Sem controle financeiro não há sucesso

como realizar controle financeiro da minha empresa

Está absolutamente errado quem acredita que o sucesso de um empreendimento depende apenas das vendas que ele alcança. Isso acontece apenas em parte, porque na verdade os bons resultados dependem de diversos fatores, que vão da produtividade à eliminação do desperdício, passando pela gestão dos custos e a busca pela melhor margem líquida. Ou seja, sem controle financeiro, não há sucesso!

E isso vale para a nossa vida empresarial e pessoal também. É preciso cuidar dos números da empresa, bem fazer uma gestão familiar. Neste conteúdo preparado por nossos especialistas, o Gerando Empreendedores explica porque esses controles são tão importantes para que você e a sua empresa alcancem o sucesso. Mais do que isso, como fazê-lo da melhor forma possível, contando com as mais assertivas soluções que o mercado oferece, incluindo a utilização de softwares e aplicativos de ponta.

Vamos ver o vídeo sobre nosso assunto e em seguida ler o conteúdo.

O que é controle financeiro

Entender o conceito é a parte mais fácil; difícil é promovê-lo em sua vida pessoal e empresarial. Os números demonstram que nem todos sabem se planejar: em março deste ano nada menos do que 66,2% dos brasileiros estavam endividados, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Também por falta de gestão, seis em cada dez empresas fecham as portas antes de completar cinco anos de atividades.

Controle financeiro nada mais é do que saber exatamente quanto se tinha, tem e terá de recursos, em um determinado período. É buscar uma visão absolutamente transparente e real das suas finanças e da empresa também. Por meio de uma gestão constante, podemos saber o quanto há na conta e o quanto os recebimentos e compromissos futuros impactarão sobre esse valor.

Pessoalmente estou no vermelho? Minha empresa está tendo lucro real? Eu tenho condições de fazer uma viagem familiar para o exterior? Minha empresa pode aumentar sua frota, adquirindo um novo automóvel? Como está hoje minha situação financeira? E a pessoa jurídica? São perguntas desse tipo que o controle financeiro responde, auxiliando-o na tomada de decisões e possibilitando o alcance do sucesso.

A importância do controle financeiro

Se você perder o controle dos seus números, vai se desorganizar e, assim, poderá tomar atitudes prejudiciais para a sua vida financeira e a da sua empresa também. Pode, por exemplo, acabar precisando de um empréstimo para saldar compromissos, tendo que arcar com os altos juros.

Ao promover um controle financeiro eficaz, você passar a ter um panorama real do seu dinheiro. Sabe o quanto tem, o quanto vai receber e quais compromissos terá que saldar. Controlando os números, você passa a ter informações fundamentais para decidir quais passos dar, sem trocar os pés pelas mãos.

Mas engana-se quem pensa que esse controle se limita a quanto entra e quanto sai, em busca do equilíbrio. Uma gestão financeira é algo muito maior, pois permite você se programar até mesmo para fazer um empréstimo e se certificar que quitá-lo será possível, sem atropelos e sufocos.

Diante da realidade dos números é muito mais fácil lidar com o dinheiro. Consciente, você poderá se programar, viver melhor e ter resultados muito mais consistentes. Poderá até promover economias, investir e multiplicar os ganhos.

Controle pessoal

Nossa vida financeira precisa ser controlada para que a gente não tenha problemas, não é verdade? Sabemos o quanto ganhamos, temos compromissos mensais a saldar e é muito importante que as contas batam, ou seja, que não gastemos mais do que recebemos.

Como manter esse controle em dia? É simples: faça uma planilha dos seus gastos, inserindo absolutamente todos os compromissos que você tem a saldar no mês, do aluguel da casa ao supermercado, passando pelas contas de luz e gás, do celular, do plano de saúde e todos os demais gastos. Não se esqueça de nada! Anote também os prazos dos compromissos.

De posse dessa planilha, fica muito mais fácil você entender como funciona sua vida financeira, quanto você gasta mensalmente para manter sua família, enfim, quais são os seus custos. A partir desse panorama completo, você pode se organizar e até pensar em economias, para investir algum dinheiro e multiplicá-lo. Pode, também, aderir a crediários para realizar sonhos de consumo, tudo sem se desorganizar financeiramente.

Controlando as finanças da empresa

Como já dissemos aqui, o resultado da empresa não depende apenas das suas vendas. De que adianta uma pizzaria receber uma quantidade fantástica de telefonemas com pedidos, mas não poder atendê-los porque não tem dinheiro em caixa para comprar muçarela em maior quantidade? Ou vender muito, mas por um preço que mal cobre os custos de produção?

