresa. A contabilidade, hoje, funciona como uma ferramenta de gestão, é voltada para os resultados, e a contabilidade gerencial trabalha exatamente para a tomada de decisões de uma forma mais assertiva e vencedora.
E como a contabilidade gerencial trabalha? Com planilhas, gráficos e relatórios, como, claro, a Demonstração do Resultado do Exercício. Por meio da DRE e de outros documentos a contabilidade gerencial promove um verdadeiro raio-x da empresa, produzindo um rol enorme de informações profundas que farão toda a diferença na tomada de decisões.
Portanto, a DRE é fundamental para a contabilidade quando analisa questões como lucratividade e, especificamente, lucro líquido e lucro bruto, entre outros índices gerenciais.
Conclusão
Uma DRE bem produzida é fundamental para a sua empresa, mas ainda mais fundamental é saber como utilizá-la no gerenciamento da empresa. Tomar decisões gerenciais com embasamento definitivamente faz toda a diferença, e este é o papel deste relatório contábil.
O Gerando Empreendedores Contabilidade Digital é especializado em empreendedorismo, incluindo uma contabilidade voltada para os resultados, em sintonia com toda a gestão do negócio. Você também pode contar com uma contabilidade que faça a diferença no seu negócio. Clique abaixo e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para ajudar a transformar o seu negócio!