Uma empresa tem custos fixos e variáveis, tem contas a pagar e a receber, tem prazos e vencimentos e, por conta disso, precisa se planejar. Compromissos podem zerar o fluxo de caixa de um dia para o outro, e isso não pode, em hipótese alguma, ser uma surpresa para o empreendedor.

É preciso se organizar para que todas as contas fiquem em dia. Uma empresa inadimplente é uma empresa com dívidas. E isso afeta sua saúde e pode até inviabilizar o negócio. É preciso colocar na ponta do lápis tudo o que vai entrar e sair, bem como controlar todos os custos. Não se pode perder isso de vista para que a empresa não fique desorganizada.

Uma gestão eficiente se antecipa aos erros e problemas, eliminando-os. É justamente essa gestão que garante a saúde financeira do empreendimento.

Aumento do ganho + controle de custos = sucesso financeiro

Muitas empresas não entendem porque muitas vezes as vendas vão muito bem, mas os resultados não aparecem. Não conseguem compreender como as boas vendas não se transformam em lucro real. Por que isso acontece? Como se alcança o sucesso nas finanças?

A questão é muito simples: sem controle de custos não há sucesso. Não adianta vender muito, mas vender mal. Ou seja, não adianta vender sem um lucro líquido consistente. Todo negócio precisa da competitividade para alcançar o sucesso, e isso significa vender muito, vender e comprar bem, controlar os custos, eliminar o desperdício, aumentar a produtividade e, consequentemente, ter aumento do ganho.

Em resumo, é preciso repensar o que é sucesso financeiro. Pensar em como alcançá-lo de forma sustentável e constante e investir em educação financeira, para que haja todo um planejamento voltado para os resultados.

Anote e pratique essa equação: aumento do ganho + controle dos custos = sucesso financeiro.

Dicas

  • Seja disciplinado. Essa gestão precisa ser diária.
  • Jamais perca o prazo de vencimento de uma conta. Isso significará multa e juros, ou seja, prejuízos.
  • Leia todos os relatórios que o seu contador lhe enviar. Se tiver dúvidas, peça explicações. Eles são fundamentais para enxergar a saúde da sua empresa.
  • Jamais, em tempo algum, utilize a conta da empresa como seu fosse pessoal. São contas absolutamente distintas, e juntá-las é um dos mais comuns erros de gestão.
  • Trabalhe com metas e orçamentos. Tudo deve ser estudado antes de se tomar alguma atitude.
  • Repense os seus gastos. Analise e discuta os contratos com sues fornecedores. Busque sempre a negociação.
  • Controle sistematicamente seu fluxo de caixa e todas as movimentações financeiras.
  • Peça a ajuda sempre de seu contador. Ele está apto a lhe oferecer todo apoio necessário.

Vale à pena terceirizar o seu financeiro?

Nós sabemos muito bem que o controle das finanças é uma atividade que requer muita atenção, cuidado e esforços. É um trabalho diário, que deve ser feito com afinco e toda a dedicação. Além disso, é preciso de tempo e de recursos humanos, softwares e aplicativos para realizá-lo.

Mas como o empreendedor pode se dedicar a essa tarefa a contento, com tantos outros assuntos a cuidar? E se não for possível contratar um profissional que se dedique a essa questão, o que fazer? A resposta é a terceirização, ou seja, o BPO Financeiro, que é a contratação de uma assessoria para fazer o planejamento e o controle financeiro.

O BPO Financeiro é uma tendência cada vez mais forte no mundo inteiro porque oferece a chance de uma empresa, seja ela do tamanho que for, ter acesso as melhores práticas do mercado e aos caros softwares e aplicativos da área financeira. Uma pequena pizzaria, por exemplo, poderá ter uma gestão financeira tão boa quanto aquela promovida por qualquer famosa cadeia de restaurantes.

A terceirização da gestão financeira oferece muitas vantagens para a empresa contratante:

  • Acesso às melhores práticas e ferramentas do mercado;
  • Dedicação integral e especializada no controle das finanças da empresa;
  • Controles eficientes e maior transparência sobre os números do negócio;
  • Melhoria de processos e de resultados;
  • Informações precisas para a tomada de decisões gerenciais.

O Gerando Empreendedores é especialista em contabilidade e finanças

Maior escola de empreendedorismo do país, o Gerando Empreendedores tem todas as soluções para a atividade empresarial. Somos especialistas em assessoria contábil, financeira, tributária, empresarial, planejamentos, Coach e treinamentos.

Conhecemos como ninguém a atividade empreendedora e nossa expertise é justamente apoiar a pessoa jurídica em todas as suas necessidades. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e nos conte quais são seus problemas, dúvidas, anseios e desejos. Certamente temos uma solução para ajudar a turbinar os seus resultados.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat